Os Egípcios

Resenhas - OS EGÍPCIOS

1 | 2 | 3 | 4

Bruno.Martins 26/04/2023

De ponta à ponta
Um livro completo da história dessa civilização tão importante em nossa trajetória. Desde os primeiros povos até os anos atuais(1967 data da publicação do livro) mas que resume bem o que foi. Passa por cada fato histórico, intrigas, jogos de poder, personagens, claro que de uma forma resumida de cada assunto.
Mas é um ótimo livro para ter como pontapé inicial da cultura egípcia.
Não tem nada de imagens, nem fotos, há apenas 3 mapas, pra quem gosta de imagens vai sentir falta.

Mariana 06/02/2022

Muito interessante!
Nunca tinha lido nada do Asimov, nem mesmo de ficção científica, mas gostei muito de "os egípcios". O livro é muito didático, apesar de nada aprofundado ele trás pontos muitos importantes sobre a história do Egito. Gostei mais ainda de conhecer sobre a influência do Egito no cristianismo, muitas das informações do livro eu não conhecia. Excelente leitura!

angelica.martin 21/08/2022

Amo o egito
Asimov e e Egito é combinação perfeita para mim, ele não é um relator muito imparcial, e notei certo machismo em algumas frases sobre as rainhas, porém no contexto geral eu gosto da escrita dele, passei um pano

melnoliteraverso 14/02/2022

AVALIAÇÃO: OS EGÍPCIOS
Achei o conteúdo muito bom e completo, porém, acho que também poderiam ter mais imagens sobre o Egito Antigo, ao qual iria fazer com que a explicação fixasse muito mais do que apenas texto.

Rafael_Santiago 03/06/2022

Achei meio cansativo e disperso
Não sei dizer se é pela falta de registros mais aprofundados das épocas mais remotas, mas na primeira metade do livro me senti apenas lendo sobre linhas sucessórias. Logo após, a narrativa dá uma melhorada pois o Egito passou ser parte da história de outras civilizações - o que talvez por terem uma riqueza maior de registros históricos propiciou uma narrativa mais rica. Contudo, isso gerou um efeito colateral pois na última metade me senti lendo um livro sobre o império Romano na maior parte. No final também me senti lendo um livro sobre história da religião, o autor passa muito tempo falando de cristianismo, judaísmo, islamismo etc, explicando mínimas nuances e esquece do Egito. Achei a narrativa no geral meio seca em relação ao tema central e essa secura foi uma barreira e tanto para minha imersão no texto me fazendo ter uma primeira leitura bem dispersa, não acho que lerei esse livro de novo, fiquei com uma ressaca brava dele. Espero muito que o livro sobre os Gregos e o outro sobre os Romanos sejam melhores que esse.

folkorian 13/06/2023

Cumpre seu papel
O livro tem o intuito de ser rápido e conciso e é o que ele é. Gostaria muito que tivesse se aprofundado mais, porém para o número curto de páginas sei que isso é impossível para uma história tão LONGIVA quanto a egípcia e toda a África num tudo.

Foi minha primeira experiência com o Isaac, não achei que o primeiro livro que leria dele fosse este, nunca havia ouvido falar neste para ser franco. Mas me impressionou demais, gostei muito da escrita fluida dele nesse aqui, espero ler mais coisas dele em breve, algo ficcional, espero...

claudia.vicente.1422 27/04/2023

Maravilhoso
Livro simplesmente maravilhoso. Simples, claro e objetivo. Pra quem está começando a se interessar por Impérios Antigos e costumes de forma mais rápida e um ótimo livro de início e super recomendo.

Thiago662 11/06/2022

De Fundação ao Egito, pelas letras de Asimov
O que um dos maiores e mais premiados autores de ficção científica teria a nos dizer sobre os egípcios? Foi com essa curiosidade que peguei "Os Egípcios" do Asimov. De cara só posso me espantar sobre o quanto ele é didático e inteligente. Acabei descobrindo que o autor tem mais de 500 obras de não ficção, de divulgação do conhecimento nas suas mais diferentes áreas.

Contudo, é uma longa descrição dos feitos e defeitos dos vários governantes egípcios ao longo de milênios. Ascensão, auge e decadência de Impérios e sua relação com o Egito. Invasões. Quase total ausência de cultura e sociedade, que são apenas complementos da política.

Quanto a edição: falta um sumário e, o pior, faltam imagens! A história do Egito é sobretudo imagética e ao longo do livro só aparecem três mapas! Nada das múmias, pirâmides, sarcófagos que estão no nosso imaginário coletivo. É uma pena essa falta de cuidado em relação a esse aspecto.

