O Legado de Chandler

O Legado de Chandler Abdi Nazemian

Resenhas - O Legado de Chandler

Lucas 28/05/2022

abandonado!
infelizmente não finalizei a leitura, mas mesmo assim quis deixar alguns pontos registrados aqui.

acredito que o autor se perdeu na quantidade de temas que decidiu abordar, o livro apresenta muita representatividade (o que, obviamente é uma coisa boa), mas achei superficial e senti falta de um aprofundamento maior.

os personagens falam (e repetem) sobre o que eles sentem e quais são as problemáticas de cada um, mas não nos dizem de fato como ou porque se sentem desse jeito, o que deixou a leitura apática e não consegui me apegar a nenhum deles.

outro ponto que me incomodou foi o fato de que ele estão em um clube de escrita, mas até onde li não tivemos acesso a nada que eles escreveram de fato e como o livro é em terceira pessoa, senti falta de enxergar os pontos de vistas e percepções dos personagens.

além disso achei a criação/interação dos cinco meio caricata e bem clichê em alguns momentos, a narrativa me lembrou o filme "O clube dos cinco" por ter um personagem pra representar cada um dos esteriótipos mais famosos em tramas que acontecem em escolas, a diferença (e parte boa) é que pelo menos nesse livro existe uma representatividade gigante, o que deixa um pouco menos clichê.

também senti falta de uma motivação pra continuar lendo, cheguei na metade e parecia que os personagens só estavam "ali" e nada acontecia pra movimentar a história - o que não seria um problema se eu tivesse me apegado a eles, mas não foi o caso.

e por fim, dei uma pesquisada sobre o final do livro pq fiquei curioso pra saber como terminava e confesso que tô feliz que abandonei kkkk, alguns spoilers que eu vi sobre o final só reafirmaram que eu realmente não iria gostar e ainda tinha grandes chances de eu virar o coringa lendo um acontecimento e as atitudes de alguns personagens sobre isso.

é isso, talvez só não seja pra mim ??
alyssfolk 28/05/2022minha estante
eita eu queria mt ler ;(

Beatriz3164 29/05/2022minha estante
Que tristeza, já tinha colocado na lista pra comprar :(

Mari Guerra 30/05/2022minha estante
Eu também não consegui terminar o livro (porém não avancei tanto quanto você). É curiosa a comparação com Clube dos Cinco, pra mim o círculo pareceu forçar muito uma Sociedade dos Poetas Mortos. Eu parei na primeira reunião e parecia que, a qualquer momento, alguém ia subir na cadeira e gritar Oh Captain, my Captain.

jujuliana 05/06/2022minha estante
meu deus que eu acabei de colocar no meu ?quero ler? por causa do seu video e venho aqui e ta abandonadoKKKKKKK

Dayvid.Henrique 09/12/2022minha estante
Eu acabei de terminar, porque tô tentando não abandonar livros kkkk e você descreveu tudo que eu senti

natsukashiii 01/01/2023minha estante
cara eu vou ler só de raiva porque paguei caro nesse livro espero não coringar na metade

Dayvid.Henrique 20/01/2023minha estante
E ae amg leu?

natsukashiii 21/01/2023minha estante
eu li umas 15 páginas e bateu uma ressaca literária ? vou tentar ler mais e postar histórico de leitura se quiser ver no meu perfiljdkdjdjkd

Lupaduap 14/02/2023minha estante
Caraca, ganhei esse livro hoje e vim no skoob pesquisar sobre ele
E agora ? Kkkkkk não gostei sksksk

vit 21/06/2023minha estante
eu concordo demais!! estava mt empolgada no começo e do nada tudo só sumiu e desandou muito, ou melhor, se perdeu

Let 06/05/2022

A verdade liberta?
Eu nem sei como começar? eu estou fascinada por essa história. Eu adoro a ambientação de colégio interno, mas o que eu mais gostei foi toda a representatividade aqui: protagonista lésbica, gay e bissexual. E racial também: temos uma protagonista indiana-americana, um irariano e um filho de brasileira e cubano. E nós vemos a cultura deles no livro, sabe? Não é uma representação jogada só por cota (OBRIGADA SENHOR), até por o autor ser iraniano

