O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Último Desejo

Murilo 22/04/2021

Não esperava que fosse gostar tanto!
Dificilmente eu dou nota máxima para alguma coisa! Sempre tem algo que me incomoda e acabo tirando aquele meio pontinho, sabe? Mas com o bruxeiro isso surpreendentemente não aconteceu!
Talvez por eu já ter sido introduzido a esse universo por causa da série, eu já estava mais situado e pronto pra engolir tudo o que estava acontecendo. A cronologia bagunçada também não foi um problema, ao longo do livro tu consegue ir sacando qual a linha principal e o que vem antes ou depois, no fim, ainda achava divertido imaginar se o conto que estava lendo se passava antes ou depois dos "a voz da razão".

Livro muito bem escrito e muito bem detalhado, Geralt é um personagem incrível, assim como seus companheiros descritos (jaskier, nenneke, Yennefer...).
Cheio de quebras de expectativas, nos fazendo entender que Geralt é um personagem bem complexo.
O fato da estrutura do livro ser em contos da um ritmo maravilhoso, tudo muito direto ao ponto e sem enrolação.

Não consegui achar nenhum defeito então recomendo demais a leitura, principalmente pra quem adora fantasia. Agora estou ansioso pra começar o segundo, que basicamente conclui a primeira temporada da série da Netflix haha.

Thalita Eduarda 21/12/2020

"Amor e sangue. Ambos possuem um poder colossal."
Assisti a série antes de ler o livro e ainda assim nada afetou na minha experiência.
O livro, diferente da série é menos confuso, faz você entender melhor a história e o tempo que ela se passa.
Foi uma grande surpresa, achei que poderia ser uma leitura lenta, com uma linguagem difícil, mas muito pelo contrário, é de fácil entendimento e a leitura flui muito bem, faz você não querer parar de ler.

"Aos homens agrada inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos."

Matheus.Konrad 02/09/2021

Bem bom, não costumo gostar muito de livros de contos mas esse foi bem legal. Gostei de como começou a saga.

Deca 03/08/2020

TAG: Você tem esse livro?
Citei na TAG: Você tem esse livro?, respondida no meu canal no YouTube. Clica no link para conferir.

site: https://youtu.be/iWdHkM4TejI

marlenemoraes 09/02/2020

Se vocês acham que ver a série é o suficiente, estão redondamente enganados: a série contém as cenas do livro porém de uma maneira completamente diferente de resolver suas aventuras.

O livro tem aventuras isoladas, acompanhadas de um capítulo denominado "A Voz da Razão" que fica claro que é o presente e as aventuras, o passado

Diálogos muito bem estruturados, texto muito bem escrito e que instiga a curiosidade: tinha horas que eu nem notava que havia passado 10 páginas. Incrível!

Teppei 20/08/2021

Excelente
Sensacional, uma história repleta de fantasias e contos extraordinários. Confesso que fiquei impelido a ler o livro depois de acompanhar a primeira temporada da série "The Witcher"; fiquei ainda mais apaixonado por esse universo de Andrzej Sapkowski

Cláudia 07/03/2020

Boa leitura, flui com facilidade e cria expectativas para continuar a saga.

Jessica1248 18/12/2022

O Último Desejo
Este livro de contos serviu perfeitamente como um cartão de visitas para esta série de fantasia, baseada no folclore eslavo. Gosto muito do Geralt de Rivia, e adorei a introdução que deram pra Yenneffer.
Neste primeiro volume, vemos não apenas o sistema de magia sendo apresentado de uma forma bem construída, mas temos um excelente desenvolvimento de personagens que irão protagonizar as aventuras centrais da história. E último capítulo é um excelente prelúdio pros próximos livros da série.

Lara.Bia 16/02/2020

Li quando estava na ?hype? da série, o livro foi bom mas bem confuso por causa das linhas temporais diferentes
Bééé! 18/11/2020minha estante
você achou melhor os livros ou a série? eu achei os livros anos luz a frente da série...

Lara.Bia 18/11/2020minha estante
Eu particularmente gostei mais da série pq eu já sabia sobre a linha do mesmo que iam alternando entre passado e presente. Mas o livro n fica atrás não, achei bem parecidos

Bééé! 19/11/2020minha estante
acho que é porque eu sou suuuper fã dos livros, então qnd assisti a série eu fiquei super decepcionado, já que eu esperava terminar a série em uns dois dias e acabei demorando meses pra terminar

Lidiane Batinga (Me serve um livro) 19/01/2022

Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz? As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.

