Os Egípcios

Os Egípcios Isaac Asimov

Resenhas - OS EGÍPCIOS

1 | 2 | 3 | 4

Bruno.Jacimenco 16/02/2024

Muito mais que um livro sobre curiosidades
As pirâmides, sarcófagos, deuses da mitologia, Faraós... Sim, tudo isso é abordado, mas muito mais é disponibilizado nesta obra.

Este é um livro abrangente sobre a história do Egito, trazendo um panorama desde sua origem pré-histórica com o povo que habitava às margens do rio Nilo, passando pelas dinastias dos faraós, a era Ptolemaica até o domínio Muçulmano.

Quem nunca se perguntou como uma nação tão poderosa nos tempos antigos sucumbiu ao fracasso e foi dominada por outros povos? Quais foram os responsáveis e quais atitudes foram tomadas para o declínio do Egito?

Um dos pontos interessantes abordados, é o paralelo que o autor faz com os relatos bíblicos em diversas épocas. Desde a chegada de José ao Egito até a expansão do Cristianismo, apesar do autor ser cético em alguns pontos, principalmente sobre o Êxodo, o que é compreensível pois além de não ser o foco do livro, o autor era ateu.

Foi uma leitura incrível. A forma como Asimov escreve é sempre muito envolvente e fluída, proporcionando uma experiência prazerosa mesmo com um assunto denso.
thuanybianchi 19/02/2024minha estante
Vou colocar na minha lista ?

Bruno.Jacimenco 19/02/2024minha estante
Será uma ótima leitura ?

Rogéria Martins 28/02/2024minha estante
Adorei sua resenha, Bruno! Muito bem escrita, como sempre. Parabéns! ??

Bruno.Jacimenco 01/03/2024minha estante
Obrigado, Rogéria ? Sempre bom receber seu feedback

voandocomlivros 10/11/2021

SERÁ QUE ASIMOV TAMBÉM É BOM NA NÃO-FICÇÃO, ASSIM COMO É NAS FICÇÕES CIENTÍFICAS?

Se você também tem essa dúvida, já aviso: sim, o cara é ótimo em tudo o que escreve. Saindo de sua especialidade futurística, nesse livro, Asimov nos conduz a uma viagem ao passado, e que delícia é ler esse autor!

"Os Egípcios" é uma não-ficção que traz um compêndio dos principais períodos da civilização egípcia, uma das maiores e mais marcantes que já existiu.

Todas as eras são abordadas de forma dinâmica e interessante. O intuito aqui é não é o aprofundamento da riqueza histórica, mas sim fazer um apanhando geral com os pontos mais relevantes e com curiosidades que instigam o leitor. É uma leitura que traz saciedade e ao mesmo tempo desperta a ânsia de querer saber um pouco mais.

O livro inicia no Egito pré-histórico, passa pela poderio exuberante dos Faraós antigos, pela época ptolomaica e pelo domínio romano, até chegar na transição para um território de maioria mulçumana.

Eu gostei muito de saber um pouco mais sobre a construção das pirâmides, monumentos que ainda geram muito espanto, interesse e intrigam inúmeros estudiosos.

O capítulo que trata sobre a Cleópatra me deixou muito fascinada. Saber que ela "não era egípcia nem tinha "sangue egípcio", portanto representá-la como uma "morena temperamental" é insensato" foi um choque para mim. Se eu aprendi isso na época da escola, já não me lembrava, mas todos os antepassados da Cleópatra eram gregos ou macedônios.

Antes de encerrar quero deixar minha recomendação para você que ama uma boa não-ficção, principalmente essas que contam um pouco sobre a História incrível da humanidade. E aproveito para deixar um trecho do livro só para vocês sentirem o sabor dessa obra.

