A biblioteca da meia-noite

A biblioteca da meia-noite Matt Haig

Resenhas - A Biblioteca da Meia-noite

-Koraline 15/10/2021

Repetitivo
A Biblioteca da Meia Noite é um bom livro que traz várias reflexões interessantes sobre sucesso, carreira e felicidade, mas em várias partes essas discussões foram tratadas de uma forma bastante genérica. Nora é uma personagem bastante interessante, e sua crise existencial aos 35 anos fez completo sentido, mas depois dos 40% sua transformação foi bastante súbita, e gostaria muito de ter lido sobre as vidas em que os pais dela ainda estivessem vivos, com foco apenas nisso, já que esse parecia ser o aspecto mais importante para a protagonista. Por mostrar várias vidas possíveis de Nora, em certo momento a história ficou bastante repetitiva, deixando de ser um livro com personagens únicos, para focar em personagens estereótipos. É um bom livro, mas poderia ser bem melhor, se qualidade do início se estendesse para todas as páginas.
Lucia.Leal 26/01/2022minha estante
Comecei a ler hoje, já se foram 100 páginas, muito bom

May 12/02/2022minha estante
Gostou ? Estou em 50% pensando ela largar está dando um nó na minha cabeça

Mari 01/03/2022minha estante
Gente eu não tô conseguindo ler,oq eu faço?

Bea ð 18/03/2022minha estante
Esse app não tem livros, é apenas para marcar oq vc leu/está lendo e oq vc já leu

Ana Lucia F. Silva 22/04/2022minha estante
Gostei demais do livro, dos dramas da Nora e das possibilidades de mudança. Uma delicia a leitura.

Tigorc 01/05/2022minha estante
Tô lendo ele, falta menos de 100 páginas para acabar e eu simplesmente tô amando esse livro. Sinceramente, faz só alguns meses que comecei a ser um leitor mas já é meu livro favorito

Carolina2809 03/06/2022minha estante
Eu senti um pouco essa questão de ficar repetitivo, mas acho que o livro vale a pena pela reflexão que ele gera. Gostei da ideia geral.

Carmen 05/06/2022minha estante
Amei o livro, de maneira sutil a filosofia faz parte da nossa vida. Você não precisa entender a vida, só vivê-la!

Katia.Orlandi 09/06/2022minha estante
Tô no 34% empurrando.. tá difícil. Tô achando muito chato. Será que melhora?

Jamilly 27/07/2022minha estante
Nora não poderia viver uma vida em que os pais dela estivesem vivos porque a biblioteca só apresenta livro de acordo com as decisões de Nora e não há nada que ela poderia ter feito que mudasse o fato de que os pais dela iriam morrer, assim como o gato. Isso foi até explicado em uma página do livro em que Nora questiona isso.

Sandra Má 28/08/2022minha estante
Eu gostei muito,faz agente pensar como teria sido o rumo de nossa vida em cada fase dela

anna 04/09/2022minha estante
Eu amei TANTO esse livro que eu acho que vou explodir (???)

Ghostweb 07/09/2022minha estante
concordo

Aline 09/09/2022minha estante
Muito bom recomendo

Rita 25/09/2022minha estante
Muito bom esse livro!!! Está difícil encontrar outro que supere ele !!! E bem reflexivo? ainda mais nos nossos tempos com tanta rede social que pode fazer com que pensemos que aborda vida não é tão boa!!

Isabelle 27/09/2022minha estante
gosto mt da reflexão de que n importa se vc é rico, famoso ou com uma familia perfeita vc só vai ser feliz si se permitir a isso

KauA 17/10/2022minha estante
esse livro é perfeito, é como aproveitar a vida, como saber viver e saber que cada ação tem sua reação, uma consequência boa ou ruim. Depois desse livro, eu refleti tanto na minha vida, eu me senti como a Nora depois de que saí de casa com o livro terminado. Eu gostei muito do fato de ser uma linguagem cotidiana e eventualmente mudar de história e não ser algo repetitivo, aliás, ela que escolhe como vai ser a história. Eu adoro isso em A Biblioteca da Meia-noite. Eu lacrimejei no final, e eu chorar num livro é um milagre KSKSKAKSKSK, gostei demais.

Jackeline.Silva 21/10/2022minha estante
Gente o melhor livro que li sem sombra de dúvidas, perfeito dms

Sophia 24/10/2022minha estante
Foi exatamente oque eu senti, o livro é excentele.

Edson 25/10/2022minha estante
Como posso ler tem que pagar minha gente

Ana Luiza 28/10/2022minha estante
To achando que a única pessoa que não está gostando e vc!??

Katia.Orlandi 28/10/2022minha estante
Até uma parte não gostei mas depois até gostei, mas não considero ótimo. Não leria novamente

AndrAa.Tostes 21/11/2022minha estante
Simplesmente reflexivo !
?ESTOU VIVA ?

Helena.Francisconi 29/11/2022minha estante
É um livro realmente muito bom, trazendo filosofias em uma literatura viciante, mas A Biblioteca da Meia Noite também é um pouco repetitiva, sem sal. Pois acaba falando do mesmo assunto durante muitas páginas, e acaba nos afundando em um ciclo melancólico e sem fim.

Lua 30/11/2022minha estante
Achei meio paradão, podia ter mais emoção!!

iS2astolie 07/12/2022minha estante
vdd

Katia.Orlandi 07/12/2022minha estante
Também achei parado

Cla.cotta 11/12/2022minha estante
Eu nao to conseguindo ler, ta mto chato, eh repetitivo e cansativo, nao confuso mas tediante

Angélica 12/12/2022minha estante
Muito bom, se não o melhor que li esse ano. As reflexões que levanta fazem você ver a vida de outra forma depois que termina.