Mas os protagonistas são muito mais que isso: temos o ponto de vista dos 5 e todos tem uma história bem desenvolvida, com ambições e medos. 5 alunos TOTALMENTE DIFERENTES, mas que depois de entrarem pra um clube de escrita super seleto, percebem que tem mto em comum, principalmente vivências violentas com o colégio interno, extremamente elitista e preconceituoso

Eu amei como o enredo não é mirabolante: são alunos tentando se encaixar, tentando sobreviver o ensino médio, algo que todos podemos nos identificar. Mas, ao mesmo tempo, tem algo mto maior, e ai entram todas as críticas sociais

O CUIDADO que o autor teve ao trabalhar gatilhos como homofobia, racismo, xenofobia, assédio sexual e bullying me tocou mto. É esse o jeito responsável de tratar esses temas numa obra jovem adulta, pra que a vítima não sinta culpa. Ainda assim não foi fácil ler algumas cenas? então considerem isso antes de ler

Eu nem sei o que mais dizer: eu to mto SURPRESA com o que o livro entregou. Só não dei 5 estrelas pq senti que faltou desenvolver mais o final. Terminou meio do nada, mas todas as perguntas principais foram respondidas, então é mais a curiosidade pra saber todos os detalhes mesmo
Kaillanny.Fontana 15/05/2022minha estante
Aiii, obrigadaaa por esse comentário. Só de ler me inspirou a ler o livro, já até amei essa representatividade de outras culturas e etnias.

Natthy 22/05/2022minha estante
Estou amando ler esse livro , pena que ainda pessoas tem preconceito né .

Natthy 22/05/2022minha estante
Amoo esses tipos de leituras com questões que nos levem a refletir sobre as diversidades religiões, culturas diferentes e amores do mesmo sexo . Vocês não acham ?!

Thiago Neiva 10/08/2022

O círculo de Douglas
Imagina se esse livro se chamasse assim? Não seria chamativo, né? O Legado de Chandler é muito mais chamativo, muito mais impactante.

E foi exatamente isso que o livro causou em mim (e tentou causar em outras partes, sem sucesso). 5 alunos de um instituto foram escolhidos para o Círculo, basicamente uma atividade extracurricular de escrita.

O livro não prometeu nada (juro que li somente pela capa e pela vibes sociedade dos poetas mortos), mas entregou muito! Eu amei cada personagem e o que cada um representa, JURO, esse livro é REPLETO de representatividade! A cada capítulo o foco vai mudando entre esses 5 jovens, cada um tem sua própria história, seus medos, seus receios e suas dificuldades. E nós como leitores acompanhamos como cada um vai lidando com tais problemas.

O livro aborda muitos temas pesados, como bullying, violência, abuso sexual e abuso de poder. Porém o autor não detalha muito, isso ajuda, mas não torna o assunto menos pesado. Então fica o aviso.

Assumo que talvez tenha me apegado a mais pelo livro por conta do tema escrita, já que sou escritor e me AMARRO nesses assuntos. Só não dei 5 estrelas porque acho que poderia ser muito mais profundo e bem explorado, mas sinto que o autor só queria chegar até esse ponto, então tá tudo bem.

RECOMENDO MUITO!

resenhasdajulia 01/06/2022

Na Academia Chandler, cinco adolescentes são convidados para fazer parte do Círculo, um grupo de escrita exclusivo, e muito cobiçado, coordenado pela professora Douglas.

Beth é uma local que não consegue se enturmar; a única coisa que Sarah deseja é esquecer os traumas de seu passado; Ramin é iraniano e fugiu da homofobia em seu país, mas agora está sofrendo bullying na nova escola; Amanda é muito rica, filha de pais famosos, e Freddy é um atleta com muito talento, mas que não sabe o que quer para a vida.

O que eles têm em comum além da escrita? Nada, mas isso não os impede de se tornarem amigos.

