Escuridão

Escuridão Elena P. Melodia

Resenhas - Escuridão

Juliana Piovani 07/10/2013

Escuridão é um livro diferente,a narrativa demorou um pouco pra ficar interessante,mas quando as coisas começaram a acontecer eu não queria mais parar de ler.
Alma é bem chatinha e irritante às vezes,mas a gente acaba se acostumando com ela.
Achei que o ritmo da história poderia ser mais acelerado,e também gostaria que Morgan tivesse aparecido mais.Apesar disso,houve bastante suspense e momentos de tensão,o que gostei.
A autora também poderia ter nos dado mais pistas sobre os mistérios,mas vamos ter que esperar os próximos livros para ter respostas.
13/02/2014minha estante
Disse tudo, pensei igualzinho desse livro

Emanuelly.Schuler 20/02/2024minha estante
Concordo plenamente, senti falta de saber mais sobre o Morgan... Um desconhecido que do nada começa a proteger ela, acho q faltou desenvolver mais o personagem

Pam Alves 10/01/2022

Na escuridão (foi como me senti lendo)
Um dos comentários do livro dizia que seria uma nova heroína juvenil, mas gente serio eu peguei ranço da protagonista chamada Alma desde o começo. A personalidade dela, o jeito até como ela falava me irritava e é a Limeira vez que eu pego ranço de protagonista.
O plost do livro é bem interessante e talvez seja até mais desenvolvido nos outros (soube que é trilogia) mas não me agradou e realmente não me faz querer saber o que tá rolando.
Ocorrem muito fatos e fica uma mistura que me deu um nó no cérebro ksksks, mas a escrita é bem fluida. Se quiser ler fica por sua conta hahaha :)

Regiane 27/04/2011

Surpreendente e maravilhoso!

Esse livro é bem interessante. Apesar de ter uma temática sobrenatural, Escuridão se destaca por possuir um lado mais sombrio e assustador comparado aos demais livros do gênero da atualidade.

Alma é uma garota de 17 anos, que levava uma vida normal como qualquer outra adolescente de sua idade, mas a partir do dia que ela olhou para um caderno roxo em uma loja um tanto peculiar e o comprou, a sua vida mudou totalmente e de uma forma assustadora, pois situações sinistras começaram a ocorrer. Alma descreve fatos que envolvem mortes em seu novo caderno antes mesmo deles acontecerem, e o pior, nunca são lembrados por ela, mesmo contendo sua letra. E se já não fosse muito, parece que todos que convivem com Alma começam a ter problemas, incluindo até mesmo suas melhores amigas.

Por que a vida de Alma está cercada por esses acontecimentos? E porque seu colega de escola Morgan, que mesmo sendo tão misterioso, parece entender o que vem acontecendo? Será que Alma conseguirá achar a resposta para todas suas incertezas? E conseguirá salvar a si própria e a todos que de alguma forma estão envolvidos nessas situações esquisitas?

Eu confesso que no começo do livro eu fiquei receosa, pois a primeira vista a protagonista parece não ser nada além de chata e fútil, mas depois de conhecê-la melhor, acabei gostando dela, pois Alma é uma garota muito confiante e firme em suas decisões, e isso acabou conquistando minha simpatia e até mesmo minha admiração. A narração em primeira pessoa também foi ficando muito interessante conforme os acontecimentos estranhos iam ocorrendo.

Foi praticamente impossível conseguir interromper a leitura desse livro. Eu queria descobrir o quanto antes o mistério todo por trás da história. Eu ficava muito curiosa a cada página e capítulo que eu lia. Me prendeu totalmente.

A obra de Elena P. Melodia é maravilhosa. Arrisco dizer que é bem diferente de tudo que tenho lido ultimamente do gênero sobrenatural de young adult. Além de ser repleta de mistérios, a protagonista vive perseguições que causam medo e aflição ao leitor. É fantástico e ao mesmo tempo bastante assustador.

A escrita da autora também se destaca, pois além de rica, é bem coesa e detalhada, e mesmo a narração sendo em primeira pessoa em nenhum momento me senti perdida, pelo contrário, consegui visualizar cada cenário e acontecimento com muita precisão.