"O Livro dos mortos, portanto, contém instruções para a conservação de cadáveres. Os órgãos internos (que se decompõem bem antes do restante do corpo) eram extraídos e colocados em jarros de pedra, embora o coração, como núcleo principal da vida, fosse colocado de volta no corpo. Depois o morto era tratado com produtos químicos e envolto em faixas que, para se tornar resistentes à água, eram untadas com piche. Os cadáveres embalsamados eram chamados de "múmias", termo derivado da palavra persa "piche". Mas por que persa? Porque os persas dominaram o Egito durante um tempo no século V a.C.; a palavra passou, em seguida, para os gregos, e dos gregos chegou a nós."

Incrível, né!?

site: https://www.voandocomlivros.com/post/o-eg%C3%ADpcios-resenha

Karla Lima @seguelendo 20/12/2021

@seguelendo
Quem me acompanha sabe que sou leitora de Asimov. Amo sci-fi, e algumas das obras dele figuram entre minhas preferidas, mas eis que surge um livro de não-ficção escrito pelo mestre e resolvo ler? Será que é bom?

Não. Não é bom.

É ótimo!

Fiquei realmente surpresa ao encontrar a mesma narrativa cativante de seus romances e foi gratificante descobrir que, mais do que um mestre do sci-fi, Asimov foi um contador de história. E que história! Pois tudo na civilização egípcia foi monumental.

O autor destrincha as eras e dinastias, apontando os principais feitos e as principais derrotas das mais importantes delas. É uma imersão leve e dinâmica, que conta a história de um povo desde os primeiros conglomerados de pessoas. Asimov conduz o leitor através do Nilo e dos desertos, nos apresenta imperadores e faraós, nos conta sobre o surgimento das pirâmides, sobre Cleópatra e os domínios de Roma?

É um livro de história que não se aprofunda em tantos detalhes, então dificilmente teria algum cunho acadêmico, mas é uma excelente fonte de informação para leitores que se interessam pela história do Egito. Recomendo demais e posso afirmar que é uma obra que, mesmo não sendo de ficção, leva o leitor a imaginar cenários e personagens, tornando a experiência ainda mais incrível.

Raquel 04/01/2022

Não ficção, mas bom!
Vi muitas avaliações boas na Amazon e achei curioso porque Asimov é mais conhecido por ser escritor de ficção. Não esperava tanto por ter preguiça de ler não ficção, mas comprei por causa do autor e porque eu ia viajar para o Egito. Eu amei esse livro. Asimov mostrou que sabe muito bem escrever de tudo! Conta a história do país de uma forma fluída, didática, descrevendo os três milênios de dinastias de forma não massante e com muitas curiosidades não contadas em outros livros de história. Além disso, ele faz um paralelo com a atualidade, com comparações que nos fazem ter noção da grandeza e complexidade do que existiu.

Elton.Oliveira 06/01/2022

O berço da história
Sou muito curioso e sempre procuro ler sobre o início das civilizações.... Em específico procurei saber sobre o Egito pois foi lá q se deu vários acontecimentos fundamentais para humanidade.
O livro é ótimo , um pouco resumido mas dá sim para entender um pouco dos atuais conflitos territoriais na região da Palestina , q tanto vemos nos noticiários. Explica bem sobre as religiões que era um dos meu principais interesses nessa leitura ... As cisões , criações , brigas para se manter no poder .....
Recomendo muito à todos , estudar a história dessas civilizações antigas e buscar entender toda a confusão q ainda perdura nos dias atuais !!

Ótima leitura !!

Leyd 19/01/2022

Isaac Asimov não era somente um fanático por ciência e um prolífico autor de ficção científica, ele também era aficionado por história!

Todos associamos o nome de Asimov às ciências naturais: astronomia, química (sua profissão) e até biologia, mas raramente pensamos em suas impressionantes investidas na popularização histórica.

Este livro em particular é uma aula de história dos antigos egípcios, desde a primeira vez que o Egito foi unificado sob um único governante, Menes, em 3100 AC, até o desaparecimento completo desta cultura.

Estamos falando de uma jornada de quase 6.000 anos através da história não apenas de uma das maiores civilizações de todos os tempos, mas também da Mesopotâmia, Síria, Ásia Menor, Grécia e Roma.