Ana Karla Nobre 17/12/2022minha estante
Levei 3 meses para finalizar ele. Achei ele amarrado demais.. ?

Fefe 19/12/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Giovanna 28/12/2022minha estante
Eu amei esse livro, inclusive baixei esse app só pra encontrar pessoas pra falar dele kkkkk (ainda não sei usar aqui não)

mila 03/01/2023minha estante
gostei bastante, porém achei muito repetitivo

Lucas 06/01/2023minha estante
Primeiro livro que li e ele é muitooo bom mdssss

Lua 10/01/2023minha estante
Não dá pra ler por esse app c sim como faz?

Laurasousac_ 11/01/2023minha estante
Sobre os pais dela, em uma das idas à biblioteca, a senhora Elm explicar que a morte dos pais não dependia da escolha de Nora, inclusive a mãe dela não teria vivido tanto, independente doq Nora escolhesse

davis 17/01/2023minha estante
esse livro é muito bomm, chorei muito lendo

Giovanna.Francis 20/01/2023minha estante
biblioteca da meia noite é incrível! Mostra o quanto vc tem poder sobre sua própria vida, simplesmente perfeito

Roseli 22/01/2023minha estante
Achei bem gostoso de ler, com várias citações maravilhosas.

galli 23/01/2023minha estante
o libro eh legal, mas tem partes que o ator não sabia usar a vírgula.

Melissa 23/01/2023minha estante

livro incrível!!

Brendinha 29/01/2023minha estante
Não gostei do livro

Drika 03/02/2023minha estante
Excelente livro?. Amei a reflexão que ele gera, principalmente para as mulheres maduras que estão passando por fases de indecisões. Vale muito a pena. Super recomendo.?

Millena 17/02/2023minha estante
O começo é meio parado,mas o final vale muito a pena. Mudou minha visão sobre muitas coisas. Eu amei d++

Mireth 21/02/2023minha estante
Eu amei o livro, confesso que teve partes que achei ou pouco chato e repetitivo mas no final só melhorou ??

Aline 12/03/2023minha estante
Nossa, eu achei tão previsível o livro. Na página 50 já se sabe o que vai acontecer durante o livro, as várias vidas e tal. Achei q fala sobre depressão e suicídio de maneira rasa, tudo se resolve nas últimas 10 páginas de uma hora pra outra. Tem uma intenção boa, mas foi escrito de maneira rasa demais, repetitivo demais, previsível demais. É uma leitura ok, na minha opinião, e apenas isso.

Nicolas.Rodrigues 13/03/2023minha estante
Tem muitas reflexões interessantes..

Regyss 13/03/2023minha estante
Boa noite! Pessoal não tou conseguindo ler o livro, porque?

lahurinha 22/03/2023minha estante
No começo ele é um pouco chato mas depois fica muito bom

maluuu4 04/04/2023minha estante
falou tudo

Cris.Alan 16/04/2023minha estante
Não é aquilo que você olha que importa, mas o que você vê - Thoreau

Henris Andrade 29/04/2023minha estante
Bela resenha! Agora estou em dúvida se compro.

Karolina 04/05/2023minha estante
Comecei a ler e estou pensando em abandonar a leitura ??

Cléo 08/05/2023minha estante
Vou procurar esse livro ai =-)

Fernanda1892 09/05/2023minha estante
Amei muitíssimo!! Leitura muito boa e a história é extremamente cativante, os personagens são bem marcantes e amo a forma como os pequenos detalhes são descritos.

Larissia.Bezerra 15/05/2023minha estante
Acabei de comentar isso também, achei repetitivo.

Priscila 16/05/2023minha estante
Eu acredito que não é um livro pra qualquer pessoa ler. Mas não achei nada repetitivo, muito pelo contrário, assim como o livro explica, tem coisas que nada ela poderia fazer p pais ou p gato ficarem vivos.

JAssica178 21/05/2023minha estante
pensei exatamente isso. No finalzinho do livro, o discurso dela me pareceu muito coach, fiquei chateada com ela ter ficado viva no final...

NAcollas1 31/05/2023minha estante
Eu achei o livro muito necessário. Gostei muito das possibilidades de vida da Nora. E independente do início ser confuso o próprio livro explica tudo depois... Acho que quem começou a ler, não deveria parar ?

Vanessa1128 03/06/2023minha estante
Não gostei desse livro :/

Peoli 06/06/2023minha estante
Às vezes ficava bem repetitivo mesmo, mas a reflexão faz valer a pena, por isso não achei "perfeito". Como disseram aqui nos comentários: assim como a história do gato, ela não precisou viver essa vida com os pais pra ver o resultado que daria (mas confesso ter esquecido esse detalhe também e fica a criterio de cada um querer assitir a algum evento mesmo, então bom ponto). Ainda assim, faz sentido os diversos exemplos de outras vidas, porque no fim acaba que nem são taaantas alternativas expostas assim (principalmente considerando que o livro é sobre isso). E outra vez, ainda achei que a partir da segunda metade do livro fez valer muito a pena qualquer considerável "demora" causada pelas outras vidas. Poderia ter menos páginas e a mesma mensagem, mas essa foi a mão artística do autor da vez, da pra amar como incrível

Livia988 15/06/2023minha estante
N da pra ler pelo APP??

Amanda 24/06/2023minha estante
Ela n poderia escolher uma vida com a mãe pq ela teria câncer de qqr jeito, e mostrou uma vida em q o pai estava vivo, mas ela ainda n se sentia completa

Gigihvs 05/07/2023minha estante
Eu achei meio chatinho mas começou a me prender um pouco mais pra página 80 sabe KKKKKKK

Cristina191 06/07/2023minha estante
Até 70% do livro achei sem graça, mas depois me simpatizei mais, gostei do final . Não é meu livro favorito !

