A biblioteca da meia-noite

A biblioteca da meia-noite Matt Haig

Resenhas - A Biblioteca da Meia-noite

jordana 06/02/2023

A biblioteca da meia noite
Eu gostei bastante desse livro, mas não esperava ser tão fictício. A mensagem e o objetivo são bons, achei pertinente este livro estar em alta agora, é um bom livro. Gostei muito dos personagens e gostei de como fala sobre a vida. Acho que tudo é mais simples do que parece

tooriiaa_ 03/04/2024

- Você não precisa entender a vida. Precisa apenas vivê-la.
Um livro lindo e emocionante, e coincidentemente li no momento certo.
O enredo do livro é otimo e tem uma lição de moral incrível, comecei a leitura com uma perspectiva de vida e com toda certeza terminei com outra.
Em minha visão, oq mais pegou no livro todo é a mensagem de que, a vida está longe de ser perfeita mas mesmo assim viva ela. Momentos ruins não duram pra sempre, e a vida estará sempre a sua espera, pra te fazer ter outra perspectiva sobre algo, mas no momento certo. A vida sempre sera feita de arrependimentos mas também de escolhas boas. Não existe uma escolha certa, existe a SUA escolha e é Nela q vc deve se importar.
Você nunca estará sozinha(o)!
Silvanessa.Matos 03/04/2024minha estante
Vou ler, que resenha fantástica.

tooriiaa_ 03/04/2024minha estante
OBRIGADA ?

mirrorbel 25/07/2022

? É fácil se arrepender e continuar a se arrepender?
Quantas vezes a gente já desejou estar vivendo outra vida? Ser a mesma pessoa, mas estar em uma realidade totalmente diferente, onde você imagina que teria a vida dos sonhos, ou até mesmo estar na pele de outra pessoa que aparenta ter uma vida perfeita. E quantas vezes deixamos nossos arrependimentos amargarem nossa alma e atrapalhar o nosso presente? É sempre assim, na maioria das nossas pensamos escolhas ?erradas? nos levaram ao caminho da derrota, mas muita das vezes a escolha ?certa? também não daria em um final perfeito.
Acho que independente das escolhas que tomamos na nossa vida, no final sempre vamos lidar com alguma consequência e também que não adianta viver de arrependimento desejando voltar no tempo para fazer outra escolha, temos que viver com o hoje sem pensar no ontem e sem pensar no que o amanhã poderia ser. Gente essa leitura deveria ser obrigatória sério, recomendo esse livro para todo mundo.

vitoria_ribeiro 10/01/2023

To em choque
Esse livro é surreal, amei muito!!! A escrita é ótima e a história é incrível. Confesso que eu tenho esperanças pra um segundo livro porque gostaria muito de saber sobre o resto da vida da protagonista. É uma história tocante, muitas vezes nos lamentamos por decisões tomadas e não conseguimos dar valor as consequências positivas que acabaram sendo desencadeadas, é um livro muito importante e necessário. Se tornou um dos meus livros favoritos.
Samuludry 10/01/2023minha estante
Não tem como não se apaixonar por essa obra de arte ?

Edilinda 02/01/2023

Conta a história de Nora, que tenta cometer suicidio e vai parar entre a vida e a morte, esse lugar é uma biblioteca com todas as realidades que ela poderia ter vivido se tivesse feito X escolha na vida em forma de livros.
Posso dizer que é um livro extremamente incrível e inesquecível, que todas as lições de morais deste livro irei levar para vida.

@vcdisselivros 26/07/2021

"Não precisamos jogar todos os jogos para saber qual é a sensação de vencer"
O COMEÇO

Aos trinta e cinco anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos, mas com muitos arrependimentos. Não vendo sentido em sua existência de poucas conquistas, ela decide pôr fim a tudo, mas acaba indo parar em uma biblioteca, onde ganha a oportunidade de voltar no tempo e fazer novas escolhas.

UM PASSE DE MÁGICA

Os livros na biblioteca da meia-noite permitem que Nora experimente outras vidas, vidas que teria se tivesse tomado outras decisões. Com a ajuda de uma velha amiga, ela agora pode conhecer o que teria se tivesse escolhido isso ou aquilo ao longo dos anos.

VIDA IDEAL

Em busca da vida perfeita, Nora descobre que nem sempre as coisas saem como o esperado e o novo rumo que toma coloca em risco tanto a biblioteca quanto a sua própria existência. Antes que o tempo acabe ela deve responder à pergunta mais importante de todas: O que faz a vida valer a pena?

UMA LIÇÃO

Ao longo da vida colecionamos conquistas e arrependimentos, como adultos tomamos decisões e lidamos com suas consequências, então lá na frente é normal que aquela sensação de falta ou a busca por mais venham acompanhadas de um grande “e se? ”.
Uma pergunta simples, mas que se bem observada é capaz de tomar outras proporções.

