Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

valmir 10/05/2024

Jane
"Supõe-se que as mulheres geralmente sejam mais calmas, mas as mulheres sentem como os homens. Elas precisam exercitar suas faculdades e de espaço para seus esforços..."

A linguagem Romântica ( de estilo), não me agrada muito, nem muito este cristianismo conservador que permeia a obra toda.
Porém, é uma escrita envolvente, uma personagem forte, singular, que questiona o papel submisso da mulher na sociedade, no casamento.
O livro têm elementos questionadores, que faz estar a frente do seu tempo.
Interessante.

Paola 21/04/2024

4 ??
?Quem atravessa uma bela cena antes de chegar ao cadafalso não pensa nas flores que sorriem na estrada, mas no bloco e no fio do machado, nossos ossos e veias partidos, na cova aberta ao fim.?

becaesousa 14/04/2024

Tudo e mais
A obra é maravilhosamente surpreendente. Senti tanta coisa lendo. Vivi inúmeras emoções ao decorrer da trilha. Amo a poeticidade da Jane ?

Onyxia 29/03/2024

O livro é muito bom. Tem ótimas passagens, consegui ter uma conexão com a personagem, mas eu esperava um final melhor...

Por mais que eu entenda a época, eu ainda gostaria de um final diferente.

Por fim, é um livro que você consegue se sentir próximo de quem está contando a história.

Ana â 25/03/2024

"Laws and principles are not for the times when there is no temptation: they are for such moments as this, when body and soul rise in mutiny against their rigour ... If at my convenience I might break them, what would be their worth?"

Phaga 18/03/2024

Sem sombras de dúvidas Jane Eyre é um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Fico extremamente feliz por ter acesso a essa edição!

Djulia Azevedo 12/02/2024

Surpreendente
Comecei essa leitura esperando um livro no estilo ?Jane Austen? e ganhei muito mais do que o esperado.
Eu já gostava muito dos livros escritos pela Jane Austen, mas a Charlotte Brontë fez um livro muito mais belo e profundo. Desde os cenários, os personagens e as interações entre eles, todo o livro foi belamente escrito. Há também muita crítica indireta - e direta também - a muita coisa da época.
Este se tornou um dos meus livros favoritos!

contadesativadacom12 01/02/2024

Se as pessoas fossem sempre bondosas e obedientes diante àqueles que são cruéis e injustos, as pessoas más sempre levariam vantagem: nunca sentiriam medo, e, logo nunca mudariam, ficando piores a cada dia.

JanaAna90 21/01/2024

Um grande clássico de Charlotte Bronte que eu fiquei adiando para ler e amei a leitura. Foi surpreendente, com muitas reviravoltas e surpresas.
O livro aborda temas como amor, moralidade, independência feminina e a luta por autenticidade em meio à sociedade vitoriana.
A história e contada em primeira pessoa pela protagonista, Jane Eyre, uma órfã que enfrenta desafios desde sua infância infeliz na casa de sua tia cruel, Mrs. Reed (lembra até as histórias infantis com madrastas). Jane é enviada para uma escola onde ela enfrenta adversidades, mas também encontra amizade e aprendizado. Sua força de vontade e inteligência destacam-se em meio a tantas dificuldades. Ela se torna uma mulher forte, determinada e decidida.
Ela sai da escola e se torna governanta, é onde conhece Rochester, seu patrão, um homem enigmático e taciturno, que me lembrou Heathcliff do "O Morro dos Ventos Uivantes".
A relação entre Jane e Rochester evolui de uma
simples relação empregador-empregada para algo mais profundo. No entanto, segredos do passado de Rochester ameaçam o desenvolvimento desse romance. A reviravolta na trama coloca Jane diante de uma escolha moral difícil, ressaltando a importância de sua independência e integridade.
O que chamou minha atenção foi a representação de Jane como uma heroína forte e independente para a época. Em um período em que as mulheres muitas vezes eram retratadas como frágeis e submissas, Bronte criou uma personagem que desafia essas convenções sociais. Jane Eyre é uma mulher que busca sua própria identidade e recusa-se
a comprometer seus princípios.
Além disso, o romance aborda questões sociais, como as condições precárias das instituições de caridade do século XIX e a limitada autonomia das mulheres na sociedade vitoriana. A história também explora a dualidade entre classes sociais e a luta por igualdade.
Enfim, um clássico que tem uma linguagem simples e acessivel, sem contar que a história é ótima e a leitura flui bem.

BeacomS 06/01/2024

Um livro que surpreende
Uma escrita bucólica e agradável. Lenta, mas com sentido. O livro possui muitas reviravoltas, mas elas têm amparo na narrativa, afinal é a biografia da personagem.
Recomendo para quem quer se transportar para o século XIX.

vitoria293 21/12/2023

Um livro decisivo
Meu amor me deu, muito antes de se tornar meu amor (não q eu não o amasse, mas só como melhor amigo) e significaria muito pra mim só por isso, mas esse livro me ajudou tanto em tantas questões da minha vida e abriu meus olhos pra tantas coisas decisivas que afirmo que é um dos livros q mais me marcaram e o que mais vai ter impacto no meu futuro

Wesley.Rodrigues 10/12/2023

Jane Eyre foi um livro gostoso de ler, conhecer a jornada de vida da protagonista e como esta moldou seu caráter, a fazendo ser uma mulher muito determinada e obstinada. Gostei do ritmo da narrativa e da escrita da Charlotte, não esperava que o livro teria um plot twist e o erendo deste fez com que o livro não caísse, dando um fôlego extra, gostei do final e de como a escolha dela foi fiel à sua personalidade, um grande livro esse.

Jonathas 16/11/2023

Uma história de coragem e superação
Esse clássico da literatura inglesa nos leva ao cenário da Inglaterra rural do século XIX, numa narrativa autobiográfica da personagem principal que, com toda sua força de caráter e personalidade, luta por reconhecimento e dignidade. Serei sincero, a parte inicial e final do livro são espetaculares, mas o meio é bastante arrastado. É fácil se identificar com a querida Jane em sua busca por um lugar na sociedade, mesmo sendo rejeitada pela família que conhece e indesejada em círculos sociais mais nobres. Sua posição decidida e honesta, guiada, em parte, por preceitos cristãos, revela uma mulher, embora jovem, sábia e digna. A narrativa, como dito, flui bem no ato inicial e no ato final, acredito que a autora, Charlotte Bronte, tenha inserido muitos subtextos e metáforas no ato central da trama, tornando este mais custoso de ser lido, mas de forma alguma menos interessante, talvez um pouco lento.
De toda forma, a expressão de feminilidade e força de uma mulher no século XIX, que se impõe, mostra suas opiniões e vontades, sem se valer de súplicas e sim de seu intelecto é um exemplo de conduta a ser seguido por todos. Excelente experiência, recomendo bastante a leitura.