Thamires 08/07/2023minha estante
Eu amei o livro, deveria ter lido antes de entrar na faculdade

Thamires 08/07/2023minha estante
Eu amei o livro, deveria ter lido antes de entrar na faculdade

LaAs74 09/07/2023minha estante
Esse foi o livro que me fez refletir sobre muitas coisas, e me fez encarar a vida de um outro jeito.

Edson.Roberto 16/07/2023minha estante
Quem nunca se viu querendo voltar de um capítulo ds vida?? Sensacional

marinaods 31/07/2023minha estante
Vale a pena a reflexão

laylavsanttos 02/08/2023minha estante
tô no 35% empurrando pra ler, to achando muito chato, ele melhora?

Patricia.Cunha 23/08/2023minha estante
Comecei a ler, só q achei mt chatooo. Então parei

Camille.Vanolli 04/09/2023minha estante
Foi um livro me fez refletir muito sobre o sentindo da vida. Estava passando por um período difícil na minha vida, e esse livro veio na hora certa. Recomendo para todos

Carol 11/09/2023minha estante
Eu quase não li por conta de algumas resenhas "negativas"... E simplesmente amei o livro. A leitura me prendeu do início ao fim.

Valentina.RAgia 17/09/2023minha estante
O livro é muito bom, é cheio de emoção e reflexão

Liceli 20/09/2023minha estante
Gente? esse livro é incrivelmente necessário pra todo mundo! História incrível é muito bem escrita. Deveria ser dado de presente em aniversário, Natal, etc

Kyara29 21/10/2023minha estante
Eu larguei ele acho que nas primeiras 30 páginas, vale a pena continuar ?

Emily 23/10/2023minha estante
Vdd é mt entediante

Isadora.Alvim 25/10/2023minha estante
Oii gente, alguém sabe a classificação indicativa para o livro?

Lopes Viana 25/10/2023minha estante
Um livro que transformou meu jeito de ver a vida!!

Jennifer47 03/11/2023minha estante
O livro é ótimo, fala muito sobre você ter medo de viver, e sobre a crise essencial da personagem principal nora, no início O livro é maravilhoso mas com o passar das páginas ele fica muito arrastado e repetitivo, eu diria que vale a pena ? Sim, no início a história é maravilhosa, dá prazer de ler, depois ele fica muito repetitivo e cansativo, mas traz uma ótima reflexão sobre a vida, uma menina que tinha tudo para dar certo, tinha vários talentos mas acabou sendo uma depressiva sem nada por medo de viver, e de repente ela tem uma nova chance de reviver cada vida que ela deixou de viver é uma experiência única, e reflexiva, porém o único defeito é É realmente a repetição, e o arrastamento da história

Sofiâ 01/12/2023minha estante
Muito bom!!

Identifiquei me muito com a personagem principal, faz te pensar muito e a frustração e angústia de Nora também são muito sentidas pelo Leitor/a

amanda.gravena 15/12/2023minha estante
Achei meio repetitivo também

Julia4842 19/12/2023minha estante
O livro é bom,mas podia ter um pouco mais de suspense talvez o final?!

Luuiiy 27/12/2023minha estante
Até metade eu li rapidinho mas depois, que tédio, muito repetitivo ?

Isabela1885 07/01/2024minha estante
Exatamente, o livro tem uma premissa interessante e trabalha bem isso, mas se perde do meio pro final... saí pulando páginas (sacrilégio, eu sei kk) pq basicamente alguns capítulos são muitos repetitivos. Mas ainda recomendo, pelas reflexões que desperta.

Bélli 19/01/2024minha estante
Concordo que possa ser um pouco repetitivo, mas sobre a parte de ter um foco em vidas que os pais de Nora estão juntos, não. O próprio livro fala que mesmo que exista uma vida em que os pais dela estão bem, a protagonista não poderia ir para lá porque a biblioteca tem a ver com as decisões de Nora e não há nada que ela poderia ter feito que levaria a sua mãe estar viva.

Thais645 19/01/2024minha estante
Comecei a pouco tempo, estou amando

Tchê 23/01/2024minha estante
Mas tem uma parte em que ela foi uma nadadora talentosa em que o pai continua vivo sim.

Evelin 25/01/2024minha estante
Já li metade, porém é bem "parado" não sei se essa é a palavra certa para defini-lo, mas e um loop massante de

Mariane235 28/01/2024minha estante
Gostei muito, traz boas reflexões. Chega um momento que o final fica meio previsível, mesmo assim vale a pena a leitura.

Joaquim125 05/02/2024minha estante
Terminei de ler a um tempinho e não tenho nem palavras pra descrever, o livro te envolve tanto que a leitura vai fluindo perfeitamente

Maryana.Cunha 16/02/2024minha estante
No meio do livro, fiquei cansada pela repetitividade. Mas vale a pena ir até o final!

iarab3atriz 22/02/2024minha estante
Menina que livro chato pelo amor de Deus

Valen59 27/02/2024minha estante
Gostei muito do livro , ele traz muitas reflexões e refleti bastante sobre as frases da Srta Elm!

Nati 16/03/2024minha estante
Ao longo da leitura somos levados a refletir sobre vários aspectos de como lidamos com as questões da vida.
É um livro com uma mensagem muito bonita e a leitura flui facilmente. Recomento. Aquece o coração.

Izabela.Gama 30/03/2024minha estante
Achei o primeiro capítulo chato? mas depois a leitura fluiu muito boa. E sim: muitas reflexões.

