Véspera

Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Maria.Farnochi 29/05/2024

Livros escrito de forma poética, como todo romance de Carla madeiro, a história é contada alternando o passado (véspera) e o presente. A cada capítulo vamos nos envolvendo mais com a história e entendo o que levou a história para um caminho tão trágico. O enredo é viciante, te prende do começo ao fim, os personagens são muito bem construído e fica nítido as características, dificuldades e traumas de cada um, que o que faz a história ser tão impactante, na minha opinião.Além disso a autora,aborda temas polêmicos (patriarcado/religião/relacionamento abusivo/feminismo) muito presentes na nossa realidade/sociedade de forma suave, mas mesmo assim ainda que te maneira suave, a história contém gatilhos para quem vive ou já viveu uma realidade parecida.

Silva79 29/05/2024

Vespera
Eu gosto da escrita da carla madeira mas eu sempre demoro um pouco pra engatar na história, mas eu gostei.

livia.albuuerque 28/05/2024

"uma mulher que apanhou uma vez de um homem apanhou para sempre."
Ler Carla Madeira é como entrar em um mundo onde os personagens são feios, brutos e, infelizmente, muito presentes na vida de várias pessoas.
"Véspera", para mim, é um livro sobre as três gerações de mulheres de uma família - Custódia, Veneza e Vedina - todas com histórias muito bem escritas e trágicas. Acredito que todas são bem parecidas em suas histórias, parecem que dividem da mesma dor. Já os irmãos gêmeos, ambos são claramente um produto desse ciclo todo. Caim claramente se saindo bem melhor que Abel (quero que ele 🤬 #$%!& para sempre).
Livro maravilhoso, como sempre!

emisoarx 28/05/2024

Véspera, Carla Madeira
Mais uma vez a Carla Madeira me sequestrou pro mundo dela. Me vi imersa em suas palavras, igualzinho aconteceu em Tudo é Rio.

Véspera te pega desprevenida a cada página virada. E não é nem pelos acontecimentos, alguns são previsíveis, mas sim porque a a escrita de Carla te prende em cada página.

Eu amei como ela brinca com passado e presente em ambos os livros. Ela faz isso com uma leveza tão gostosa de acompanhar. Engoli os capítulos. Afundei nas palavras dela.

E, novamente, o final me amassou rs
Eu adorei esse livro, mais um pra lista.
Não vejo a hora de ler o próximo.
Ala_skx 28/05/2024minha estante
Eu li esse livro a um tempo e concordo com o que disse, a escrita dela é detalhada, mas não do tipo que te enjoa, mas sim o tipo que faz parecer que você está na cena. Adorei como ela abordou os temas e a "crueldade" humana, o final fez eu refletir a cena do Paulo parede, olhando agora, eu sou do time que acredita que o Abel empurrou ele. Um livro maravilhoso de fato.

moon 28/05/2024

Não existe outra nota a não ser a maior, carla madeira a escritora que você é!! não sou bom de resenhas, mas esse livro tocou em mim de diversas formas, o personagem antunes principalmente, me apeguei muito a ele por me lembrar do homem que me teve. eu não tinha chorado esse ano até ler esse livro, muito bom toda a história e o final é bem tocante, amei muito

luizagarvi 28/05/2024

Carla Madeira nunca decepciona.
Sou uma grande admiradora de Carla desde quando li ?Tudo é rio? no ano passado e desejava profundamente ler outro dela.
?Véspera? chegou pra mim em um momento muito delicado da minha vida pessoal e não poderia ter um jeito melhor de cutucar feridas para, então, cura-las. Carla traz pura poesia em suas histórias, tem muito sentimento em tudo que ela escreve. Por isso, exige certa atenção á leitura e aos detalhes, o que eu particularmente gosto muito.
Fazendo jus ao título: Carla Madeira nunca decepciona. ?Véspera? é lindo demais!

?Se for para começar de algum lugar, que seja do breu em que se está imerso.?

Matheus Guirra 28/05/2024

Mais uma leitura da Carla Madeira que me deixou totalmente preso. Li anteriormente Tudo é rio e já havia achado muito bom - com algumas ressalvas -, porém para mim véspera acertou em cheio.

A forma como a história se desenvolve e como é possível quase percebermos como cada escolha acaba abrindo um novo universo e mudando os rumos das coisas ao decorrer do livro. Acredito que o ponto alto do livro é o desenvolvimento dos personagens e suas tramas que acaba por mobilizar diversos sentimentos que tornam a leitura mais interessante.

