King e as libélulas

King e as libélulas Kacen Callender

Resenhas - King e as libélulas

Let 15/03/2022

Aborda raça, sexualidade e luto de uma forma delicada
Eu estava com altas expectativas por causa de ?felix pra sempre?, que é do mesmo autor. Vi algumas pessoas chorando com esse livro, e eu me emocionei bastante com a relação do king com os pais, mas sem lágrimas dessa vez.

King perde o irmão mais velho e se afasta do melhor amigo qnd ele confessa que é gay. King tem medo de acharem que ele também é. Mas tudo muda qnd o Sandy desaparece e o King acaba o encontrando e se reaproximando. É ai que o livro realmente avança.

É um livro muito delicado sobre se sentir perdido, sobre felicidade, sobre luto e sobre aceitar e amar quem somos. Me fez refletir muito. Principalmente por abordar temas mais pesados como abuso e agressão, além de homofobia.

Só não dei 5 estrelas pq o enredo em si foca mais em elementos com os quais não tenho tanta conexão, diferente de felix para sempre, por exemplo. Mas não deixa de ser uma obra linda!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 18/08/2023

King e as libélulas, por Kacen Callender
King e as libélulas, publicado pela Naci, selo Young Adult da Editora Nacional, é uma obra notável escrita por Kacen Callender, que nos leva a uma jornada emocionante e profundamente poderosa. Com uma narrativa habilidosa, personagens autênticos e temas complexos, o livro mergulha o leitor em uma história cativante e cheia de significado.

A trama segue a vida de King, um jovem afro-caribenho que vive em uma pequena comunidade no sul dos Estados Unidos. King é um garoto comum, mas tem uma conexão especial com as libélulas, que se tornam um símbolo constante em sua jornada de autodescoberta. À medida que ele lida com a violência e a opressão que cercam sua vida, King busca entender sua identidade e encontrar seu lugar no mundo.

Uma das maiores forças do livro é a forma como Callender retrata os personagens de maneira realista e complexa. King é um protagonista genuíno, com suas lutas internas, inseguranças e força interior. Sua jornada é repleta de desafios e obstáculos, mas ele nunca perde sua resiliência e determinação.

Além disso, a autora aborda questões importantes e atuais, como racismo, homofobia e identidade de gênero, com sensibilidade e profundidade. Ela não tem medo de explorar a complexidade desses temas, e o faz de forma honesta, sem perder a empatia e o cuidado com seus personagens.

"Você não quer que ninguém pense que você é gay também, ou quer?"

A escrita de Callender é envolvente e poética, capturando a essência da voz de King de maneira brilhante. A linguagem é rica e evocativa, transportando o leitor para o mundo vibrante e muitas vezes doloroso em que o personagem vive. A habilidade da autora em criar imagens vívidas e emocionantes torna a leitura uma experiência sensorial.

King e as libélulas é um livro que desafia as convenções e toca profundamente o coração do leitor. É uma história sobre amor, coragem e a busca pela verdadeira liberdade. Kacen Callender nos presenteia com uma obra-prima literária que ressoa além das páginas, nos lembrando da importância de aceitação, compaixão e da luta pelos direitos humanos.

Em suma, King e as libélulas é um livro que deve ser lido e apreciado por todos. A narrativa poderosa e os personagens marcantes ficarão com o leitor muito tempo após ter virado a última página. Kacen Callender prova mais uma vez seu talento como escritor, e este livro certamente se tornará um clássico contemporâneo.

site: https://irmaoslivreiros.com.br/king/

ANDER CELES 26/05/2023

O clima inicial foi tão bom, mas não terminou igual...
Eu gostei muito do livro até a sua metade, ou pouquinho mais disso. Depois ficou meio flat, meio comum, sem muito brilho.

O clima onde a narrativa é inserida, do início até mais da metade do livro, é um clima muito bom mesmo! Vai dando um clima de segredo, de algo por baixo da pele da história, mas que vc não consegue ver. E essas coisas deixa a gente curioso e preso nas páginas, pra saber o que tá acontecendo ou o que vai acontecer.

Aí, depois do meio do livro, uma situação é resolvida, a grande situação do livro (o que eu não achava no começo que seria a grande situação) e aí a história fica meio sem graça, sabe? Não fica chata, mas o brilho e o clima até aquele momento evaporam. É como se fosse o final da história, mas com muitas páginas.

Eu achei que deveria ter explorado muito mais o Khalid e a relação dele com o King. Ou que pelo menos o que tava sendo estruturado desde o começo tivesse se mantido até o final. Porque o que destoou acho que foi isso, o plot original, aquele que foi apresentado no começo, não ter permanecido. Sumiu ?

Acho que é isso, um começo e desenvolvimento brilhante, mas que do meio pra lá perdeu o clima narrativo.

Aliluz 21/04/2022

Incrível!
Eu amei esse livro, no começo não achei tão interessante, mas depois ele foi ficando muito bom. A ponto de eu imaginar o que aconteceria com o King, amei o final! Adorei como retrata a morte de uma maneira mais leve e diferente do normal. Super recomendo esse livro!

Deeny2050 24/03/2022

forte, impactante e lindo
Com certeza uma das melhores leituras de 2021, que livro perfeito! Bem feito! MARAVILHOSO. escrito de forma leve, mas com assuntos importantes.

Adriana.Gonzalez 16/03/2022

Esperava mais
Este foi um livro muito recomendado pelo clube de assinatura que ele veio, criei muitas expectativas mas não cumpriu o que prometeu.
É um livro morno posso, dizer até que numa linguagem infantil... não que isso me incomode mas se tornou explicado demais para meu gosto.
É um livro redundante que com certeza em 100 páginas daria para contar a história completa.
Houve muito arrodeio para no final terminar na mesma coisa.
A mensagem sim foi passada, é um livro leve... mas leve demais por sinal. Eu particularmente não gosto de filmes que não mexam com minhas emoções, eu gosto de sempre tomar uma sacudida e este livro não fez isso. Dei duas estrelas pela mensagem linda que ele passa somente.