Vitão/vitin 02/04/2024minha estante
Livro perfeito sem comentários...
E um livro muito bom mesmo traz várias reflexões...

Andressa1227 02/04/2024minha estante
Achei um livro incrível. Contém várias reflexões e depois de ler, dá um EXTRAORDINÁRIO ânimo na sua vida.

Andressa1227 02/04/2024minha estante
Um uma palavra? INCRÍVEL

Maria1691 04/04/2024minha estante
Eu vou ler

Maria1691 04/04/2024minha estante
Eu vou ler

Nancy.Oliveira 08/04/2024minha estante
Eu comecei a ler e já me desidratei, agora tô com medo de terminar e ficar com ressaca literária.

Deiy226 15/04/2024minha estante

Eduarda 17/04/2024minha estante
Bom, comecei a ler ontem, estou tentando acimilar algumas coisas, mas fora isso o livro é muito bom, só deixa muito a desejar sobre os personagens, sobre a história afundo deles!

Marilene.Manco 23/04/2024minha estante
Comecei a Ler hoje
No momento estou me identificando um pouco com Nora,estou gostando e bora continuar com a Leitua

Tchê 24/04/2024minha estante
É tipo o filme O efeito Borboleta.

Thais839 29/04/2024minha estante
Gente, tô gostando muito do livro,e acho que ele é vibe auto ajuda né?! ?
Apesar de tratar de assuntos importantes de maneira sutil mas forte, está me dando a sensação de auto ajuda. E eu gosto desse estilo.. mas sei lá, sabe quando vc sente falta de um "panch"?! ???

Thais839 29/04/2024minha estante
Gente, tô gostando muito do livro,e acho que ele é vibe auto ajuda né?! ?

Isabela354 29/04/2024minha estante
Amei muito, é incrível!
Eu fiquei um bom tempo refletindo a minha vida inteira kkk

Isabela354 29/04/2024minha estante
Amei muito, é incrível!
Eu fiquei um bom tempo refletindo a minha vida inteira kkk

Lais.Oliveira 05/05/2024minha estante
Só eu que achei este livro ao mesmo tempo super fácil de prever e ao mesmo tempo muito surpreendente? Como é possível? Kkkk

As reflexões e pontos de referência são incríveis, mas de romance eu não vi quase nada, para mim é bem mais próximo de um livro de aventura!

Rafaela 16/12/2021minha estante
Nossa, eu achei a mesma coisa! Nada tava bom pra ela, chegou uma hora que encheu o saco isso!

Luuna 11/01/2022minha estante
Senti exatamente a mesma coisa. Tive ZERO empatia pela Nora e não tava entendendo o por quê.
Interessante você falar que ela era depressiva por não ver o caminho, aqui, não temos nem oportunidade.

Isla 01/03/2023minha estante
Tô em tempo de largar, tô achando tão ruim

Guilherme Vieira 10/04/2024minha estante
Eu já li diversos livros desse autor e é tipo isso mesmo. "White People Problems". Sei que não devemos desqualificar o sofrimento alheio e tal, mas só para dar um exemplo. O Autor, Matt Haig, relata, em outro livro, que ele tentou cometer suic1d10 quando estava em IBIZA pq o papai e mamãe mandaram ele para lá passar um ano sabático pq ele andava mto deprimido. Parece piada, mas retrata bem sua obra. Um monte de choro que a gente só consegue ficar pensando "Cara, se vc fosse mulher e vivesse em um país como o Brasil então..."

Juliana2053 03/01/2024

É um dos melhores livros que já li, tão bem escrito e traz tantos níveis de reflexão.
Era exatamente do que eu precisava
Felipe.Lorran 03/01/2024minha estante
Também gostei muito

Jpedro05 03/01/2024minha estante
O favoritado da minha vidaa

sweetjuu. 03/01/2024minha estante
ele é a minha próxima leitura, espero achar tudo isso aí e muito mais

_dudacanuto_ 03/01/2024minha estante
INCRÍVEL, ZERO DEFEITOS

Júlia 03/01/2024minha estante
Esse livro é perfeito, um dos meus favoritos

Bea68 03/01/2024minha estante
tô lendoo, ta mto bom

Michelly Sofia 03/01/2024minha estante
PERFEITO!

José Gasque 03/01/2024minha estante
Realmente é um livro com lindas reflexões!

Camily 03/01/2024minha estante
É maravilhoso!!

Rose 03/01/2024minha estante
Eu também amei essa leitura

Paulinha 03/01/2024minha estante
Perfeito

GabsOSilva 03/01/2024minha estante
Meu favorito da vida! ?

Alê 03/01/2024minha estante
Leitura atual e adorando!

leiicads.s 03/01/2024minha estante
Ele está sendo a minha primeira leitura do ano, estou gostando bastante, realmente é um livro bem reflexivo, espero terminar ele com essa mesma opinião e poder dar uma avaliação bem boa ??

Lore Reis 03/01/2024minha estante
Achei chatíssimo

Cris 03/01/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso!! Foi um dos meus favoritos de 2023!

Naiara 03/01/2024minha estante
estou lendo ele ?

Jorisdana 03/01/2024minha estante
Adoro

Angels Cheryl 03/01/2024minha estante
Eu tô lendo ele e tbm tô gostando muito!! No começo não dei muita bola por tá bem no fundo do poço mais as reflexões são perfeitas, acho q é muito um livro de momentos ou pra qm já passou por algo parecido

Angels Cheryl 03/01/2024minha estante

Priscila 07/01/2024minha estante
comecei ler hoje, e ja estou muito empolgada!

Let 12/01/2022

Afinal, existe a vida perfeita?
Entre a vida e a morte existe uma biblioteca. E nessa biblioteca cada livro é uma vida sua que você poderia ter vivido se tivesse tomado decisões diferentes.

