Ring Shout

Ring Shout P. Djèlí Clark

Resenhas - Ring Shout: Grito de Liberdade

1 | 2 | 3 | 4

Viajante Literário 29/04/2024

Visceral! Morte aos Klus!
Digo de antemão que essa obra é, sem dúvidas, uma das melhores surpresas deste ano até o presente momento. Um livro frenético, com vísceras, balas e gritaria para todo lado.

Morte aos Klus, ou seria melhor dizer aos Klans? Fica a sua interpretação. O livro se passa na década de 1920, temos um país( Estados Unidos) tomado pelo movimento racista da kkk( Ku Klux Klan). Os negros sofrem com retaliação por todo o país. E neste ínterim temos a história de três mulheres que se unem para caçar esses monstros. E no sentido mais literal da palavra( eles realmente são monstros dentro daqueles capuzes). Esperem uma história embargada de dramas familiares, pitadas sutis de romance e muita, mais muita ação. É um livro de um fôlego só, você senta e só sai depois que termina.

PS: a cena do homem-centopeia é angustiante pra c@$@#, principalmente pra mim que odeio centopéia.

Gabygab 22/08/2023

O DEMÔNIO VESTE BRANCO
Que obra perfeita,foi uma leitura rápida quando você começa é difícil para,ela conseguiu me facina de um jeito que vai ficar na minha cabeça para sempre.
O livro vai por um caminho fantasioso,mas,ao mesmo tempo é a realidade...a realidade de um povo que foi mortos,oprimidos,tratados como "monstros" por um bando de malucos lunáticos.
Ver a maryse superando seus medos e entendendo que não dá para derrota o ódio semelhando mais ódio foi tudo pra mim.
ela lutando pelo seu povo e tentado entender o por que eles tinham tanto ódio com os negros sem motivo, isso só mostra o que a ignorância e a maldade do ser humano são capaz de fazer.
Como ela mesma fala são apenas:
"uma maré branca e pálida de ódio sem sentido".
A frase que mais resumir esse livro é:
"O que eu tenho é belo, é uma música inspirada pela resistência, a luta e um amor feroz. O que ele tem não passa de um ruído odioso."

Jora.Fernandes 20/08/2023

Eu amei a mescla de realidade com fantasia nesse livro incrível que fala sobre racismo, ancestralidade e ao mesmo tempo traz uma história fictícia eletrizante. Gostei das referências às cantigas de roda negras, aos orixás e ao poder de um povo unido.
Achei que algumas coisas poderiam ser mais aprofundadas, no sentido da trama mesmo. Me pareceu um pouco corrida.
O artigo ao final do livro, com algumas explicações, é também um achado.

UniFronza 28/07/2023

História boa. Mas na minha opinião poderia ser mais aprofundada. A história gira de forma lúdica, o que pra mim diminuiu a pontuação do livro.

Eduardo.Neves 17/02/2023

Um livro Sobre Justiça e Ódio
Bom essa foi minha 3 leitura do ano e que livro não dava muito nos primeiros capitulos mas foi uma grata surpresa, uma boa lembrança de qual a diferença da revolta do oprimido para a violência do opressor.

Clarissa 26/01/2023

Queria mais
Amei o enredo, mas acho que tudo aconteceu muito rápido e houve pouco desenvolvimento dos personagens. Também tive dificuldade em visualizar os cenários. Tive a impressão de estar lendo um conto. É uma pena, queria ter conhecido mais e melhor essa história.

Gleiciane.Aline 01/05/2024

Ring shout
Esse livro me despertou muito interesse e eu iniciei sem saber nada sobre a leitura. Pela capa, imaginei que encontraríamos elementos relacionados á escravidão. E apesar de encontrarmos aqui muitas referências culturais e históricas, termos como KKK, eu não esperava a parte da fantasia. E, acredito eu, essa foi a parte que me fez não gostar tanto quanto eu esperava. O livro é muito bem escrito e tem personagens bem interessantes, mas achei algumas questões mágicas muito forçadas. Amei a referência aos KKK como monstros (o que realmente são) e minha nota foi essa mais por conta da parte histórica mesmo.

fernanda j. 19/01/2023

Eu sinto que li esse livro no momento certo, mesmo que a história se passe nos Estados Unidos na década de 20, muitas das coisas que acontecem na história me fazem comparar com os acontecimentos dos últimos anos no Brasil e que resultaram no dia 08/01/23

"With all the flag-waving and cavorting, you might forget they was monsters"

"The enemy, they are the Lie. Plain and simple. The Lie running around pretending to be Truth."

