Do que eu falo quando eu falo de corrida

Do que eu falo quando eu falo de corrida Haruki Murakami

Resenhas - Do que eu falo quando eu falo de corrida

Izadora 13/04/2024

Pelo menos ele nunca caminhou
O maratonista e o triatleta falam muito mais que o romancista, apesar de o fazerem através dele. Não é pra menos, visto que o livro é sobre o que se fala quando se fala de CORRIDA e não de romances. Mas achei meio forçada a ideia de que ele compara o ato de correr ao de escrever. Isso apareceu muito pouco, quase pontual, apesar de fazer total sentido. Mas tudo bem, como eu disse, já que o próprio título deixa claro o enfoque principal.

Amei a história e amei também que não seja um tratado motivacional impelindo ninguém a fazer igual. Mas mesmo assim é capaz de despertar admiração e vontade. De correr e de conhecer a faceta exclusivamente romancista. E quem sabe até de escrever ?

Por ser meu primeiro Murakami, acredito que os próximos vão ter um peso diferente, agora que ?conheço? a pessoa antes do romancista.

Nathália 08/04/2024

Envolvente
Eu acho Murakami uma mistura de ranzinza com carismático. Ele traz uma visão taciturna sobre a corrida, ao mesmo tempo que bastante realista. Gosto muito do tema e dá pra sentir seu estilo de escrita tradicional presente ao longo do texto.

Carolina332 03/04/2024

Mais um clássico para corredores
Confesso que tinha expectativas diferentes: por algum motivo, esperava uma história engraçada e até mais inspiradora, mas na verdade é basicamente o diário do escritor contando suas experiências com a corrida. Fiquei um pouco impressionada com o volume de corrida mensal dele (quem faz volume de atleta de elite sendo amador? ?) e o excesso de autocobrança me deixou um pouco angustiada tbm, mas finalmente encontrei o que esperava nos 2 últimos capítulos. Por diversos momentos ele conta da sua vida profissional e isso me entediou um pouco, principalmente quando não tinha relação com esporte. Gostei, recomendo, mas não leria de novo.

Marcelle 31/03/2024

Leitura bem rápida e prazerosa, especialmente para quem se interessa por corrida (mas não apenas).

Os relatos de Murakami são divertidos e ao mesmo tempo fazem refletir sobre os propósitos que estabelecemos para nós mesmos. Recomendo!

JAlia372 31/03/2024

Murakami é maratonista
Murakami é maratonista e isso agrega muito em suas obras. Comecei a me aventurar pelo mundo da corrida ano passado e ainda estou distante das distância e performance alcançados pelo autor, mas quem vive nesse esporte sabe o quanto ele agrega nas outras áreas das nossas vidas. Não foi diferente para Murakami, ele nos mostra o quanto a corrida e a escrita contribuíram para sua vida.

Taimlima 26/03/2024

4?
Foi um livro bom, me conectei com o autor em muitos momentos durante o livro, embora o título leve você a pensar que o assunto do livro será só sobre corrida, ele relata a vida como romancista e o triathlon também.
Pensei que leria ele em menos de uma semana, mas acabou que a leitura se arrastou por um mês hahaha.

Lucas 20/03/2024

Já havia lido outras coisas do Murakami, mas esse livro é totalmente diferente dos romances usuais do autor.
Eu estava com vontade de ler alguma coisa de não-ficção e estava procurando alguma biografia, ou algo parecido, e descobri este livro, no qual o Murakami se debruça sobre o ato de correr e de escrever, unindo suas experiências pessoais e reflexões de vida.
Fiquei com receio de ser algo meio auto-ajuda, mas tive a feliz surpresa do livro ser um misto de memórias e ensaio centrado na atividade de correr, mas abrangendo diversas facetas da vida como a dor, a persistência, o envelhecimento, o corpo, entre outras coisas.
A escrita do Murakami é muito gostosa de ler, simples, e repletas de passagens que contém muito significado em poucas palavras.
É muito incrível também descobrir curiosidades sobre a rotina e preparo de uma pessoa que de fato pratica corrida. Estes trechos me incitaram a correr também! O texto me trás lembranças do prazer do exercício físico.
Sinto que tirei algum aprendizado ou pelo menos boas lições dessa leitura, e isso é muito bom.

naclarac 16/03/2024

Haruki para corredores
É um estilo de livro mais autobiográfico, que acredito ser bem interessante para corredores, principalmente os que estão se preparando para uma maratona ou triatlo.

