A biblioteca da meia-noite

A biblioteca da meia-noite Matt Haig

Resenhas - A Biblioteca da Meia-noite

Helô Kleine 15/05/2024minha estante
Que desserviço esse livro. Lamentável.

Bianca2597 15/05/2024

Esse livro me fez repensar bastante coisa, muitas vezes a gente fica pensando muito sobre como a vida seria se tivéssemos feito outra escolha, mas esquecemos que essa outra escolha poderia nos tirar outras coisas, enfim é maravilhoso poder ver as várias vidas que a personagem poderia ter até ela entender que a melhor é a que ela já tem.
José Marques 15/05/2024minha estante
Minha atual leitura. Estou gostando. :)

Esdras 14/05/2024

E Se.. ?
E SE...?

Quantas vezes em nossa vida nos questionamos como seria se eu tivesse tomado o outro caminho? Nora Seed encontra essa oportunidade no momento em que acha que não há mais futuro para si e de várias maneiras possíveis irá se encontrar com esses caminhos alternativos frutos de decisões que ela evitou.
A Biblioteca da Meia Noite me lembrou muito o famoso "Efeito Borboleta" estrelado pelo Ashton Kutcher. A diferença entre as duas histórias é que o personagem de Kutcher entrava em um mundo alternativo através de seus próprios diários enquanto Nora, vai de encontro com a realidade paralela através de livros esmeraldas, dispostos na Biblioteca da Meia noite.
Como alguém que passou por quase todas as mesmas dores de Nora, esse livro veio como uma reflexão. Reflexão essa que me lembrou que a vida, os problemas e o mundo sempre serão os mesmos, contudo é a minha perspectiva diante deles que deve ser diferente.
Foi uma das melhores leituras desse ano e recomendo fortemente que todos tenham a oportunidade de lê-lo

Taiguerti 14/05/2024

"Entre a vida e a morte, há uma biblioteca"

Esse livro é uma experiência, uma jornada, um descobrimento sobre Nora, mas ao mesmo tempo sobre você mesmo.

A vida é estranha e você nem sempre estará preparado para o combate, bater de frente, vencer. Todos temos nossos momentos de queda, de abismo, de escuridão.

A vida é bela e, mesmo assim, você nem sempre estará preparado para ela, mas o importante, afinal, é viver para ver seu bater de asas se transformar em algo que você nem pode imaginar. Ou pode?

Sofia136 14/05/2024

? Título: Biblioteca da Meia-Noite
? Classificação: 5,0
???? Autor: Matt Haing

? Resenha:

"UAU" foi 75% da minha leitura se fosse traduzir ela para uma só palavra (os outros 25% era quando eu tava chorando). Esse livro é maravilhoso, tem uma história bem inscrita, é um livro que te faz refletir sobre a vida, tem um ótimo enredo e escrita impecável e apaixonante.

A frase que mais ta definindo o que esse livro ta representado pra min é: "Não é livro didático, mas me ensinou mais que um."

Eu comecei esse livro no sábado a noite e terminei ele hoje(terça). O livro não é longo, tem uma escrita muito fluida, fácil de entender, se fosse pra resumir esse livro em uma só palavra eu falaria que a palavra é "perfeito".

Teria terminado ele bem mais rápido, porem comecei ele sábado a noite e domingo só tive tempo no final da tarde (só que aí eu tive que estudar pra uma prova de química que eu tinha sobre átomos). E como eu estudo em uma escola integral acabou não sobrando tempo.

A gente aprende junto com a Nora (protagonista) qual o verdadeiro significado da VIDA e muitas outras coisas muito importantes.

O desenrolar da história é muito bom e eu defendo a seguinte opinião: "todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida."
PS: Eu respeito a opinião de todo mundo, mas é a minha que tá certa.?

Eu tô indicando muito esse livro também porque ele trata sobre temas muito importantes e atuais como: depressão e pensamentos suicídas e mais...

E mais um coisinha, eu posso te garantir que você não via sair dessa leitura do mesmo jeito que entrou.

Acabei não falando nada sobre o assunto do livro, mas enfim...

A história segue Nora Sedd, uma mulher de 35 anos, dotada de muitos talentos ,porem poucas realizações.Então em um determinado dia ela parou, olhou ao redor (metaforicamente falando) e pensou: eu não sirvo pra nada nesse mundo, o mundo seria um lugar melhor sem mim. Então foi basicamente assim que ela decidiu que não queria mais viver. Porém ela foi transportada para um biblioteca (que é um lugar entre a vida e a morte) onde poderia mudar qualquer decisão que tenha se arrependido e ver como sua vida seria se tivesse feito isso e quando ou se ela encontrasse a vida que ela julgasse ser a melhor para se viver poderia ficar nela.

Brunna166 14/05/2024

Te faz olhar pra dentro
Esse livro me fez olhar pra dentro de mim e visitar lugares que eu não imaginava que precisava tanto.
Que leitura intensa. Emocionante.
Uma das melhores leituras da
minha vida.