Gabs 14/01/2022

Apenas uma palavra PASMEM
Confesso que no início fiquei meio confusa, por ser uma escrita diferente, mas ao decorrer da leitura tudo foi se esclarecendo e eu tô AMANDO????

IzaBrum 13/05/2020

Que escrita..
Como qualquer um, uma leitura imersiva te faz entender, viajar e amar muito mais um livro. Em The Witcher esse tipo de leitura não é opcional, é necessário, até pra você conseguir entender o Conto, imaginar a história e até supor o ?futuro? dos personagens. A escrita do autor, é PERFEITA. Ele é bem detalhista, em tudo! Você consegue imaginar a cadeira que o personagem está sentado kkkk, e nesse livro a forma como a história é contada, nos tempos passado e presente, é muito boa. Geralt é aquele famoso calado debochado, as ironias dele no livro e até a impaciência com Jaskier, me fizeram gargalhar, até pq em regra, Geralt é muito mais paciente que tudo. Pra quem gosta do gênero, indico super.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 19/03/2020

Já Li
Depois de maratonar "The Witcher" da Netflix, fiquei morrendo de curiosidade de ler os livros que inspiraram a série. Assim, nesta resenha, falarei sobre o primeiro volume da saga do Bruxo Geralt de Rívia, "O Último Desejo" de Andrzej Sapkowski.

Antes de tornar-se escritor, o polonês Andrzej Sapkowski era representante de vendas e formado em Economia. Começou fazendo alguns trabalhos de tradutor de ficção-científica e, então, descobriu-se apaixonado pela literatura.
A Saga do Bruxo Geralt de Rívia começou a ser escrita por ele em 1992, na época publicada apenas na Polônia, e foi finalizada em 2013, com o oitavo livro, mas a idéia toda de Geralt surgiu a Sapkowski no meio dos anos 80, quando ele ganhou um concurso de contos fantásticos em seu país.
A saga acontece em um continente sem nome. Após um período de guerra entre elfos e anões, os anões recuaram para as montanhas e os elfos se estabeleceram nas planícies e florestas. Os colonos humanos chegaram, iniciando uma série de guerras, e se tornaram dominantes. As raças não humanas, agora consideradas cidadãos de segunda classe, costumam viver em pequenos guetos dentro de assentamentos humanos.
A maioria das regiões do sul do continente foi tomada pelo Império Nilfgaard; o norte pertence aos reinos do norte fragmentados. A saga ocorre após a primeira grande guerra entre o Império Nilfgaard e os reinos do norte, com uma segunda guerra começando no meio da série.

Geralt, o personagem central, é um bruxo. Logo depois de nascer, a mãe de Geralt, Visenna, o dispensou para receber treinamento e se tornou um bruxo em Kaer Morhen. Geralt sobreviveu a numerosas mutações, graças às quais adquiriu habilidades físicas e mentais sobrehumanas. Ele resistiu às "mudanças" melhor do que a maioria, o que encorajou seus fabricantes a realizar procedimentos experimentais ainda mais perigosos, fazendo-o perder toda a pigmentação do corpo. Por causa de sua pele clara e cabelos brancos, ele também é conhecido como "Gwynbleidd", o Lobo Branco.

"O Último Desejo" contém seis contos sobre Geralt e farei um brevíssimo resumo de cada um:
A Voz da Razão: mostra como a sociedade reage aos bruxos e ao fato de que eles ganham dinheiro caçando monstruosidades. Geralt, embora estivesse exilado no Templo de Melitele, é confrontado para um duelo com anões.
O Bruxo: Geralt se encontra com o rei de Temeria, Foltest, para curar a filha do rei de uma maldição que a transformou em uma striga, que agora aterroriza a cidade, por uma recompensa valiosa. Para quem assistiu à série da Netflix, vai perceber que há um episódio inspirado neste conto.
Um Grão de Verdade: Geralt se mete em uma complicada história de amor entre duas criaturas e, ao final da luta, ele liberta uma delas, que volta a ser humana.
O Mal Menor: Na véspera de um festival, Geralt chega à cidade de Blaviken com uma carcaça de monstro a reboque. Ele procura Caldemeyn, o vereador da cidade, para tentar obter uma recompensa por matar o monstro. Caldemeyn recusa, mas um de seus guardas menciona que o mago da cidade pode encontrar valor nele. Quem assistiu a série também vai perceber que este conto é um dos episódios da primeira temporada.
Uma Questão de Preço: Geralt, que é oficialmente convidado para a festa como o senhor Lord Ravix de Fourhorn, senta-se ao lado da rainha Calanthe, mas ainda não foi informado qual é a razão do seu convite. Durante o jantar, ele tem uma longa discussão com a rainha sobre como ela vê bruxos, o que ela acha que é a profissão deles, e se ela o convidou pelas razões certas. Aqui temos a cena do casamento de Pavetta com o Ouriço e a tal Lei da Surpresa, que ninguém parece entender muito bem como funciona. Está lá na série, também.
O Fim do Mundo: Quando Geralt encontra o gênio e a maravilhosa Yennifer. O conto também foi transportado para a série.

