Graça fatal

Resenhas - Graça Fatal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@emcadacapa 13/09/2023

Mistério bem levinho...
Mais um mistério para o Inspetor Gamache resolver, dessa vez o assassinato de uma mulher cruel e que, pelo que parece, era mal vista por todos.

?Pessoas perturbadas a ponto de causar tanto sofrimento levavam uma vida cheia de segredos e inimigos.?

Já tendo lido o primeiro livro, você sabe mais ou menos o que esperar, porém aqui Louise Penny conseguiu me surpreender um pouco mais. O crime de fato só acontece por volta da pagina 70, antes disso vemos como os outros personagens enxergavam CC de Poitiers, a vítima.

O ponto que me fez gostar da escrita da autora ainda está aqui, o quão leve o livro é, mesmo se tratando da investigação de um crime. A ambientação no vilarejo de Three Pines, o período do ano com neve... tudo deixa a leitura bem fluida.

Aqui além do assassinato principal, Gamache também investiga um outro crime, que talvez tenha ligação ou não com o de CC.

Mas, dessa vez eu consegui (uma salva de palmas por favor), a pessoa que achei ser a culpada se mostrou sendo realmente a culpada. São raras as vezes em que isso acontece.

No geral, é um bom livro, com bons momentos de alívio cômico, possui um ar de familiaridade quando você lê em sequência, pois se passa no mesmo vilarejo e com os mesmos personagens em sua maioria. Estou bem ansioso pelo terceiro, já que tivemos alguns pontos não concluídos.
Nicole673 13/09/2023minha estante
Qual é o primeiro

@emcadacapa 13/09/2023minha estante
@Nicole673 o primeiro é Natureza-Morta

Ju_Brandao 12/02/2024

Graça Fatal: Um mistério bom, com um começo fraco.
Essa obra foi uma montanha-russa de emoções, ou seja, teve momentos ótimos, mas teve momentos chatos.

O mistério em si é ótimo, achei muito interessante a forma como a vítima foi assassinada. Vale ressaltar, que gostei dos novos personagens, e conseguir descobrir quem era o assassino no meio do livro, já que, estava bem óbvio.

O grande problema da obra é o seu começo, demorou para o livro conseguir me cativar, a narrativa é lenta e um pouco desinteressante. Só do meio para o final que tudo fica mais emocionante. Vale ressaltar, que não curti muito o incêndio que se iniciou na casa de um dos personagens, achei a cena chata e desnecessária.

Geralmente, livros de mistério, eu leio muito rápido, mas esse eu demorei duas semanas, já que, peguei uma ressaca no meio da obra. No geral o livro não é ruim, mas ele não é perfeito. É bom para quem se apegou ao primeiro livro, e quer conhecer mais sobre Tree Pines (a cidade fictícia do livro), seus habitantes e um pouco mais sobre o Gamache.
LarissaMelox 21/02/2024minha estante
Nossa, falou tudo. Também peguei uma ressaca enquanto fazia a leitura, mas consegui finalizar e valeu a pena.

Mari Pereira 03/06/2022

Acompanhar as investigações do Inspetor Gamache segue sendo um passatempo divertido.
O livro dois trouxe mais profundidade para os personagens, mostrando facetas pouco exploradas no livro anterior. Achei isso bastante interessante.
Também achei que o local foi melhor explorado, com todas as dificuldades de um inverno no Quebec.
Mal posso esperar o livro 3.

Mirian.Lima 13/06/2022

Eita
Que mulher ruim, que vontade de dar uns tapas nela, ainda bem que ela morreu, pena que o assassino tenha sido. . . Mas o livro no tido vale a leitura, só não recomendo lê no inverno, pq o frio entra na sua alma.

Jaque - Achei o Livro 18/06/2022

Nesse segundo mistério do perspicaz inspetor Gamache, vamos voltar ao pequeno vilarejo de Tree Pynes dessa vez para solucionar o assassinato de CC de Poitiers. Ela foi eletrocutada em frente a todos os moradores da vila enquanto assistia ao torneio anual de curling. Por incrível que pareça ninguém viu ou percebeu nada. E pior ainda, ninguém parece se importar com essa morte trágica, nem mesmo seu marido e sua filha.
CC era uma mulher insuportável e logo nas primeiras linhas do livro você já nota isso, o que já é o suficiente para a gente odiá-la.
Ela era uma moradora recente em Tree Pynes, estava lá há apenas um ano e então quem poderia tê-la matado?

Achei esse crime bem mais intricado que o primeiro e apesar de ter desconfiado desse culpoado, não cheguei a formular uma teoria. Apenas me deixei levar pela narrativa leve e fluída da Louise Penny.
Gostei muito do livro mas tenho uma preferência pelo primeiro, acho que me envolveu mais.