Haruki Murakami é um romancista japonês que por ficar mais tempo sentado escrevendo decidiu praticar atividade física e descobriu o amor pela corrida, especialmente a de longa distância. E sobre amor, ele sabe falar muito bem.

Achei interessante como ele associa o seu processo de treinamento ao de escrita e também gostei das reflexões que ele traz sobre tempo, constância, disciplina e objetivo.

Isa 15/03/2024

"A dor é inevitável, o sofrimento é opcional
Parece que ele entrou na minha casa, pegou uma xícara de café e começou a conversar comigo da sua vida.

Muitos pensamentos sobre como ele vê objetivos de vida, dedicação, sofrimento, etc... foi ótimo para eu ver meus problemas e crenças de outra perspectiva

É bem rápido e fácil de ler!

Renata.Badaro 03/03/2024

Meu 1 livro de Murakami
Esse foi o 1 livro que li de Murakami. Apesar de ser um livro diferente de todos os outros, pq não é um romance e sim um livro de memórias, gostei muito. O livro é curto, fácil e agradável de ler, e Murakami ao falar de correr discorre sobre vários outros assuntos interessantes. Assim, deu para conhecer um pouco da personalidade de Haruki Murakami. Gostei e indico!

Fernanda808 29/02/2024

Esse doido correu 100 km em um dia
Um livro delicia pra quem está começando a correr. Não é sobre a técnica, mas por tudo que a gente sente por detrás de uma corrida. Esse cara é provavelmente maluco, mas bonita de ver a história dele com o esporte ao longo dos anos.
Emi_Jr 04/03/2024minha estante
Correu 100k=Maluco

Emi_Jr 04/03/2024minha estante
Concordo

Gustavo616 23/02/2024

Excelente
Um livro obrigatório para esportistas em geral.
O autor traz uma série de reflexões que permeiam entre a vida real e a vida do esportista amador. Dores, frustrações, alegrias, realizações e tudo mais que envolve o esporte e a vida.

Lucas 22/02/2024

O livro é relato pessoal do autor
Também sou corredor e triatleta, então foi bom ver sobre a perspectiva do Murakami sua relação com o esporte. O engraçado é que mesmo diferente da forma que eu me sinto, consigo me relacionar em diversos aspectos.
Leitura muita leve e rápida, não é profunda igual outras obras de ficção do autor

laramaximo 19/02/2024

?Pelo menos ele nunca caminhou?
Esse livro é praticamente a autobiografia do Murakami.

Nessa obra tão inspiradora, Murakami conta com uma riqueza de detalhes de bom humor como ele começou a praticar atividades físicas.

Na rotina de um dono de um bar de jazz, Murakami ia dormir na hora que todo o resto da população estava acordando e acabou desenvolvendo o vício de fumar cigarro. Fumava mais de 2 maços por dia e percebeu que era hora de parar de fumar.

Mas como largar o cigarro sem desenvolver novos hábitos?

Murakami começou a correr e conta com detalhes como tem sido essa jornada. Começou lentamente, com um tênis simples e hoje corre anualmente a maratona (42km) de Boston, nos EUA.

Para mim, a parte mais engraçada do livro é quando ele conta da corrida entre Marathona e Atenas, na Grécia, na qual ele correu 100km.

Murakami conta, com muito humor e sarcasmo, como seu corpo e seu psicológico reagiam a cada corrida nova que se propunha a fazer.

Eu adoro os livros desse autor então sou suspeita para falar, mas esse em especial me tocou muito. Me identifiquei com algumas coisas como não gostar de esportes com outras pessoas (por isso também gosto de correr).

Recomendo esse livro para todos que correm, que querem começar a correr ou que simplesmente querem rir numa leitura e conhecer mais sobre a vida desse autor.

Loureiro2 11/02/2024

Já posso correr minha primeira maratona (ou não)
"Do que falo quando eu falo de corrida" está sendo meu primeiro contato com a escrita do Haruki Murakami, e apesar de achar o livro arrastado em algumas partes, eu gostei bastante.
O autor nos permite conhecê-lo de forma mais íntima, ouvindo, ou melhor, lendo seus pensamentos e conhecendo seus erros e acertos.
E tenho que admitir que amei a playlist do Murakami, e essas músicas se tornaram as minhas favoritas para ouvir em dias que estou correndo sozinha e preciso de um gás a mais.