Geralt é apresentado como um protagonista sólido e já desenvolvido; ou seja, do começo ao fim, independente do conto, o bruxo tem uma identidade bem definida e não parece estar disposto a mudá-la. O leitor já sabe que ele considera como amigo apenas o bardo e que tem um amor mal resolvido por Yeniffer, mas ainda não existem pistas de seu passado ou do desenrolar de seus relacionamentos anteriores.
Além disso, é difícil entender a sociedade e o contexto da saga sem conhecimento prévio. Como eu já tinha assistido a série e lido muitos artigos na internet, consegui apreender várias coisas do texto de Sapkowski mas, de outra forma, acho que eu teria ficado perdida na narrativa.
No geral, é um livro que entretém. Há alguns elementos épicos de fantasia que me soaram um pouco genéricos (especialmente o sexismo da sociedade). Os diálogos tinham muita exposição e variavam bastante em tom, mas pode ser que algo tenha se perdido na tradução do polonês. A mitologia é ótima e abre alguns grandes mistérios para a série.
Senti falta de maior presença de Yennifer que, para mim, na série, é o ponto alto da saga, mas saber que ela existe na trama me deixou curiosa e motivada a continuar lendo os próximos livros.
É uma leitura que eu recomendo parcialmente. Acho difícil engajar nela se não houver um interesse prévio pelo universo de Geralt mas, se este interesse existe, o livro não decepciona.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2020/03/ja-li-112-saga-do-bruxo-geralt-de-rivia.html
viquis 19/03/2020minha estante
Os livros dessa saga são ótimos. O que mais me deixou decepcionada relacionado a série foi a atriz que interpreta Cirilla. Nos livros ela é tão forte, e na série a atriz não passa essa imagem.

Joao Vasconcelos 22/01/2022

Geraldão
Diálogos cômicos e lutas de tirar o fôlego.
________________________________________________________

Grishaverso's version 09/07/2022

??? "- [...] Sou Geralt de Rívia...
... também conhecido como Carniceiro de Blaviken." ??

Não foi o que eu esperava. Comecei esse livro porque amei a série, absolutamente tudo naquela série é perfeito e o livro não supriu as minhas expectativas, o que foi muito diferente, porque o livro, na maioria das vezes, é sempre melhor que a série.

Não desgostei do livro, mas também não amei, ficou no meio termo por uma única razão: a leitura não fluiu.
Amei mesmo todos os contos, todos os problemas apresentados e as soluções, mas a leitura não fluiu, em pouco momentos talvez tenha tido um embalo, mas aí parava, pra mim, foi uma leitura parada e chata, pior que alguns paradidáticos que eu fui obrigada à ler. Não sei o que aconteceu por que a escrita do autor é boa pra mim, os contos são bons, meus preferidos são: O mal menor, Uma questão de preço e Os confins do mundo, tinha tudo para ser um livro perfeito pra mim e não foi, não sei se eu estava em uma ressaca literária ou se o momento que escolhi não foi bom... Não sei.
Fiz uma pausa, li dois livros entre ele e cheguei a pensar em largar MUITAS vezes, apenas não larguei porque já estava em 55%, nadar e nadar pra morrer na praia, não dá certo. Também porque o meu amor, Jaskier, apareceu... Assim como a lenda, Yennefer de Vengerberg.

Eu recomendo, leia e tire suas próprias conclusões, até porque não é um livro ruim.