Ring Shout

Resenhas - Ring Shout: Grito de Liberdade

1 | 2 | 3 | 4

Maria 12/04/2024

Queria ter gostado mais?
Li no momento errado, fui com muitas expectativas por causa do tema, mas infelizmente não foi pra mim? Segurei a nota porque gostei bastante da ideia.

Alysson.Henrique 27/02/2024

Sinto que minha experiência com esse livro pode ter sido influenciada pela tradução ou algo na diferença entre as línguas, que pode ter prejudicado o ritmo e a cadência da história. Apesar da trama ser bem interessante e os elementos do combate ao racismo e o fundo histórico serem bastante interessantes e capazes de atrair para a história, o ritmo um pouco desequilibrado e a construção da história me atrapalharam na imersão com a história. Em geral, um bom livro - talvez com esses pesares, que não tenho certeza se são frutos da tradução ou da escrita original mesmo.

gmahovlic 13/02/2024

O fantástico diferenciado
Já começo essa resenha me referindo a possível ?militância?. Se você acha que não acharia essa história boa por medo de ser um livro ?militante? negro, não se assuste, não vai encontrar nada disso nele. O livro fala, no que se refere a parte inspirada no mundo real, de verdades, sem viéses. A militância aparece no texto pós livro, esse texto não faz parte da obra original e você pode se poupar de ler, se quiser.

Sobre a narrativa em si: é uma fantasia fora do normal, que surpreende de forma extremamente positiva. A forma como funcionam os ritos e magias fogem muito do que (pelo menos eu) somos habituados e traz novidade ao gênero.

A parte religiosa que envolve tudo traz muitos elementos interessantíssimos da cultura africana e também da mescla dessa cultura com o cristianismo local os EUA, isso tudo misturado a elementos mágicos fascinantes.

Todas as personagens são bem construídos e interessantes, tipos de gente que não se vê repetidos em histórias mágicas por ai.

Pra quem não gosta de violência e coisas explicitas, evite, o livro é cheio disso, mas não de forma apenas a ser uma história violenta e explicita por si só, essas coisas acontecem nos momentos adequados apenas.

É uma história cativante que te prende do início ao fim e que consegue transmitir e imergir muito bem ao leitor nos sentimentos das personagens.

Babi 09/02/2024

Mulheres fodonas matando membros da Klan? Só sabia isso do livro e ele já me chamou a atenção aí.

Essa leitura foi uma surpresa agradável, pois não esperava encontrar esse tipo de fantasia.

A ambientação da história me lembra muito a fantasia e o horror cósmico de H.P. Lovecraft, só que bom. E digo isso tranquilamente, pois sabemos o quanto Lovecraft era absurdamente racista.

Nesse livro o racismo é abordado de forma séria dentro de um contexto de fantasia, misturando acontecimentos históricos com ficção. Também vemos a cultura do povo preto sendo retratada de forma primorosa utilizando meios fantásticos.

Eu amei a protagonista, e olha que eu pego birra de protagonista muito fácil. Maryse é uma mina fodona demais, assim como todas as outras que aparecem, bem mais que os homens inclusive.

Esse livro me fez refletir que eu sou absurdamente leiga quanto a história da KKK. Não conhecia o filme que é citado na história, tive que pausar a leitura pra pesquisar e tô chocada até agora que é um filme real e o quanto ele de fato contribuiu pro avanço da Klan. Com certeza vou me aprofundar nesse assunto nas minhas próximas leituras, graças a esse livro.

Eu adorei a ambientação, mas senti que faltou um pouquinho de profundidade do mundo, queria saber mais. Acho que o defeito desse livro é não ter mais páginas, eu leria tranquilamente pra entender um pouco mais desse universo.

PS: os diálogos são com aspas, que bom que o livro é curtinho porque nossa.....

Juliana2496 23/12/2023

Muito boom
É muito bom ver negros botando o dedo na cara de brancos racistas e falando "você vai pagar pelo que fez Sim". Não esperava que isso fosse uma fantasia, foi grata a surpresa, mas sem perder a seriedade da questão racial. Me apeguei as personagens mt rapido. Um ponto negativo foi a tradução, mt se perde e fica confuso pra quem n sabe do que se fala em inglês.

Guedes 23/11/2023

Faltou profundidade
O livro é bem escrito e tem um bom desenvolvimento até certo ponto do livro, porém era necessário que as coisas fossem melhor explicadas e desenvolvidas, achei muito simples a forma que a acaba

Mas a história e a escrita são muito boas kkkkk

L. B. Böer 10/10/2023

Caramba que livro bom!
Adoro ler um terror palpável, que justamente por ser tão real se torna assustador.
Ring shout pertence a essa categoria!
Aqui vemos uma sociedade americana que pode muito bem ser composta por pessoas de ontem, de hoje e do amanhã, afinal, o racismo estrutural dos EUA é tão forte quanto no Brasil e no resto das Américas, o que faz com que a atmosfera mística, macabra e brutal da narrativa seja bem semelhante as coisas que vemos às vezes (porque não é interessante para as grandes emissoras falar de pautas raciais) nas notícias.
Confesso que o início do livro foi um pouco confuso, e ao final senti que faltou desenvolvimento na história e na caracterização dos personagens. Mas a experiência que tive com essa narrativa foi suficiente pra me fazer gostar demais dessa belezinha macabra, e digo com toda certeza que poderia ler mais páginas dessa história.
É um livro bem original, e talvez por isso tenha me cativado tanto.
É o tipo de história que fica com você por um bom tempo!

Lelê 07/09/2023

"Você sabe por que os senhores deste lugar pegaram os escravizados? Porque, pra eles, a miséria fascina. A lágrima, a dor. E quem viu mais sofrimento do que as pessoas escravizadas?".

Um livro cheio de significados que mesmo optando por um lado fictício, consegue nos atingir com tamanha profundidade, uma vez que trata-se não de uma fantasia, mas sim daquilo que foi e ainda é real.

tonellov 31/05/2023

Espetacular
Uma ficção extremamente envolvente e interessante, faz você não querer mais parar de ler!! Gostei muito da história e do peso que ela carrega mesmo sendo fictícia. Me arrepiei em vários momentos do livro, principalmente quando Maryse invocava a espada. É uma experiência mágica!! Os personagens e o enredo são muito bem trabalhados, me hipinotizei com a criatividade na construção da narrativa. Leitura flúida e emocionante!! Me tirou da ressaca literária ?? recomendo demais!!

Mokumura 23/01/2023

É uma história cheia de cultura sobre algo que realmente aconteceu de uma forma mais fantasiosa, infelizmente não consegui me conectar tanto com os personagens, mas foi uma boa história.

Gustavo 27/12/2022

Obra de arte
Eletrizante desde a primeira página
Mistura de contexto histórico com muita ação e terror
Uma ode a cultura negra do EUA

1 | 2 | 3 | 4