Lua 01/10/2022

"Suas asas reluzindo com todas as cores do universo."
Que livro mais lindo e delicado. Fiquei apaixonada pela escrita e pelo desenvolvimento de todos os aspectos que sondavam a vida de King.

Lidar com o próprio luto, o luto da família e as descobertas acerca de sua identidade com certeza fizeram com que esse livro se tornasse uma explosão dos sentimentos de King e acho que isso fez com que eu não quisesse desgrudar dos personagens por nada.

O final fez com que várias questões surgissem pra mim e agora eu tô muito curiosa. Será que os meninos vão continuar sendo amigos? Será que eles ainda se gostam? Pelo jeito vou ter que sonhar com o final assim como King sonha com o seu irmão.

"Os espíritos deste mundo, eles não permanecem mortos por muito tempo."
Yas 01/10/2022minha estante
Quem lê suas resenhas deve achar que vc tem uma alma ? Parabéns pelas palavras, me convenceu a roubar o livro de vc ?

Lua 01/10/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK nossa te odeio

Nadia 28/02/2023

King, vai ficar tudo bem! ?
Amei conhecer o King , uma criança doce e amável, que passa por momentos delicados como luto, descoberta da sexualidade e conflitos de relacionamento com amigos, tudo isso sem o apoio familiar necessário.
Mesmo os temas racismos, discriminação e homofobia serem abordados de forma superficial, é possível tirar proveito de muitas falas e pensamentos das pessoas que carregam o pré- conceito e nem imaginam o quanto estão prejudicando uma criança que ainda está em formação.
Amei o King e só queria abraça-lo e dizer que tudo vai ficar bem!?

Faragao 26/05/2022

Entrou pra lista de favoritos
Eu não tenho palavras pra dizer o quanto amei esse livro.
A história vai falar do King, um menino que está entrando na adolescência e enfrentando o luto pela perda do irmão junto com seus pais. É extremamente doloroso esse momento na vida deles, e acompanhar os estágios desse luto é incrível.
Em paralelo, também veremos a amizade do King com o Sandy, uma amizade linda e cheia de situações difíceis para lidar.
É incrível acompanhar tudo que se passa pela cabeça do King, como ele sente falta do irmão e da rotina familiar, como ele proteje o Sandy, e como descobre sua própria sexualidade nessa fase tão difícil da vida.
Este é um livro íntimo, que faz com que o leitor sinta exatamente o que o personagem está sentindo. Uma jornada maravilhosa de acompanhar.

Manu5 10/04/2022

Lindo ??
Achei um livro lindo e fofo, bem escrito, confesso que esperava um pouco mais, porém não deixa de ser um livro bom, pra chorar bastante.

Livia Alves 23/07/2022

EU NÃO SEI O MOMENTO EXATO
em que comecei a chorar descontroladamente no livro, não entenda mal, é um livro que trata sobre luto e adversidades da vida que afetam uma pessoa negra, eu me senti pequena lendo esse livro, mas não consegui parar de ler (e chorar) a cada página que o King se abria era um desespero sem igual da minha parte por querer saber mais.

O livro traz muito a vibe ?deprê algum dia você supera? o que é óbvio, mas de uma maneira que te faça entender que aquilo é o real, não mais um fato superficial sabe.

A evolução do King e a luta dele por espaço me deixou levemente sufocada por perceber que existem pessoas que sofrem com isso TODOS os dias, acho que o autor foi incisivo em trazer o real sem temer e isso me deixou reluzente.

King é um menino forte, amável e corajoso que merece o mundo inteiro. Se eu falar mais provavelmente de algum spoiler, então prefiro me abster e dizer apenas leiam.

josi :) 03/06/2022

me identifiquei muito com o king em relação a lidar com o luto, demorei pra ler pq ficava lendo e pensando em mim e em como eu entendia ele. fiquei feliz pelo rumo que a área da sexualidade dele tomou, tava esperando tristeza sofrimento e choro mas que bom que acabou dando "tudo" certo.

Jeni 09/01/2023

King e as libélulas - Kacen Callender
Nota: 4 ??
N° de páginas: 208

Gostei bastante dessa história! É simples, a resolução do problema é muito direta e sem detalhes, não tem romance e, por isso, acho diferente das outras q li como, por exemplo, ?Minha versão de você? mas isso não significa q foi ruim, gostei muito mesmo!

A leitura fluiu bem, demorei pra terminar devido a procrastinação (??). A princípio achei um pouco forçado as falas para uma criança de 12 anos(mas ao mesmo tempo achei super real os pensamentos dele, sendo hipócrita, sendo humano) , mas foi muito interessante a mensagem do livro, a forma que foi falada sobre quebra de expectativa em relação ao outro ( sobre se comparar com o Khalid, sobre começar a enxergar que ele tbm não era perfeito ), o luto que cada um lidou de forma diferente, mudanças de perspectivas e amadurecimento.

Esse livro teve muitas pautas abordadas e achei coerente todas as citações mesmo que de forma rasa. Toda essa estória é praticamente um processo terapêutico. Li muito feliz que, no fim, o King aprende a aceitar as coisas do jeito que são (Khalid não é uma libélula).

É 4?? pela construção de pensamento crítico do King e pelo meu apego aos personagens. ? Só leiam!

#livro #ler #bookgram #resenha #resenhaliteraria