Emilson5 01/02/2023

Um favorito desse ano!
Escrito em 1967, Os Egipcios, de Isaac Asimov, nos transporta às antigas e misteriosas terras do Vale do Nilo. Desde sua criação até uma independência sob governo ditatorial, acompanhamos a História de uma das mais antigas e importantes civilizações do mundo.
Esta foi minha segunda experiência com a escrita de Asimov, pois já li Fundação (apenas o primeiro da Trilogia clássica). Foi aí que desejei ter contato com outra obra do autor. E foi zapeando pela Internet, que descobri esse livro não-ficcional. Feita a descoberta, fiquei curioso para conhecer um pouco da obra historiográfica de Asimov. Minha experiência com Os Egipcios foi a melhor possível! Isso porque, desde a primeira vez que tive contato com o Egito e seus mistérios nos livros de História, comecei a me apaixonar, não só pela História do Egito, mas, também, das civilizações antigas. Portanto, redescobrir e descobrir o Egito, foi para mim, um verdadeiro deleite. Eis aí, um livro para iniciantes e iniciados na História do Egito e em geral. Baita livro!

Elmar 29/07/2023

Maravilhoso
Uma escrita fluente que te segura, dessa forma se torna prazeroso estudar história, pena que não acompanha até os dias atuais, alguém deveria complementar a obra do mestre asimov.

Renan 10/08/2023

Da antiguidade até os anos 60
Confesso que sempre me interessei pelo egito, a cultura, história e tudo mais, desde do ensino médio e decidi arriscar a leitura desse aqui.

O livro narra com grande riqueza de detalhes toda a trajetória, história política e vários outros aspectos da cultura egípcia, desde a antiguidade até os anos de 1960 (o posfácio diz que Asimov escreveu o livro 1967). Achei a leitura muito interessante até mais ou menos a metade, porque a partir dali a riqueza de detalhes passou a ser muita informação e já não queria mais saber tanto sobre a dinastia XVII do Egito antigo. Mas como sou teimoso decidi tentar a leitura e terminei de ler e acabei saindo meio apático, não gostei nem desgostei. Acho que o livro poderia ser umas 50 páginas menor e seria suficiente para narrar toda a história do Egito.

Recomendo a leitura caso vocês queira saber minuciosamente os detalhes que envolvem toda a história egípcia, senão acho que vai acabar sendo uma leitura maçante.

Vivianne19 31/01/2023

Uma história rápida, mas interessante sobre o Egito
O livro de Asimov tem por pretensão contar sobre o Egito desde de seu surgimento até o decaimento quando começa a guerra entre a Palestina e o Estado ilegítimo de Israel. Para quem quer saber de forma rápida, porém não incompleto, recomendo a leitura como introdutória e se gostar, recomendo que se aprofunde, até porque uma das civilizações milenares, vale muito a pena o estudo.

Santos81 18/01/2023

Essa civilização fascina o mundo moderno desde sempre. Sempre gostei de consumir conteúdo sobre o Egito, e me deparei com essa não ficção de Isaac Asimov, não poderia deixar de ler.
Eu gostei, no geral, mas achei arrastado e chato, sendo bem sincera.
Foi um grande GoT egípcio, fulano que casou com cicrana que matou beutrano e agora virou rei. Milênios e milênios disso, a humanidade sendo tóxica desde os primórdios, os pobres sendo explorados pelos mais ricos, guerras e mortes por poder, intrigas, traições.
Algumas passagens foram mais interessantes que outras por tratar de figuras mais conhecidas, como Tutancamon, Cleópatra e até Jesus. Os relatos políticos seguem até os dias modernos.
O livro não aprofunda em nada específico, pois são milênios de histórias, mas adorei.

Thaís 17/11/2023

Asimov historiador
Isaak Asimov historiador é uma face do autor que eu não conhecia. Foi uma grata surpresa. Asimov não se prende ao formato acadêmico e permite-se destilar alguns comentários, o que torna a leitura mais interessante. A narração flui de forma tranquila, mesmo considerando os muitos séculos, e a falta de evidências históricas.

Considerando os muitos anos que já se passaram desde que a obra foi escrita, é perfeitamente plausível que alguns deslizes sejam perdoados, afinal muito mais se descobriu após a escrita desta obra e muitos outros fatos ocorreram.

#primereading

1 | 2 | 3 | 4