O paralelo entre a criança sumida e o desenrolar da história dos dois irmãos me geraram uma angústia tremenda e, por vezes, eu não sabia nem mais qual parte da história me deixava mais aflito. E o final, apesar de não achar o ponto forte do livro, me satisfez mais do que outra leitura dessa autora.

(fiquei fritando com as teorias que criei sobre o final!!!!)

Monychio 28/05/2024

Gostei da escrita, mas nem tanto, gostei que é um livro que traz várias reflexões. Mas a história, não sei, eu senti raiva de todos os personagens, não me apeguei a ninguém e não me identifiquei com ninguém.

A forma com é narrado é bem interessante. Ainda assim não me emocionou, não me tocou.

O final então, não sei ainda o que achei. Tenho a impressão que essa história vai sim ficar marcada na minha memória, mas como se eu nao tivesse terminado de ler o livro.

Nai 28/05/2024

Poema? Prosa? Poesia
Como não se prender na escrita de Carla Madeira! Segundo livro que leio da autora e a sensação que tenho é a de entrar em um mundo que pertence a ela (ou aos personagens). Na trama que envolve Caim e Abel, Veneza e Vedina, Custódia e Antunes, é possível ver que dentro de um lar, nada é superficial, nada passa desapercebido, as coisas se prendem no tempo e o silêncio pode tornar-se um inimigo invencível! O suspense que assola o final para a história de Vedina me corroeu durante toda a leitura! A maternidade romantizada aliada à traumas da infância são questões ainda pouco abordadas porém que entremeiam a realidade de muitas mulheres! Diante da realidade cruel da vida, acompanhando o densenrolar da história de Vedina, seria utópico termos um final feliz. O muro da magoa e vigança pode se tornar intransponível.

?Sabe-se lá de onde vem a força de uma primeira impressão, menos ainda para onde vái. Mas há nesse começo um grande poder.?

?Não suporto a fé que você quer que eu tenha?

?Como toda interpretação, carrega um pouco do desejo de quem a faz.?

?Deus queria nos ensinar o quanto pode ser brutal, o quanto pode machucar, com consequências aterradoras, destrutivas, quando um pai compara dois filhos e não aceita que eles possam ser diferentes ?

?O gesto bruto não nasce de uma intenção. Irrompe, vazia o limite da alma exausta, é um corpo em derrame?

?Um paraíso não é suficiente contra determinados infernos?

?? cada acaso tem poderes de deslocar os acontecimentos e eles se tornam o que são?

??. Deus é mesmo uma esfera cujo centro está em todas as coisas e a circunferência em nenhuma. Nada pode limita-ló.?

?A gente não manda no que sente, só manda no que

?Há nas famílias uma demarcação de território onde as fronteiras dizem: daqui para dentro somos nós. Dentro é onde cresce um tipo de vegetação particular, que a um estranho parecerá mato, mas que na família é flor. E pode ser flor aos olhos do visitante o que é espinho entre os que se machucam faz tempo. Nas famílias, desiste-se muito das palavras para evitar exílios e, assim, nascem desertos?!

?As palavras permitem todo tipo de realidade?

FlAvia1667 28/05/2024

Sabe aquelas histórias que te envolvem por completo? É exatamente o que acontece neste livro de Carla Madeira! Assim como os outros livros dela, este também foi impossível de consumir em pequenas doses; precisei absorver a história de uma só vez.

Madeira nos apresenta uma trama rica e intricada, oferecendo uma visão profunda sobre as nuances das relações humanas. A narrativa não linear revela, aos poucos, as camadas de cada personagem e como suas histórias se entrelaçam de maneiras inesperadas.

Os personagens são incrivelmente realistas, cada um com suas complexidades e contradições. Admiro essa característica da autora: ela cria personagens tão verossímeis, com sentimentos e dilemas tão humanos, que é fácil se identificar com eles em vários aspectos. Por exemplo, Custódia, a mãe dos gêmeos, é uma figura fascinante que enfrenta desafios profundos e universais relacionados à maternidade, religião e ao sacrifício pessoal, que nos fazem refletir sobre nossas próprias escolhas e emoções.

Minha recomendação é que você leia ?Véspera?. Assim, talvez você me entenda. E não se limite a ele; leia também os outros livros da autora. Tenho certeza de que eles também irão te impactar profundamente.

Luuh_Marx 28/05/2024

A felicidade as vezes é uma manta curta, não dá pra todos...
Bom, finalizei mais um da Carla... tô bem extasiada com a leitura vou pontuar sobre...

Primeiro de tudo, é um livro muito fluído, pelo menos pra mim pois as ligações que são feitas mexendo a história inteira deixa tudo muito interessante.

Segundo, a forma que os personagens vão sendo retratados faz você sentir uma mistura de sentimentos sobre...(Menos o f0d1d0 do Abel deveria ter sido apagado do mundo)

Gostei muito, só não dei 5 stars pq o final...ele e um bom final mas acho que por ter deixando aquela coisa meio solta tirou o potencial foda que o livro tinha pra finalizar perfeitamente...

Mas a narrativa é perfeita...todas suas escolhas e consequências são iniciadas na véspera, da véspera da outra véspera do acontecimento principal...

Por fim é isso, leia Carla Madeira se tiver psicologico...

(Ps: Cadeia no asquer0so do Abel)

Caroline 27/05/2024

A véspera da véspera da véspera
"Às vezes, é preciso ir longe para chegar vindo de trás e alcançar a véspera da véspera da véspera do acontecimento. O momento preciso em que tomamos ou somos tomados por uma direção e um belo dia... ou um triste dia, somos o que somos."

Lais349 27/05/2024

ótimo pra quem não faltou nenhuma aula da catequese
Vou confessar que estava com uma expectativa altíssima pra esse livro, aliás, quem lê "tudo é rio" e não cria essa esperança com os outros livros da autora?
porém acabei me frustrando um pouco, não é que o livro seja ruim, mas não merece as 4 estrelas, nem 3,5, digamos que é um 3,75.
meu problema principal foi com o caráter dos personagens, odiei a Custódia, não aguentava mais ler o nome dessa mulher doida varrida, posso estar sendo insensível, pq era explícito no enredo o quanto a relação dela com o marido e com os próprios pais fez com que ela ficasse desse jeito e enxergasse no fanatismo religioso a solução dos problemas, mas mesmo assim não vejo justificativa pra fazer TORTURA PSICOLÓGICA nos filhos!
pra ser bem sincera, senti raiva de todos os personagens, com exceção à Veneza (rainha), e absolutamente todos eles tem problemas com os pais gente... o que é isso sabe...
enfim, achei o final bem inesperado (epílogo com pov do homem do saco) e não sei ainda o que dizer sobre.
estou debatendo internamente se entendi esse desfecho ou não.
mas vamos à escrita da autora, simplesmente incrível, é de se sentar por horas no sofá e saborear as palavras de um jeito fácil e que te desperta uma interpretação incrível, a lírica da Carla é maravilhosa, o jeito que ela descreve as cenas (mesmo que com palavras feias) chega a ser erudito.
achei incrível a lógica de Abel e Caim, muito genial e um enredo muito rico, ela soube aproveitar muito bem todos os pontos, religiosos ou não, acerca dos nomes.
não é tão forte e dramático quanto "tudo é rio" mas COM CERTEZA não é uma leiturinha leve de sábado a tarde.

Alana 27/05/2024

Com quantas vésperas se faz o desespero?
Eu não tenho palavras pra falar sobre esse livro porque a Carla Madeira já roubou todas elas pra si. É impressionante a capacidade que ela tem de fazer o texto dançar na sua frente no ritmo que ela dita, numa experiência quase visual. Se a autora fosse uma pessoa tocando uma flauta, eu seria a naja saindo do pote. Claro que a história em si possui o seu mérito: muito profunda e complexa, provocando todo tipo de sentimento a cada página. Mas acho que o ponto forte é mesmo a habilidade da autora com as palavras, tão densas e arrebatadoras. Eu tatuaria o segundo parágrafo da página 226 - sobre o tempo - na minha testa (tem espaço).

Ana Lu 27/05/2024

Véspera
Véspera é mais um livro que eu li da Carla Madeira, é mais um leitura leve e legal mas não possui algo que torne o livro especial. Por isso, é uma obra boa porém não chega as pés de Tudo é rio.
Eu descreveria este livro em uma frase: Que é bom é mas também é "sem sal"!