A depressão é uma borboleta azul

A depressão é uma borboleta azul Sabrine Cantele

Resenhas - A depressão é uma borboleta azul

luiza3337 19/05/2024

É um livro extremamente sensível e garanto que nem todo mundo vai conseguir sentir realmente o que o livro traz (eu fui uma delas). Sei que em algum momento passado da minha vida eu me conectaria muito mais com o conteúdo da obra, mas infelizmente (ou felizmente) não foi o que aconteceu ?? Bom, independente de qualquer coisa eu achei muito bonito e comovente a forma como ela trouxe os poemas

G0DSNYX 19/05/2024

??? A depressão é uma borboleta azul ??? ³³
??Classifiquei como 2,5 porque não achei nem ruim, nem maravilhoso. Foi um conjunto de poesias delicadas, ilustrações e fotos fofas que mostraram um pouco da escritora, a qual eu nunca havia conhecido.

Voltando para o conteúdo, as poesias em si, sinceramente elas não me fizeram muito bem, tocou na ferida e acabou me deixando ansiosa. Algo que não ficava há muito tempo, eu poderia reavaliar justamente por conta disso, já que a leitura conseguiu me tocar, entretanto, a diagramação me deixou agoniada também, já que não estou acostumada a ler um livro com frases sem iniciar com letra maiuscula, mesmo que tenha sido propositadamente, não acho nada bonito visualmente, mas vai de cada um, não vi muitas rimas, claro que não é obrigatório uma poesia tê-las, prosseguindo, como a autora mesmo disse, pareceu mais um grito de socorro do que poesia em si. Então é essa a minha opinião final, o livro foi razoável.

moony 19/05/2024

A depressão é uma borboleta azul. ?
O livro descreve os sentimentos que se passa em momentos de crise, me sinto abraçada. É um livro que te incentiva a ter esperança, paciência pra que as coisas se arrumem na sua vida.

roberta 19/05/2024

A depressão é uma borboleta azul.
Sou suspeita pra falar, porque eu amo poesia, mas é impossível ler e não se identificar com pelo menos algum parágrafo. algumas frases me fizeram lembrar de tempos sombrios e ruins, e ler elas e perceber que hoje tudo tá melhor me fez refletir sobre como tudo passa, independentemente do que seja. os momentos ruins não são eternos, e uma hora tudo vai melhorar. a vida é bonita, sim. ?

?A forma como as árvores se sobrepõem sobre o céu
Eu juro, é uma pintura
Talvez Deus seja artista e nós, uma falha técnica
Pra todo canto que eu olho, eu só vejo poesia.?

lulu197 19/05/2024

Horroroso. um calhamaço interminável de 96 páginas tiradas diretamente de um bloco de notas de uma adolescente classe média deprimida. devia ter ficado por lá mesmo de tão ruim e superficial.
luiza3337 19/05/2024minha estante
Horrorosa é essa sua atitude e prepotência de achar que é alguém pra diminuir ou ditar o que é a dor do outro

Jessyca68 18/05/2024

Tocante
Impossível você ler e não se identificar com alguns trechos e puts, n ficar reflexiva sobre.quando pensei nesse livro, pensei em presentear para as pessoas que estão vivendo suas depressoes mas tenho/tive receio que elas poderiam vim a piora. Li, mas ele é leve só que quem está passando por uma situação assim talvez nem leia ou tenha gatilho com alguma palavra desse livro, mudei os planos, n vou comprar mais esse livro. Marquei várias passagens tais como essa ?precisamos nomear nossos demônios para assim lidarmos com eles.? Isso tem uma significação relevante, conhecendo nossos limites e nossos demônios conseguimos evoluir muito!!

Juks.magari 18/05/2024

?.
"A Depressão é uma Borboleta Azul" é uma obra sensível e perspicaz que aborda a temática da depressão de forma poética e reflexiva. A autora utiliza metáforas e imagens vívidas para descrever a experiência da depressão, trazendo uma nova perspectiva sobre essa condição mental. Ela explora a jornada emocional da depressão, destacando a transformação e a resiliência necessárias para superar esse desafio. Através de uma linguagem cativante, a autora convida o leitor a refletir sobre a complexidade da depressão e a importância do apoio emocional e do autocuidado. O livro oferece uma visão única e inspiradora sobre um tema tão relevante nos dias atuais.

Barbara838 18/05/2024

A borboleta azul pode estar em todas nós
"Transformei minha maior dor em arte para que assim ela não me destrua."

