Até o Verão Terminar

Até o Verão Terminar Colleen Hoover

Resenhas - Até o Verão Terminar

Priii Reis 12/02/2023

O amor vence quando: Duas pessoas que se entendem na dor,se amam acima de tudo!
Como um tradicional livro da Collen temos:drama,romance,recomeços entre mil emoções...

Quem narra é Beyah ,e por mais difícil que seja descobrir por tudo que essa menina/mulher passou,
é ver o quão forte ela foi para focar em um recomeço longe de sua mãe e os namorados cretinos dela.
De acreditar em homens especialmente um,que a usava de todas as maneiras.Trauma que ela prometeu nunca mais repetir ou se apaixonar.
E o seu pai que foi só uma noitada e só soube da filha depois que nasceu,pouco ligou para como ela era criada,ou foi visitar para saber as condições que vivia.
Era mais fácil pagar passagem,para passar os verões e ela como uma sobrevivente nunca quis contar nada para alguém que pouco se preocupou além de mandar pensão.

Tudo mudou de repente,ela sabia que era esperado,e que já estava planejando seguir sua vida de todo modo.Mas se acostumar a essas mudanças,e pessoas em sua vida foi desafiador.

Foi uma vida de fome,desespero e anseio de ter um destino pior. Quando a mãe morre ela não sente nada,isso a preocupa um pouco(mas quem a culparia? )Criada por uma mãe doente por drogas,nunca ser abraçada ou receber amor.

Então ela conhece Samson, o garoto que virou seu mundo de cabeça pra baixo e a fez acreditar no amor.Ele escondia tanto,se abria tão pouco e saber que tinha data pra sair da vida de Beyah não a fazia se sentir melhor.(pior foi saber que a maior parte,foi verdades mascaradas)

**É como se ele despertasse uma parte de mim que passou dezenove anos adormecida. Eu gosto de tanta coisa que jamais pensei ser capaz de gostar.**

A meu Deus esse final...
To emocionada! Se tem pessoas que merecem a grandeza são Beyah e Samson que livro lindo,profundo e perfeito!!! Collen não falha mesmo e esse aqui tem sua dose de tristeza,para uma enorme de reviravoltas e alivios.

**A água pode ser muitas coisas, mas em todas as suas formas
sempre será água.
Você é a minha água.
Acho que talvez eu seja a sua, também.
Se você estiver lendo isso, quer dizer que evaporei.
Mas não quer dizer que você deva evaporar, também.
Vá inundar a p@rra do mundo todo, Beyah.**

____________________________________________________________________
------------------------------------ATENÇÃO!!! ***RESUMO COM SPOILERS***
____________________________________________________________________

Não precisávamos mesmo conhecer a mãe de Beyah,pelo que ela fala foi só a pessoa que lhe deu a luz,exigiu pensão do homem que tinha visto uma vez e tratou a vida como se não valesse nada e nem a própria filha.

**Quando se é uma pessoa horrível, imagino que buscar o que há de horrível nos outros seja uma espécie de tática de sobrevivência.**
**Foi assim que a minha mãe viveu a vida inteira. Sempre buscando o pior em todo mundo. Até na própria filha.**

A mãe morre de provável overdose,nada que Beyah não sabia que podia acontecer,na cidade que vivia era comum vários dependentes quimicos,morrerem cedo.
A reação dela ao ver a cena era de pensar o que tinha de fazer agora? Pra onde iria,se foi despejada e a mãe usou o dinheiro do aluguel em drogas.
Sem pensar muito e não querendo nem um pouco,ela ligou para o pai porque pensar em ficar naquele lugar e sozinha a assustava.

Lembra pelo pai que ele tinha se casado,e que não morava mais em Washington mas no Texas na mesma noite ela pega o avião e encontra o pai muito bem vestido, com carro do ano,relógio de marca... os três anos sem saber da vida dele,tinha sido um choque a primeira vista.Ela estava travada na situação de encontrar uma esposa e irmã postiça metidas a besta que a tratariam feito lixo,de onde ela tinha saído de fato.

*Fico pensando qual criação é pior para um ser humano. O tipo em que a pessoa é amada e protegida a ponto de só perceber a crueldade do mundo quando é tarde demais para que desenvolva as habilidades necessárias ao enfrentamento, ou o tipo de criação que eu tive.
A pior versão de uma família, cujo único aprendizado é o enfrentamento.*.

*É questão de sorte, eu acho. A maioria das crianças tem um pai e uma mãe que farão falta depois de morrer. O resto de nós têm um pai e uma mãe que serão melhores depois de mortos.A melhor coisa que minha mãe fez por mim foi morrer.*

Ela mal tinha chegado e sua defesa foi logo maltratar o garoto que ela viu tirando foto dela,e quando ele lhe ofereceu dinheiro ela logo pensou que era para outras coisas.
O mundo foi cruel com ela,e era difícil confiar nas pessoas e suas intenções.

