Menina de Vinte

Menina de Vinte Sophie Kinsella

Resenhas - Menina de vinte

Dominique 23/10/2010

Um divertido livro de fantasma...
Lara Lington nunca esteve em um momento tão difícil. Seu namorado terminou sem nenhuma explicação com ela e sua melhor amiga e, também sócia, foi viver uma tórrida paixão em Goa e não voltou mais. Para completar o pacote, ela é obrigada a ir no enterro de uma tia-avó chamada Sadie, que durante anos foi esquecida pela família e que antes de morrer havia completado 105 anos.

Porém, durante o funeral, Lara começa a ouvir uma voz insistente, perguntando por um colar perdido. Conforme, Lara procura origem da voz, percebe que ninguém além dela, é claro, estava ouvindo. De repente, ela se dá conta de uma presença na salão do funeral, que não estava ali a minutos atrás. Aparece para ela uma moça magra, alta, com uma roupa antiga dos anos 20, que não é nada mais, nada menos, que sua tia-avó Sadie, em 'fantasma'.

Desesperada para encontrar seu colar, Sadie pede ajuda a Lara para interromper o funeral, já que seu corpo seria cremado, pondo fim, então, a sua existência. Confusa, mas extremamente compadecida da fantasminha chata da sua tia-avó, Lara para o funeral com a notícia alarmante de que Sadie tinha sido assassinada.(tudo mentira, é claro!).

A partir daí, vocês já devem imaginar, muitas confusões, reviravoltas e aventuras Sadie e Lara vão viver. O mais legal dessa história, apesar de ser um pouco fora do convencional e meio maluquinha em alguns momentos, deixou uma mensagem legal sobre a importância da família, principalmente, a atenção que os mais idosos devem ter. Um dia eles foram jovens, sorridentes, alegres e cheios de vida, cheios de histórias hoje para contar. Achei esses momentos fabulosos! Sadie nos anos 20, aprontou mais do que eu e Lara (a protagonista), no século XXI.

Pare tudo! É sério... algumas partes são de morrer de rir! Não leia se não quiser saber um pequenino spoiler. Bem, para convencer um humano a fazer o ela quer, Sadie grita, berra coisas no ouvido da pessoa e a pobre Lara fica assistindo horrorizada. É cada coisa que ela apronta! Sem falar quando ela convence Lara a se vestir como nos anos 20. Aimeusdeus! Que mico total! Juro que eu senti vergonha pela pobre Lara. Se eu fosse ela, com certeza, teria tentado dar uns tabefes na Sadie, pois ao mesmo tempo que ela é divertida e legal, ela é chata e insistente. Mas, acreditem: o livro é muito legal! Eu recomendo!

Jay 02/02/2011

Divertido, emocionante... Sophie!
Bem, e que mais eu poderia esperar da Sophie?! Um ótimo livro, como de costume...

A história começa com Lara indo ao enterro de Sadie e é lá mesmo que toda a confusão começa: ela é a única que pode vê-la e a fantasminha da tia-avô, ao perceber a vantagem, gruda em Lara como... bem, uma alma penada.

As duas não se dão muito bem no começo, mas o divertido é ver exatamente os atritos que acontecem entre elas e como elas vão aprendendo uma com a outra ao longo do livro.

É uma história que me fez rir feito uma maluca, chorar copiosamente e me encantar. Suuuperindico! 5*

Aline Memória 27/01/2011

Mais um favorito da Sophie...
Eu me apaixonei pela história de Menina de Vinte, mais um livro da Sophie Kinsella que vai pros meus favoritos! Ele tem todos os elementos que eu admiro no estilo da autora: uma protagonista forte, divertida; personagens secundários adoráveis e um mocinho encantador. Mas têm algumas coisas que o tornam especial: a história é bastante original, diferente; a fantasma da história, Sadie (depois conto porque) e as referências à década de 20,

Primeiramente, a história deste livro é ainda mais diferente do que Lembra de Mim?, da mesma autora: Sadie, a tia-avó de 105 anos de Lara (que ela nunca havia conhecido) morre e, do nada, Lara começa a vê-la como uma menina de vinte e poucos anos, usando roupas da década de 20 (roupas de melidrosa) que passa a importunar sua vida, pedindo ajuda para realizar seu último desejo: recuperar um colar perdido. A partir daí, a vida de Lara muda completamente e ela percebe que não tera paz novamente até realizar o pedido da fantasma de sua tia avó. Uma viagem, não? Mas as histórias da Sophie Kinsella são assim: exigem que o leitor mergulhe de cabeça, não fique pensando no quão improvável a situação é.