Um processo lento que passa por Ramsés II, Alexandre o Grande, Cleópatra, e começa com o advento do Cristianismo e logo termina com a chegada do Islã no ano de 642 quando os árabes conquistam o Egito.

Asimov tenta contar uma história o mais prosaica possível, então ele se refere principalmente a fontes históricas e dados científicos que aguçam nossa curiosidade ao longo do texto.

Além disso, Asimov não tem medo de contar algumas lendas divertidas, mitos e rumores da cultura, embora sempre os diga que provavelmente não são verdadeiros.

A prosa de Asimov manteve minha curiosidade viva do começo ao fim, levando-me de novo e de novo ao mesmo questionamento: "E o que aconteceu depois?"

Esta é uma leitura recomendadíssima para preencher lacunas em sua tapeçaria mental da história.

Mariana 06/02/2022

Muito interessante!
Nunca tinha lido nada do Asimov, nem mesmo de ficção científica, mas gostei muito de "os egípcios". O livro é muito didático, apesar de nada aprofundado ele trás pontos muitos importantes sobre a história do Egito. Gostei mais ainda de conhecer sobre a influência do Egito no cristianismo, muitas das informações do livro eu não conhecia. Excelente leitura!

melnoliteraverso 14/02/2022

AVALIAÇÃO: OS EGÍPCIOS
Achei o conteúdo muito bom e completo, porém, acho que também poderiam ter mais imagens sobre o Egito Antigo, ao qual iria fazer com que a explicação fixasse muito mais do que apenas texto.

Rafael_Santiago 03/06/2022

Achei meio cansativo e disperso
Não sei dizer se é pela falta de registros mais aprofundados das épocas mais remotas, mas na primeira metade do livro me senti apenas lendo sobre linhas sucessórias. Logo após, a narrativa dá uma melhorada pois o Egito passou ser parte da história de outras civilizações - o que talvez por terem uma riqueza maior de registros históricos propiciou uma narrativa mais rica. Contudo, isso gerou um efeito colateral pois na última metade me senti lendo um livro sobre o império Romano na maior parte. No final também me senti lendo um livro sobre história da religião, o autor passa muito tempo falando de cristianismo, judaísmo, islamismo etc, explicando mínimas nuances e esquece do Egito. Achei a narrativa no geral meio seca em relação ao tema central e essa secura foi uma barreira e tanto para minha imersão no texto me fazendo ter uma primeira leitura bem dispersa, não acho que lerei esse livro de novo, fiquei com uma ressaca brava dele. Espero muito que o livro sobre os Gregos e o outro sobre os Romanos sejam melhores que esse.

Thiago662 11/06/2022

De Fundação ao Egito, pelas letras de Asimov
O que um dos maiores e mais premiados autores de ficção científica teria a nos dizer sobre os egípcios? Foi com essa curiosidade que peguei "Os Egípcios" do Asimov. De cara só posso me espantar sobre o quanto ele é didático e inteligente. Acabei descobrindo que o autor tem mais de 500 obras de não ficção, de divulgação do conhecimento nas suas mais diferentes áreas.

Contudo, é uma longa descrição dos feitos e defeitos dos vários governantes egípcios ao longo de milênios. Ascensão, auge e decadência de Impérios e sua relação com o Egito. Invasões. Quase total ausência de cultura e sociedade, que são apenas complementos da política.

Quanto a edição: falta um sumário e, o pior, faltam imagens! A história do Egito é sobretudo imagética e ao longo do livro só aparecem três mapas! Nada das múmias, pirâmides, sarcófagos que estão no nosso imaginário coletivo. É uma pena essa falta de cuidado em relação a esse aspecto.

Andre350 27/06/2022

Em Os egípcios, Isaac Asimov faz um apanhado das principais eras de uma das maiores civilizações que a humanidade já conheceu, passando pelo poder e pelo esplendor dos faraós no Antigo Egito, pela época ptolomaica e pelo domínio romano ? com destaque para Cleópatra ?, chegando à transição para um território majoritariamente muçulmano.