A criatividade do P. Djèlí Clark é impressionante, a forma que ele usou acontecimentos históricos para a construção desse mundo foi incrível e ele fez um ótimo trabalho no desenvolvimento de personagens, me fazendo ficar apegada a todos e ter medo por todos, mesmo o livro tendo menos de 200 páginas.
Espero que um dia tenhamos uma continuação porque ele deixou brechas que podem dar uma nova história, até mesmo um novo escolhido como a Maryse. E eu preciso mais dos Night Doctors.

Edson257 28/11/2022

Uma metáfora sobre a disseminação do ódio.
Vá com calma ao adquirir esse trampo pensando em ler uma fantasia.
Depois de ler metade do livro eu tive que parar a leitura, fechar, analizar o objeto em minhas mãos e percebe-lo com outros olhos, pq eu estava com a expectativa mais alta que o empire state devido as propagandas usando o termo "fantasia" pra vender o livro... Mas por mais que seja nítido que o autor realmente tente apresentar isso, e não execute com maestria por vários motivos, que logo irei destacar, o mesmo entrega a mensagem em forma de metáfora, e que por sinal é extremamente leve com um ritmo de leitura muito rápida e divertida.
Voltando ao assunto do pq o livro deixa de ser interessante se analisado como uma fantasia.
1 - Poucas páginas:
Apenas 159 páginas de história. Impossível apresentar todo um universo, introduzir e apresentar personagens cativantes que irão compor este universo.

2 - Atitudes questionáveis da protagonista:
Sério, o mundo pegando fogo e a criatura só pensando no macho dela, pqp... ( O romancezinho do livro não cola, não...)

3 - umas das poucas personagens que arranca um fio de carisma do leitor morre muito cedo (vai de cada um se isso é ruim ou não).

Por outro lado, como eu disse, a mensagem se prestigiada como uma metáfora funciona bem, principalmente as mentes jovens de hj em dia que são bem alienadas, é uma forma divertida de cativar a molecada para a importância da representatividade e não deixar morrer o passado assombroso que nossos ancestrais vivenciaram, e que impactam até hj no nosso dia a dia...

Os extras sobre a cultura preta são ricos e sucintos.
Livrão show de bola.

Toniolo 08/06/2022

Grito de liberdade
O livros e bom e bem construído mas talvez por ser pequeno a história tenha ficado rasa de mais poderia ter sido um aprofundamento nesse universo

L. B. Böer 10/10/2023

Caramba que livro bom!
Adoro ler um terror palpável, que justamente por ser tão real se torna assustador.
Ring shout pertence a essa categoria!
Aqui vemos uma sociedade americana que pode muito bem ser composta por pessoas de ontem, de hoje e do amanhã, afinal, o racismo estrutural dos EUA é tão forte quanto no Brasil e no resto das Américas, o que faz com que a atmosfera mística, macabra e brutal da narrativa seja bem semelhante as coisas que vemos às vezes (porque não é interessante para as grandes emissoras falar de pautas raciais) nas notícias.
Confesso que o início do livro foi um pouco confuso, e ao final senti que faltou desenvolvimento na história e na caracterização dos personagens. Mas a experiência que tive com essa narrativa foi suficiente pra me fazer gostar demais dessa belezinha macabra, e digo com toda certeza que poderia ler mais páginas dessa história.
É um livro bem original, e talvez por isso tenha me cativado tanto.
É o tipo de história que fica com você por um bom tempo!

Guedes 23/11/2023

Faltou profundidade
O livro é bem escrito e tem um bom desenvolvimento até certo ponto do livro, porém era necessário que as coisas fossem melhor explicadas e desenvolvidas, achei muito simples a forma que a acaba

Mas a história e a escrita são muito boas kkkkk

tonellov 31/05/2023

Espetacular
Uma ficção extremamente envolvente e interessante, faz você não querer mais parar de ler!! Gostei muito da história e do peso que ela carrega mesmo sendo fictícia. Me arrepiei em vários momentos do livro, principalmente quando Maryse invocava a espada. É uma experiência mágica!! Os personagens e o enredo são muito bem trabalhados, me hipinotizei com a criatividade na construção da narrativa. Leitura flúida e emocionante!! Me tirou da ressaca literária ?? recomendo demais!!

gfb_04 28/05/2024

Gostei bastante, espero ver em breve a adaptação.
“Havia dois irmãos, Verdade e Mentira. Um dia, eles começam a brincar, jogando cutelos pro alto. Mas os cutelos descem muito rápido e fazem um corte no rosto de cada um! Verdade se abaixou, procurando o rosto dele. Mas sem olhos, não consegue ver nada. Mentira é sorrateiro. Ele agarra o rosto da Verdade e sai correndo! Agora, Mentira sai por aí com a cara da Verdade, enganando todo mundo que encontra no caminho."

1 | 2 | 3 | 4