De volta à Tree Pynes e seus moradores tão peculiares, ao cenário nevado e tão bem descrito que chega a transportar o leitor para dentro do livro.
Recomendo mais essa leitura aos amantes do gênero, sem restrições.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/06/graca-fatal-louise-penny-inspetor.html

Fernanda.Bertolli 03/07/2022

GRAÇA FATAL
Mais um caso para o inspetor Gamache.
Um café comunitário, um jogo entre amigos?
Um assassinato bem elaborado, numa cidadezinha pacata e amigável.
Quem matou CC de Poitiers?
Quem é CC de Poitiers?
Tendo a neve como companhia, os policiais da polícia de Quebec devem descobrir o que realmente aconteceu no passado e no presente de Three Pines.

Vanessa647 03/08/2022

Para quem ama um mistério
Segundo livro de Gamache e estou a cada livro mais encantada com a série.
Para quem gostaria de morar em Three Pines, cuidado. Pode ser uma cidadezinha dos sonhos, mas mistérios permeiam suas esquinas.
A morte, dessa vez, não foi sentida por ninguém. CC de Poitiers não era a pessoa mais amada do local. Ah, vamos falar sério, ninguém a suportava.
Infelizmente, bons ou maus, todos os crimes devem ser desvendados, e quem chamam? O magnífico inspetor da Surete, monsieur Gamache.
Como sempre são histórias intrincadas, e fazem total sentido no final. Há os personagens que amamos, há os que nem tanto. Dessa vez, assim como da outra, meu personagem pedra no sapato é Nichol. Simplesmente não rola para a minha pessoa, mas reencontrei outros que amo muito, como Myrna, Clara, Peter, Gabri, Oliver e Ruth.
A nota dessa vez é 4,5 (não consegui dar o meio), mas só porque matei quem era culpado no meio do livro.

site: www.instagram.com/vanessarthiago

Minha Velha Estante 10/08/2022

Confesso que não imaginava que Three Pines poderia guardar ainda mais segredos!!! Eita vilarejo complicado!

O inspetor Gamache investiga um caso nada convencional: a morte de uma mulher que foi eletrocutada durante um jogo onde toda a cidade está reunida. Hein???? Isso mesmo, caro leitor.

CC de Poitiers, uma nova moradora de Three Pines, antipatizada por muitos, parente de uma antiga moradora da cidade e com a vida recheada de segredos, é vítima de um assassinato frio e perfeitamente calculado. Com uma fila interminável de suspeitos, afinal, vários locais teriam bons motivos para desejar a morte de C. C., Gamache terá bastante trabalho para desvendar esse novo mistério, principalmente quando ele já fez bons amigos na comunidade.

Louise Penny traz uma narrativa diferente pra apresentar a solução de mistérios mas sem perder a mão. Com uma história focada mais nos personagens, quem eles são e já foram, suas relações e sentimentos, ela consegue tecer um quebra-cabeças da investigação fazendo com que Gamache e sua incrível capacidade de percepção e análise da personalidade do ser humano, desvende esse mistério de uma maneira inusitada.

Mas não é só de mistérios que essa história sobrevive. A história aborda temas delicados como a solidão, a criação de filhos, o amor próprio e a fragilidade da sanidade humana. O leitor que é fisgado pela promessa do suspense acaba se deleitando com uma análise da vida cotidiana.

A narrativa de Louise Penny é deliciosa de ser lida e eu simplesmente devorei esse livro. E vejam bem, é um livro essencialmente de personagens. Cada um deles, do seu jeito, vai tomando conta de nós, leitores, e logo já somos íntimos e acompanhamos suas rotinas de vida. Talvez esse seja o ponto mais alto e de maior qualidade da série. Penny deu vida à uma cidadezinha e à pessoas adoráveis e nós acabamos sentindo vontade de morar e conviver com eles. E assim nos entregamos às peripécias de Gamache e sua equipe em busca de desvendar o mistério da morte de CC. E você, já se rendeu ao Inspetor Gamache???

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2022/07/graca-fatal-louise-penny.html

Queila 12/08/2022

A autora não decepciona neste enredo e mais uma vez a vida em Three Pines tem uma reviravolta emocionante. Adorei.

Ju 23/09/2022

Simplesmente perfeito! Esse mistério me encantou e desafiou ,amo a escrita dessa autora. É envolvente e intrigante. Que mistério! Fiquei presa nele do início ao fim. Como foi bom participar de toda essa investigação com o inspetor Gamache, virei fã desse personagem. Meu Deus, fiquei muito surpresa em saber quem era o assassino. Imaginei ser outro. Não gosto dessa agente Nichol , ela será problema mais pra frente. Mas amo essa cidade e todos esses moradores. Dá vontade de morar num lugar assim.

