Vestida de preto e outros contos

Vestida de preto e outros contos Mário de Andrade

Resenhas - Vestida de preto e outros contos

Karla 16/06/2022

Vestida de preto e outros contos de Mário de Andrade
Esta é a minha primeira postagem como parceira da @companhianaeducacao, o núcleo da Companhia das Letras voltado aos educadores, e estou muito feliz por isso!

O primeiro livro escolhido foi Vestida de preto e outros contos de Mário de Andrade, do selo Boa Companhia - antologias organizadas por meio de uma seleção do que há de melhor na produção de autores consagrados.

Mário de Andrade é o autor do famoso Macunaíma, mas também escreveu poemas, crônicas e contos. Ele participou da Semana de Arte Moderna, que inaugurou o Modernismo no Brasil.

No livro que recebi há 13 contos que abordam, principalmente, temas sobre a infância e a descoberta da sexualidade e do amor, e os abismos e as contradições sociais do país. Ele é indicado para trabalhar com os anos finais do Ensino Fundamental II e com o Ensino Médio, mas acredito que é necessário analisar as turmas de 8º e 9º ano antes de trabalhar com essa leitura. Para o Ensino Médio, penso que o trabalho será mais produtivo e as discussões podem ser mais proveitosas, visto que a partir da 1ª série os alunos começam a ter um contato maior com a teoria literária.

Algumas atividades que podem ser realizadas em sala de aula envolvem a análise da linguagem, discussões a respeito da seleção dos contos, pesquisas sobre o autor e o movimento literário presente na época da produção dos textos, dentre várias outras. Algumas habilidades da BNCC que podem ser desenvolvidas são: EF69LP28, EF69LP44, EF69LP47, EF89LP33, EM13LGG102.
Lipe 24/12/2022minha estante
Que legal a sua resenha. Não conhecia essa parceria da editora. E amei as habilidades que você postou. ????