Sadie, no começo, me irritou com seu jeito mandão, orgulhoso e impulsivo. Mas com o passar da história fui me acostumando e gostando dela. Sadie quer aproveitar seu tempo como morta através da Lara, insistindo para que ela em uma ocasião se vista como ela, fale como ela e até saia com o homem que ela quer - no caso, Ed. Como sempre, eu me acabava de rir ao ler o livro: a forma como o coitado do Ed é abordado da primeira vez, os micos do primeiro encontro deles... só pra dar um exemplo, a coitada da Lara chega vestida totalmente como nos anos 20 para um encontro em um bar.

Também me apaixonei por essa atmosfera dos anos 20: as roupas, a dança... a nostalgia dá um toque especial à história. Lara também tem seus problemas do dia-a-dia, como sua empresa que está passando por grandes problemas, o fora que levou de seu namorado, a convivência com o tio rico da família; e tudo é narrado com um bom-humor que é impossível parar de ler.

Vou mencionar também que eu adorei os passeios por Londres que Lara faz com Ed (que, assim como Jack dO Segredo de Emma Corrigan, é um empresário lindo, rico e americano), conhecendo os pontos túristicos. A família dela também é uma graça.

Acompanhar a amizade de Lara e Sadie - que são tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão parecidas - se contruindo, e a história de Sadie sendo revelada já vale o livro, mas além disso há tantos outros pontos positivos que eu comentei e outros que não mencionei... Vou concluir recomendando apaixonadamente mais outro livro da Sophie!

Fe Sartori 12/10/2010

Menina de Vinte.

Fala sobre Lara e Sadie. Lara encontra de repente em sua vida o espírito de sua tia-avó Sadie que acabou de falecer com 105 anos e busca desesperadamente o seu colar.

De inicio parece uma trama estranha e sem grandes perspectivas, mas o livro é bem gostoso de ser ler. Dei boas risadas com Sadie que de inicio apronta cada situação com Lara, nesses momentos me deu vergonha alheia confesso, haha.

Mas a amizade das duas é incrível e no fim você passa a gostar tanto de Lara quanto de Sadie e torce muito para que tudo dê certo.

Pra quem gosta da Sophie e precisa no momento de uma leitura divertida e agradável recomendo.

Tati 08/11/2010

Amei esse livro, simplesmente amei meesmo!Não é um romance bobinho, mas uma história de amizade muito legal! Leiam, leiam, leiam, é muuuito bom e acabei lendo em 24hs rsrsrs
Valeu Juuu! Muito obrigadaaaaaa!

Bah 17/11/2010minha estante
Foi o que mais gostei no livro, se tratar de amizade e tal. E história! *-*

Vivi Barini 30/01/2012

A vida de Lara não vai nada bem, muito obrigada. Seu namorado de longa data terminou o relacionamento sem dar nenhuma satisfação ou motivo e, quando a jovem tentou falar com ele para esclarecer as coisas (e tentar reatar o namoro), Josh não só mudou o número do celular como deu a entender aos pais dela que a garota é uma perseguidora louca, ou pelo menos bem perturbada.

Não bastasse isso, Lara largou seu emprego e usou todas as economias para abrir uma empresa de caça-talentos em sociedade com sua amiga Natalie, a qual deixou a jovem se virando sozinha e foi para Goa, sem previsão de retorno.

Apesar de Lara ter sempre sido muito imaginativa, nem por isso teve amigos imaginários quando criança. Agora ela acha que o estresse do trabalho e de ter terminado com o namorado finalmente cobraram seu preço. Afinal, que outra explicação pode haver quando você começa a ver o espírito da sua tia-avó morta?

- leia mais em The Bookaholic Princess: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2012/01/desafio-realmente-desafiante-1-menina.html

Márcia 29/05/2011

O melhor da comédia romântica

Há muito tempo eu não via um chick lit de verdade, em todos os sentidos do gênero. O romance, o humor, a inteligência e o final feliz e emocionante. “Menina de Vinte” desde a primeira palavra se mostra um chick lit completo. Perfeito.

É exatamente aquele tipo de chick lit com o qual você vira a madrugada com um sorriso no rosto. Os personagens são incrivelmente simpáticos e ao contrário da maioria das “mocinhas” dos chick lits, romances e sobrenaturais lançados em massa hoje em dia, a Lara é compreensível e moderadamente sensata – parece que até no romance perfeito é necessário um pingo de romantismo cego na mocinha, mas no caso da Lara é perfeitamente normal e perdoável, até que não incomoda.

Mas é a Sadie a verdadeira estrela do livro, superando de longe a sobrinha-neta Lara. Atrevida, linda, divertida, determinada, ousada, criativa, jovem, enfim, não há adjetivos suficientes para a doce-menina-má-Sadie. Me atrevo a dizer, depois dessa personagem e sua estória apaixonante que Sophie Kinsella é a melhor autora de chick lit que já conheci. Ela foi mestra em misturar emoções como razão, amor e loucura e fazer dar certo.