Os personagens secundários também são bem interessantes, principalmente uma das amigas de Alma, chamada Agatha, que tem umas atitudes bem estranhas, o que faz dela uma garota tão misteriosa quanto Morgan.

O final deixou muitas coisas no ar, sem maiores explicações, o que só fez eu ter muita vontade de querer ler a continuação o quanto antes. Vou ficar me remoendo de ansiedade até lançarem o próximo livro. Adorei, ou melhor, eu amei!

Recomendadíssimo!!!!

lilac 18/06/2020

Até que gostei
No início do livro eu tava super desmotivada, os personagens tem 17/18 anos e já vivem um drama gigantesco antes da fantasia começar, como por exemplo as vinganças que elas planejavam, eu fiquei sem entender mas relevei e continuei lendo. Mas eu comecei a aproveitar a leitura e ficar curiosa sobre os acontecimentos, e agora posso dizer que gostei de como tudo se desenrolou. Não eh um dos meus favoritos, mas também não odiei, achei q seria pior e me enganei.

Letícia 31/12/2010

Comecei a ler, mas simplesmente não consegui continuar. Escrita pobre e nada me prendeu. Nem mesmo a personagem que parece se achar a mais perfeita e impressionante das criaturas.
Quem conseguiu ler até o fim e tiver uma opinião agradável sobre o livro, será muito bem vindo. Queria encontrar algo que me fizesse ler esse livro, porque não quero perder o dinheiro que gastei nele.
Kitty 11/01/2011minha estante
você disse tudo o que eu queria dizer com esse pequeno parágrafo. já tentei ler esse livro umas 50 vezes, mas toda vez que passo um cap a mais, me pergunto "o que eu tô fazendo lendo ISSO?"

Bruna.T 12/07/2011minha estante
Mesma opinião. Mas fui até o fim, na esperança de que melhorasse. Nada, só fiquei com mais raiva.

Raul 24/01/2012minha estante
Eu terminei o livro. Confesso que até a página 100 e pouco, eu demorei duas semanas! Por que a narrativa é realmente chata. A coisa ficou boa quando Naomi ligou para a Alma, durante a madrugada, é nesse ponto que a história começa a pegar fogo. Eu tenho a esperança de que toda essa enrolação do início do livro tenha alguma explicação no final da série, por que eu quase desanimei de terminar escuridão após a segunda semana! Que bom que insisti :D

PS: Alma é uma mala no primeiro, mas agora no segundo ela está melhorando :D

Gabi 14/01/2013minha estante
Sinceramente, também não suportei essa coisa dela ser cheia de si. Me deu nos nervos.

Cida Zientarski 12/04/2022

Darkness, Elena P. Melodia
Aos 17 anos Alma é inteligente e decidida, mas sua vida não é nada fácil. Dona de grande beleza e habituada a ser admirada e desejada, Alma se tornou uma pessoa arrogante e indiferente. A liderança também faz parte de seus atributos, e seu grupo de amigas é unido. Seline é uma gorata bondosa, ingênua, que atrai por sua doçura e delicadeza. Naomi é determinada, observadora e possui um senso prático invejável. Já Agatha, é uma pessoa lúcida, tranquila e metódica, mas que transmite um ar profundo, como se escondesse algo.
Em casa as coisas não andam muito bem. Sua mãe, Jena, é divorciada do pai de Alma e viúva de seu segundo marido. Sua irmã Lina, após presenciar uma tragédia familiar, fechou-se em silêncio absoluto. Seu irmão, Evan, é rebelde, isolado, e expressa toda sua agressividade na aparência física, perfurando o corpo com diversos piercings. Uma forma de agredir a si mesmo.

Após um de seus pesadelos, Alma descobre que escreveu um estranho conto em seu caderno roxo. O mal se revelou para Alma, e todos que a rodeiam são atingidos por uma onda nociva. Após uma brincadeira de mal gosto, Seline deixa de ser uma garota alegre e saudável, Naomi se envolve com um grupo de fanáticos e sofre abusos físicos e psicológicos e Agatha começa a revelar sua verdadeira natureza…algo maligno.

Os sonhos se repetem e os contos continuam a ser escritos durante a noite. Mas o terror de Alma piora quando ela percebe que os pesadelos do caderno roxo se tornam realidade, que tudo se concretiza pouco tempo depois.