POR FIM

No princípio a oportunidade concedida a Nora é de causar inveja, imagine ter a possibilidade de visitar cada vida e descobrir onde qual opção o teria levado, não só isso, mas também ter a certeza de saber qual é a melhor e ainda poder ficar nela.

No entanto, por mais que a chance pareça ser de ouro, A biblioteca da meia noite não tem como propósito deslumbrar o leitor com a busca de uma vida perfeita, mas sim fazer ele valorizar o que tem, agradecer e reconhecer o que pode fazer para tornar a vida, o agora, ideal!

A obra de Matt Haig nos faz pensar o que podemos fazer por nós mesmos, ensinando como é bom se desprender de arrependimentos e apreciar as novas possibilidades, observando o que é verdadeiramente importante e o que de fato nos faz ter vontade de viver.

“Ontem eu sabia que não tinha futuro e que era impossível para mim aceitar minha vida como é agora. Hoje, essa mesma vida confusa parece cheia de esperança e de potencial. ”

yukari7 18/01/2023

Você não precisa entender a vida. Precisa apenas vivê-la.
Minha mãe diz que o remorso é um dos piores sentimentos que existem. O arrependimento, ele pode simplesmente te consumir. E eu nunca entendi muito o que isso significa, mas com certeza refleti muito sobre com esse livro e simpatizei com a Nora em vários momentos. Não é meu livro favorito, mas poxa, que livro. Me encanta a ideia de sermos infinitos, e no fim, é o que realmente somos. Foi mt satisfatório acompanhar a Nora nessa busca pela "vida perfeita" e principalmente, me colocar em seu lugar.

"É uma revelação e tanto descobrir que o lugar para onde você quis fugir é exatamente o mesmo lugar de onde fugiu. Que a prisão não era o lugar, mas a perspectiva."
Carolina 18/01/2023minha estante
Que resenha maravilhosa..

Maria3121 18/01/2023minha estante
sua mãe sabe muito

Sarah 17/11/2021

Esse livro é um verdadeiro mergulho dentro de si mesmo.
Ao longo das páginas você é imbuído a refletir sobre suas próprias ações e atitudes, que nos fazem perguntar: Quem e onde estaríamos se tivessemos feito algo diferente?

Este livro me fez refletir muito sobre o que realmente quero, porque em meio a tantas opiniões e expectativas ficamos divididos entre acatar o conselho dos outros ou o nosso.

Passamos uma grande parte da vida almejando coisas grandiosas: carros, casas, um bom emprego... Mas não podemos descartar a intensidade das pequenas coisas, das pequenas decisões e atos de bondade que são oferecidos a nos, pois eles nos moldam e nos marcam.

Concluindo, a vida perfeita é aquela que é real! Você nunca conheceria a felicidade se um dia não houvesse experimentado a tristeza, tudo, absolutamente TUDO é uma questão de perspectiva e fé. De acreditar que amanhã sera melhor mesmo você estando nas piores das situações.

A vida vale apena ser vivida, independente da dor e do sofrimento. O tempo é um presente capaz de mudar todas coisas.
Lucimaura.0 17/11/2021minha estante
Até tirei print pra poder pesquisar depois. Muito boa a resenha!

Sarah 17/11/2021minha estante
Muito obrigada! Espero que goste da leitura!!!!

Lontrosa 15/07/2023

Desesperadoramente esperançoso
Este livro fala sobre uma mulher que vive dia após dia sem nunca crer num amanhã. Dia após dia apenas (sobre)vivendo.
A personagem lida com uma situação que já me peguei refletindo centenas de vezes: e se fosse diferente? E se eu tivesse fala sim? E se eu tivesse falado não? E se eu tivesse feito? E se eu tivesse deixado de fazer?
Nesta história, Nora tem a oportunidade de experimentar todas essas vezes sem interferir na sua situação atual (entre a "não morte" e a "não vida"), tendo dezenas de experiências diferentes de acordo com o que decidiu ter feito no passado em alternados mundos paralelos.
Tudo é retratado de uma forma instigante, divertida e de um jeito que sempre faz parar para pensar sobre essas alternativas que não escolhemos, decisões que não tomamos, oportunidades que não aproveitamos e toda pequena decisão que, de alguma forma, é capaz de mudar absolutamente todo o rumo de sua vida.
Leitura emocionante, definitivamente, ela fará parte da minha lista de "todos os livros que gostaria de ler como se fosse a primeira vez", para nunca esquecer de viver intensamente.
O que aprendi: Viva. Não com a esperança de um Amanhã, mas com a esperança no agora, no que pode ser feito neste exato momento sem que haja a possibilidade de arrepender-se de decisões do passado.

