O Segredo do Oceano

Natasha Bowen

Resenhas - O segredo do oceano

Meiosangue0020 18/09/2023

Faltou algo
Faltou desenvolvimento dos personagens secundários.

Faltou cativar o leitor com o carinho dos personagens.

Linguagem complexa (já esperava) o que não caracteriza leitura fluida.

Thais645 29/03/2022

Excelente e rico em história/mitologia africana
Adorei esse livro! Aprendi tanto sobre mitologia e história africana, com tantas interseções com o que vemos na cultura afrobrasileira, especialmente nas religiões. A leitura é cativante e envolvente, com a história valorizando diferentes aspectos do "padrão" das histórias. Super recomendo.

Gio 19/07/2022

Imersão
Um livro que, além de mostrar o que os escravos passaram durante sua estadia no navio negreiro, te ensina sobre a cultura iorubá que é representada atualmente pela Umbanda e pelo Candomblé no Brasil. Acompanhado de um enredo nostálgico, onde a protagonista, Simidele, vai atrás de seu objetivo junto com Kola, seu amor proibido.

Nicole492 31/07/2022

Se tornou um favorito
Ai que livro lindo, eu me emocionei mto e ele realmente poe a gente pra pensar em mtas das falas dos personagens, achei de uma delicadeza impar da autora ao tratar dos assuntos que o livro aborda sem parecer forçado e que traz a realidade de como foi sem romantizar nada.
Adorei a representançao dos orixas e de como elea atuam na vida e nas crenças dos povos africanos e de como essas historias vieram pra nos junto com os negros dentro dos navios.
É triste, lindo e, ao meu ver, necessário, eu amei, 5 estrelas.

dorey 13/01/2023

Sua estante merece ter esse livro!
Demorei um pouco para me atrair por esse livro estava lendo outros que acabaram me chamado mais atenção no momento mas quando voltei a lê-lo e passei pela fase introdutiva o livro me cativou até ao final, me fazendo sentir tudo o que podia e é desse tipo de livro que gosto!
A forma como a cultura e a religião foi mostrada foi o que mais me chamou a atenção, pelo que li nas notas da autora ela fez grande pesquisa para escrever ele o que faz o livro ser melhor ainda já que assim podemos aprender mais sobre essa diferente religião, normalmente quando se é mencionado deuses a primeira coisa que nos vem na cabeça são os deuses gregos mas os africanos (que variam de acordo com a região) são extremamente interessantes.
E apesar de isso não ser o foco podemos ter também o gostinho (migalhas praticamente) do romance entre a Simi e o Kola que é super fofa.
Outras duas coisas que eu AMEI foi a forma que mostraram o poder feminino na história a personagem Yinka mostra isso mt bem (queria ter lido mais sobre ela) e a própria Simi com sua coragem e determinação e as cenas de luta achei elas super bem escritas e bem detalhadas parecia até que eu estava lá.
?A história dos negros não começa com a escravidão. Um aspecto importante desta história para mim é a descrição positiva do antigo conhecimento, cultura e história da África, o que é muitas vezes apresentado de maneira ardilosa e incorreta como primitiva?esse trecho das notas da autora me chamou muita minha atenção porque é mt verdade maioria dos livros que conheço não representa nada daquilo que esse livro mostrou por isso tenho tanto orgulho em ter esse livro na minha estante!

SPOILER ABAIXO

O suposto plot de que a Simi iria para o fundo do mal com o deus Olocum não me surpreendeu, achei bem previsível na verdade, sei que ela não vai ficar no fundo do mar para sempre, vejo mt o Kola dando algum jeito de tirar ela de lá no segundo livro. Tirando esse plot e o fato do Kola quase morrer (por um momento cheguei a acreditar que ele realmente tinha, mas aí lembrei que não tinha como, ele é um dos principais kkkkk) gostei bastante dos outros.
Eu sei que a Yinka está viva (eu PRECISO que ela esteja) espero que no segundo livro conte mais sobre o passado dela! Não entendi mt bem o que aconteceu com o Bem mas espero que ele esteja bem. Fiquei mt mal com a morte do Issa pq ele tinha que morrer? não tinha necessidade nisso sério fiquei mt mal.

FIM DO SPOILER

Recomendo mttt esse livro a todos, tem alguns gatilhos como a escravidão que é descrita nele (se passa no século 14) mas fora isso é um livro riquíssimo culturalmente e vale SUPER a pena colocar na lista!

@ale_raposo 15/03/2022

Um mundo encantado de sereias e orixás.
Essa é uma leitura ideal para se sair de uma ressaca literária.
Aqui,conhecemos Simidele,uma sereia do seleto grupo de ajudantes da divindade dos mares,Iemanjá. Essas ajudantes,são conhecidas como Mami Watta,e são responsáveis por guiar as almas dos que perdem a vida no mar,ao seu destino correto,guiados com amor e encantamentos,pelas Mami Watta.
Acontece que Simidele,descumpriu uma das mais importantes regras dadas por Iemanjá,e interferiu no destino de um jovem,salvando sua vida.
A partir daqui,tudo pode mudar na vida das Mami Watta,e trazer consequências graves,até para as entidades.
Essa é uma história linda,com muitas passagens das lendas africanas,com rezas e cantos na língua iorubá,e com direito a alguns orixás circulando nessa aventura.

Kally8 22/08/2022

Maravilhoso
Eu tô chocada com o finalzinho do livro, a autora entregou simplesmente tudo. É uma história maravilhosa, tem bastante da cultura e mitologias africanas, o romance fica em segundo plano, mas ainda assim o livro é simplesmente perfeito. O plot é muito bom, eu amei.

