O Silêncio das Mulheres

O Silêncio das Mulheres Pat Barker

Resenhas - O Silêncio das Mulheres

Mariana 15/01/2023

Que livro incrível! A leitura é fluida e o tema maravilhoso, fala sobre a terra de Tróia mas na visão de uma mulher que está vivenciando ela. Leitura mais do que recomendada!

Márcio 23/01/2023

Um livro que conta o ponto de vista de Briseis, a mulher que deu origem a ira de Aquiles, descrita no poema Ilíada.

g¡u 07/02/2023

esse livro é incrível pra quem ama a história da Ilíada mas tem preguiça de ler, ou que ama A Canção de Aquiles. A história se passa também durante a guerra de Tróia porém, ao invés de ser barrada por um guerreiro grego, é narrada por uma mulher troiana, que se torna escreva de Aquiles. É brutal pelo que ocorre com ela mas é uma boa nova perspectiva.

Eris 07/04/2023

?O que pensarão de nós, o povo daqueles tempos inimaginavelmente distantes? De uma coisa eu sei: não vão querer a realidade brutal da conquista e da escravidão. Não vão querer ser informados sobre os massacres de homens e meninos, a escravidão de mulheres e garotas. Não vão querer saber que vivíamos em um campo de estupro. Não, vão preferir algo muito mais suave. Uma história de amor, talvez? Só espero que consigam entender quem eram os amantes.?

Essa leitura é interessantíssima. Reconta a clássica história da Guerra de Tróia, mas do ponto de vista de alguém que não tinha a voz para falar.

Em ?O silêncio das mulheres?, vemos a clássica história de Aquiles e Pátroclo sob os olhos de uma rainha que foi tomada como escrava no meio da guerra.

O livro é ótimo, é uma leitura que vale a pena.
Recomendo!

Rê Lima 07/04/2023

Apesar da primeira parte um tanto monótona, no geral eu gostei bastante do livro, principalmente a parte mais voltada para os pontos de vista do Aquiles e do Patroclo!

Rafa 12/02/2023

Uma leitura que vale a pena
Pra mim, que não tenho noção nenhuma sobre realidades diferentes das nossas, foi uma leitura esclarecedora.
Nunca li a Ilíada ou a Odisseia, mas li esse livro, então me deu uma noção sobre a narrativa original. Tudo o que eu sei sobre a cultura dos gregos vem de Percy Jackson e o que aprendi sobre a Grécia Antiga em história e em artes. Gostei muito da escrita de certa forma realista da autora, já que para mim, tudo da Grécia Antiga soa muito mítico. Os assuntos abordados sobre os escravos, as batalhas, a hierarquia social e toda essa importância que os gregos davam para rituais etc. ainda me surpreendem um pouco, já que eu não consigo entender a humanidade pouco praticada por eles, a empatia pouco praticada, uma hora ela é rainha, outra escrava, outra a "preferida" de Aquiles, noutra o motivo do conflito, logo após aquela deixada para trás e finalmente uma esposa, um ser humano, não uma coisa. As mudanças são de extremos.
Na narrativa toda, a pessoa mais humana parecia o Pátroclo, e eu gostei disso, já que todos reconheciam o mesmo.
Eu verdadeiramente não sabia o que esperar do livro e não sabia o que eu queria, então o final não me decepcionou e nem me impressionou, mas me pareceu condizente com a história. Uma liberdade que pra mim não pareceu libertadora, mas como a Briseida fez questão de me mostrar: E o que eu posso opinar ou achar? Eu nunca fui uma escrava.
Recomendo, mas não é uma leitura leve, e eu não pude julgar nada, já que se passava em outra realidade: era assim, ponto final.

Triz 16/03/2023

Que livro maravilhoso
A maneira que a autora trás voz para todas essas mulheres silenciadas ao redor da história, a retratação do Patroclo e do Aquiles. poderia falar por horas e horas desse livro, mas é um daqueles que quanto menos você sabe, melhor a leitura se torna. leiam o silêncio das mulheres, vocês não vão se arrepender

Thai Queiroz 22/02/2023

As mulheres e a guerra
É sempre profundamente angustiante saber sobre o que as mulheres passam mas guerras. Não lembro quem disse isso, mas um pensamento que sempre me aflige é o de que ?no primeiro sinal de instabilidade política as mulheres são as primeiras a perderem seus direitos?. Isso era verdade milênios atrás e isso é verdade hoje. Esse livro permeado de ficção traz mais realidade do que muito por aí. Todo conhecem Aquiles, Páris e Odisseu, mas ninguém se lemongrass ou pensa no as mulheres dessas histórias passavam enquanto esses homens viviam suas glórias e prazeres.