Do que eu falo quando eu falo de corrida

Do que eu falo quando eu falo de corrida Haruki Murakami

Resenhas - Do que eu falo quando eu falo de corrida

2024 19/05/2024

Curtinho ?
Acho que assustei com a rapidez que o livro acaba porque no kindle eu não consigo ver com antecedência a quantidade de páginas? confesso que gostaria que fosse um pouco mais longo e trouxesse mais histórias do Haruki.

Mas realmente é um livro curtinho e objetivo, quase como se ele estivesse escrevendo em um diário por um breve período da vida. Apesar de rápido, eu achei muito interessante ver como a corrida é uma jornada muito pessoal e diferente na vida de cada um mas ao mesmo tempo exatamente igual? desde um corredor iniciante até um que corre há mais de 25 anos. Os mesmos medos, arrogâncias, motivações, frustrações. Principalmente o significado que o esporte traz na vida da gente. Pra quem gosta, vale total a leitura!!

Leidi 18/05/2024

Paradoxalmente, o livro é muito simples e ao mesmo tempo complexo. Me trouxe muitas reflexões sobre os processos que enfrentamos para construir uma vida com sentido para nós e sobre como encontrar esse sentido nas pequenas ações que, muitas vezes, são vistas externamente como inúteis ou pouco relevantes. Dessa forma, não acho que seja um livro que recomendaria apenas pra pessoas com interesse em corrida ou triatlo.
Gostei muito de saber um pouco mais sobre o Murakami e encontrar certa identificação com sua personalidade.

Sun 11/05/2024

Ótimo!
Quem diria que um livro sobre corrida seria tão interessante. Recomendo muito a leitura!

Ainda não havia lido nenhum dos romances do autor, mas a premissa desse livro de ensaios me deixou curiosa e foi uma leitura ótima! Principalmente para aqueles que se interessam nos processos criativos de autores e o que os move.

Vitoria.Jamily 08/05/2024

Não gostei
Livro bacana pra quem tem interesse em conhecer a história do autor, porém não era isso que eu esperava. Comecei a me interessar pela corrida e achei que iria falar sobre a corrida, cativando a pessoa para praticar o esporte, mas foi totalmente contrário. Não combinou comigo, mas pode combinar com você.

Mateus 29/04/2024

Murakami, o escritor corredor
"Meu desejo de correr era imenso, mas minhas pernas não compartilhavam da mesma opinião que eu."

A atividade de escrever romances como profissão e a prática da corrida séria, isto é, segundo o autor, correr pelo menos sessenta quilômetros por semana, dez quilômetros por dia, seis dias por semana, são hábitos muito parecidos. Em ambas as práticas é necessário concentração e perseverança. Aos poucos seu limite se expande e, pacientemente, os resultados virão.

Na obra, o Autor aborda o porquê de ter começado a correr, o motivo de ter perseverado com a prática por décadas, o envolvimento em competições de maratonas, ultramaratona e triatlos. Além de analisar as motivações também faz alguns questionamentos que não necessariamente terão respostas.

Trabalho, saúde, envelhecimento, sucesso e fracasso são analisados pela perspectiva do escritor e, pelo seu jeito de ver o mundo, nos são apresentados de maneira perspicaz, simples e elegante, características de sua escrita.

Recomendo o livro aos fãs do Murakami, aos fãs de corrida e, principalmente, aos fãs do Murakami que também são fãs de corridas.

Joyce463 28/04/2024

Haruki Murakami fala sobre sua jornada pessoal, entrelaçando suas experiências como corredor com reflexões sobre a vida, a arte da escrita e a busca por significado.
Não gostei muito, achei repetitivo e mais parecido com uma obra de auto ajuda. Talvez pra quem esteja no mundo das corridas o livro fique mais interessante!

Samuel 21/04/2024

Gostei muito. É uma leitura rápida, objetiva e profunda
Apesar de gostar de corrida a pelo menos dois anos, esse foi meu primeiro livro sobre corrida. Se bem que pode se dizer que é mais sobre o corredor.

Achei muito íntimo a descrição que o autor faz das suas corridas, ele fala exatamente o que é, sem romantizar, e parecendo que está contando pra você em um restaurante.

Gostei muito. É uma leitura rápida, objetiva e profunda

Renato293 20/04/2024

Gostei bastante da leitura, com certeza por ser um amante da corrida também, me identifiquei bastante com história, que é um relato biográfico, do Murakami da sua relação com a corrida e como ela é importante para ele e o ajuda inclusive na profissão de escritor.