Nora, a protagonista, começa o livro decidindo tirar a própria vida. Quando finalmente ?morre?, ela acorda na biblioteca da meia-noite e ai entra a grande ironia do livro: Nora queria morrer, mas ganha a oportunidade de viver todas as versões diferentes das vidas dela.

O livro aborda essa teoria do multiverso, e é cheio de citações de filósofos sobre o motivo da existência. É um livro pra te fazer refletir. Afinal, será que existe uma vida perfeita? Se pudéssemos optar pela vida dos nossos sonhos, ela seria, de fato, ideal?

Eu amei todas as crises existenciais que esse livro me deu e apesar de ter achado o final previsível, ele não deixa de ser um final incrível digno de 5 estrelas!

Ps: é um livro 16+ com vários gatilhos! Chequem antes de ler
andreeea 12/01/2022minha estante
Adorei a resenha! Quero lerr :)

Persefone.Blood 11/04/2024minha estante
Estou começando a ler por causa da sua resenha.

giovanna 09/01/2024

"você não precisa entender a vida. precisa apenas vivê-la".
O livro "a biblioteca da meia-noite conta a história da Nora Seed, uma mulher que tinha depressão e que não queria viver mais.

Após decidir morrer, ela acaba indo "acidentalmente" até a biblioteca, que os livros, na verdade, eram vidas que ela poderia ter vivido se tomasse uma decisão diferente.
Nora, na expectativa de querer viver, experimenta algumas vidas, uma na qual ela era nadadora olímpica, outra na qual era de uma banda famosa, e até mesmo em uma que já foi casada e mãe.

Mas Nora entendeu que essas não eram vidas na qual ela queria viver, a Nora dessas realidades, não era ela, e só existia uma vida na qual Nora, era simplesmente ela.

Esse livro mostra que tudo depende de como você vê, vamos sim ter arrependimentos, vamos nos machucar e machucar pessoas, mas até experiências ruins servem a um propósito. A personagem até cita algo que faz referência dizendo "a prisão não era um lugar, mas a perspectiva".
É um livro que nos faz refletir sobre como estamos vivendo.

O autor tem uma escrita maravilhosa e acho que até saí mais inteligente porque aprendi coisas sobre física e ciência que nunca teria aprendido.

Recomendo a todos esse livro que muda nossa forma de pensar.
Ana 09/01/2024minha estante
Obrigada pela recomendação!! Já estava com mt vontade de ler, agora aumentou

Paula1735 30/11/2022

''A única maneira de viver é aprendendo''
Sinopse:

Neste livro, acompanhamos a vida de Nora Seed, uma mulher de 35 anos que acaba passando por várias dificuldades, e ao estar no atual momento de sua vida, percebe que havia tomando algumas decisões da qual se arrepende e sente que não há mais solução para a sua vida, decide desistir de viver.

Nora acaba parando em uma biblioteca - que fica entre a vida e a morte -. Lá ela descobre que cada livro nessa biblioteca é possibilidade de vida que ela poderia ter tido se tivesse feito alguma escolha diferente, ou seja, essas possibilidades são infinitas. A biblioteca nos entrega reflexões, frases e referência filosóficas.

Ele retrata a busca incessante pela vida perfeita e onde ela seria feliz, mas o que seria a vida perfeita?, ela de fato existe?, qual o sentido da vida? existe alguma versão minha que é mais feliz? o que é felicidade?

O livro nos faz refletir sobre a nossas escolhas e decisões que tomamos ao longo de nossas vidas e os resultados delas

+16 Gatilhos:suicIdi0, d3press4o, 4ut0multil4ção, 4lcoolism0, 0v3rd0se

Opinião:

Li e favoritei! Que livro maravilhoso! A escrita e a história são extremamente profundas e impecáveis, mesmo que para algumas palavras e até mesmo expressões seja necessário pesquisar os seus significados. As cenas são muito descritivas, então conhecemos vários lugares no mundo, várias profissões, várias vidas que Nora poderia ter tido.

A narrativa, em alguns momentos pode ser mesmo cansativa e previsível - lá pras páginas 270, sobre qual decisão a Nora irá tomar -, mas em geral - na maioria das partes- o livro nos faz ''devorá-lo'' sem nem perceber. Uma história que nos deixa curiosos e nos faz criar algumas teorias sobre o que pode acontecer com ela se ela escolher tal possibilidade. Vale apena o hype que ele está tendo; seja no Booktok, Booktube, Bookstagram ou qualquer outra rede; Super vale a pena ler!

Algumas das frases que mais gostei:

"Bom, é essa a beleza da coisa, não é mesmo? Você simplesmente não sabe como termina."

"Às vezes, a única maneira de aprender é vivendo."

"Nunca subestime a grande importância das coisas pequenas."

"Você teria feito algo diferente, se houvesse a chance de desfazer tudo de que se arrepende?"

"Todas as coisas boas são selvagens e livres."

"Você pode ter tudo e não sentir nada."

"Você não precisa entender a vida. Precisa apenas vivê-la."

Nota: 5/5
Paula1735 30/11/2022minha estante
Qual a opinião de vocês sobre o livro??? :)

Paula1735 17/12/2022minha estante
O que vcs acharam do livro?

Eu gostei BASTANTE

Paula1735 17/12/2022minha estante
Tanto que até tive que favoritar

Recomendo muito vcs lerem

Paula1735 17/12/2022minha estante
Caso puderem comentar, eu ficaria MUITO FELIZ!

Gabriely.Farias 17/12/2022minha estante
um amigo aqui do skoob me indicou e eu louca pra ler. A resenha ficou ótima ??