Naraiane.Martins 04/03/2022

RESENHA - O segredo do oceano | @aquarelandosonhos
O segredo do oceano, é uma história inesquecível repleta de representatividade, fatores culturais e mitologia africana.

Uma única vez, Símile vez um pedido para os deuses, e agora ela serve a eles como uma sereia Mami Wata, coletando as almas dos que caíram no mar e abençoando suas jornadas de volta para casa. Entretanto, quando um garoto vivo é jogado de um navio ao mar, Simi o salva, desobedecendo um antigo decreto. Agora ela precisará encarar sua punição.
Para proteger as outras sereias, Simi precisa enfrentar uma jornada para pedir por perdão ao Deus Supremo. Porém, o garoto resgatado sabe mais do que deveria, e há alguma coisa seguindo Semi bem de perto.

O universo no qual se passa essa história me conquistou muito pela riqueza de detalhes, pela mitologia, e por toda a representatividade negra. Vivo batendo nessa tecla por aqui, pois é realmente importante para mim, e para tantas outras pessoas se enxergarem nos personagens. Pela primeira vez, pude ler a história de uma sereia que não é o estereótipo Ariel da Disney, e isso é TÃO importante, saber que Simidele tinha características físicas parecida com as minhas me fez gostar ainda mais dessa história.
Também vale desatacar a forma como a autora mistura realidade, mito e ficção, "O segredo do oceano" se passa no século XV e tem como plano de fundo a escravidão dos povos africanos, essa história retrata uma possibilidade diferente para a origem das sereias e de outros seres místicos, mas também transmite a dor dos povos que tiveram suas vidas roubadas.
Queria muito ter dado 5 estrelas para essa história, visto o tanto de elogios que fiz a ela. Entretanto, sinto que algumas partes do desenvolvimento foram lentas, o que não me agradou tanto. Mas tirando isso, essa é uma fantasia de volume único que merece ser lida.

Atenção: Essa história contem gatilhos relacionados a violência, escravidão, morte e suicídio.

Alex 08/09/2022

Finalmente!
Depois de quase 20 dias sem conseguir ler por trabalho, peguei o livro hj e terminei de uma vez só. Achei a história muito boa, me fez olhar para a umbanda e o candomblé com outros olhos, me encheu de curiosidade e amor pela história. Eu super recomendo.

M00nL1ght 22/07/2022

Bem mediano
Terminei o livro e devo dizer que a história foi bem monótona e chatinha.
O romance que teve foi super mal desenvolvido e sem sal, o desenvolvimento dos personagens achei super vazios, tudo no livro pareceu meio vazio.
Achei super legal a base a história em si, mas a execução achei mal feita, a escrita foi boa e o tempo em que aconteceu as coisas foram satisfeitorios mas como foi feio foi bem meh.
As mortes também foram sem propósito e o que aconteceu com o resto dos personagens foi jogado pro lado.
Não recomendo.

moony 25/07/2022

um livro otimo para conhecer um pouco da mitologia africana
É uma odisseia muito interessante, rica na cultura africana, na mitologia e na religião. A autora se esforçou para entregar um livro com representatividade e conseguiu. Mostrando a luta de homens e mulheres tirados a força de suas terras, e de como seus deuses lutaram de algum modo para que seu povo não ficasse só e tivesse sua justiça. Senti falta do desenvolvimento dos personagens e da ação proposta do livro.

Os personagens não são carismáticos em alguns aspectos, fazendo que eu não me apegasse a nenhum deles. Simi, é uma mama watta e ao decorrer da trajetória podemos ver um conflito entre o presente e o passado dela. Me fazendo duvidar muitas vezes, se ela iria consertar os problemas que ela mesmo provocou.

Sobre o romance, ele é bem escasso. Mesmo havendo química, sinto que Kola e Simi não serão um casal no segundo livro, já que no final ela se entrega ao destino dela.

O livro teus seus pontos fortes, mas ele é fraco. Recomendo para aqueles que sente falta de livros com representatividade preta e sobre a cultura africana.

Mdu_S 19/03/2022

Turista Literário nov/2021
Eu comecei esse livro na Leitura Coletiva do TL em janeiro, mas por motivos pessoais precisei dar uma pausa, admito que quando voltei a leitura foi um pouco difícil de me acomodar na história novamente kk mas quando me situei aproveitei demais a leitura.
O Segredo do Oceano é uma releitura de A Pequena Sereia, em que acompanhamos a história da Simidele, uma das Mami Wata de Iemanjá, que acaba salvando um jovem que é jogado ao mar ainda com vida. Por ter desobedecido uma regra importante ela deve entrar em contato com Olodumarê e pedir por seu perdão, tudo isso enquanto tenta passar despercebida por Exu que também busca uma forma de entrar em contato com Olodumarê. Esse caminho vai ser percorrido junto com Adekola? o garoto que ela salvou ? que também está em busca de seus irmãos desaparecidos, que são chave importante para a jornada de Simi. Nesse tempo, sentimentos irão surgir, mas Simi sabe que seus caminhos estão destinados a se separar, pois ela pertence ao mar e Kola é um humano.
As Mami Watas são sereias criadas para ajudar Iemanjá, coletando a almas daqueles que morrem no mar e abençoar a sua viagem até Olodumarê ? o Deus supremo. No final do livro, na nota da autora, ela fala da extensa pesquisa que fez sobre a cultura e a crença de países africanos para a criação deste livro. Toda essa pesquisa se mostra na história, o universo é muito bem elaborado e muito bem escrito, os personagens e as histórias de cada um se complementam e todos os pontos são muito bem fechados, sem deixar dúvidas na história.

Por fim, eu sei que a autora está trabalhando na continuação, porém eu até que gostei do final e não me incomodaria se fosse um livro único.