O Rojão Notável

O Rojão Notável Oscar Wilde

Resenhas - O rojão notável

c a r o l 19/06/2023

"RUIM e SUBLIME soam bem parecido...
Na verdade, quase sempre são a mesma coisa."

A história parece ser bem bobinha e engraçada no início, mas conforme avança vai ficando explícita a crítica do autor à aristocracia. Isso foi genial!

O nosso "querido" Rojão vai criando novas realidades e significados para satisfazer o seu ego. Ri muito da suas falas sem noção e fúteis. Suas atitudes me lembraram de alguns conhecidos e dessa geração de influencer's que vem aparecendo por aí. O final é divertido e com uma boa moral subentendida.

" ? Vejo que você pertence às ordens inferiores. Uma pessoa de minha posição nunca é útil. Temos certos talentos, e isso é mais do que o suficiente. Não tenho qualquer simpatia por nenhum tipo de atividade, menos ainda para aquelas que você parece louvar. Na verdade, sempre tive a opinião de que o trabalho duro não passa de refúgio para as pessoas que de fato não têm nada para fazer."

Ana 21/04/2022

As estrelas que queimam primeiro ?
Típica crítica sobre um espelho da realidade na qual só reflete o lado da personificação do egoísmo.
Wilde sabe falar com alma e com poucas páginas, ele transparecer uma mensagem necessária sobre quão irrelevantes somos enquanto só, nos perdemos de nós mesmo.

Nise 30/07/2022

Criativo e crítico
É um conto interessante, típica fabula que poderia vir com uma lição de moral no fim. Foi uma leitura rápida e fluida, agradável, com um impacto leve. Uma boa história para crianças

Rosana Miyata 20/07/2022

Mais um conto da Sociedade das Relíquias Literárias da Wish (assinatura do Catarse), também relacionado aos contos de fadas. Bem rápido e gostoso de ler, com aquela moralzinha no final.

Kauana.Palma 22/04/2022

Conto curtinho e super divertido. Nos traz a reflexão de nosso papel na vida e como nos relacionar com os demais.

Bruna 06/04/2023

Eu amei o Fantasma de Canterville, e vim pra esse conto esperando algo na mesma linha
Estava errada mas como é bom!
Vibe fábula, com uma lição de moral entregue de uma forma bonita.
Favorito, com certeza.

Aline.Robles 15/04/2022

O Rojão Notável
Qualquer lugar que você ame lhe passa a ser o mundo!

O que é uma pessoa sensível? ? perguntou o petardo à vela romana. ? Uma pessoa que, por ter calos próprios, sempre pisa no pé dos outros

Conversa! ? disse o rojão. ? Você falou sozinho o tempo inteiro. Isso não é uma conversa. ? Alguém tem que escutar ? respondeu o sapo. ? E gosto de ser o único a falar. Poupa tempo e evita discussões.

Loba Literária 21/04/2022

Engraçado e divertido. Oscar Wilde mostrando a que veio. O personagem do Rojão e os outros são ótimos.

@Mihleituras 08/09/2022

Achei um ótimo conto, que poderia se tornar uma fábula, com a lição de moral no final. Quem muito se vangloriar, nada tem.

? Viajar aperfeiçoa a mente maravilhosamente e acaba com todos os preconceitos de uma pessoa.?

Ohaninha 09/10/2022

Muito criativo
Oscar Wilde consegue fazer uma crítica social e trazer uma lição de moral com uma história de um mero rojão. Me surpreendeu positivamente, eu me diverti com a história e pasmem? chorei! Hahaha valeu a leitura.

Dri 07/09/2022

Oscar Wilde versão conto de fadas
Um conto delicioso, de rápida leitura, que Oscar Wilde escreveu para seus filhos. A crítica social está presente e a mim parece que o Rojão personifica a inutilidade e arrogância da aristocracia. Recomendo muito a leitura.

MariBrandão 28/04/2022

Editora Wish sempre trazendo ótimos contos!

Nunca pensei em ler nada sobre rojões, porém, aconteceu, de maneira bastante divertida.

O rojão notável todo egoísta, egocêntrico, narcisista...cheio de si... vai ser meu novo Alecrim Dourado.

hagabrielah 01/12/2022

Esse conto foi super rápido de ler e também foi meu primeiro contato com um trabalho do Oscar Wilde. Gostei muito da ironia que ele utilizou na história, fiquei com vontade de ler mais textos dele.