A depressão é uma borboleta azul Sabrine Cantele

Resenhas - A depressão é uma borboleta azul

Grailson 04/10/2023

Um abraço na alma.
Eu confesso que a minha curiosidade por este livro, surgiu por trechos aleatórios que vi repetidamente no Tumblr e no Twitter, até que finalmente decidi comprá-lo.
Embora sejam poesias simples em termos de escrita, são textos que conseguem tocar profundamente quem se identifique com algo abordado ao longo do livro e sinceramente; acho pouco provável que alguém passe por essa leitura sem se identificar com absolutamente nada.
Retratando as nuances do que é conviver com demônios como depressão, ansiedade, dependência emocional e tantos outros tópicos sensíveis, o livro consegue ser uma leitura arrebatadora. Por me identificar com diversos aspectos presentes, senti profundamente o impacto das palavras e tive que parar em diversos momentos. Entretanto, embora seja impactante, ainda assim os textos conseguem trazer a sensação de acalento e com toda certeza, é um daqueles livros que eu terminei de ler, desejando que tivesse muito mais páginas.
Foi uma leitura incrível pra mim. Virou favorito, depois de muito tempo sem favoritar algum livro que eu já li.

auroras 04/01/2024

Metamorfoses demoram, mas sempre valem a pena.
?Para onde vão os sonhos quando eles morrem??

Devo dizer que ler esse livro é como adentrar um redemoinho de emoções poéticas que desbravam o labirinto da mente em busca de luz e esperança. Sabrine Cantele tece palavras como fios de esperança, revelando não apenas as aflições do mal do século, a dona ansiedade, mas também a inabalável força da resiliência. É sobre escrever e colocar tudo o que nos sufoca pra fora. A escrita da autora é tão delicada, mas também consegue ser dolorosa. Confesso que consegui me se sentir próxima da Sabrine, da mesma forma que ela me abraçou por conta de certas semelhanças de vivências. Também consegui sentir que cada poema serve como lembrete de que, mesmo nas horas mais sombrias e densas, uma chama jamais se extingue e que vale a pena persistir.

Me surpreendi com cada poema, chorei, sorri e fiquei feliz por ter de volta o sentimento de esperança invadindo o meu peito. Recomendo a leitura, me prendeu do início ao fim.

Anne.S2 08/04/2024

A Depressão é Uma Borboleta Azul
Livro de poucas páginas, leitura fácil e que você termina facilmente em apenas um dia.
Esse formato de livro não faz muito meu tipo, achei meio raso, tipo poema de Instagram.
Não é um livro ruim, mas também não é surpreendente, tem algumas partes que achei bem bonitas. ?
Rikee 08/04/2024minha estante
o trejeito da escrita construìda na narrativa que não te agradou?

Beatrizfc 09/06/2023

"Se eu acordei hoje se estou escrevendo agora significa que eu ganhei a batalha do dia anterior mesmo quando eu choro mesmo quando desanimo se ainda estou aqui significa que eu venci."

Eu sou apaixonada por livros assim, que escrita linda que mexe tanto com a gente e trata de um assunto tão importante.
É um livro bem curtinho e muito bom, eu recomendo.
Titi 09/06/2023minha estante
Esse é um dos meus favoritos

Beatrizfc 09/06/2023minha estante
É muito bom juro

Sabrine 27/07/2023minha estante
Olá! Muito obrigada pela resenha!!! O formato físico do livro "A depressão é uma borboleta azul" está disponível ??

Beatrizfc 29/07/2023minha estante
Não vejo a hora de comprar

Canoff 07/10/2023

Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam, e do caos nascem as estrelas. - Charlie Chaplin (3/3)
Normalmente, não tenho muita facilidade para resenhar livros desse gênero, pois não sei o que devo avaliar. Acredito que somente a escrita não seja uma boa forma de avaliar um livro, pois, embora seja um livro, trata-se da vida pessoal de Sabrine. Não é ético avaliar a história de vida de alguém por parâmetros meramente técnicos. Da mesma forma que "O Diário de Anne Frank" não pode ser avaliado por parâmetros técnicos, esse livro também não pode. Avaliar artificialmente esse livro é ignorar a história da autora, é ignorar os sofrimentos que foram passados por ela. Dado o fato, devo evidenciar e elogiar a capacidade poética que a escrita de Sabrine tem. Ela escreve com leveza, mas, ao mesmo tempo, transmite sentimentos e leva o leitor para dentro de sua narrativa. É o primeiro livro de poesia que me transmite sentimentos simultaneamente à narrativa. Sabrine é uma excelente escritora e, graças a Deus, é brasileira. Em tempos tão líquidos e depravados, é sempre bom encontrar autores que levam a escrita a sério, autores que escrevem com a alma, autores que dedicam suas vidas à literatura.