Esse livro foi um desabafo em forma de poema sobre como a autora se sentiu a vida inteira. Foi uma leitura extremamente sensível, que aperta a ferida e faz sangrar, mas ao mesmo tempo foi uma leitura libertadora.
Em muitos momentos eu me sinto como ela e ler dessa forma tão sensível e cuidadosa me faz ver que não sou a única no mundo.
Viver um dia de cada vez, aprender a viver, apreciar a vida. Foram coisas que aprendi aqui nessa leitura e que eu tenho certeza que mudou minha vida!

Nota: 13/10

Only_erica 18/05/2024

Metamorfoses demoram, mas sempre valem a pena.
Finalmente, me inaugurei na literatura de poemas/poesia aqui, e sinto que comecei muito bem.

Esse livro é tão curto mais TÃO reconfortante que me coloca numa posição difícil na hora de avaliar. Eu tenho episódios depressivos recorrentes desde 2020, onde eu sinto que toda a minha vida começou a declinar e tentar me matar a todo custo, e esse livro traz isso de forma direta e objetiva.

Muitos dos poemas que compõem esse livro eu interpretei como uma carta aberta à relacionamentos passados, tanto da parte da autora tanto da minha. Nós podamos nossa personalidade para que sejamos aceitos pelos nossos amigos, nos deixando de expressar nossos sentimentos mais profundos por acharmos que somos quebrados, e que, assim como um objeto quebrado, vamos ser descartados e/ou substituídos por aqueles que nós amamos.
Mas a verdade é que externalizar nossos sentimentos é uma liberdade que não tem preço, e que não somos "objetos" quebrados, mas estamos passando por um processo de construção.

Ela descreve como a autora era no passado, como ela luta para que a criança que ela foi um dia tenha orgulho da versão futura, de como a vida pode ser um musical, mesmo não sendo.

Existem conselhos muito "clichê" que por toda a vida nós decoramos mas não damos a devida importância. "se orgulhe por levantar da cada" "o que importa são os detalhes" "Olhe por outra perspectiva" entre outras, mas são esses conselhos que podemos usar para sair de conflitos internos.

Podemos ver uma clara mudança de tom nos poemas ao decorrer do livro, de sentimentos de tristeza e solidão para compreensão e libertação. Isso reflete a vida real, por mais que doa tudo é passageiro, é uma simplicidade da vida que muitos ainda não entendem.

Fox.. 18/05/2024

Me senti tão pequena
"A Depressão é uma Borboleta Azul" é um livro que trata da depressão de maneira poética e metafórica, representando-a como uma borboleta azul, símbolo de transformação e fragilidade. A obra busca conscientizar sobre o transtorno, reduzir o estigma e promover a empatia. Com uma narrativa sensível, oferece conforto e esperança para quem enfrenta a depressão, enfatizando que a condição pode ser uma fase de transição e crescimento, e que ninguém está sozinho nessa jornada. O livro é uma ferramenta de apoio e reflexão sobre a saúde mental, encorajando conversas abertas e apoio mútuo.

Thaissa 18/05/2024

Borboleta azul
Esse foi um livro que eu li por puro julgamento. Conheci ele através de um grupo de leitura e me gerou interesse.
Pensei que era uma história narrativa e me surpreendi ao ver que era poesia.

Eu achei incrível como a autora conseguiu transportar um pouco de sentimento em cada página e, ainda mais, em cada verso.
Me identifiquei com alguns trechos e outros foram como dar um tapa na minha própria cara. E foi meio louco pensar nas mesmas coisas de outras perspectivas que nunca tinham passado pela minha mente.

Acredito sim que todo mundo que tem ansiedade, depressão ou tem sintomas deveria ler essa obra.

Helô 18/05/2024

Sensível e Maravilhoso
É triste saber que nos identificamos com alguns versos ou poemas deste livro. Mais triste ainda é perceber que muitas vezes a nossa dor e os nossos sentimentos são anulados, até por nós mesmos.

Mas tudo ficará bem. Tem que ficar bem. Eu espero, verdadeira e esperançosamente, que tudo fique bem!

Jullyah0 18/05/2024

A depressão é uma borboleta azul
Chorei, chorei muito, lindo demais, a escrita impecável, tem playlist.
Vai tocar na artéria da última fileira do seu coração.
Dudapiva 18/05/2024minha estante
fala sobre oq?

Jullyah0 18/05/2024minha estante
São poesias, poemas? fala um pouco sobre como é conviver com a depressão, alguns traumas, retrata sobre os dias difíceis para se levantar da cama e o quão a depressão sempre vai estar presente em momentos ruins e bons, traz uma ajuda para aqueles que em dias de desânimo total não queiram desistir? há uma parte que nos ensina a aceitar a alegria e as coisas boas da vida embora já estejamos acostumados com a dor. É ótimo.