Os Egípcios

Resenhas - OS EGÍPCIOS

1 | 2 | 3 | 4

Thiago662 11/06/2022

De Fundação ao Egito, pelas letras de Asimov
O que um dos maiores e mais premiados autores de ficção científica teria a nos dizer sobre os egípcios? Foi com essa curiosidade que peguei "Os Egípcios" do Asimov. De cara só posso me espantar sobre o quanto ele é didático e inteligente. Acabei descobrindo que o autor tem mais de 500 obras de não ficção, de divulgação do conhecimento nas suas mais diferentes áreas.

Contudo, é uma longa descrição dos feitos e defeitos dos vários governantes egípcios ao longo de milênios. Ascensão, auge e decadência de Impérios e sua relação com o Egito. Invasões. Quase total ausência de cultura e sociedade, que são apenas complementos da política.

Quanto a edição: falta um sumário e, o pior, faltam imagens! A história do Egito é sobretudo imagética e ao longo do livro só aparecem três mapas! Nada das múmias, pirâmides, sarcófagos que estão no nosso imaginário coletivo. É uma pena essa falta de cuidado em relação a esse aspecto.

Renan 10/08/2023

Da antiguidade até os anos 60
Confesso que sempre me interessei pelo egito, a cultura, história e tudo mais, desde do ensino médio e decidi arriscar a leitura desse aqui.

O livro narra com grande riqueza de detalhes toda a trajetória, história política e vários outros aspectos da cultura egípcia, desde a antiguidade até os anos de 1960 (o posfácio diz que Asimov escreveu o livro 1967). Achei a leitura muito interessante até mais ou menos a metade, porque a partir dali a riqueza de detalhes passou a ser muita informação e já não queria mais saber tanto sobre a dinastia XVII do Egito antigo. Mas como sou teimoso decidi tentar a leitura e terminei de ler e acabei saindo meio apático, não gostei nem desgostei. Acho que o livro poderia ser umas 50 páginas menor e seria suficiente para narrar toda a história do Egito.

Recomendo a leitura caso vocês queira saber minuciosamente os detalhes que envolvem toda a história egípcia, senão acho que vai acabar sendo uma leitura maçante.

Elmar 29/07/2023

Maravilhoso
Uma escrita fluente que te segura, dessa forma se torna prazeroso estudar história, pena que não acompanha até os dias atuais, alguém deveria complementar a obra do mestre asimov.

claudia.vicente.1422 27/04/2023

Maravilhoso
Livro simplesmente maravilhoso. Simples, claro e objetivo. Pra quem está começando a se interessar por Impérios Antigos e costumes de forma mais rápida e um ótimo livro de início e super recomendo.

1 | 2 | 3 | 4