Através do que escrevem no Círculo, eles vão revelar vários segredos e traumas relacionados à Academia Chandler.

Foi meu primeiro contato com a escrita do autor e eu adorei, achei fluida, mas senti falta de algumas coisas, principalmente de ler o que eles escreviam. Me apeguei aos personagens, mas isso teria eu feito eu me conectar mais ainda com a história.

Além disso, senti que o autor quis abordar tantos temas ao mesmo tempo, que faltou aprofundá-los.

No geral, achei que faltou um desenvolvimento maior, mas achei um ótimo livro!

i.need.books 14/12/2022

Merece a fama que tem
Leitura fácil. Aborda vários temas importantes e sabe tratar deles muito bem. Adorei os personagens e me apeguei muito facilmente a história. Sem dúvidas, recomendo.
Jamilly 14/12/2022minha estante
Quero muito ler esse!

Cristiane 14/04/2023

O autor se perdeu demais...
Foi uma leitura bem ok, nada demais... Nada de surpreendente ou empolgante.
No início, estava empolgada para ver no que ia dar, já que me apaixonei pela capa do livro?, e pela ideia de que seria um clube de escrita e tal.
Mas acontece que isso é o que aparece de menos em todo o livro.
Achei que teriam momentos de construção de escrita mais aprofundados e que os personagens falariam mais e de forma mais ampla e reflexiva sobre o ato de escrever, mas não foi o que rolou.
O que conclui foi que o autor usou a ideia de um clube de escrita apenas para ter um grupo de personagens onde ele pudesse despejar uma série de questões delicadas e representatividade.
Mas não adianta de nada apresentar tantos assuntos importantes e não saber como aprofundá-los, tão pouco não adianta ter tanta representatividade de uma forma rasa e mal trabalhada.
Não fui conquistada por nenhum personagem e me frustrei com muitas questões e muitos personagens.
O final foi deprimente e revoltante.
Deixou muito a desejar.
Uma leitura ok, apenas.

Gabrielly659 29/10/2023

O legado de Chandler
Acho que a primeira coisa que eu diria sobre esse livro é que ele é cheio de representatividade e essa foi uma das coisas que eu mais gostei.
Também gostei bastante dos personagens, da amizade que eles criaram ao longo do tempo e dos conflitos que foram se resolvendo entre eles.
O livro tem descrição de violência, homofobia, abuso sexual, bullying, e esses assuntos abordados no livro nos mostra como esses problemas vem acontecendo a tanto tempo, e é horrível saber que tantas pessoas continuam sofrendo por causa dessas ações.
Eu gostei bastante do livro, mesmo com assuntos muito importantes sendo abordados ele consegue, ao mesmo tempo, ser divertido.

Beatriz 26/06/2023

Bem fraquinho
Como amo demais ?Tipo uma história de amor? pensei que ia favoritar esse também. A proposta é bem legal, ainda mais depois de ler a ?nota do autor?, os personagens são interessantes mas o livro é MUITO raso, parece que você tá lendo por quase 300 páginas uma sequência de diálogos simples e pequenos parágrafos. Esperava mais ?

Letícia 02/06/2022

Prometeu mais que entregou
Não sei se minhas expectativas estavam muito altas, mas esse livro não entregou quase nada que eu esperava. Por ser do mesmo autor de Tipo uma história de amor, que foi uma das minhas leituras preferidas do ano passado, eu achei que esse livro seria incrível, mas ele nem chegou aos pés do outro.

O que não gostei:

1. Faltou desenvolvimento das relações dos personagens, todos foram tratados de formas bem rasas. Apesar dos personagens conversarem sobre os sentimentos e afins, não senti nenhuma profundidade para que me sentisse conectada com eles.

2. Os diálogos foram fraquíssimos.

3. Os temas mais pesados abordados também foram de formas rasas, muitas vezes senti a vibe de "quebrando o tabu", principalmente da Spence.
Eu amo como o Abdi abordou temas assim em Tipo uma história de amor, foi de forma leve mas ao mesmo tempo complexa, sabe? Me fez me senti envolvida e como se estivesse naquela época sentindo aquilo na pele.