Jessica1248 09/08/2022

Uma bela crônica argumentativa sobre a História dos Egípcios
Essa foi a minha primeira experiência com o Isaac Asimov, e foi logo com um livro de não ficção. Gostei muito da forma como o autor conseguiu compilar cinco mil anos de história em trezentas e poucas páginas, sem deixar de ressaltar os feitos das principais personagens de um dos povos mais importantes da história da humanidade.
Asimov nos apresenta uma narrativa sem viés ideológico ou religioso. A história que ele nos apresenta nesta obra é o resultado de estudos e compilações historiográficas e arqueológicas, aliviando o seu texto dos exageros e ausências cometidas pelos escritores de outrora que direcionavam seus escritos conforme a necessidade, a exigência de seus governantes ou por vontades próprias.
Essa obra é indicada para todo o tipo de leitor, não necessariamente àqueles que estudam história ou a cultura egípcia.
Eu senti um pouco a falta de ilustrações e mais mapas que ajudassem a exemplificar a extensa cronologia da civilização egípcia.

angelica.martin 21/08/2022

Amo o egito
Asimov e e Egito é combinação perfeita para mim, ele não é um relator muito imparcial, e notei certo machismo em algumas frases sobre as rainhas, porém no contexto geral eu gosto da escrita dele, passei um pano

Thiago Gadelha 04/09/2022

Asimov e história
Asimov consegue contar a historia do Egito de forma bastante envolvente focando nos principais acontecimentos e influencias externas que o país sofreu.

Thiago Valença 30/11/2022

Sobre ruínas e professores
Não nos escapa do conhecimento geral a ideia do esplendor que foi o Egito, que houve um faraó atrás do outro, das pirâmides, que a religião era a base dessa civilização, que havia uma Cleópatra sedutora, um Alexandre Magno, tudo isso já sabemos.

Apesar do notório esforço dos professores da educação básica, é muitas vezes na maturidade que realmente nos interessamos sobre um assunto. Vamos preenchendo as lacunas de um tema com todo tipo de fonte: filmes, documentários, artigos, livros, exposições etc. Assim, pelas nossas preferências vamos formando o conhecimento, por opção e afinidade.

Digo isso porque durante a leitura fui relembrando pontos já apresentados ao longo da vida, realmente como complemento a uma primeira parte de um conhecimento prévio. Nesta etapa nosso professor é Isaac Asimov, e esta é minha primeira aula com ele. O livro é uma sala de aula. Comecei sinalizando os pontos que achei interessante, e me vejo aqui com o livro todo marcado, como um estudo mesmo.

De bom grado, com absoluto interesse, o autor nos clareia o caminho, com toda a dificuldade da escassez de documentos em um primeiro momento, e lemos admirados a tentativa de suprir essa falta por outros meios. Parece que compensa com uma análise crítica dos acontecimentos considerando muitas fontes, mas não só elas mecanicamente, e este é o ponto chave deste livro.

Não são informações compiladas. Ele é crítico e lógico, percebemos que ele pesquisou bastante, filtrou e questionou o que encontrou. É como visitar um monumento em ruína que o guia sabe muita coisa e vc bebe cada informação, admirado e grato, pela forma e pelo conteúdo explicado.

O livro tem o conteúdo de um conhecimento científico. A postura é séria, mas com desenvoltura vinda da firmeza de quem estudou e conheceu bem o assunto, ao ponto de manipular e digerir para o leitor uma forma fácil, lógica de entendimento. A dissertação me lembrou muito Carl Sagan das ideias tão claras.

Se seu nível sobre a história da civilização egípcia é aquela popular ou um pouco além, pode ler que você não só vai entender como vai gostar. Mas se seu nível é phd no Egito Antigo, então leia como um passatempo, porque eu tenho certeza que você não teve um professor como este.

Como todo conhecimento, este não acaba aqui. Criou-se na minha mente a vontade de buscar mais sobre certos temas apresentados. Eu não sei se pela forma como foi apresentado, mas preciso continuar buscando mais informações e espero que eu encontre outros ótimos guias.

1 | 2 | 3 | 4