Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Alessandro232 14/09/2022

Obra-prima do romantismo inglês, com aspectos realistas
"Jane Eyre" é um dos livros mais conhecidos da literatura inglesa. Escrito por Charlotte Bronte, esse romance, na época de sua primeira publicação, logo se tornou em sua época um best-seller por contar uma história de amor cativante, envolvendo duas pessoas de classes sociais diferentes: uma governanta e seu patrão, que pertence à aristocracia inglesa.
Mas, além de ser uma história de amor, bastante cativante e diferente, "Jane Eyre" é muito mais que isso. O livro demonstra a genialidade de Charlotte, principalmente na caracterização do casal de protagonista, que foge dos padrões tradicionais da escrita vitoriana, e na criação de diálogos muito bem escritos. Além disso, Bronte também possibilita que o leitor , por meio de uma recurso de narração, uma espécie de fluxo de consciência, até então pouco usado em sua época, tenha acesso aos pensamentos da heroína, Jane Eyre, de modo que possamos entender melhor seus sentimentos e suas atitudes - o que realça a importância da obra como romance de formação.
O enredo do livro é relativamente bem conhecido. Jane Eyre é uma menina orfã que é mandada para um internato - um cenário descrito pela autora com aspectos assustadores e bastante realistas. Lá, ela com muito esforço e dedicação adquire cultura, nos moldes da época vitoriana, e torna-se professora - esta é a primeira personagem da literatura a exercer essa profissão, assim como é descrita como sem grandes atrativos físicos, mas dotada de grande inteligência.
Posteriormente, quando é adulta começa a trabalha com perceptora para um nobre inglês, com o qual desenvolve uma relação ambígua permeada de uma constante tensão sexual entre eles- um aspecto inovador e marcante da obra, no qual ambos travam uma espécie de "guerra dos sexos".
É importante ressaltar que Jane e Rochester formam um casal atípico dentro da literatura inglesa. Ambos são pessoas comuns e que destacam-se por ter personalidades fortes e bastante complexas. Além disso, Charlote nesse romance faz uma revisão dos elementos recorrentes de uma das vertentes do Gótico, revisitando o tema da mansão mal assombrada, que na obra aparece como um cenário de terror relacionado a loucura e a morte.
"Jane Eyre" continua sendo um livro temporal. Ele trata de diversos temas que reforçam o papel da mulher na sociedade inglesa, na época de sua publicação. É a obra-prima de Charlotte Bronte. Além disso, em alguns aspectos, principalmente em suas descrições dos hábitos e costumes e cenários, prenuncia o aparecimento do romance realista inglês nos moldes do século XIX - nota-se que é possível ver que Dickens em certa medida teve influência de Bronte em suas obras.
Um livro indispensável para quem quer entender melhor a evolução e desenvolvimento do romance inglês.
Sobre a edição do Clube de Literatura Clássica. Ela tem uma boa qualidade. Capa dura, folhas amareladas e tem várias notas de rodapé, que facilitam e complementa a leitura da obra.
Souza.Barbosa 08/10/2022minha estante
Olá!!
Você estaria interessado em desapegar deste livro?!

Alessandro232 08/10/2022minha estante
Olá, tudo bem? No momento, não. Mas, quem saber no futuro.

Alessandro232 08/10/2022minha estante
Olá. No momento, não. Ele se tornou um dos meus favoritos. Mas, quem saber em um futuro não muito distante.

Souza.Barbosa 08/10/2022minha estante
Estou desesperada atrás para presentear minha mãe, e não consigo comprar no próprio Clube.

Gustavo.Henrique 31/10/2022

Jane Eyre me arrebatou de uma forma surpreendente, não acharia que seria ruim, mas não esperava ficar tão envolvido com a história como fiquei, acompanhar os pensamento de Eyre fizeram eu colocar meus próprios pensamentos em foco.
O livro poderia ser descrito como um romance filosófico, visto o requinte das varias discussões que a personagem suscita ao longo da sua jornada, que acima de tudo é uma jornada interior das suas próprias lembranças onde muitas vezes rememorar os acontecimentos é uma dor.
A narrativa é muito fluida e os diálogos são excelentes, principalmente quando Eyre se vê confrontada contra sua própria personalidade, onde o mental e o verbal se entrelaçam em momentos de caos.
Emily 31/10/2022minha estante
Esse é meu livro favorito, to querendo reler ele nessa edição. Que bom que tu gostou amigo

Gustavo.Henrique 12/11/2022minha estante
nega, eu gostei muito muito muito desse livro, vale a pena ler, nessa edição tem um monte de nota de rodapé pra aprofundar a leitura, além da edição ser linda, vale a pena miga

Debora.Olindina 28/08/2022

Romance de formação
Estou em conflito com a perfeição!
Esse livro me colocou em uma posição de reflexão.

Jane Eyre vai lhe narrar uma vida rígida e cheia de declínios, desde seu nascimento até sua decisão de vida. É nos narrado uma menina desprovida de beleza, mas de fortes e louváveis princípios.

Ouso dizer que ela é umas das personagens mais gloriosa que conheço, e assim senti um pouco de narrativa da própria vida da autora, Charlotte Brontë, o que trouxe realidade e magnitude para a sua história.

Não o coloco como um romance, a sua formação e desenvolver mostra muito mais que apenas romance, quando não é isso que encontrará. Apenas lerá sobre uma mulher que luta para manter seus princípios e anseios.

Recomendo.
Souza.Barbosa 07/10/2022minha estante
Vc estaria interessada em me vender esse livro?