Gabriely.Farias 17/12/2022minha estante
um amigo aqui do skoob me indicou e eu louca pra ler. A resenha ficou ótima ??

eelis 17/12/2022minha estante
a resenha ficou mt boa!!!

Isabellehyunjin 17/12/2022minha estante
Dizem que esse livro tem mt prot e gatilho? É verdade?

Isabellehyunjin 17/12/2022minha estante
Plot*

Paula1735 17/12/2022minha estante
@Isabellehyunjin tem sim. gatilhos:suicIdi0, d3press4o, 4ut0multil4ção, 4lcoolism0, 0v3rd0se

obrigada !! @eelis

amei a resenha

edifícioesplendor 17/12/2022minha estante
adorei a resenha!!

mari 17/12/2022minha estante
Eu sempre quis ler esse livro mas nunca soube do que se tratava. Amei sua resenha, escrita maravilhosa!! Me convenceu a comprar.

Paula1735 17/12/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado @sweetcamellia

Paula1735 17/12/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado @helô

Paula1735 17/12/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado @Camyle.Benaglia

Paula1735 17/12/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado @bru.eduardax

Paula1735 17/12/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado @edificioesplendor

Beatriz508 17/12/2022minha estante
eu amei demais a tua resenha!

obrigada! @bevtrizcosta

Bárbara P. 17/12/2022minha estante
Muito legal! Quero muito ler esse livro!

Taine.Gorges 17/12/2022minha estante
Quero muito ler esse

A GedidoKyloRen 17/12/2022minha estante
Nossa parece ser um livro muito especial? já está na minha lista de livros. ??

Nicolas.Czuchraj 18/12/2022minha estante
Ótima resenha, muito bom!

Paula1735 18/12/2022minha estante
PLÁGIO É CRIME

Paula1735 18/12/2022minha estante

Juliane.Travassos 18/12/2022minha estante
A resenha está ótima. Já tô querendo ler esse livro um tempo.

Gii.m 19/12/2022minha estante
tem um tempo que esse livro está na minha lista, otima resenha

Manuzita~ 19/12/2022minha estante

o livro é muito bomm

Daniel.Ribeiro 19/12/2022minha estante
Ótima indicação.

luadpl 19/12/2022minha estante
já li esse livro, e como você disse: pode ser um pouco previsível e até cansativo em alguns momentos mas é uma história que te faz ter curiosidade.
gostei muito da sua resenha! ??

Lavs:) 19/12/2022minha estante
Ahhh vou ler esse livro ano que vem!

Kaynara 20/12/2022minha estante
adorei ?

Alexandre.TAssito 20/12/2022minha estante
Nossa
Que massa, muito bem feita?
Já vou marcar como ?Quero ler??

Malu.Moreno 21/12/2022minha estante
Estou ansiosa para ler este livro ?

Keures 26/12/2022minha estante
AAAAAAAA quero MTO LEERR?
Fica na minha estante só me encarando pra eu ler ?

Helena5 27/12/2022minha estante
Não cheguei a ler o livro,mas sempre tive interesse,dps da resenha,tenho mt mais

Celly 27/12/2022minha estante
Ótima resenha! Já colocando na lista para livros do futuro!

luma.Silva 27/12/2022minha estante
quero mto ler, tá no top 5 das minhas próximas comprasssss

ayla :) 27/12/2022minha estante

Natália Simião 27/12/2022minha estante
Tenho muita curiosidade nesse livro! ?

genyfr 27/12/2022minha estante
quero muito ler esse, amei a resenha

Marcela Firmo 27/12/2022minha estante
já tinha ouvido falar desse livro, umas colegas da uma LC até me recomendaram, mas nunca criei coragem pra ler hahahaha
mas irei colocar na minha lista pra 2023!
Adorei a resenha, sua escrita é muito boa mesmo!
Você não pensa em fazer um ig literário no instagram?

persefonemortal 28/12/2022minha estante
Sua resenha me fez querer ler mais ainda, sério!!

persefonemortal 28/12/2022minha estante
Adorei demais, mais uma seguidora

Jaqueline 29/12/2022minha estante
Eu simplesmente AMEI a sua resenha!!!

Majourss 29/12/2022minha estante
amei a resenha!! me convenceu a comprar :)

Vi Mix 05/01/2023minha estante
Amei a resenha. Se não se importa, vou ter você como inspiração porque nunca sei o que dizer nas resenhas rs agora vou ter uma inspiração para isso. Amei :)

Upup

Upup

U

U

Sofia 16/01/2023minha estante
A minha frase favorita é:
Você não precisa entender a vida, apenas vivê-la ?

Juliane.Travassos 17/01/2023minha estante
Ficou ótima ?

Bela adormecida 03/02/2023minha estante
Não tava mt animada pra ler esse, mas depois dessa sinopse é impossível não ficar curiosa, arrasou

Paula1735 03/02/2023minha estante
Tbm gostei MUITO dessa frase Sofia :)

Paula1735 03/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Juliane ? :)

Paula1735 03/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Lunna (Bela Adormecida)!!! :)

lorveing 05/02/2023minha estante
a resenha ficou perfeita!! tô querendo começar a ler a biblioteca da meia-noite

Obrigada Malu.Moreno0!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Kessia.Carine!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha alexandretassito!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Luvikay!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Lavs!!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha luadpl!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha dandrc1!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha pierrw. !

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha lu.livros. !

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha kakauu!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha vick.lisboa!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha MarcelaFirmo!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha genyfr!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Natalia4!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha aylaizabelle!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha CellyLobao!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Helena103!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Isabellehyunjin!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Manuzita~!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha saintflart !

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Vi Mix !