DeiaMolder 01/10/2022

"Toque isso sinos que ainda puder
Ofereça o que tiver para ofertar
Há uma fenda em todo lugar
É o que deixa a luz entrar."

Vamos lá.....

?Dois assassinatos, uma morte acidental, segredos, fantasmas do passados querendo vir à tona, o inspetor - chefe Armand Gamache e sua equipe e os moradores de Three Pine, uma cidadezinha do Quebec.
?Devo confessar que comecei a ler pensando que a autora usaria uma fórmula que tornam os livros de personagens fixos privisíveis e enfadonhos, mas me surpreendi. ? A história começa entregando nosvos e velhos personagens e o começo da trajetória da trama.
?Senti muito frio, estava em pleno inverno no Quebec. Com temperaturas negativas que ajudaram para que história ficasse mais intrigante. ?
? Há também uma linha do tempo que une os livros e que envolve o inspetor Gamache e sua equipe. Um fantasma ? do passado servirá de motivação para uma conspiração.
?A grande maioria dos personagens são do livro anterior, Natureza Morta, com a adição de uma nojenta, um patético, uma pobre menina, um perdido, um policial fofo, que surpreende
e três vovós fofas também.
?O gênio do mal não é mal, mas é gênio. ?
?A leitura é prazerosa, com as palavras correndo diante dos olhos. Tem algumas cortinas de fumaça, fazendo com que nos perdamos em acertar o final.

"Se viver significa crescer em todas as direções, tudo bem."

Filipe_mott 30/05/2024

Devagar e sempre
Uma história excelente com um desenvolvimento lento. Esse é um livro pra ser apreciado em um dia chuvoso.

Louise Penny conseguiu escrever outro mistério gostoso de ler, onde cada capítulo é fundamental pra o avanço da investigação. Aqui nós conhecemos a fundo os personagens, seus medos, seus sonhos, suas qualidades e seus defeitos. É uma história inteligente e bem construída nos detalhes, que permitem ao leitor mais atento descobrir o culpado (eu descobri).

Pra quem puder, recomendo a leitura em inglês pra entender a sutileza e a genialidade da autora, porque os detalhes idiomáticos (trocadilhos, acrônimos, fonemas, etc) não causam o mesmo efeito no leitor de outros idiomas. Inclusive, quem traduziu teve muito trabalho, porque um elemento importantíssimo da história fazia muito mais sentido em inglês.

Por fim, recomendo esse livro pra quem gosta de investigação e não se importa com o ritmo da narrativa, já que o começo é arrastado. Têm muita interação legal entre os personagens e muitos personagens, e isso não foi um problema pra mim. Vale ressaltar também o inspetor Gamache, que é um personagem cativante. Espero ler mais casos dele junto com o seu fiel escudeiro Beauvoir.

Sandra 16/10/2022

Setembro 2022 bom
O mesmo detetive , na mesma cidadezinha do livro natureza morta. Personagens fofos, cidade alegre bonita acolhedora.
Assassinato, mistério e o detetive esperto.
Boa leitura

Karen 20/10/2022

Segundo livro que eu li da autora. Muito bom , os meus personagens queridos e o suspense vai até o final do livro!

Letícia 23/10/2022

É Natal em Three Pines!

Tempo de paz, amor de estar junto com quem amamos, comprar presentes, jogar curling e no meio do maior festejo da cidade, na frente de todo mundo: um assassinato.

Como assim? Quem teve essa audácia de assassinar alguém na frente de tantas testemunhas sem ser visto? E não foi um assassinato comum, foi muito bem planejado durante o maior festejo de Natal da cidade, uma partida de curling.
“Era quase impossível eletrocutar alguém, a menos que você fosse o governador do Texas. Fazer isso em um lago congelado, na frente de dezenas de pessoas, era loucura. Alguém tinha sido insano o suficiente para tentar. Alguém tinha sido brilhante o suficiente para conseguir.”

Esse é o segundo livro da série Inspetor Gamache, você pode conferir a resenha do livro um, Natureza Morta, aqui. Entretanto não tem nenhum problema ler fora de ordem, todos os livros tem um caso único e resolvido no próprio livro. Os livros do Gamache fazem parte da coleção Mistérios em série, que são livros para ler sem medo, com investigações sem mortes macabras ou muito sangue.