Thiago H. 20/04/2024

Pelo menos ele nunca caminhou
Um ótimo livro para amantes da corrida. É um relato pessoal um pouco fragmentado (pois foi escrito em vários momentos diferentes), onde Murakami fala sobre sua experiência com a corrida de rua, e mescla isso com sua vida pessoal e profissional.

Ele começou a correr aos 33 anos de idade, em um momento de mudança. Decidiu fechar o bar que possuía e tornar-se romancista, com o apoio da esposa e dúvidas de todas as pessoas. Já tem mais de 50 anos de idade, e além do sucesso como romancista, correu mais de 25 maratonas, uma ultramaratona e participa também de triatlos.

No livro tem partes mais pessoais, onde ele fala de suas inseguranças sobre ficar velho (e já não ter mais como recuperar o seu auge na corrida), sobre comparações, sobre amizades e outros corredores que conheceu, sobre as bandas que ele escuta enquanto corre, sobre a própria aparência e os motivos de praticar atividade física, a relação entre a corrida e a escrita, etc.

Li por que gosto de correr e queria me motivar para continuar correndo. É sempre interessante ver que corredores entendem um ao outro, como se de alguma forma tivéssemos algo muito profundo em comum entre nós. Valeu a experiência :)

Gabí 15/04/2024

?ficarei feliz se a corrida e eu pudermos envelhecer juntos?
?não interessa quanto eu fique velho, mas enquanto continuar a viver, vou sempre descobrir alguma coisa nova sobre mim mesmo. por mais que você fique ali nu se examinando diante de um espelho, nunca vai ver refletido o que existe por dentro?

sinceramente, eu tenho um apego enorme por esse tipo de escrita que mostra o que a gente tem por dentro da forma mais nua e crua que existe. e o haruki fez isso em cada linha desse livro, mostrando todos os seus anseios, frustrações e mesmo assim sendo positivo o suficiente pra seguir em frente.

myhtuck 14/04/2024

Haruki Murakami, romancista japonês, relata sua experiência com a corrida e como esta influenciou seu trabalho como escritor.

?Se é ou não bom para alguma coisa, se parece algo bacana ou nem um pouco, em última análise o que é mais importante é o que você não pode ver, mas pode sentir em seu íntimo.?

Nota: 4/5

Marcela.Antonechen 13/04/2024

Murakami é do jeito que sempre o imaginei ser
Sabe quando você pensa "nossa fulano deve ser tão assim"? Tinha isso com Murakami. Jurava que, o autor em pessoa do singular, soaria em como se apresenta no livro.

Excessivo. Obsessivo. Blasé. Determinado.

Apesar de todo o papo sobre performance, e a falta de um cuidado sobre maratonas, considerei uma leitura boa. Serve uns paralelos bons e memórias divertidas.

Izadora 13/04/2024

Pelo menos ele nunca caminhou
O maratonista e o triatleta falam muito mais que o romancista, apesar de o fazerem através dele. Não é pra menos, visto que o livro é sobre o que se fala quando se fala de CORRIDA e não de romances. Mas achei meio forçada a ideia de que ele compara o ato de correr ao de escrever. Isso apareceu muito pouco, quase pontual, apesar de fazer total sentido. Mas tudo bem, como eu disse, já que o próprio título deixa claro o enfoque principal.

Amei a história e amei também que não seja um tratado motivacional impelindo ninguém a fazer igual. Mas mesmo assim é capaz de despertar admiração e vontade. De correr e de conhecer a faceta exclusivamente romancista. E quem sabe até de escrever ?

Por ser meu primeiro Murakami, acredito que os próximos vão ter um peso diferente, agora que ?conheço? a pessoa antes do romancista.

Nathália 08/04/2024

Envolvente
Eu acho Murakami uma mistura de ranzinza com carismático. Ele traz uma visão taciturna sobre a corrida, ao mesmo tempo que bastante realista. Gosto muito do tema e dá pra sentir seu estilo de escrita tradicional presente ao longo do texto.

Carolina332 03/04/2024

Mais um clássico para corredores
Confesso que tinha expectativas diferentes: por algum motivo, esperava uma história engraçada e até mais inspiradora, mas na verdade é basicamente o diário do escritor contando suas experiências com a corrida. Fiquei um pouco impressionada com o volume de corrida mensal dele (quem faz volume de atleta de elite sendo amador? ?) e o excesso de autocobrança me deixou um pouco angustiada tbm, mas finalmente encontrei o que esperava nos 2 últimos capítulos. Por diversos momentos ele conta da sua vida profissional e isso me entediou um pouco, principalmente quando não tinha relação com esporte. Gostei, recomendo, mas não leria de novo.