Ana Luiza 26/12/2021

Amei de mais e recomendo, porém tenho um adendo!
A biblioteca da meia-noite me veio no momento certo, talvez. Mágico e filosófico, mesmo sendo um pouco livro de autoajuda, acho que trouxe para mim um momento para parar e refletir. A forma como Matt Haig nos transporta para entender o peso dos nossos arrependimentos em nossas vidas é cativante. Acho que, com um pouco de pretensão, mas sem perder a mão, A biblioteca da meia-noite consegue transmitir um retrato bastante verdadeiro dos anseios humanos e nos fazer pensar em uma forma mais leve (ou mais em paz) de levar a vida.

Meu adendo importante é: esse livro trata sobre temas sensíveis, como a depressão e suicídio. Mas acho que faz com um respeito muito grande e consegue nos dar esperança no fim. Recomendo muito, mas sempre lembrando desse detalhe.
livia paraviso 26/12/2021minha estante
meu deus estou falida mas vc me deixou com vontade de comprar esse livro

Ana Luiza 26/12/2021minha estante
HHAHAHAHAHAHAHAH nossa, eu só escrevi rapidinho pra dar um noção, mas que bom. Leia mesmo e venha falar comigo.

Nala 24/08/2022

Amo tanto a nora que vou pagar uma terapia pra ela
Um life changing de mão cheia, tão íntimo que as vezes parece que você roubou o diário ou entrou na própria cabeça da Nora Seed o que é uma das bênçãos do livro mas também uma maldição, visto que a nossa personagem principal é confusa, depressiva e pessimista logo suas atitudes refletem isso, mas afinal quem não é assim depois de tudo que vivemos, todos temos uma Nora em nós mesmos e por isso que essa leitura é recomendada a quem anseia por uma esperança no fim do túnel (ou apenas olhe para o jardim do seu vizinho no fim de tarde, mas ai eu já estou dando spolier)
Liz 24/08/2022minha estante
sobre esse livro: lindo, maravilhoso, perfeito, único, revolucionário

louise118 24/08/2022minha estante
amg voce pode me dizer se esse livro tem cena hot? eu me sinto meio desconfortável sabe! desde já obrigada

Nah 24/08/2022minha estante
"todos temos uma Nora em nós mesmos", isso foi profundo

Sarah 24/08/2022minha estante
Eu estou amando cada linha desse livro!

Nala 24/08/2022minha estante
Louise, existe uma menção mas não há a descrição da cena em si

louise118 24/08/2022minha estante
okay! obrigada por responder

Wilsinho.Goulart 29/12/2022minha estante
Eu ajudo a pagar a terapia, ela merece

gabriela nagel 18/09/2022

Estou até agora chocada com tudo o que esse livro entregou.
Estava com ele há meses na biblioteca do Kindle, mas procrastinava o início em razão de um certo preconceito, confesso, por conta de todo o hype (mesmo sem sequer saber do que se tratava).
Eis que dei uma chance e encontrei uma leitura especial e muito necessária para meu momento emocional/espiritual atual.
É incrível como o autor conseguiu expor a filosofia, sobretudo a obra de grandes filósofos, com uma escrita atual e envolvente.
Virou um dos meus livros favoritos da vida.
leh 18/09/2022minha estante
terminei na sexta e realmente é incrível

Nanda 18/09/2022minha estante
Tu realmente precisava ler agora, tudo se encaixou

Profe Ariely 18/09/2022minha estante
Eu estava com o mesmo pensamento que vc sobre o livro, mas comecei a ficar curiosa depois de um vídeo que assisti e falava superficialmente sobre a msg do livro. Comecei ontem e estou perplexa tbm! Lendo na hora certa e repensando muita coisa

Isadora.lopeszs 19/02/2024

Biblioteca da Meia-noite
Nora Seed tem 35 anos, a vida dela não é a que ela sonhou, e não vê sentido nenhum na sua existência?então ela decide morrer, e ela não esperava encontrar um lugar entre a vida e a morte, um lugar em que pudesse experimentar vidas e possibilidades.
Ela descobre segredos, desafios, amizades e autoconhecimento?
Nesse livro, os leitores são levados a refletir sobre suas próprias jornadas pessoais.
AshyC 19/02/2024minha estante
Eu terminei de ler esse semana passada .. é maravilhoso, terminei e fiquei assim :?
Tipo??? Socorro aaaa

Tayná Pionteke 19/02/2024minha estante
Outro livro que to lendo rsrs
To com um monte de livro parado ?

Gigliola.Santos 19/02/2024minha estante
Quero muito ler esse ??

Cibele 14/07/2023

Faz pensar
Não aquele livro que te prende do início ao fim. Vale muito a pena por toda a reflexão que te faz ter, mas como estava em ressaca literária, este não é o melhor livro nesse caso, acabei demorando muito pra ler.