Violeta: A Novel (English Edition)

Violeta: A Novel (English Edition) Isabel Allende

Resenhas -

Tianna0 09/12/2023

Denso sem ser pesado
Violeta é a história de uma chilena que nasceu durante a pandemia da gripe espanhola e viveu por 100 anos até a pandemia do covid em 2020, ano de sua morte.

A Violeta passa por diferentes experiências durante o período que viveu. O desenvolvimento pessoal e familiar da protagonista contrasta com o cenário externo que muta durante toda a narrativa. Assuntos como pandemias, crises econômicas, políticas e questões sociais são vivenciadas dentro e fora do eixo familiar da mesma. Com isso podemos observar o crescimento emocional dela, assim como seus relacionamentos românticos, amadurecimento de suas opiniões políticas e o progresso do negócio que trabalha junto de seu irmão mais velho.

Achei "Violeta" um livro mais lento com muitos acontecimentos impactantes e relevantes do quadro histórico, mas que trata de forma calma e sucinta sem deixar que seja algo muito pesado.

claradebolacha 15/07/2023

Uma biografia ficcional
Esse é um daqueles livros que fica melhor quando você termina, pq pode parecer, em algumas partes, maçante durante a leitura, mas no final vale tudo a pena. É a história de uma mulher que viveu por 100 anos e conta isso de uma maneira autobiográfica em formato de cartas. Ver uma vida inteira assim te faz próximo dos personagens, como se fossem pessoas reais e se alegra e sofre junto a eles. Muito bom.
Iamlaviniamonteiro 22/10/2023minha estante
Vou começar a leitura hoje!

Amanda 27/06/2023

Bom, porém lento
Olha, a sensação que eu tenho é que levei meses pra concluir essa leitura. Foi super arrastada e cansativa. Achei os primeiros 30% difíceis e considerei abandonar a história, mas eu queria saber porque tanta gente fala bem desse livro e continuei. Depois dos 30%, o ritmo melhora, mas oscila muitas vezes, sendo lento e cansativo em alguns momentos. A escrita da autora não me fisgou então não me conectei profundamente com os personagens.

A história em si é interessante e vale à pena ler. Apesar de ter visto algumas críticas em relação à superficialidade de alguns temas retratados no livro, eu até gosto de ter sido dessa forma porque tem muita coisa pra contar nele.

Dei 4 estrelas pelo conteúdo, mas a experiência não foi espetacular.

Mariottoni 19/06/2023

Fazia mt tempo q queria ler algo dessa autora e gostei bastante da escrita dela, a história é mt interessante principalmente por colocar elementos da história chilena, e do mundo, no enredo. Gostei bastante e me lembrou um pouco de pachinko