Jamerson.Alves 31/08/2022

Fui tapeado
Livro muito bem desenvolvido. Personagens profundos e arcos de reviravolta. Não pretendo comentar muito sobre como é a leitura, mas a cerca da minha experiência lendo declaro: cai como pássaro em todas as arapucas armadas pela autora e aprendi a nunca confiar integralmente em narrador personagem. Caso ainda não leu, não tente entender o que escrevi por agora, entretanto, após terminar o livro, recomendo-lhe assistir a resenha da Tatiana Feltrin para uma visão complementar.
Souza.Barbosa 07/10/2022minha estante
Vc estaria interessado em desapegar desse exemplar?

Kafrancesquetto 26/08/2022

Um livro curioso
Jane se mostra um exemplo de integridade. Apesar de sua vida estar em constante sofrimento, busca pela atitude correta, não se deixando levar pelos momentos e segue com a consciência limpa.

O livro retrata uma época em que a igreja dominava muito mais quando comparado aos dias atuais, trazendo muitas frases com comparações bíblicas, também passagens bíblicas eram frequentemente comparadas com os comportamentos dos personagens conduzindo-os ou julgando-os em suas trajetórias.

Me chamou a atenção, que os personagens testavam muito uns aos outros procurando respostas as suas próprias indagações, passando uma certa desconfiança, e foi desta maneira que a narrativa foi sendo desenvolvida.

Foi o primeiro livro desse gênero que li. Achei que os acontecimentos demoravam para se desenrolar, mas achei diferente. Gostei da leitura e me despertou uma curiosidade ler ?As mil e uma noites? e também para conhecer mais da Bíblia, gostaria de conhecê-la de maneira histórica e não de maneira devota, irei procurar.

floramorim_in 01/09/2022

Jane Eyre
Um livro que achei melancólico do inicio ao fim , cheio de altos e baixos para a personagem, nessa autobiografia nos coloca próximos de si , de seus sofrimento e conflitos, não achei nada feminista como ousam dizer mas hoje fala-se tanta bobagem afinal... um livro interessantes , certamente não é meu preferido mas valeu a pena a leitura

Leh 12/09/2022

Jane é encantadora
Eu simplesmente me apaixonei por essa heroína, com respostas ácidas e nada de aceitar ser submissa a vontade de todos, especialmente a de homens. Jane foi criada em um orfanato, após um breve período vivendo com uma tia que não conseguia dar amor à ela. Jane estudou e se tornou professora, e quando saiu da escola foi ensinar uma criança na casa do Sr Rochester, que além de grosso e com modos peculiares esconde um grande coração e nutre uma paixão avassaladora por Jane. Eu amei a história, e todos os seus caminhos, mesmo se vendo humilhada diante do altar, ela não aceita ser tratada assim e parte à um destino cruel, de ser uma pedinte em terras estranhas. Como sempre, ela se adapta e da a volta por cima. Se tornou um dos meus favoritos da vida.

Mariele 03/10/2022

Tocante
Poucos foram os livros que me emocionaram ao longo da vida. Jane Eyre me fez chorar, sofrer e sorrir com sua biografia. Recomendo muito.

Raquel 13/10/2022

Que grata surpresa essa leitura se tornou.
Comecei a ler Jane Eyre sem ter lido a sinopse e sem saber nada sobre a história.
Fiquei encantada com a Jane, com sua personalidade forte, mas ao mesmo tempo se mostra um ser humilde e evoluído, já que sofrimento e sobrevivência são duas palavras que permeiam a jornada de Jane.

Yann Almeida 07/11/2022

Um misto de emoções.
Eu não sei ao certo o que sentir com Jane Eyre.
Ao longo da leitura do livro ele me foi continuamente morno. Por vezes a leitura fluía de forma confortável e interessante, mas em outros momentos era completamente arrastada a leitura

Eu não sei dizer se isso é devido as constantes referências bíblicas, somado a extensas notas de rodapé. Deixo claro que elas são muito úteis e interessantes, mas por vezes completamente extensas para alcançar uma explicação boa, o que é não só louvável como útil, mas EU me senti cansado na maior parte delas.

Sobre os personagens, adorei o desenvolvimento deles ao longo do livro. Adorei maior parte das interações.

O decorrer da leitura me pareceu maçante, mas agora que alcancei o final sinto levar os sentimentos bons.

Miguel.Moreira 20/11/2022

Jane Eyre - Charlotte Brontë
Romance da escritora inglesa Charlotte Brontë, publicado pela primeira vez em 19 de outubro de 1847, é uma de suas obras mais aclamadas. Traduzida por Mário Coutinho e publicada pelo Clube de Literatura Clássica em edição impecável (exceto pelos erros de digitação na primeira parte do livro).
Jane Eyre é uma criança órfã, deixada aos cuidados da tia, é criada com diferença em relação aos primos mimados. Maltratada ao extremo em sua infância, cresce como uma mulher forte emocionalmente, porém muito humana. Amor e afeto são sentimentos raríssimos em sua vida, e que apesar de uma mente brilhante, Jane reconhece que precisa amar e ser amada para ser feliz.
Muitas desventuras passarão por sua narrativa autobiográfica em primeira pessoa, com espaço para muita reflexão acerca da vida, desde crenças religiosos e propósito no mundo, à referências da cultura greco-romana.
Este é um livro que deixa claro todo o pensamento ideológico e religioso da autora, ela parece tratar a personagem como um modelo "ideal", um exemplo de inteligência, perseverança e racionalidade, ao mesmo tempo que humildade e auto-avaliação.
Para um romance, a nota é máxima, a escrita é clara e detalhada, muito erudita por sinal, cheia de referências, e a tradução está equivalente, impecável! (sem condições os erros de revisão). É um livro obrigatório para olharmos para nós mesmos através da vida de Jane Eyre.