O Segredo do Oceano

Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

Priscila 20/12/2021

Não me prendeu
No início parecia que ia ser muito emocionante, mas para mim não rolou, achei muitas partes chatas e enroladas, a única coisa que valeu a pena para mim foi a cultura africana que é apresentada.
Paty.Moreira 10/01/2023minha estante
Comigo foi da mesmo jeito. Que livro chato viu. Tinha tudo pra ser bom, mas.

Raquel 19/07/2023minha estante
Sim!!
Achei uma premissa ótima e a parte da cultura africana super legal, mas achei que faltou muito aprofundamento na protagonista, não senti conexão alguma com ela.

Jonathan254 20/04/2024minha estante
Muito raso a história protagonista sem carisma esperava mais desse livro

Mia Fernandes 15/01/2022

O romance foi o Titanic afundando...
Um livro que mostra a riqueza da cultura africana e sua religião. Seus orixas, os segredos do oceanos. Natasha Bowen, mostra o que existiu antes da escravidão. A rica cultura africana, misturada com as lendas do oceano, me fez mergulhar bem fundo e ficar fascinada com cada lenda e história contada por Simidele.

"Mas você não é mais uma garota. Você é mais que isso. Nós somos mais que isso. Fomos criadas com o propósito de recolher almas para abencoá-las."

Simidele é uma das sete Mami Wata, sereias criadas por Iemanjá, cuja missão é recolher as almas daquelas pessoas que morreram no mar e prepará-las para o reencontro com Oludumare. Só que ela começa a questionar seu propósito e tenta se lembrar de como era a sua vida, antes dessa missão. Suas lembranças sempre somem quando ela retorna ao mar.

"É mais fácil  deixar quem você foi para trás.  Alegre-se com isso, irmã.  Deixe o mar tragar suas lembranças e abrace quem você é agora."

"O que foi feito está feito. Não podemos mudar o passado, apenas aprender com ele. O que acontece a seguir está em suas mãos."

E tudo muda, quando ela salva a vida de um garoto no mar, que fora lançado de um navio negreiro. E com isso ela quebra o decreto antigo dos deuses, colocando todas as Mami Wata em perigo.

E isso é somente a ponta o iceberg: a vida na terra começa a morrer.

Simi deve correr contra o tempo e pedir perdão ao Deus Supremo por suas ações.

"Pelo bem daqueles com quem me importo, eu me arriscaria de novo e de novo."

O segredo do Oceano, mostra que estamos bem longe em desvendar todos os seus mistérios. Suas lendas e seus orixas, existem. E a partir da escolha de Simi em salvar Cola do mar, o mundo como os humanos e os seres do oceano conhecem, começa a de deteriorar.

O livro seria perfeito se não tivesse romance. A relação entre Simi e Cola, não me despertou para um envolvimento afetivo. O garoto tem uma pose de impotente, o todo poderoso, mas que toda hora, precisava ser salvo por Simi. (Eu por mim, tinha deixado ele ser comido pelas piranhas).

"Para uma pessoa tão sortuda, você precisa ser salvo com bastante frequência."

"Na água existem muitas coisas que a humanidade não conhece. Quando se retira as escamas do oceano, nunca se sabe o que vai encontrar."

Tirando essas migalhas de romance, a aventura que ambos começaram  e a inclusão de outros personagens, como os guerreiros Bem,Yinka e o bumbo, Issa, e a participação dos orixas, Xangô, por exemplo, me fez realmente estar nas escamas da sereia.

Simi não é uma donzela em defesa. Ela quer se lembrar da sua vida anterior, mas isso não anula a sua devoção a Iemanja e aos outros orixas. Ela é uma guerreira, que esta disposta a arriscar tudo (ate mesmo o amor pela Coca cola (piada)), para acabar com a tirania de Exu.

Como eu disse, as migalhas de romance e algumas pontas soltas, fazem acreditar que a missão de Simi ainda não acabou.

P.s: o romance não me desceu a goela, mas as intrigas política dos deuses, a história e as fábulas do mar se tornando realidade foi realmente bem primoroso.