Alma está assustada, sua vida corre perigo e a única pessoa que parece saber o que está acontecendo é Morgan. Ao mesmo tempo distante e próximo, Morgan está sempre pronto para defendê-la do mal que agora a persegue.

Alma ainda não entende o que está acontecendo, mas tem uma única certeza…a de que foi tocada pela escuridão.

“Escuridão” me conquistou logo no primeiro capítulo. A escrita da autora é muito rica e profunda, repleta de elegância e descrições belíssimas. O livro é narrado em primeira pessoa e, sob o olhar de Alma, experimentamos a sensação angustiante que o livro promete e somos envolvidos em um mundo de sonhos sombrios e aterrorizantes.

Leia e descubra segredos terríveis e o quão perigosa pode ser a escuridão.

“Escuridão” é o primeiro romance sobrenatural da série My Land escrita pela autora italiana Elena P. Melodia. "Sombra" é o segundo e "Luz" é o terceiro e último romance sobrenatural.

Nath 14/01/2023

Bem razoável
Resumidamente um suspense ( sem tensão de suspense) com romance ( sem um pingo de romance). A história tinha bastante potencial, porém foram muitas páginas perdidas com cenas repetidas e que não agregavam em nada na história. Os personagens foram minimamente explorados, de uma forma que é impossível criar algum sentimento por eles, mas tudo bem, não é como se desse para esperar muito desse livro.

julia 13/11/2010

o livro tem um história legal mas sua leitura é meio cansativa,as vezes um pouco maçante. a autora apresenta varios mistérios porem nem de longe são esclarecidos no primeiro livro e isso é meio frustrante.

Ludy 27/10/2020

É um livro de fácil leitura, a história é interessante e cheia de reviravoltas, recomendo.. ainda não li a continuação

Letícia 05/01/2013

Vamos começar com a capa. Essa capa com as quatro chega a ser ridículo. Alma se descreve como a mais linda de todas e então, puf, colocam isso. Não é por nada, não, mas por que diabos foram mudar a outra? Era tão mais bonitinha. E não seria um completo desperdício de dinheiro se fosse com a outra.

Descobri essa série, na verdade, pelo Sombra, só depois descobre que este é o segundo. Estava louca pra ler, a história parecia ser muito boa.

Ai eu li a primeira página. E comecei a detestar a história. Teoricamente era para a história girar em torno dos mistérios do caderno, mas Alma está se importando mais em cuidar da vida das "amigas" (por cá entre nós, alguém que tem que passar por quatro provas pra ser amiga de alguém nunca será amiga) do que em descobrir o mistério por trás do caderno e dos contos.

O resultado são 250 páginas de pura enrolação, com descrições desnecessárias, e uma personagem principal metida que não sabe o que fazer.

Ai quando começa a ficar mais ou menos bom, a história acaba. Mas depois de tanta chatice, não vale a pena ler o segundo.

E nunca quis tanto a morte de uma personagem quanto a dessa. A Alma é horrível e insuportável. Sabe que é "a gostosa" e fica se vangloriando disso. Se orgulha de ser o centro das atenções e do "aversão a garotos". Como se isso fosse possível pra uma garota de 17 anos. Alias, ela despreza qualquer pessoa. É impressionante como ela ainda gosta da irmã ou como ainda tenham pessoas que queiram ser sua amiga, porque não tem nada mais ridículo que o "batizado".
Bruna 05/01/2013minha estante
Certo... não vamos ler esse. UHSAUHSUAHS

Letícia 05/01/2013minha estante
Exato, não leia esse livro HAHAHAHAHAHA

ka mcd 05/10/2011

Escuridão
Escuridão é um livro um pouco diferente de tudo que já li até hoje. Ele é misterioso (até demais), um tanto macabro, com toques de drama e uma pitada de lentidão. Ele se passa, principalmente, em bairros pobres, lojas estranhas, na delegacia da cidade e em bares e restaurantes. E os personagens só completam ainda mais esse cenário estranho, todos fechados, com vários problemas e imperfeitos até a raiz dos cabelos.