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Majourss!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Obrigada por ter gostado da resenha Jaqueline!

Paula1735 08/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado Gii.m

Paula1735 08/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado Nicolas.Czuchraj

Paula1735 08/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado Gle.

Paula1735 08/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado tainegorges

Paula1735 08/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado BarbaraP.

Paula1735 08/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado Beatriz

Paula1735 08/02/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado eelis

Fico feliz que tenha gostado Gabriely.Farias0

A resenha ficou ótima!!!

A resenha ficou ótima!!!

Yasmin 16/02/2023minha estante
Tô lendo esse livro e tô amando tbm

Yasmin 16/02/2023minha estante
Os quotes desse livro são muito bonsss

Yasmin 16/02/2023minha estante
Essa resenha ficou incrível!

Yasmin 16/02/2023minha estante
Essa resenha ficou incrível!

jpmondoni 07/03/2023minha estante
UP, I guess

euriannicolas 19/03/2023minha estante
eu marquei as mesmas frases, amei muito!!

Paula1735 06/05/2023minha estante
Oi

Karen229 17/06/2023minha estante
Terminei ele ontem e amei! Entrou pra minha lista de favoritos S2

caroline ww 04/07/2021

Discorrendo sobre a Nora basicamente KKKK
De início eu pensei "o que 'tá acontecendo com essa doida?", mas no decorrer dos capítulos e do meu apego com a personagem eu fui mudando para um sutil "espero que dê tudo certo pra ela..."

Nora Seed é aquele tipo de personagem principal que você pensa que vai odiar mas se pega torcendo por ele no meio do trama ou de uma situação complicada. Ao ter tantos defeitos expostos, apesar do potencial, a gente passa a enxergar a Nora como ela se enxerga diante de sua vida e acho que esse foi um detalhe crucial que me fez mergulhar de cabeça na leitura.

Apesar de abordar alguns temas sensíveis como o suicídio, eu amei o livro e como o autor expressou bem o que Nora queria nos passar.
Ruan 14/07/2021minha estante
Amei a resenha, mas tô aqui me perguntando: como ela escreveu há dez dias se eu só recebi esse livro há 2? KKKKK

caroline ww 14/07/2021minha estante
@Ruan obrigada!! quando eu recebi muita gente já tinha finalizado a leitura também, dependendo do seu estado o livro demora mais a chegar eu acho!

Karla 12/09/2021minha estante
Maravilhoso livro!!!! os faz refletir sobre ser feliz no agora,e com o que temos!!!!

Camila 03/10/2021minha estante
Nossa eu amei esse livro ?

Sandra 07/10/2021minha estante
"E estava diferente porque ela não sentia mais que estava ali simplesmente para servir aos sonhos de outras pessoas" Me identifiquei com isso, porque estou em um processo bem parecido.

caroline ww 07/10/2021minha estante
@Sandra espero que você consiga enfrentar esse processo e chegue bem e feliz ao final! boa sorte!!

bibis 11/02/2022

mais marcante do que o esperado
sabe a sensação de que a sua vida não faz sentido ou que vc é uma existência indiferente? que desapontou todos em torno de ti? Nora sabe

"Isso a fez lembrar que todos estavam melhor sem ela. Você se aproxima de um buraco negro, e a força gravitacional te arrasta para a realidade erma e sombria dele."

esse livro tem filosofia, tem ciência, é inteligente e sensível. Ao mesmo tempo que é fluido e rápido de ler.

cada capítulo trouxe vontade de ir pro seguinte, de sentir mais das emoções que eles proporcionam.

aprendi muito durante essa leitura, senti como se as frases, diversas vezes, fossem feitas especialmente para eu lê-las e poder me identificar nelas. Simplesmente um dos meus favoritos da vida, maravilhoso.
drielly 11/02/2022minha estante
comecei hj e já sinto que vai ser favoritado

bibis 12/02/2022minha estante
comecei assim tbm

Tainateixeira92 24/02/2023

Me surpreendeu
Esse livro vai além de ser uma história sobre universos paralelos. A personagem Nora traz diversas reflexões sobre aqueles "E se...? E se...?" que fazemos ao longo da vida. Acredito ser impossível viver e não se questionar o que teria acontecido se tivéssemos feito algo diferente no passado, ou se pudéssemos voltar no tempo e corrigir algo. É nesse aspecto que o livro é desenvolvido.

A leitura é bem detalhada, trazendo diversos universos paralelos. Para alguns, isso pode se tornar repetitivo; para mim, ficou no limite. Se houvesse mais universos descritos, teria tornado a leitura cansativa.

Achei astuto do autor trabalhar pequenos detalhes como um artifício para demonstrar atitudes simples da Nora, sua relevância e influência modificando sua vida, assim como das pessoas que a rodeiam. É uma boa representação dos problemas da nossa sociedade, que ou vive em excesso pensando no futuro, ou não sai do passado.

Amei o final! Teve coerência com a narrativa de todos os universos apresentados para a Nora.
Foi um excelente desfecho!

Rosangela Max 17/05/2022

Gostaria de uma biblioteca dessa.
O autor, de maneira leve e fluída, desenvolveu uma história muito boa para demonstrar que devemos viver levando em consideração apenas o momento presente e as infinitas possibilidades que temos a nossa disposição a cada dia e que não enxergamos.
A vida é feita de escolhas e cada escolha acarreta numa mudança de rumo. Nem sempre essa mudança é perceptível.
Muitas vezes desejo ser agraciada com o dom de tomar decisões assertivas, que acarretassem sempre em bons frutos, mesmo sabendo que esse dom não existe. Nesse momento, gostaria de ter a possibilidade de visitar ?A Biblioteca da meia-noite?.
Acredito que seja um sinal de que ainda preciso evoluir muito como pessoa para que a mensagem deixada aqui amadureça e seja aplicada no meu dia-a-dia, mas ela foi entendida e apreciada.
Recomendo a leitura.
Sidneia.Ruthes 18/05/2022minha estante
Deu vontade de ler ?