E a pessoa que foi assassinada é ninguém menos que CC de Poitiers, entre todas pessoas que a conheceram, nenhuma delas gostava dela. Ela era o tipo de pessoa que quando chegava acaba com o clima, deixava todo mundo incomodado, se achava superior e não tinha pudor nenhum de dizer isso, além de esnobar todos ao seu redor. Bem, o fato é que, suspeitos não faltam. É mais fácil perguntar quem não queria matar CC de Poitiers.

Gamache então é convocado. Ele e sua esposa estão fazendo algo que fazem todo Natal: investigar casos não solucionados (cada um com suas esquisitices, né não). Ele se depara com um caso que o deixa cheio de questionamentos: a morte de uma moradora de rua, a Elle. Quem iria assassinar uma bondosa senhora, que nunca fez mal a ninguém? Ele se questionava e algo o dizia que tinha mais ali.

Logo no início do livro somos apresentados a CC, ela havia acabado de lançar um livro sobre sua própria filosofia de vida e estava preparando um outro mega lançamento, ela se achava muito superior aos moradores de Three Pines e a gente fica se perguntando o motivo que fez ela comprar uma casa lá e se mudar com sua família. E falando da sua família, seu marido era um inventor que nunca havia inventado algo de fato útil e rentável, e sua filha, além de sofrer bullying na escola, também era constantemente humilhada pela própria mãe.

Conforme vamos lendo, chega num ponto que até nós mesmos viramos suspeitos, que pessoa insuportável e totalmente estraga prazeres era a CC!

O fotografo, Saul, quem a CC havia contratado para que ele fizesse registros de seu novo projeto, com quem ela tem um caso extraconjugal, a odeia e fica vendo os piores ângulos dela para fazer as fotos, seria ele o assassino? A lista só vai aumentando.

Os moradores, que foram apresentados no livro anterior estão de volta:

🌲Clara e Peter: o casal que ajudou Gamache no caso anterior novamente vai ser de grande auxílio, já que eles, sem saber possuem uma peça chave para desvendar todo o mistério. Tanto Clara quanto Peter são artistas, mas apenas o trabalho de Peter é reconhecido, Clara sonha em expor sua arte em grandes galerias. Ela ouviu CC falando mal de seu trabalho e ficou triste demais.

🌲Ruth: a escritora rabugenta, que acabara de lançar seu livro, estou bem DEMAIS, será mesmo? Ela julgava muito o livro que CC tinha lançado, já que nada fazia sentido nele.

🌲Mãe Bea: a guru de Three Pines, que tem um estúdio muito good vibes e outras duas melhores amigas, também senhoras e velhas moradoras de Three Pines. Mãe Bea ficou muito estressada depois de saber que CC usava mantras sem nem ter noção do que falava.

🌲Myrna: que sempre ajuda todo mundo e é amiga de todos, é dona da livraria da cidade, será que é apenas uma alma bondosa mesmo?

🌲Gabri e Oliver: o casal que tem uma pousada e um bistrô e sabem sempre de tudo que está acontecendo na cidade.

E na polícia também temos rostos conhecidos, o principal é o retorno da Agente Nichol, com quem Gamache teve um desentendimento e quem ele não conseguia confiar, será que vai dar certo? O pior é que Gamache acredita que mandaram ela de volta como uma forma de punição devido a um caso antigo e mal resolvido que vamos descobrindo ao longo das páginas.

E novamente lendo esse livro, eu me senti como num jogo de tabuleiro, os primeiros capítulos vão nos dando pistas, apresentando personagens e aos poucos as peças vão se juntando, vamos criando teorias até tudo ser desvendado, quando as peças vão se juntando é impossível largar o livro.

Quando a Gamache descobre que o livro da CC tem o mesmo nome do estúdio da Mãe Bea, ele fica muito intrigado, será apenas uma coincidência? E a forma que ele investiga envolve muito a observação. E o contexto do crime envolve tantos detalhes que faz com que a equipe policial precise tanto investigar lixeiras quanto ter aulas de História.

O mais legal dos livros do Gamache, agora após ler o segundo, posso afirmar que sempre teremos muitas reflexões nas páginas, seja morais, religiosas, históricas. Ninguém é totalmente bom ou mau e Louise Penny através do Gamache consegue explorar muito bem todas as camadas que envolvem um ser-humano.

“Porque Armand Gamache sabia algo que muitos de seus colegas nunca entenderiam: assassinatos são profundamente humanos, tanto o assassino quanto a vítima. Descrever o assassino como um monstro, um ser grotesco, era dar uma vantagem injusta. Não. Assassinos eram humanos, e na raiz de cada assassinato havia uma emoção. Deformada, sem dúvida. Distorcida e feia. Mas uma emoção.”

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2022/10/resenha-graca-fatal-louise-penny.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5