A estória de amor que atravessa gerações e pousa nos ombros de Lara juntamente com o fantasma de sua tia-avó recém-falecida de 105 anos, é linda, arrebatadora e assustadoramente bem escrita e orquestrada.
O final é a ameixa do pudim de leite. É doce e incrivelmente saudoso.

Marian Keys, Carole Matthews, Gemma Townley e Meg Cabot, aprendam com a colega Kinsella a fazer um chicklit de verdade.

Dri Ornellas 21/12/2010

Um bom livro
Eu não sou fã de livros com temáticas de vampiro ou sobrenatural. Li e adorei Crepúsculo, mas, para mim, esse não conta muito pois o fato do Edward ser vampiro foi só um gancho para criar o obstáculo entre o amor dele e da Bella e criar a atmosfera ao redor do amor dos dois, a história em si não é sobre vampiros (por isso não entendo a implicância que há contra as idiossincrasias dos vampiros da Meyer). Li Entrevista com vampiro porque é um clássico do tema e queria experimentar, pois de repente despertasse em mim o gosto por esse tema. Gostei do livro, mas foi só isso. Tenho vontade de ler Drácula, do Bram Stoker, mas pelo mesmo motivo que li Entrevista com o vampiro: porque é um clássico.

Além de não ser fã de livros de vampiros, anjos e afins, também não tenho gosto por fantasmas. Mas é exatamente isso que Menina de vinte traz: um fantasma. Só que tem um detalhe: o livro foi escrito por Sophie Kinsella. E quando um livro é escrito por ela, não preciso conhecer a sinopse para saber que vou gostar do livro, o que ela escrever eu leio. Simples assim! rs

Deixo claro que não tenho preferência por livros sobre vampiros, sobrenatural e afins, mas isso não significa que é um tipo de leitura que eu definitivamente não faça, trata-se apenas de uma preferência. Então, vamos à história.

Menina de vinte conta a história de Lara, uma pessoa que está com a vida de pernas para o ar: o namorado a deixou, ela pediu demissão para abrir uma empresa com a melhor amiga e investiu tudo o que tinha na empresa e amiga a deixou sozinha para ir em uma viagem e ela não tem credibilidade com sua família.

A vida parece se complicar ainda mais no velório de sua tia-avó Sadie, uma velhinha de 105 anos que morreu sozinha em em azilo e que nunca teve visitas da família. Durante o velório, Lara começa a ouvir alguém pedindo por seu colar, repetidamente e... para o velório! Ela que já não tinha credibilidade com a família foi considerada louca, mas depois de inventar que achava que sua avó tinha sido assassinada, Lara consegue impedir o enterro.

A dona daquela voz era sua tia-avó que queria porque queria seu colar perdido, e Lara decidi ajudá-la a recuperá-lo. No decorrer dessa investigação, Lara se mete em várias confusões embaraçosas (o tipo de confusão que só Kinsella consegue armar).

Lara e Sadie são duas pessoas diferentes e se tratam com aquele sarcasmo carinhoso de pessoas que se gostam mas são orgulhosas demais para admitir. Ambas possuem a mesma idade, mas são frutos de gerações completamente distintas: Sadie viveu durante sua idade de 23 anos na década de 20 (dai o título do livro) e gosta de fazer somente o que fazia naquela época: dançar Charleston e usar roupas e maquiagem dos anos 20. O problema disso é que ela não quer somente fazer essas coisas, ela quer que Lara faça também.

O livro não chega a ser o melhor da Sophie e nem o mais engraçado, mas é uma leitura divertida e prazerosa. A leitura, como sempre, flui rápido e sem problemas. O final é um tanto piegas, mas é bonito e tem uma boa mensagem.

Só uma coisa me irritou um pouco no começo: Sadie! Ela queria o colar, mas precisava ficar repetindo a cada minuto "Eu quero meu colar"? E ela foi muito intransigente com a Lara diversas vezes: como assim armar um encontro com um homem onde a Lara deve ir só para ela poder sair com o cara? Como assim?!?! Foi surreal demais!! A parte que a Lara entra no escritório para convidar o Ed para sair foi super engraçada (uma das mais engraçadas do livro) mas muito no sense.

