Escuridão

Escuridão Elena P. Melodia

Resenhas - Escuridão

Alessa Luna 25/03/2024

Gostei!
A escrita da autora é muito boa, não usa gírias ou palavras que adolescentes pudessem usar.
Quanto a história, fiquei preocupada de não gostar muito da personagem principal inicialmente. Ela escolhe as amigas com testes horríveis e nem um pouco ético. Após uma compra impulsiva e uma série de assassinatos bizarros, Alma não sabe em quem confiar, até conhecer um garoto misterioso que aparece sempre que ela está metida em algo perigoso.
Três problemas horríveis acontecem com duas amigas, mas os temas não são desenvolvidos satisfatoriamente e são deixados de lado. Não faz sentido tocar em assuntos delicados e tratar como só mais um capítulo do livro. Disso eu não gostei.
No final, nada é esclarecido e temos mais perguntas do que respostas. Vale a pena ler o livro.

Gabi 14/01/2013

Grande Enrolação

A verdade desse livro é essa: você lê a sinopse, pensa que a trama gira em torno do tal caderno lilás que descreve uns fatos que vão acontecer no futuro, mas na maior parte da trama ele fica de lado e como a protagonista não procura muito a respeito disso no início boa parte é encheção de linguiça. O livro traz umas mil perguntas e nenhuma teve resposta. A não ser é claro o mistério em torno de Agatha. Sinceramente, essa coisa toda com Agatha e eu esperava um pouquinho mais do segredo dela, foi bem BOLADO, sim, mas eu esperava que o buraco fosse um pouco mais fundo, se é que me entendem.

Eu simplismente não simpatizei com a personagem e nem com seu par. A cada cena de romance eu não sentia NADA, nem mesmo torci por eles. Ás vezes até fiquei com raiva por ele nunca dizer o que REALMENTE interessa (sobre o mistério todo). Eu gostei das cenas de ação e por vezes até sentia medo das horas em que ela saia de noite.

A verdade é que você vai ser enrolado, vai ficar curioso e não vai ter respostas, a menos, é claro, que você pretenda ler toda a série. No mais é um livro bom, só. Não sei se vou ler a continuação, se tiver uma promoção, quem sabe...

Valdirene.Perez 13/01/2011

Um livro que se você começar a ler de trás para frente não vai alterar nada. História repetitiva e sem desfecho.

Jaqueline 27/12/2010

Para começo de conversa, esqueça o “Pleno de fantasia e romantismo” que a revista Vanity Fair usou para caracterizar esta obra. Alma sempre teve pesadelos, mas desde que adquiriu um caderno roxo em uma misteriosa papelaria sua mente encontra-se repleta de trevas. Não, não pense no anime japonês “Death Note”: o esquema de “Escuridão” é bem diferente.

Nossa protagonista tem 17 anos e vive em uma cidade decadente. Estuda em uma escola precária e, ao contrário do que vemos em muitos livros jovens, não possui dinheiro para esbanjar. Mesmo assim, é a rainha da sua escola: ela e as amigas Agatha, Naomi e Seline são as verdadeiras donas do pedaço, aliando inteligência e beleza. Sua família é formada pela mãe, que atualmente namora o dono de uma lanchonete, e os irmãos mais novos, frutos do segundo casamento de Jenna. Contudo, desde que o cara se suicidou, tudo entrou em declínio: a irmãzinha mais nova não falou mais uma palavra daquele dia em diante e o irmão de 15 anos age como um adolescente revoltado, usando roupas rasgadas e cheio de piercings.

As mortes com que sonha passam a tomar as páginas de seu caderno, e tudo vira de ponta-cabeça quando ela descobre que estes crimes aconteceram exatamente como apresentados no caderno, de modo bárbaro e cruel. A narração dos crimes é muito boa, um dos pontos altos do livro. Alma não consegue se lembrar de escrever aquelas páginas e passa a ser atormentada por dores de cabeça fortíssimas. Para piorar, ela passa a ser seguida por estranhos homens de chapéu, casacos compridos e óculos.