Essa resenha representa os três livros da autora, pois a similaridade entre eles é notável, e meus pensamentos ao lê-los são os mesmos, com exceção do fato de que, em um dos livros, ela explora de forma mais aprofundada uma possível relação conturbada com os pais.

Jessica Sena 18/12/2023

A depressão é uma borboleta azul
Esses poemas mexeram muito comigo, são profundos e me identifiquei com a maior parte deles. A escrita da autora é muito boa e eu senti cada palavra como se fossem minhas.

S.C.Sunbeam. 23/08/2023

Excepcional!
Se você está à procura de um amontoado de poesias, e textos, que tocam a alma, recomendo este livro! Com toda delicadeza que o tema exige, a autora descreve, em sua escrita, experiências pessoais e sentimentos complexos.

Quote: "Mesmo quando cada órgão do meu corpo implora para que eu acabe com tudo, mesmo quando meus tecidos, e células, me dizem que seria mais fácil se eu dormisse para sempre com uma simples canção de ninar, eu digo ?não?. Eu quero viver.. você não faz ideia do quanto eu quero viver".

Gostei bastante desta leitura e recomendo a todos, com apenas uma ressalva.. tome cuidado com os possíveis gatilhos.

Sem mais para o momento, agradeço por ler minha resenha. Até mais! ?

sasakern 13/12/2023

Fios de dor e esperança tecidos em poemas.
O livro te faz mergulhar em um turbilhão de emoções geradas pelas poesias de Sabrine Cantele. Alguns dos poemas não são geniais, mas a maioria ou toca você em um lugar doloroso ou te abraça completamente. Eu gosto desse livro porque ele não se propõe a ser genial, ele não promete traduzir o mal do século em poemas, ele não promete nada gigante. Ele é apenas a tradução do sofrimento de um sobrevivente. O livro são os relatos de quem luta constantemente contra a depressão. Os poemas são recheados de uma força inabalável e uma resiliência gigante que estão presentes não só pelas palavras que estão ali, mas por tudo o que elas representam. Acho que esse livro é um livro de um sobrevivente para sobreviventes. Eu o leio em crise para buscar conforto. Me sinto quase amiga pessoal da autora porque suas palavras me abraçam. Falando sobre a obra de forma geral, ela nós conduz por uma jornada íntima de dor e superação, oferecendo conforto e inspiração para aqueles que enfrentam adversidades. Cada poema é um lembrete de que vale a pena viver. O livro é um convite para encontrar a beleza na adversidade e acreditar que, apesar de tudo, vale a pena continuar. Vale a pena lutar. Vale a pena resistir e continuar aqui. Toda a dor, vai passar.

Jéssica.fssx 09/03/2024

Li em menos de 1 hora, poesias que fazem refletir que é bom estar vivo e que o amanhã será sempre melhor

Raquel1265 26/11/2023minha estante
nuuuu me deu vontade de ler

luaread 26/11/2023minha estante
kekeo lê!! vale a pena

Heloisa M 19/09/2023

Achei o livro perdido na minha biblioteca do kindle e me permiti ler poesia, mesmo sendo um dos gêneros que menos tenho contato. O livro é profundo e gera identificação em muitos pontos, principalmente no anseio pela felicidade e na angústia de continuar tentando. Doloroso, mas muito bom.

Gabes_Ricci 21/11/2023

Como descrevo? Apaixonante, sem dúvida
Não sou uma grande leitora de poema ou poesias, em primeiro lugar não sei nem diferenciar os dois, e sempre sinto que minha leitura não faz jus a eles. Mas sinceramente essa leitura foi tão maravilhosa, tão acolhedora, que acho que vou dar mais lado para o gênero, com certeza vou reler.
Ler esse livro foi como um acalento, estar de baixo das cobertas, em um dia frio, com aquela bebida adequada ao tempo e assistindo algo que te faz chorar, mas deixa o coração quentinho.
Recomendo, com certeza!

Any 09/06/2023

A depressão é uma borboleta azul
"São os detalhes que importam. Eles me salvam todos os dias."

Este não é um livro com poemas bonitos. É um livro sobre os sentimentos mais íntimos e conflituosos do ser humano. Sabrine divide conosco as suas angústias, dificuldades e nos abraça através das palavras. É uma leitura triste, reflexiva e acolhedora ao mesmo tempo. Escreva para se curar.

luanilis 18/07/2023

?.
Sinto que desabafei com a autora e então ela escreveu o livro. me identifiquei tanto que foi difícil segurar o choro

Mariiianne 22/02/2024

"transformei minha