Rosa254 18/05/2022minha estante
Massa, Rosa! Vi uma resenha dizendo que o livro era muito previsível, ai confesso que fiquei sem vontade de ler.

Rosa254 18/05/2022minha estante
Você achou que o livro tem uma tendência negativa-depressiativ@?

Rosangela Max 18/05/2022minha estante
Olá! Tem sim uma tendência negativa, mas é isso que move a história a transformar a tristeza em alegria. Não me importo que as histórias sejam ?previsíveis?, me importo se elas são boas ou não. Recomendo a leitura. ??

Paloma 18/05/2022minha estante
Estou lendo no momento ?
Que bom que gostou, espero gosta tbm ?

Margô 27/05/2022minha estante
Bom ler estes comentários, previsível ou não, importa a riqueza do conteúdo...e se há uma tendência a transformar a tristeza em alegria, é pra lá que eu vou...rssss

gabriellecamara 16/04/2023minha estante
Adoro seus comentários, são interessantes e dizem tudo.
Você é uma ótima leitora,compreende bem oq lê.

Rosangela Max 16/04/2023minha estante
Muito obrigada, Gabrielle! ?

wiereniczz 08/01/2022

meu deus, eu não tenho nem palavras pra esse livro. todo mundo deveria ler. virou preferido. vou demorar pra terminar de absorver tudo que li nele kkkkkk e com certeza mudou minha perspectiva de vida
Aninha 08/01/2022minha estante
Tô louca p ler.. preciso comprar urgentemente ?

Dan 08/01/2022minha estante
Tenho que parar de colocar livros para ler, mas pessoas como você não deixa ! Ahhauahahaj

Kiara D. 08/01/2022minha estante
aaaaaaaaaa eu quero tanto ler esse livro sos

Letícia 08/01/2022minha estante
Livro maravilhoso! Entrou pros meus favoritos no ano passado e eu indico pra todo mundo haha

Rainy Girl 25/07/2022

Começou extremamente maçante e acabei por pular diversas páginas na tentativa de continuar a leitura para não abandonar de vez. Só ficou interessante na metade do livro, mas ainda assim tomou um ritmo mais de auto ajuda do que eu esperava.
Há gatilhos. Aborda o suicídio e bastante a depressão. O livro te dá várias cutucadas sobre o que pensamos sobre a nossa vida, sobre nossos arrependimentos e o caminho que trilhamos.
Ele te faz questionar certas atitudes e pensamentos. Até mesmo enxergar uma nova perspectiva de possibilidades para a vida.
Deni Cruela 25/07/2022minha estante
Tmbm não gostei tanto :(

Dani 01/02/2023minha estante
Oii, vc sabe me dizer a classificação indicativa desse livro? No google estava 12y, mas várias pessoas comentaram que aborda temas sensíveis ent imaginei que estivesse errado

rfalessandra 07/01/2022

Esse foi o segundo livro do Matt Haig que leio, foi experiência diferente. Que livro maravilhoso!!!

Como explicar: quantas vezes você se arrependeu de algo e desejou voltar atrás? Pois é, o livro fala de arrependimentos, de escolhas mal feitas... no meio de toda aquela inércia e chegar ao fundo do poço, a nossa heroína que dar um ponto final a sua existência. Só que não!! Nora ganha a oportunidade única de viver as todas as vidas que ela poderia ter vivido.

A história nos deixa algumas mensagens:
"Nós só sabemos o que percebemos. Cada coisa que vivenciamos, é basicamente, apenas a nossa percepção dela."
"Você não precisa entender a vida. Precisa apenas vivê-la."
"A gentileza e a bondade são forças poderosas."
"E estar vivo é a melhor coisa que existe."

Adriana1163 12/02/2024

Livro mais do que necessário.
O livro pode ter gatilhos para alguns, eu li já sabendo que tinha, mas se você conseguir passar por isso, a leitura super vale a pena. É uma ficção cheia de filosofia sobre a vida, sobre quem somos para além da necessidade de agradar as pessoas e sobre ver as coisas sobre diversas óticas, a vida não é preto e branco, tem uma gama gigante na escala das cores.Foi uma leitura difícil pra mim, mas super necessária pela riqueza de ensinamentos. Reforcei bons hábitos que já tenho e adquiri mais alguns para começar a cultivar ??
anesuasleituras 12/02/2024minha estante

lara 12/02/2024minha estante
Um dos meus livros fav

Barbarina 07/01/2023

(Desafio Literário 2023 - Livro que me conquistou pela capa)

Perfeito. Ainda estou sem palavras.
Realmente é um livro para mudar a vida.

Fiquei com muito medo do final, porque tenho mania de detestar finais. Mas o final foi perfeito. Fiquei com o coração quentinho.
Lorena.Tonini 07/01/2023minha estante
comecei hoje ?

Vanessa1291 07/01/2023minha estante
Comecei agorinha! ?

ste 07/01/2023minha estante
esse livro é incrível

Mari 07/01/2023minha estante
Esse livro é bem bom mesmo. Confesso que quando eu li eu esperava outro final mas depois de um tempo eu passei a gostar bastante

_rafaela.duarte 07/01/2023minha estante
Amo!!!

Vanessa.Liandro 07/01/2023minha estante
Livro maravilhoso mesmo! Amo!

Lane 07/01/2023minha estante
Eu terminei hoje e gostei amigassss super recomendo #panfletagem