Adianto que Alma não é uma protagonista das mais fáceis: ela age como se estivesse sob o efeito de algum antidepressivo de uso prolongado, fazendo com que reste apenas um existencialismo juvenil e um sarcasmo na sua forma mais amarga. Fora isso, nos primeiros capítulos ela é fútil além da conta, sempre fria e autocentrada. Para ela, o único bem real em sua vida é ser bonita, coisa que ela ressalta usando roupas justas e botas de saltos altos. Uma protagonista bem chatinha, salva apenas por algumas frases que apontam seu lado mais observador, mais analítico, que cresce ao passar das páginas.

Apesar de um bom plot, a trama se desenvolve de modo arrastado, principalmente em sua primeira metade. A narrativa em primeira pessoa não consegue criar a devida conexão com o misterioso mocinho da história, Morgan. O romance não é a tônica do livro, então se você espera suspiros, juras de amor e beijos sôfregos, “Escuridão” não é para você. É ele quem cita o nome dos Masters, homens de quem Alma deve fugir, mas maiores detalhes sobre eles não são revelados.

Ao lado de todo este caos pessoal, as amigas de Alma parecem ficar mais estranhas, afastando-se umas das outras por motivos inexplicáveis. Tudo começa com um vídeo de Seline seminua que cai nas mãos dos colegas de escola. A garota entra em crise e suas amigas se vingam de Adam, menino com quem ela estava saindo e foi o autor do vídeo. Em seguida, a jovem Naomi conhece e começa a sair com um garoto bastante suspeito, Tito. Já Agatha torna-se cada dia mais agressiva e fechada, isolando-se de todos com a desculpa de cuidar da tia doente com quem vive.

Um anel com o símbolo de um dragão marinho incrimina Adam em um incidente escolar, mas é Tito o rapaz realmente assustador. O tenente Sarl e o jornalista gatinho Roth são fundamentais no auxílio à Alma, de modo que ela consegue resolver algumas das situações secundárias do livro ainda neste primeiro volume da trilogia da italiana Elena P. Melodia.

A história não chega a nos dar medo. Quem já leu alguns contos de Edgar Alan Poe ou até mesmo o moderno “Noturno” (de Chuck Hogan e Guillermo Del Toro) não fica com medo algum, mas apenas levemente interessado no que a autora vai apresentar em seguida. Apenas quando Alma visita a estranha moradia de sua amiga Agatha a história atinge pontos mais sinistros. Aliás, bem sinistros: a menina esconde um dos maiores segredos do livro, e o único que Alma consegue desvendar neste primeiro volume da trilogia. No entanto, a ausência de respostas ou pelo menos pistas para o que realmente importa me deixou muito insatisfeita com a história.

>> Resenha originalmente postada em www.up-brasil.com

Duda Mendes 01/02/2021

Escuridão já estava fazendo aniversário na minha estante, eu nem me lembro quando adquiri
ele, só sei que foi uma troca no Skoob, eu gostei da sinopse e eu o quis. Em 2020 eu tirei as poeiras dele e li.
Acho que posso resumi o livro todo com uma palavra: frio. Alma é muito fria, ela não parece se importar com nada, ou ter sentimentos. Mas como estamos acostumados com protagonistas procurando perigo por aí, Alma é o contrário ela quer ficar longe de problemas, a maior parte do livro é assim, só mais para o final que ela vai entendo algumas coisas que ela vai atrás de resposta. [...]

Confira tudo no meu IG Literário @dudamendesleituras
Link abaixo:

site: https://www.instagram.com/p/CKZribmDcav/

CooltureNews 15/07/2011

Por: Junior Nascimento
Publicada no Coolture News

Antes de começar a resenha aviso que o livro se trata do primeiro capitulo de uma trilogia, agora vocês devem estar se perguntando o motivo de começar a resenha com essa informação, é muito simples: Como todo livro inicial de uma trilogia ou série, ele costuma ter um desenvolvimento mais lento para que a trama possa ser apresentada, no livro Escuridão achei que isso foi prolongado demais, apesar de que o uso desse artificio me fez ficar vidrado em cada página para saber o desfecho da trama.

No principio Alma não me cativou, apesar de ser uma personagem com personalidade forte e segura de si, ou seja, o estilo de personagens que eu gosto, porém ela foi me cativar mesmo no momento em que deixou cair sua capa protetora e mostrou toda sua fragilidade porém sem deixar de ser o que sempre foi, nesse momento passei a enxergar uma pessoa comum, porém de comum ela não tem nada!