A premissa da história foi o que primeiro me chamou atenção, quer dizer, eu adoro histórias meio macabras como essa de escrever assassinatos hediondos em um caderno que você comprou por impulso, usando uma caneta que você comprou no mesmo lugar e pelo mesmo impulso. E eu não me desapontei. Os assassinatos são mesmo de arrepiar, mas Alma não descreve o assassinato em si, mas como ele começa. E, depois de ver um padrão ali, começa a se envolver cada vez mais com a investigação, os policiais, jornalistas e até mesmo com os próprios assassinatos. Além de se envolver também com os problemas de suas amigas, que são um pior do que o outro.

Alma foi uma personagem bem alternativa. Ela não é aquela típica mocinha que nós sempre vemos. Ela é grosseira, arrogante, linda, inteligente, curiosa, estranha e só segue suas próprias regras. Sei que muitas pessoas sentiram raiva dela, mas a achei completamente original. Não uma pessoa fácil de gostar, mas uma pessoa que te deixa completamente intrigado. Morgan, Seline, Adam, Naomi e Agatha (ah, Agatha...) são outros dos personagens principais da trama desse primeiro livro.

Preciso avisar que demora um pouco para alguma coisa realmente interessante acontecer e dar aquele impulso que te faz devorar o resto do livro em questão de horas. Mas o que ajuda muito a passar por toda essa parte maçante é a escrita da autora. Eu achei simplesmente fantástica. Carregada de filosofias, comparações, metáforas e, ainda assim, bem direta. Confesso que esse é um dos pontos que eu mais amei no livro, realmente deslumbrante.

E outra coisa que preciso dizer é que o livro deixa um gancho gigantesco para o segundo. Ele acaba em um dos pontos mais altos do livro, te deixando puto ou maravilhado com a autora, isso depende de cada um. Eu, por exemplo, fiquei puta e odiei a autora por ter que esperar mais um ano para poder saber o que ia acontecer depois, apesar de ter adorado o livro mesmo assim.

Mas, tirando esses pequenos detalhes frustrantes, a história é única e nada do que eu estava esperando (exceto pela parte dos assassinatos de gelar o sangue). E, mesmo que não goste de Escuridão, tenho certeza que você vai morrer de vontade de ler Sombra, a continuação, e saber qual a verdade sobre Alma, os assassinatos, Morgan, o caderno, a loja, a caneta e o mistério que liga cada um deles.

Isabella 23/08/2012minha estante
Depois de ler algumas resenhas quase desisti de ler o livro, mas depois de ler a sua resenha tenho certeza que ou ler Escuridão até o fim!!!

Thais 10/02/2011

Fugindo um pouco dos romances que envolvem anjos e vampiros, "temas do momento" entre as garotas que ainda acreditam no amor (como eu :B), a sinopse de "Escuridão" me chamou a antenção. Afinal, o livro tinha tudo para ser surpreende, já que a história era consideravelmente nova: Acidentes que eram relatados antes de acontecerem por uma garota normal do colegial que não se lembrava de nada. Mas me decepcionei, afinal, é complicado ler um livro em que você não gosta do personagem principal, que é o narrador autodiegético da história. A Alma é uma garota mesquinha que sabe que é bonita e não tem um pingo de humildade, além de que acontece algo de mal com TODOS que estão em volta dela, desde familiares até as amigas (que, aliás, é outro ponto que eu não gostei do livro: as relações de amizade são triviais, apenas o interesse de ser parte do grupinho popular da escola). Enfim, foi preciso muita paciência para ler o livro e, assim que ele começa a melhorar, termina... E, surpreendentemente, não me deixou com vontade de ler a sequência. Não costumo abandonar as séries que eu começo; mesmo não gostando, sempre leio as sequências. Escuridão será a 1ª exceção.

Luana 07/02/2020

Porque amizade é isso: respeito e confiança. Nada de grupos. Nada de chefes. Nada de estruturas. Escolher livremente as próprias companhias.

De fato, acho que na verdade existem poucas pessoas incapazes de se vingar, assim como poucas são incapazes de mentir. Com frequência, reagimos ao sofrer uma desfeita. À ofensa corresponde uma defesa. Só isso. Mas o certo é que a vingança não nos ajuda a esquecer a desfeita, nem a apagá-la. No máximo, nos dá a sensação de reestabelecer um pouco de justiça. Mas o conceito de justiça também é, sempre e de todo modo, pessoal.