Xoxo
Mia fernandes.

Magic 11/03/2022

imagine um título aqui
não achava que fazer resenha de algo que não terminei seria válido, mas vi que aqui no site costumam fazer isso, e como quero relatar minhas leituras, aqui está minha opinião sobre.

li o livro apenas até 20%, muito pouco pra formar uma opinião, isso é fato pra mim. mas, quando comecei a leitura, já foi com um pé atrás, pois a sinopse é muito semelhante a do livro "A Sereia", da Kiera ? livro que odeio com todas as minhas forças.

independente disso, dei uma chance por toda a questão de representatividade no livro e por lidar com cultura africa, achando que não teria mais semelhanças com A Sereia além da sinopse.

mas não foi bem assim... porque de O Segredo do Oceano tem muitos pontos de roteiro parecidos com outra obra que, como disse, eu acho horrível. estou falando aqui de experiência de leitura, okay? não qualidade da história. isso me travou, pois não queria ler algo com semelhanças àquele livro. dei uma chance por pensar que seria diferente, mas não quero ter outra experiência ruim com leitura para no final dar uma nota terrível, principalmente para um livro que tenho certeza que merece uma boa nota ? inclusive, pelo que li, tenho certeza que ao contrário de A Sereia, este teria um bom desenvolvimento.

pontos positivos que notei foram muitos, gostei bastante da narrativa da autora ? simples e em primeira pessoa, do jeito que eu gosto em fantasias modernas ?, e é o tipo de história fácil de ler, rápida e que te instiga a continuar.

toda a questão de ser sobre a cultura africana é o ápice do livro, é simplesmente muito interessante, a forma como a protagonista narra a Iemanjá me deixou encantada.

ignorem a nota que coloquei, é apenas ilustrativa e pra poder escrever a resenha.

Pedro Pêsso 07/02/2022

Legal
Olha, eu fui ler esse no clube do livro, e até que eu gostei, no meio dele não me prendeu muito, lá no desenrolar da história foi meio chatinho, mas no início e no fim ele é bem prendedor pq você vai querendo achar sempre o final.
Como eu não vou deixar claro, eu não considero spoiler, mas eu só não entendi pq todo mundo que era importante morreu e é isso, mas tá né?

Carol 01/10/2022

3/10
Tem uma ideia legal, mas um potencial não aproveitado.

A escrita é muito difícil e maçante, as coisas levam mais de 3/4 do livro pra realmente começaram a acontecer e, depois de tudo, o livro ainda termina sem final.

Enfim... terminei porque comprei, e nao gosto de abandonar livros. Se soubesse, nao teria nem começado

jp_sasa 17/07/2022

Sobre religião e folclore africano!!!
Eu comprei porque achei que era sobre fantasia de sereias, mas não tem nada haver, é sobre região (Candomblé).
Me arrependi de ter comprado esse livro, talvez porque minhas expectativas não foram alcançadas ou talvez seja porque a escrita desse livro é angustiante e um puro tédio do começo ao fim, achei a história muito chata e o final é pobre, sem nenhuma explicação do que acontece com os outros personagens, parece que tudo foi um surto da protagonista e nada aconteceu de verdade, sinceramente não recomendo pra ninguém.

0,5? de dó e pq não dá pra dar 0

Lucia | @lucia_esta_lendo 01/01/2022

Por mais livros assim
Como falar desse livro sem soar clichê? Difícil, mas garanto que é um banquete para quem adora uma boa fantasia.

Adorei conhecer sobre a mitologia e a cultura africanas inseridas tão lindamente no contexto da trama. Além disso, temos aqui um toque de História, visto que o desenrolar da trama ocorre no período da escravidão pelos brancos, mostrando as atrocidades cometidas contra o povo africano.

Há também por assim dizer uma trama política entre as entidades, o que gera uma dinâmica muito boa para o desenrolar da história. E mesmo sabendo que Simi e Kola não poderão ter um final feliz, eu não esperava pela decisão final de Simi, o que me deixou até triste por ela.