Desde um acidente onde perdeu suas 2 melhores amigas, e após presenciar o suicídio de seu pai (tragédia pouca é bobagem), Alma passou a sofrer de terríveis dores de cabeça, porém isso é só a ponta de uma trama muito mais complexa que começa a tomar forma no momento em que compra um misterioso caderno roxo onde, durante seus sonhos, escreve contos sombrios que se tornam realidade.

Ao mesmo tempo, Alma e suas amigas passam por situações digamos, complicadas, que a principio achei somente ser aqueles “draminhas adolescentes”, mas ao que tudo indica, está conectado aos misteriosos crimes que tem assolado a cidade que por sua vez parecem mesmo coisas de seitas satânicas. Em relação ao grupinho ao qual Alma faz parte não chamou muito minha atenção logo no inicio, parecia um grupo de meninas patéticas que seguiam sua lider, Alma. Graças a Deus não é esse o caminho que a autora tomou, e pelo visto esses dramas vividos por elas irá se desenvolver muito ainda.

Eu sempre tenho um pé atrás com os personagens que são apresentados, de inicio, como mocinhos. E o mesmo acontece com Morgan, um garoto misterioso que sempre despertou atenção em Alma, parece estar envolvido em todos os acontecimentos e pelo visto possui respostas para esse mistério. Já quando acontece o inverso, caso de Adam, o sentimento também muda, eu realmente acreditei que suas desculpas são sinceras, tenho mania de ser do contra!

Realmente Escuridão é um livro envolvente, misterioso e que prende a atenção em parte porque são apresentadas muitas questões e não conseguimos nos acalmar até ter as respostas, mas isso não acontece! Ao chegar na ultima página você se pergunta se realmente acabou o livro, eu fui conferir para ver se meu exemplar estava com defeito, porque ali estava faltando um capitulo, só pode! Mas não… o livro realmente termina de uma forma que faz com que você fique doido esperando o próximo, principalmente pelas respostas que ele poderá ter. Em tempo, o segundo voluma de trilogia “Sombra” será lançado ainda nesse semestre.

Thaynissima 26/07/2020

Interessante
Escuridão tem uma narrativa envolvente e uma caracterização de personagens muito singular. O livro inicia com a narração de Alma, uma adolescente envolvida nas atividades corriqueiras de uma escola recheada de rankings de popularidade. Junto das amigas Agatha, Seline e Naomi, Alma forma o grupo que comanda. O enredo segue com a compra do caderno roxo, o causador de seus próximos problemas, ele traz uma reviravolta em sua vida.

A personagem principal, Alma, é extremamente intensa, na escola demonstra ser uma pessoa forte e fria, já em sua casa reflete a bagunça que sua vida é, relacionando a irmã Lina com seu trauma, o solitário irmão Evan e as derrotas nos casamentos que sua mãe Jenna teve.

Alma tem vários amigos singulares: Morgan, o garoto misterioso, trouxe ao livro uma pitada de romance entre ele e Alma, deixando a leitura interessante, com mistura de amor e tragédias. Naomi, a garota apaixonada, sofreu uma seita satânica. Seline, uma garota rica que após uma frustração passou a ter anemia e bulimia. E finalmente Agatha, a orfã que matou a tia de uma forma horripilante. Enfim, todos os personagens deram alguma contribuição no enredo da história tornando-se importantes para o futuro da série.

site: https://www.thaynissima.com.br/2014/01/escuridao-de-elena-p-melodia.html

Cris.Gallo 03/03/2023

Vale a pena ler
Livro que prende do começo ao fim, mistura mistério, com fantasia.Conta a história de uma garota ( Alma) de 17 anos, seu cotidiano, amigos, apreensões, alegrias, problemas familiares.
Alma sempre teve pesadelos após um acidente trágico em que foi a única que sobreviveu, porém quando um dia compra por um impulso um caderninho roxo coisas horripilantes começam a acontecer.

Karol 31/08/2020

Chato
Achei o livro longo e com acontecimentos arrastados, os personagens são poucos explorados, e algumas coisas que acontecem são meio nada com nada.