Sua madrasta Alana era diferente do que ela esperava era uma mulher doce,acolhedora e gentil.
A filha dela Sarah tinha problemas com seu próprio corpo,e usando Beyah como espelho disse que sonhava em ter um corpo assim...naturalmente Beyah se ofendeu porque só ela sabe o tanto de fome passou, o quanto teve que lutar por sua vida comendo o que nem era comida pra não morrer.
Sentia que suas palavras eram facas para o mundo mágico e perfeito de Sarah,mas não conseguia fingir tinha muita dor dentro dela.

Foi uma surpresa se apegar ao mistério que era Samson,o cara que ela encontrou no barco e pensava que tinha oferecido dinheiro por favores sexuais.Surpresa mais ainda era ele morar na casa ao lado do seu pai e ser amigo do namorado de Sarah.Marcos,o que parecia ser esnobe e metido.Por mais estranho que Samson fosse,ela sentia que eram parecidos...

**Ele tem um olhar meditativo e meio pesado, que eu pensava existir apenas em pessoas iguais a mim. O que pode ser tão terrível sobre a vida desse cara que me leva a crer que ele tenha sofrido?**

Em poucos dias ambos estavam *intimos* onde ela contava tudo de si e ele levava séculos para soltar alguma informação mais profunda sobre si. Eles sentiam uma atração, mas Beyah não se sentia confiante para beijos e só pensava no passado ruim nessa área.

Até nome dele era um mistério,já que se chamava Shawn Samson mas não fez questão de divulgar a informação.Isso porque um colega o encontrou no restaurante que estavam e ainda perguntou: Quando você saiu? todos ficaram curiosos.

A desculpa: **— Tudo bem — diz Samson. — Ele estava falando de sair da cidade. Nós fomos colegas de internato, e ele sempre soube o quanto eu odiava Nova York.**
Claro que Beyah não engoliu a mentira,mas ela sabia que não era da conta deles.

**Mal conheço esse cara, mas de alguma forma consigo me comunicar mais com ele em silêncio do que jamais consegui verbalmente com qualquer outra pessoa.**

**— Se a gente embarcar nessa, vamos ter que ficar na parte rasa.*

Ambos tem planos de ir embora em agosto. Ele vai servir no exército,e ela vai para a faculdade..

**— É só que... se virar alguma coisa. Um namoro de verão. Quero que seja só isso. Não quero sair daqui em agosto no meio de um relacionamento.
— Também não quero. A gente vai um para cada lado do país.**

**— Existem dois tipos de erro. O erro que deriva da fraqueza e o que deriva da força. Você fez uma escolha porque foi forte e tinha que sobreviver. Não fez essa escolha por fraqueza.**

Eles decidem ficar juntos até o momento de partir.Na leveza dessa nova realidade ela tem se sentindo feliz e livre como nunca sentiu na vida...Tinha uma casa decente e não apodrecida por cupins.Três refeições por dia,uma amizade constante bem ao lado,no mesmo corredor.O oceano.O nascer do sol.

**Nunca me senti tão valorizada quanto agora.
Não apenas valorizada, mas apreciada. Respeitada. Desejada.
Talvez até amada.**

A família do pai já se tornou sua mesmo que a relação não seja a que ela deseja tem ficado mais a vontade com eles e o pai demonstrado mais interesse em sua vida.Ela chega a pensar se não devia ter dividido com o pai a morte da mãe e as dificuldades que passou,se quando menor não devia ter pedido ajuda.Como ele saberia?

Os dias passavam rápidos,os mistérios de Samson a deixavam pertubada,e ao mesmo tempo não queria saber.Tudo que foi vivido foi mágico,e por mais doloroso que fosse perde-lo,não mudaria nada.

**— Às vezes fico pensando se realmente quero as respostas de todas essas perguntas. Acho que o mistério que te rodeia talvez seja uma das coisas que mais gosto a seu respeito. Ao mesmo tempo é uma das coisas que eu menos aprecio em você.**

Como toda mentira um dia vem a tona quando Samson foi preso por. invasão a domicílio,ter cumprido pena por roubo de carro e depois incêndio em uma das casas que ficava.Beyah realmente acredita que ele perdeu o pai aos 13 anos,e teve que se virar na vida e mesmo que o pai dela não saiba ela também sofreu negligência e poderia ter tido um destino pior.