Enfim, uma super leitura para iniciar meu 2022.
Stephanie 01/01/2022minha estante
Pelo resumo deu até vontade ler ?

Mia Fernandes 02/01/2022minha estante
Eu to atrás desse livro.

Vivian.om 03/01/2022minha estante
O livro é maravilhoso!!!

Maisa @porqueleio 11/04/2022

Resenha / O Segredo do Oceano /@porqueleio
Simidele é uma Mami Wata, uma humana que, em seu último suspiro, foi abençoada por Iemanjá e agora é uma sereia, encarregada de coletar as almas dos que caíram ao mar, para que seu caminho até Olodumarê seja abençoado.

Em sua busca por almas perdidas, acaba encontrando um garoto ainda vivo, e não se sente confortável em deixá-lo morrer, salvando-o de se afogar. Quando Iemanjá descobre, fica arrasada, já que Simidele desobedeceu a um antigo decreto, e deverá sair em busca do perdão de Olodumarê. Para isso, se junta ao garoto – Kola, e parte em busca de Exu, o mensageiro, para pedir perdão. Ela só não sabia que Exu tem outros planos...

Fui conquistada pela capa – uma das mais bonitas que já vi, e pela representatividade, já que temos sereias pretas, além de toda a cultura e mitologia africanas. Logo na introdução, a autora destaca que sua estória se passa no século XV, tendo como plano de fundo o sequestro e consequente escravidão dos povos africanos – muitas almas coletadas por Simidele caem de navios negreiros. É doloroso revisitar esse momento da história, mas foi importante.

Como eu queria ter amado esse livro... a mitologia realmente é fantástica, mas a autora pecou no desenvolvimento. Em muitos momentos, foi tão arrastado que atrapalhou muito avançar no livro. Tudo isso para trazer um final frenético, quando parece que tudo acontece ao mesmo tempo.

Apesar de alguns clichês, achei o final inesperado, abrindo boas perspectivas para o segundo livro – acredito que seja uma duologia. Enfim, amei a descrição dos orixás, as lutas, a mitologia iorubá, e espero que o segundo livro encerre com chave de ouro a estória da Simidele.

⚠️ Gatilhos/Aviso de Conteúdo: Escr4vidão, Violência, Abus0 físico, Tortur4, suicíd1o

site: https://www.instagram.com/p/CcOmUMwrhdV/

Harmônica 16/04/2022

Esse livro é simplesmente incrível, no começo achei que ia ser uma coisa, um pouco antes de chegar no meio achei que ia ser outra ai do meio pro final foi outra coisa completamente diferente
A Autora escreve superrr bem, a história é maravilhosa, os personagens são um amor, e o mais importante, me ensinou muito sobre a cultura africana e me fez perceber o tanto que o racismo tem raízes muito mais profundas.
Eu sou uma mulher branca da classe média, então constantemente estou na busca de me conscientizar sobre a causa negra e esse livro me fez perceber o tão pouco que a gente aprende sobre essa parte da nossa origem nas escolas, o livro me fez lembrar muito de percy jarkson e como pra mim ler aqueles livros foi fácil, porque eu ja sabia muito sobre a metodologia grega por causa da escola e enquanto no Segredo do Oceano eu tive que pesquisar quase tudo das referências que a autora dava. E foi nesse momento que eu percebi o quão pouco a gente aprende sobre a história da África na escola, como a gente passa anos estudando cada minúcia da história da Europa e quão pouco eu sei sobre a história e a cultura da África.

Resumindo, amei cada parte desse livro, recomendo para qualquer pessoa e não tenho nenhum ponto negativo para esse livro.

Paula 14/01/2022

Eu gostei, mas esperei um pouco mais.
Esse livro parece uma mistura de Percy Jackson com Pequena Sereia e Filhos de Sangue e Osso.
Eu sou umbandista e filha de Iemanjá, então eu babei quando vi que pegava contos iorubá e os orixás.
Gostei de algumas coisas, outras achei um pouco cansativas. No geral é um bom livro.
O final é fechadinho, mas dá um gostinho de quero mais

jp_sasa 17/07/2022minha estante
concordo