Kaulitz 07/07/2012

Surpreendente
Escuridão conta a história de Alma, uma garota de 17 anos que escolhe suas amizades a dedo. Uma menina fria, nunca sorri, tem uma vida monótona na chuvosa cidade onde mora. Tudo começa a mudar quando uma de suas amigas, Seline, é alvo de críticas pois Adam, um colega de escola, espalha um vídeo dela quase nua no vestiário. Alma, Seline, Agatha e Naomi se vingam de Adam agredindo-o e passando dos limites. Dias antes, Alma vê um caderno roxo na vitrine e decide compra-lo, mas nem imagina que durante algumas noites ela escreveria histórias aterrorizantes sem querer, e que se tornariam assassinatos mais tarde, como se ela prevê-se o futuro. Ela vai atrás de respostas, e sem querer, ela se aproxima muito de Morgan. Um garoto misterioso e bonito, que desperta sua atenção, se veste sempre com roupas escuras e parece entender o que está acontecendo com ela. Tudo o que ela não imaginava que um dia aconteceria, está acontecendo, e parece que todos acontecimentos estão ligados uns aos outros. Uma história surpreendente e cheia de mistérios, descobertas inesperadas e macabras, e ainda envolve seitas satânicas. Deixa muito a desejar no fim, o que nos leva a querer ler a continuação o mais rápido possível. Recomendo super!

Felipe 01/05/2013

Bom!
Já faz um mês, mais ou menos, que eu desejava esse livro. Muito que bem, comprei ele na promoção, já tinha lido a sinopse e achei que realmente seria muito bom! A temática da história é algo que chama atenção, a protagonista prevê acontecimentos macabros, escritos com uma grande riqueza de detalhes, eu seu caderno roxo. Eu demorei muito, muito mesmo para terminar de ler o livro. Não estava me interessando muito, porque simplesmente NADA, acontecia. Nada. Em um momento da história, algumas coisas começam a acontecer, que é quando a amiga da protagonista liga.
Quando chegou este momento, a leitura fica com um ritmo melhor, e aí sim é que a história começa. O ritmo de ''Escuridão'' é muito parado apesar do que acontece, e posso te dizer que nada será respondido neste livro, é um mistério atrás do outro, e no final você tem algumas respostas, algumas não me fizeram sentido algum, e o que é revelado é pouco, direto e sem detalhes. Ou seja, para entender a história toda será necessário ler os outros livros, e mesmo que você não tenha gostada do livro Escuridão, você vai querer saber o porquê de algumas coisas que acontecem na história.

Isabella Pina 02/05/2011

É, "Escuridão" é o nome perfeito, já que ficamos "no escuro" quase o livro inteiro
Olha, eu não vou mentir: fiquei sim um pouco muito decepcionada com esse livro. Mas não fui a única. Minha amiga também não gostou muito da história, e algumas resenhas que eu li também não. O que eu não entendi foi como que a história não foi demais. A autora teve a criatividade de criar um começo bom, um roteiro legal (afinal, só de ler a sinopse já fiquei com vontade *-*), mas ela enrolou demais as coisas. Como todos sabem pela sinopse, Alma é uma queen bee, meio fútil, meio metida, sem muitos valores (pelo menos foi o que achei). Ela é vingativa, certo, mas Aghata - uma das suas seguidoras amigas - é mais. Eu simplesmente torci a cara para a Alma nos primeiros capítulos. Sério. Que menina sem... sem o que fazer! Irritou. Com o tempo, ou eu fiquei acostumada com o jeito "sou boa demais" dela ou ela ficou menos metida. E Morgan... Morgan simplesmente não me conquistou. Ele é chato, irritante e obscuro demais. Mas não um obscuro bom, como Patch. Um obscuro do tipo "eu não confio em você". Outro ponto baixo. A leitura tem alguns momentos realmente bons, como quando ela escreve os contos e ocorrem os assassinatos, mas não teve nada de "terror" como diz na contra-capa. É meio suspense, meio sei-lá-o-que. Ela deixa muitos enigmas no ar no final, muitas perguntas sem respostas e muitas histórias meio "soltas". A leitura, que é em 1ª pessoa e no presente, eu estranhei um pouco no começo, mas dá pra se acostumar. Eu ainda tenho fé nessa trilogia, e pode ser que Sombra explique as pontas soltas, dê mais medo e (quem sabe?) um novo cara para Alma. Porque eu simplesmente não gostei do estilo bab boy babaca do Morgan! >