4. O final do livro? Simplesmente jogado ali, com um desfecho resolvido em um parágrafo.

O que gostei:

1. Apesar de sentir falta de desenvolvimento dos personagens, até que gostei do círculo, principalmente a Beth e a Brunson. Fiquei feliz que elas casaram ?

2. A ideia do círculo e a ambientação em um colégio interno também foram legais, só faltou explorar melhor.

3. E gosto como o Abdi constrói adolescentes, no geral pareceu bem real.

Como falei no título, tinha muito potencial mas não conseguiu entregar.

lunatiqe 13/06/2023

"nós criamos nosso próprio legado."
"? não ficção é sobre contar a verdade. ficção é sobre contar a sua verdade. ficção é um mistério que só o autor pode solucionar: você mesmo."

nunca tinha lido algo parecido com esse livro, tantos pontos de vista e o amor pela escrita. amei a ideia sobre o grupo, mas em momentos não é tão explorado o quão deveria
gostei dos personagens, mas sinto que faltou um aprofundamento neles e nos problemas da trama. são tantos assuntos e questões que foram resolvidas ou descartadas rapidamente.
foi primeiro contato com o autor, e pretendo ler seu outro livro daqui a um tempo.
o motivo para ter dado essa nota que além do mal aprofundamento, foi o final. não é ruim, mas muda a narrativa de uma hora para outra que fiquei confusa se estava falando no mesmo livro. ??

Bia Brasil 30/05/2022

Uma coisa que eu adorei nesse livro e que já fazia um tempo em que eu não tinha essas experiências, é que ? mesmo com a leitura sendo curta, fluída e intercalada em capítulos para cada personagem ? eu senti que consegui conhecer muito cada um dos personagens.

Cada um acabou se tornando muito diferente do que eu estava esperando e, mesmo preferindo alguns a outros, todos eles me agregaram muito.

O livro traz questões muito importantes e é daqueles que nos deixam inspirados a fazer mudanças nas nossas vidas e em como encaramos as coisas. Afinal, nós fazemos o nosso próprio legado!
natzzzi 30/05/2022minha estante
quero muito ler esse, obrigada pela resenha aaa

Bia Brasil 30/05/2022minha estante
É bem legal, você vai gostar!!

Madu 19/04/2023

Incrível!
Esse livro me fez chorar sem ser essencialmente triste. Ele tem um final feliz, é contado com muita leveza, mas é emocionante acompanhar o crescimento dos personagens. A forma como eles se tornam família.
A ambientação meio Darck academia é impecável.
As diferenças entre os personagens que narram a história é um ponto de partida para se pensar sobre como vivência diferencia pessoas e que ?duas pessoas nunca vão contar a mesma história?
Acima de tudo isso, foi um livro pessoal para mim como alguém que se aventura no mundo criativo e artístico da escrita. Senti que a professora Douglas estava dando aqueles concelhos especiais para mim.
Entretanto, não conquistou 5 estrelas. Há uma revelação de uma situação muito delicada, um assunto pesado que ao meu ver deveria ser tratado com mais aprofundamento. Se o livro tivesse mais páginas, mais tempo de desenvolvimento teria sido um 5 estrelas.

Tati Freitas 17/01/2023

Simples, mas cativante
A história é bem fluida, gostei do estilo George RR Martin de dividir os capítulos em pontos de vista, ajudou a me conectar com os personagens. O livro trata alguns assuntos bem sérios, como os abusos que acontecem no ambiente acadêmico, tanto vindo dos próprios alunos, como dos professores. Apesar dos assuntos pesados achei a história leve, corre um pouco no final, e isso é um ponto fraco. Uma história de como a amizade pode ser um porto seguro e nos ajudar a atravessar momentos tão difíceis.

Juniper 13/09/2022

a história é simplesmente incrível, achei o desenvolvimento dos personagens muito bom, só o final que achei corrido. com certeza um livro necessário.

adorei a vibe clube dos cinco versão dark academy