**Meu pai pode achar que o comportamento de Samson é um padrão que ele próprio escolheu, mas para mim era uma vida da qual ele não teve saída. Sei muito bem o que é fazer péssimas escolhas por pura necessidade.**

*Eu sabia que este momento chegaria — a despedida. Mas não sabia que seria assim. Eu me sinto impotente. Queria que nosso adeus fosse uma escolha na qual eu tivesse participação, mas acabou que não estou tendo escolha nenhuma.*

**Libero a raiva dirigida ao meu pai.
Libero até a raiva dirigida à minha mãe.
Deste ponto em diante, decido me agarrar única e exclusivamente às coisas boas.
Posso não terminar o verão com Samson a meu lado, mas vou terminar com algo que não tinha quando cheguei aqui.
Uma família.**

Bruna de Paula 20/08/2022

Gente simplesmente perfeito! Chorei horrores?, ela é incrível merece toda a felicidade, não só ela mas ele tbm, os dois merecem ser muito felizes.??
Eduarda 20/08/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso

Bianca221 22/08/2023

Aqueles clichês que você não vê nem a hora passar! Adorei.
Te prende do início ao fim. E que vida sofrida dessa adolescente, coitada, credo
Sofia 22/08/2023minha estante
Saudades deles ?

Yasmi_nrezende 17/02/2023

INCRÍVEL
Quase infartei no final. Cinco estrelas.
Tudo simplesmente deu errado e depois deu certo (na minha humilde opinião), surtei horrores. Recomendo.
Stephaniemf_08 17/02/2023minha estante
Eu amo esse livro!! ?? um dos meus favoritos

Pietra 22/06/2022

A história é boa e o livro em momento algum fica cansativo, a evolução dos personagens é muito bom principalmente a Beyah; e o casal muito fofo des do primeiro contato deles até a última cena

Mari 09/09/2021

Colleen, você sabe como destruir meu coração ????
Pensa em um livro cheio de crítica social e PERFEITO!!!

Primeiro: a escrita do CoHo é tudo! Leitura totalmente fluída, pois é, não sei como ela consegue.

Segundo: as críticas sociais que ela traz nesse livro são totalmente necessárias. Nem sempre nosso sistema, nossa justiça é justo e isso parece óbvio, mas deve ser falado.

Terceiro: a gênia que coloca problemas reais e não fantasia eles, mas demonstra a importância que devemos dar a eles.

Te amo, graças a Deus você é escritora e eu tenho a oportunidade de ler seus livros!

Andressa 12/09/2022

Eu simplesmente amei, do começo até o fim. Uma história que deixa o leitor viciado e sem contar os personagens que são tão lindinhos juntos.
julys2 12/09/2022minha estante
Eu amei esse livro!! Além de ensinar mtas coisas, vou guardar pra sempre a beyah e o Samson ??

Letizinha 12/09/2022minha estante
Estou começando a ler, parece ser interessante

alice 12/09/2022minha estante
eu adoro esse livro mas achei q faltou desenvolvimento e achei o plot meio nada haver

Andressa 12/09/2022minha estante
Vdd, o plot dele fez eu ficar de boca aberta, porém amo ele

M. Júlia 29/01/2022

Acho que é o primeiro livro da Colleen com personagens adolescentes que leio, e como eu esperava foi maravilhoso pq a Colleen consegue escrever qualquer coisa de um jeito completamente maravilhoso.

Os dois protagonistas são maravilhosos, cada um com sua própria história e traumas, a história, a química deles é perfeita.

Menção honrosa a irmã dela, que se mostrou uma pessoa maravilhosa. E o meu ódio pelo pai dela, não mudou nem um pouquinho.
Caiooo_14 29/01/2022minha estante
Tô mto ansioso pra ler esse livro ?

SoMouRei 29/01/2022minha estante
Já leu É assim que acaba? Eu tenho pra mim que a tia CoHo tem alguma coisa com moradores de rua viu

M. Júlia 29/01/2022minha estante
Foi o primeiro q eu li dela, me apaixonei na hora. Pais problemáticos e moradores de rua são o ponto fraco dela

Caiooo_14 29/01/2022minha estante
Minha próxima leitura vai ser É assim que acaba, nem sei se estou preparado... Aí aí

M. Júlia 29/01/2022minha estante
Ninguém tá, mas vai na fé

SoMouRei 29/01/2022minha estante
Qualquer livro dela destrói, mas Assim que acaba é outro nível

Caiooo_14 29/01/2022minha estante
Vou até comprar post it sabe, nunca marquei meus livros, mas esse eu vou ter que marcar.

Michela Wakami 17/04/2022

Decepcionante
Que livro fraco, tem tantos absurdos na história que, eu quase o abandonei.
E de quebra, não consegui me apegar a nenhum dos personagens.
Que tristeza.
Raquel365 17/04/2022minha estante
Chocada com a nota ?

Fabricio268 17/04/2022minha estante
Isso que é persistência. Já vi uma outra resenha também bastante negativa sobre outro livro da autora.