Somos colocados à prova todos os dias, todas as noites, pela vida inteira. E cabe a cada um se rebelar ou se conformar com os acontecimentos, segundo a própria vontade. Já tem tanta coisa, até demais, que não podemos escolher... Nossos pais, por exemplo. Mas eles também não podem escolher os filhos.

Alessa Luna 25/03/2024

Gostei!
A escrita da autora é muito boa, não usa gírias ou palavras que adolescentes pudessem usar.
Quanto a história, fiquei preocupada de não gostar muito da personagem principal inicialmente. Ela escolhe as amigas com testes horríveis e nem um pouco ético. Após uma compra impulsiva e uma série de assassinatos bizarros, Alma não sabe em quem confiar, até conhecer um garoto misterioso que aparece sempre que ela está metida em algo perigoso.
Três problemas horríveis acontecem com duas amigas, mas os temas não são desenvolvidos satisfatoriamente e são deixados de lado. Não faz sentido tocar em assuntos delicados e tratar como só mais um capítulo do livro. Disso eu não gostei.
No final, nada é esclarecido e temos mais perguntas do que respostas. Vale a pena ler o livro.

Nii. 21/11/2010

Antes de tudo, vou dizer: Eu conseguir! Thanks God! Depois de uma semana e alguns dias eu finalmente terminei a leitura de “Escuridão”. Eu normalmente leio livro muito rápido, mas com “Escuridão”, manter essa característica foi praticamente impossível e eu vou explicar o porquê.

A idéia do livro é muito boa e a escrita da Elena Melodia é maravilhosa, cheia de comparações e rica em detalhes, o motivo do meu atraso foi a minha não simpatia com a protagonista. A Alma é uma personagem pouco cativante e a meu ver foi mal construída, ela é tão contraditória. Por exemplo, ela afirma que não suporta grupos cheios de segredos que fazem todo um suspense para novos membros e porque então ela faz a mesma coisa no dela? Tem até uma prova para quem quer ser do grupinho da Alma... Comofaz?

Ela passa a idéia de “Eu sou perfeita, você é um lixo”, bem esnobe. Ela julga as pessoas do alto de um pedestal, detesto isso. A família, os “amigos”, ninguém escapa. Para mim a autora carregou muito na formação da personagem. Para resumir eu detestei a Alma e isso prejudicou minha leitura, o que não quer dizer que eu não vá ler as continuações... Por que eu vou. Como eu disse no início a idéia é boa e a história tem seu quê de mistério e isso prende o leitor.

O livro gira em torno de misteriosos assassinatos e a possível ligação com Alma. Desde um grave acidente que sofreu, Alma tem tido sonhos conturbados e difíceis de serem entendidos. Quando um caderno roxo surge rabiscado pela manhã contendo a descrições desses sonhos, Alma sabe que nada mais pode ser igual e é o momento de ir à busca da verdade antes que ela seja a próxima vítima. – acabei de descobrir que eu posso fazer chamada de filmes de terror/suspense =0.

Perseguições, suspense, mistério... Tem de tudo um pouco, mas não se enganem o livro não tem uma estória muito dinâmica. É bem parado, sem grandes acontecimentos. O final foi mais emocionante e a autora deixa o leitor cheio de idéias e teorias. Quando eu pensei que o mistério estava próximo a ser resolvido tem uma reviravolta. =/ Sem dúvidas só nos próximos capítulos dessa saga saberemos.

Não tem muita coisa para falar sobre os personagens, com algumas exceções, a autora dá mais ênfase para a protagonista mesmo. Bom, então vamos as exceções... A Agatha é a amiga da Alma que mais se destaca, pois ela é muito reservada e de um temperamento agressivo e tem um mistério em torna da tia dela. O Morgan é outro personagem que se destaca. Ele é misterioso, parece saber algo que Alma não sabe e está sempre por perto para ajudar Alma. Ele é bem indefinido nesse primeiro livro, mas eu gostei dele. Foi meu personagem preferido. Também tem o Professor k e a irmãzinha da Alma (mesmo caladinha esse menininha não me engana. RSS...), os dois, penso eu, sabem algo.

O ponto forte do livro é esse suspense e a indefinição da participação de vários personagens, a autora soube fazer isso muito bem. Então se você gosta de livros nesse estilo, Leia.

Mais em: