A fábrica de cretinos digitais

A fábrica de cretinos digitais Michel Desmurget

Resenhas - A fábrica de cretinos digitais

1 | 2 | 3 | 4

Renato.Germanny 07/12/2023

Leitura difícil de engolir
O livro é cheio de referências e informações, ele sempre te mantém muito atualizado sobre os pontos que ele cita, mas tem alguns problemas que fica extremamente difícil de engolir:

1- Ele cita fontes positivas sobre as telas para em seguida contra argumentar sobre elas.

2- Ele tem uma ideia convicta que a tecnologia só tem males e não existem benefícios relevantes nela.

3- O autor mistura todo tipo de tecnologia em uma só e julga como isso só faz e fez mal.

4- Ele entende e solta pontos onde só pode se beneficiar.

Com certeza esse livro não foi escrito para pessoas antenadas na área tecnológica, mas para leigos no assunto.

Bônus: 5- ele solta essa pérola aqui; "também tentador lembrar que o consumo de telas recreativas está, além de seus efeitos anteriormente documentados sobre a concentração, associado de modo signicativo ao risco de TDAH na criança e no adolescente".

Jenner Azevedo 19/11/2023

Li esse livro através de uma tela digital
O tema é necessário e importante, mas o livro?
É um esperneio de cerca de 6h de duração sobre o inevitável. É inegável que telas prejudicam o desenvolvimento cerebral da criança menor de 2 anos.
Agora o autor refuta TODOS os trabalhos te relacionando qualquer benefício de tela, dizendo que é mal feito, mas enaltece TODOS os artigos que mostram os malefícios da tela, e diz que isso sim que é ciência. Por exemplo os trabalhos que falam que cirurgiões que jogam videogame operam melhor, ele fala que a metodologia é ruim. Mas os que falam que pessoas que jogam GTA vão matar os pais, esse é ciência de qualidade.
Não estou dizendo que as telas não prejudicam, muito pelo contrário. Mas o livro é muito chato, e o autor deve ser um velho ranzinza que reclamava que as radionovelas acabariam com os livros, que as novelas na tv acabariam com as radionovelas, que a Netflix acabou com as novelas da tv ou que o Kindle acabou com o livro físico.

Bruna 26/09/2023

Uma leitura necessária
O presente livro busca mostrar que o o uso das telas está longe de ajudar no desenvolvimento de crianças e estudantes. PELO CONTRÁRIO, provoca sérios malefícios à saúde do corpo, ao estado emocional e ao desenvolvimento intelectual do sujeito.
Com isso, o neurocientista Michel Desmurget, apresenta alguns estudos que confirmaram os perigos reais das telas e por isso, nos alerta para as graves consequências de continuarmos a promover sem senso crítico o uso dessas tecnologias.

Uma leitura impactante e mais do que necessária nos dias atuais, onde o uso indiscriminado das tecnologias estão ocorrendo cada vez mais precocemente, prejudicando o desenvolvimento das crianças e adolescentes em diversos aspectos.
Com uma escrita enriquecedora, fluida e de fácil compreensão, o autor nos apresenta diversos exemplos e estudos científicos acerca dos prejuízos causados pelo excesso das tecnologias.
Destaca a relevância de limitar o acesso, garantir que sejam conteúdos educativos, além de evidenciar o DIÁLOGO entre pais e filhos!

Recomendo para quem gosta de aprender mais sobre a condição humana, autoconhecimento e psicologia. Pais, pedagogos, psicólogos?

Tamy 20/09/2023

"Cada um de teus passos hoje, é tua vida amanhã"
Ler "A fábrica de cretinos digitais" foi algo impactante para mim; certamente que eu já sabia o quão prejudicial as telas podem ser para crianças e adolescentes, porém ler todas essas páginas e fazer uma comparação com o cenário em que vivemos, foi realmente entristecedor...

Michel traz aqui inúmeras referências/pesquisas que comprovam o quão nocivas podem ser as telas para nossas crianças e adolescentes (e também para os adultos), assim como expõe dados baseados em trabalhos infundados e pessoas que acabam se aproveitando deles para promover e incentivar o usos das telas recreativas.

Está cada vez mais precoce o acesso aos meios digitais; são crianças muito pequenas que passam horas grudadas em celulares, tablets, videogames e, como ele nos mostra, isso é extremamente prejudicial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social saudável. Ao longo das páginas é frisado a importância do contato humano que precisamos ter; de que as crianças necessitam de carinho, abraços, trocas reais com seus pais, irmãos, com pessoas, para que suas capacidades cognitivas sejam estimuladas positivamente.

Enfim, uma leitura que acho super importante que todos façam, independente se têm ou não filhos. Claro que é impensável viver sem as telas digitais, porém ainda há possibilidades se retardar esse acesso tão cedo na vida de nossos pequenos.

Lê :) 17/09/2023

?Cada um de teus passos hoje é tua vida amanhã?.
A fábrica de cretinos digitais foi o livro que escolhi para ler depois de perceber que eu estava desperdiçando grande parte do meu dia, inutilmente, nas redes sociais.

O livro é denso e traz muitas informações preciosas e científicas acerca dos prejuízos causados pelo vicio em telas, tais como ansiedade, problemas de atenção, linguagem, memória, etc.

Discorre sobre como funciona a atividade cerebral diante do hiperfoco em celulares, vídeo games e televisões.

Não é um grande problema o consumo do digital recreativo, mas o excesso deste atrapalha as atividades essenciais do nosso desenvolvimento.

O foco é gastar tempo e energia com coisas que vão agregar futuramente.

Sem mais.

Por fim, em anuência com as notas do autor, deixo aqui suas últimas retratações registradas no livro:

?Eu teria preferido, certamente, que as coisas fossem diferentes. Teria preferido que a literatura científica fosse mais positiva, encorajadora, menos inquietante. Mas não é o caso. Alguns deixaram de lamentar a natureza alarmista da presente obra. Está anotado. Mas, com toda objetividade: não há, nos elementos aqui apresentados, do que se alarmar? Cada um julgará por si mesmo?.

Lucilene.Gularte 13/09/2023

Título tendencioso, conteúdo meia boca
Eu esperava mais do livro, achei interessante algumas abordagens do autor, acho que é um livro mais para pedagogos e pais.
Achei meio generalista. Os pontos destacados como problemas emocionais, obesidade, desenvolvimento cerebral e o próprio vício de telas é bem escrito. Mas, achei tendencioso demais, meio que o autor não quis generalizar, mas acaba generalizando. Achei uma leitura chata, não achei fluída, mesmo sendo algo para leigos.
Penso que foi explicado o assunto de uma maneira leve, mas faltou algo que prendesse minha atenção. Os temas abordados são bem interessantes, porém a escrita poderia ser mais leve, mais objetiva.
A linha de pensamento sobre a geração atual ter mais acesso às informações do que a geração passada e nem por isso tem tido um desenvolvimento neurológico melhor eu concordo em gênero, número e grau.
Pela fama do livro achei que seria espetacular. Não desgostei e não amei.

Guynaciria 04/09/2023

A fábrica de cretinos digitais/ Michel Desmurget / @editoravestigio

O livro aborda de forma crítica o uso cada vez mais precoce de telas digitais por crianças, destacando que embora saibam navegar facilmente em aplicativos, elas não desenvolvem habilidades de pensamento crítico e analítico. O autor questiona a ideia de que o uso da tecnologia, como os videogames, ampliar setores do cérebro, argumentando que todas as atividades têm impacto específico no desenvolvimento cerebral, incluindo a leitura de livros.

Interessante! Esse estudo destaca a importância de limitar o acesso a telas para crianças pequenas e garantir que os conteúdos sejam educativos, além de incentivar o diálogo e interação com os adultos. Menos tempo de tela pode ter um impacto positivo no desenvolvimento acadêmico e futuro profissional.

Com certeza! É fundamental estarmos atentos às fake news e fazermos uma análise prévia dos dados, verificando a confiabilidade das fontes e se há embasamento. Os jornalistas também devem se dedicar a pesquisas aprofundadas para garantir a qualidade de seus artigos jornalísticos.

O uso de videogames em grupos presenciais pode promover interação social positiva. No entanto, é importante priorizar o uso de livros para garantir o desenvolvimento intelectual de nossas crianças.

day 28/08/2023

Necessário
? as crianças são as mensagens vivas que enviamos para um tempo que não veremos ?
Neil Postman
Um livro necessário não só aos pais de crianças pequenas ,como a todos nós.
Eu mesma sou exemplo vivo de como as telas atrapalhavam meu sono.
Através do escritor e neuro cientista Sinatra Ribeiro ,cheguei a esse livro ,e fiquei abismada com tão assustador e a situação dessa geração e de todos nós que estamos vivendo em torno de telas.

rodrigoudo.zevi 20/08/2023

Excelente
Em algum momento a quantidade de dados pode deixar o leitor um pouco confuso. Talvez até seja um pouco enfadonho. Mas trata-se de uma Argumentação substancial contra as telas. Excelente material e leitura obrigatória para pais ou qualquer pessoa envolvida com educação.

Leandro467 28/07/2023

Necessário
Cada vez mais vemos os estragos que as telas estão fazendo em nossas vidas, cada vez mais temos a impressão de não termos tempo para mais nada.

Pegamos o celular e "buuum" lá se foram duas horas passando videos curtos que não agregaram nada, e contrario a isso, está ficando muito mais dificil sentar-se e estudar algo por no mínimo uma hora ou ter a pacuência de esperar por algo acontecer no seu tempo.

Nos tornamos mediatistas em um grau tão elevado que caso não obtemos o que desejamos em exato momento, nos tornamos depressivos e tristes.

O grau dopaminógico trazidos por telas é tão grande, a ponto de se tornar algo altomático. Nosso cérebro quer mais e mais. Enfim, acredito, eu, essa ser uma das maiores guerras já enfrentadas pela humanidade, aquela que vem de forma silenciosa.

Li o livro achando que era mais voltado para adultos, adolecentes, um publico mais envelhecido, e acabei me surpreendendo o quanto isso pode ser maléfico para as nossas crianças em um grau inrreversível.

Gustavo616 13/07/2023

Livro é bom, porém...
O livro ?A fábrica de cretinos? escrito por Michel Desmurget, oferece uma análise crítica sobre o impacto da mídia e da tecnologia no desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes.
Desmurget faz uma investigação minuciosa e baseada em evidências científicas sobre os efeitos nocivos da exposição excessiva à televisão, videogames, internet e dispositivos móveis. Ele demonstra como essas tecnologias interferem no desenvolvimento do cérebro jovem, comprometendo habilidades como a atenção, a memória, o pensamento crítico e a criatividade dos jovens.
Michel Desmurget destaca que a exposição desenfreada às telas tem sido associada a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, além de problemas de aprendizado, obesidade e distúrbios do sono. Ele também aborda os perigos da publicidade direcionada às crianças e sua influência na formação de hábitos alimentares pouco saudáveis.
Além de discutir os impactos negativos, Desmurget apresenta medidas práticas que podem ser adotadas pelos pais, educadores e pela sociedade em geral para minimizar esses efeitos e promover um ambiente mais saudável para o desenvolvimento infantil. Ele enfatiza a importância de limitar o tempo de exposição às telas, promover atividades ao ar livre, estimular o diálogo e a interação social, bem como garantir o acesso a conteúdos educacionais de qualidade.
O livro é provocativo e esclarecedor que levanta questões importantes sobre a forma como a tecnologia tem afetado a próxima geração. Desmurget argumenta que a educação e a conscientização são fundamentais para enfrentar os desafios que essa realidade apresenta. Seu trabalho fornece uma visão crítica e embasada cientificamente sobre um tema de extrema relevância na sociedade contemporânea.
Embora o livro seja amplamente elogiado por sua análise crítica sobre os efeitos negativos da exposição excessiva à tecnologia, o ponto negativo potencial do livro pode ser a falta de ênfase em soluções práticas e alternativas viáveis para equilibrar o uso da tecnologia na vida das crianças e adolescentes. Mesmo que Desmurget apresente recomendações gerais, como limitar o tempo de exposição e promover atividades ao ar livre, alguns críticos argumentam que o livro pode deixar os leitores com uma sensação de pessimismo e preocupação excessiva em relação à tecnologia. Há uma abordagem mais equilibrada, que reconheça os benefícios potenciais da tecnologia quando usada de maneira adequada e educativa.
Além disso, o livro não aborda adequadamente as diferenças individuais e contextuais e também é muito repetitivo em algumas partes. As experiências com tecnologia variam amplamente entre famílias, culturas e contextos socioeconômicos, e o livro pode não levar em consideração essas nuances. Portanto, uma abordagem mais personalizada e adaptada às circunstâncias específicas pode ser necessária ao aplicar as recomendações de Desmurget.
Entretanto, a obra de Desmurget continua sendo uma importante contribuição para a compreensão dos impactos da tecnologia no desenvolvimento das crianças, pois é uma leitura essencial para pais, educadores e todos aqueles interessados em compreender os efeitos da mídia e da tecnologia no desenvolvimento cognitivo das crianças, além de fornecer orientações práticas para promover um ambiente mais saudável e equilibrado para as novas gerações.

Maycon Bittencourt 05/07/2023

Uma crítica válida para uma era de irresponsabilidade.
Urgente e perspicaz são as palavras que poderíamos começar a resenha deste livro corajoso e questionador de mitos cibernéticas e digitais.
O autor descortina uma alameda de informações que tem como alvo a nossa visão triunfalista do poder da informação digital e, sem piedade, esmiúça, por meio de dados e pesquisas, verdades que a cada dia formavam a muralha de uma era digital incólume e intocada.
O assunto da educação e a desvalorização da competência pedagógica me pegou de assalto e me arrebatou para uma compreensão, até então, a mim, impensada.
Os temas suscitados são manejados por uma voz intrépida, que não se escusa a atacar o status quo com eloquência e fundamentação retórica e científica. No entanto, não deixa de ser uma voz que ecoa junto de outras, não sendo a última e nem a mais importante delas, mas que teve o poder para despertar meu interesse e deixar meus ouvidos em pé e alertas.
Por fim, lhe digo: Leia. Saber como a coisa funciona por traz dos bastidores é um privilégio que poucos tem a coragem de ousar.

regifreitas 22/06/2023

A FÁBRICA DE CRETINOS DIGITAIS: OS PERIGOS DAS TELAS PARA NOSSAS CRIANÇAS (La fabrique du crétin digital: les dangers des écrans pour nos enfants, 2019), de Michel Desmurget; tradução Mauro Pinheiro.

Antes de tudo, acho muito importante conhecer as credenciais do autor deste livro. Até por ser uma leitura controversa para muitas pessoas.

Assim: "Michel Desmurget é um pesquisador francês especializado em neurociência cognitiva. Em 2011, foi nomeado diretor de pesquisa do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (INSERM). Atuou por quase oito anos em várias universidades americanas, incluindo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Universidade Emory e a Universidade da Califórnia em São Francisco".

Desmurget procura, nesta obra, explorar o impacto negativo da tecnologia e das redes sociais, principalmente sobre as crianças. Logo de início, ele contesta o otimismo de psiquiatras, universitários, pediatras, sociólogos e jornalistas sobre os chamados "nativos digitais". Estes seriam parte da atual geração, já nascida nos tempos digitais e que, por conta disso, teriam o cérebro já adaptado - para melhor - aos novos tempos. Esse cérebro teria se tornado "mais rápido, mais reativo, mais apto à multiplicidade simultânea de tarefas, mais competente para sintetizar o imenso fluxo de informações, mais adaptado ao trabalho colaborativo".

Contudo, o autor cita inúmeros estudos e pesquisas que demonstram justamente o contrário - influências negativas dos dispositivos digitais atuais sobre o desenvolvimento. "Todas as dimensões estariam sendo afetadas, desde o somático (obesidade, maturação cardiovascular), até o emocional (por exemplo, a agressividade, a ansiedade), passando pelo cognitivo (por exemplo, linguagem, concentração)[...]". Os maiores danos se concentrariam na faixa até 10 anos, justamente por ser este um período crítico na formação e desenvolvimento cerebral destas crianças. Mas o autor também sugere que os jovens até 18 anos - ou até um pouco mais -, deveriam ter um regime diário de uso do digital - mesmo em sala de aula - reduzido ao essencial, por conta das influências negativas das telas.

É uma leitura muito interessante e importante, muito bem fundamentada e fartamente documentada. Para se ter uma ideia, são 67 páginas apenas das fontes e referências citadas pelo autor. Contudo, mesmo eu, que me interesso muito pelo tema, achei a obra cansativa às vezes, por conta do excesso de números e percentagens dos vários estudos citados por Desmurget. Em virtude disso, a leitura demandou um tempo maior do que costumo dedicar a esse tipo de obra. Mesmo valendo muito a pena, talvez esse seja, infelizmente, um empecilho que pode afastar muitos leitores, principalmente pais e professores, de conhecer uma obra tão relevante para os dias de hoje.

BlancBunny 21/06/2023

Utilidade pública.
Esse livro trás uma série de estudos, um raciocínio lógico e linear, e um alerta para as gerações mais jovens (e seus pais e cuidadores!) A respeito dos perigos das telinhas. E o pior? Esse livro não é alarmante, mas realista e recheado de fatos que eu mesma pude observar com mais atenção no dia a dia.

1 | 2 | 3 | 4