Michela Wakami 17/04/2022minha estante
Raquel você já leu esse?

Michela Wakami 17/04/2022minha estante
Fabrício, esse parece ter sido escrito por um escritor amador.?

Raquel365 17/04/2022minha estante
Michela, não é nem quero depois da sua nota kkkkkk não tinha visto nem falar desse livro.

Michela Wakami 18/04/2022minha estante
Kkkkkkkk. Corre que é cilada.

Ana Brolio 18/04/2022minha estante
Olha que coisa louca , vi resenhas positivas e até tava pensando em ler ele rsrsrs.

Michela Wakami 18/04/2022minha estante
Ana, pode ser que você venha a gostar.
Tem várias pessoas que gostam.

Carolina165 18/04/2022minha estante
É incrível a capacidade que a Colleen tem de manter a gente preso na história mesmo passando raiva ????

Michela Wakami 18/04/2022minha estante
Verdade, amiga. Eu falava agora eu abandono e quando via tava lá lendo mais um tantão kkkkkk.
Até que terminei.?

pizarrel 28/04/2022minha estante
Poxa! É um dos meus xodós! KKKKKKKKK.

Michela Wakami 29/04/2022minha estante
Sério ? Mas os livros são assim mesmo. ???

Mikaelly.Xavier 24/04/2022

Até pessoas que fazem coisas erradas podem estar certas
No início do livro você vê muito o ponto de vista da personagem principal mas ao ver o que ela pensava a respeito de Samson eu me pus a refletir que se talvez Samson não fosse do jeito que ele é ou tivesse vivendo igual o pai dela ela tbm não iria gostar dele as vezes as pessoas fazem coisas ruins para gente sem a mínima intenção e acho que ela só veio perceber isso depois do que aconteceu com Samson.
Vamlirynna 24/04/2022minha estante
Palestrinha

Alana358 29/07/2023

Até o verão terminar é simplesmente maravilhoso, a leitura é muito bem fluida e bem rápida. Se me pedissem para descrever esse Livro em apenas uma palavra, com certeza seria: Reconfortante.
O livro me prendeu do começo ao fim, consegui ler esse livro bem rápido.
Me comoveu muito a história da Beyah, a cada página dava pra perceber como a personagem foi forte do começo ao fim

Um ensinamento que este livro me trouxe é dar valor a cada detalhe de nossas vidas, e com certeza levarei esse ensinamento pro resto da minha vida.
Jhemilly 02/08/2023minha estante
O meu favorito !!

Alana358 24/10/2023minha estante
Primeiro livro que eu leio da Collen, e simplesmente amei

Maisa155 12/09/2023

Acho esse livro bem superestimado. Achei bem mais ou menos, um romance bem clichê que obviamente não aconteceria na vida real. Pena da Beyah sofrendo mais q a juliette ?
Monteiro 12/09/2023minha estante
Cara, não vou mentir, eu gostei bastante do livro

Tarsila10 13/10/2023

Eu até estava gostando do livro no início ao meio dele, mas depois do plot o livro ficou muito ruim. É um tipo de revira volta que eu detesto. Sem contar que a protagonista só fala do cara, dando para notar que ela tinha um pouco de dependência emocional nele.

giubs 23/04/2022

Até o verão terminar
M A N O
Ler isso foi uma experiência tão avassaladora, fascinante e viajante!
Eu me apaixonei por cada segundo desse livro, por cada frase, cada verso, cada parágrafo, cada página.
Pela primeira vez, eu achei que não iria chorar com um livro da Colleen, mas as últimas 30 páginas, acabaram comigo.
Me ensinou que o perdão é algo necessário, que se dar a liberdade de amar e confiar em alguém, vale muito.
?Coisas bacanas não preenchem o vazio de uma alma.
E o que preenche o vazio da alma de alguém?
Pedacinhos da alma de outra pessoa?.
5/5 ??
Ju 23/04/2022minha estante
tava em dúvida de comprar ele, aí entro no scoob e me aparece sua resenha, vou comprar!!! ?

giubs 23/04/2022minha estante
aaaaa foi um sinal viu kkkk, compra sim, é incrivelmente bom!!
se quiser, quando for ler me chama pra surtar sobre!!

mah 23/04/2022minha estante
RT em td, foi o mlr livro que eu já li

giubs 23/04/2022minha estante
virou um fav meu, muito muito bom!!

anna 06/07/2022

COM CERTEZA O MELHOR LIVRO QUE JÁ LI!!!
Eu adoro romance e esse livro retrata muito bem isso, mas não só isso como também a evolução da personagem principal com as pessoas a sua volta. O livro tem inúmeras reviravoltas que instigam cada vez mais a leitura. Simplesmente excepcional!!!