Como Sadie era um fantasma, ela não podia tocar em nada e só conseguia se comunicar com a Lara, mas ela podia influenciar o desejo das pessoas gritando ordens em seus ouvidos. Tudo bem, existe uma lógica dentro da história para isso. Mas o Ed não a obedeceu uma determinada vez e não houve explicação para isso. Claro que nós, leitores podemos suspeitar do motivo (que não vou dizer aqui, claro) mas acho que isso foi um pequeno furo na história e o romance entre Ed e Lara poderia ter sido um pouco mais desenvolvido. Mas entendo que o cerne do livro não era o romance, mas sim a relação de Lara e Sadie. Só é uma opinião tendenciosa de quem é fã de relacionamentos e acha que eles rendem as melhores histórias...rs

Gostei muito da história do colar e do porquê Sadie o querer de volta, foi bem romântico e a história foi muito bem construída e criativa.

Uma ótima leitura para quem é fã de chick-lit e mais ainda para quem é fã da Sophie.

Rapha Russi 29/05/2024

Pela volta dos Chick lit
Peguei esse livro muito despretensiosamente, estava há anos na minha estante da época que lia muito chick lit, mas não tava com muita esperança.

No começo não tava gostando muito, achando as personagens muito irritantes, mas fui me apegando e gostando cada vez mais. Chegou no fim e me peguei chorando hahahah

Me fez ter vontade de ler livros assim de novo e não pude deixar de comparar com os novos livros de romance que estão fazendo sucesso, mas que eu, infelizmente, não consigo achar tão bom quando os de 2000/2010.

Aninha 13/01/2011

Divertido, meigo, charmoso, sublime, encantador, envolvente...simplesmente perfeito! É impossivel terminar esse livro e não se apaixonar pela história e pela energia contagiante de Sadie, consequentemente, tbm é impossivel não sentir saudades! Com certeza é um dos melhores chick-lit que já li,e já é um dos meus favoritos!

Recomendadíssimo!!!

Diego 01/09/2010

maravilhoso e divertido!
Mais uma vez, Sophie Kinsella prova o motivo de ser a rainha da literatura consideada " mulherzinha". História ágil, divertida e emocionante do início ao fim. Parabéns!

DRICA 11/07/2011

sou muito fã da sophie pra começar, e tenho todos os livros dela.
apesar disso devo dizer que este não é o melhor livro dela definitivamente. não sei bem o que, mas parece que faltou alguma coisa...
mesmo assim eu gostei dele, apesar de não ser tão divertido quanto os outros, a história é bem boa e eu recomendo!

Rafaelle 19/11/2010

Menina de vinte
Lara é uma menina de vinte e poucos anos, que está passando por um momento não muito bom em sua vida, parece que tudo para ela está fracassando, mas no enterro de sua tia-avó Sadie, que morreu aos 105 anos, que ela nunca tinha se dado conta na vida que existia, tudo muda. Graças ao fantasminha de Sadie, que começa gritar louca pela ajuda de Lara, querendo seu colar de qualquer jeito, e isso só pode dar em confusão né.
Eu amo todos os livros de Sophie Kinsella, e com esse não foi diferente, adorei do ínicio ao fim, são deliciosas 496 páginas de muita confusão aprontadas por Lara e Sadie. Adoro a forma da Sophie escrever, sempre caio na gargalhada, ás vezes em público, só depois me dou conta. Lara perdeu o namorado, sua empresa está fracassando e agora um fantasma chato gritando com ela, e a fazendo parecer uma louca. Então ela vai em busca do colar, claro caindo em mil confusões. A Sadie me irritou em alguns momentos, tinha horas que ela era muito chata e incompreensível, mas no final ela mostrou que era uma pessoa maravilhosa. Sem contar a forma com Lara e Ed se conhecem, muito muito fofo. Eu amei demais os dois juntos. E no final quando tudo é resolvido, não vou contar como, mas é muito engraçado, eu me via interpretando hehe, e quando Sadie finalmente tem que ir, confesso que chorei, as duas se davam tão bem. No final o que fica para a gente é uma linda história de amizade muito divertida. Duas meninas de vinte, de epócas tão diferentes, mas com tantas coisas em comum.
Como deu para notar, eu amei esse livro, tanto que tentei não terminar ele tão cedo, e agora ele luta lado a lado com Lembra de mim? como meu favorito da Sophie.

Carol 18/12/2010

Adorável!
Sophie Kinsella dispensa apresentações, né? Autora da série Os Delirios de Consumo de Becky Bloom (Shopaholic series, em inglês), Sophie é uma das mais consagradas autoras do gênero chick-lit.
Em Menina de Vinte conhecemos a adorável Lara Lington, inglesa de vinte e poucos anos que vem de uma família em que o tio milionário é o centro das atenções. No enterro da tia-avó Sadie, Lara se pergunta se está ficando louca ou está realmente vendo e ouvindo o fantasma jovem de Sadie que se recusa a deixar o mundo dos vivos sem seu precioso colar. A partir daí, Lara e Sadie entram em uma divertida aventura em busca do colar. (...)

Continua em http://sunriseshere.com/?p=46