Viviane 14/05/2024

Livro bom
Gostei do livro, achei bem diferente e faz a gente refletir um pouco sobre a vida, porém só esperava um pouco mais do final.

Anabsilvass 14/05/2024

"A única maneira de aprender é vivendo"
Essa foi a segunda vez que li esse livro e foi uma experiência ótima! Sinto até que estava precisando dessa leitura nesse momento da minha vida.

Me identifiquei com a Nora em vários aspectos, principalmente áqueles que se referem a buscar os caminhos que vamos seguir na vida e como lidamos com as frustrações que nos atingem no caminho. Acompanhar a trajetória da Nora em busca da "vida perfeita" é divertido e ao mesmo tempo inspirador, por assim dizer.

Depois que li esse livro comecei a encarar certos aspectos e decisões da minha vida de uma forma completamente diferente. Ele me fez refletir de verdade sobre muitas coisas. Se tornou um dos meus livros favoritos da vida!

Obs: essa edição é linda!

Heitourr 14/05/2024

Reflexivo e inspirador
Do começo ao fim o livro trás uma ideia de conto, onde temos um aprendizado ao final da história, é um bom livro pra reflexão de sua própria vida e compreender a protagonista é compreender sua situação atual no seu rumo de vida.
A proposta da biblioteca é muito interessante, temos infinitas possibilidades de vidas, afinal qual delas é a perfeita para você viver?
Senti pontos rasos em alguns "ensinamentos" em que o livro queria passar, porém acredito que o aprendizado "chefe" do livro foi muito bem transmitido com um final muito bem feito.
Eu entendo quem não é chegado no livro, mas real não entendo quem realmente NAO GOSTOU do livro, é uma rápida leitura com uma pitada de crise existencial.

luamagnetica 14/05/2024

Uma premissa muito boa com uma execução que deixa a desejar.

O cenário de multiversos é por si só algo que já me prende muito a atenção. Aqui foi retratado de forma muito mais fantasiosa romântica do que ficção científica, mesmo assim, gostei da proposta. Inclusive gostei do fator de que cada pessoa teria seu ambiente em particular a depender de quem fosse, para a protagonista uma biblioteca, para outros uma locadora, um restaurante, etc, etc. E gostaria que o caso de outros 'sliders' tivesse sido mais explorado.

Além disso, as lições e filosofias ficaram muito repetitivas e por vezes não chegavam a lugar algum, dava impressão de que a personagem não tinha agregado aquilo em si de fato. Às vezes passa aquela impressão de "quero muito ser profundo", mas não é, sabe?

Porém, as vezes certeiro, tiveram algumas citações muito interessantes que me marcaram e gostei principalmente das referências a Thoreau.

Enfim, uma obra interessante. Vale a pena a leitura e acredito que tenha potencial de tocar as pessoas até certo ponto.

"Estamos tão completa e totalmente vivos como estamos em qualquer outra vida, e temos acesso ao mesmo espectro emocional.
Precisamos ser somente uma pessoa.
Precisamos sentir apenas uma existência."

gleibooks 14/05/2024

Você não precisa entender a vida, só precisa vivê-la.
Este sempre foi um livro que quis ler muito, porque ele é o tipo clássico de: ame ou odeie. Depois de terminar ele, percebo que se lesse este livro antes, eu o teria odiado.

Com uma premissa muito boa, Matt Haig nos transporta para a vida de Nora Seed, uma mulher na casa dos 30 anos que vê sua vida desmoronar em apenas um dia, e é aí que ela decide que essa vida não é mais para ela.

Acompanhar a evolução da Nora e todas as suas vidas possíveis, me fez refletir quantas vezes em minha jovem vida eu já quis viver uma outra vida. Quem nunca ficou se questionando se certa decisão levaria a outro lugar?

Eu me identifiquei muito com esse livro, a escrita é fluida e rápida, a personagem tem uma história que te prende e tudo no final funciona. Confesso que o final me deixou meio decepcionada, mas eu entendo porque teve que terminar do jeito que terminou, e também foi um final bom.

Um dos meus livros favoritos do ano, primeiro contanto que tive com o autor, me interessei pelos outros livros dele e pretendo ler futuramente.

Jennifer 14/05/2024

Ideia interessante, mas peca na execução
A Biblioteca da Meia-Noite sempre foi uma das minhas grandes expectativas de leituras. Eu adoro a capa do livro e acho um luxo o efeito do brilho no escuro na estante, mas infelizmente não é um livro que me agradou o bastante para eu desejar comprar o físico.

Nora é uma protagonista bastante identificável, seja em suas crises de estar perto dos 40 anos, ou das diversas dores e reflexões que ela passou em sua vida. Eu gosto da premissa de uma personagem que, desolada pelas experiências, desiste de tentar, mas encontra uma forma de repensar sobre atos passados, arrependimentos e encontrar um novo ponto de vista sobre sua história. Casar com o fator filosofia foi bom em algumas cenas, mas também um grande erro.

E aqui vem as minhas críticas que me fizeram demandar quase um ano inteiro para terminar a leitura desta história. A primeira delas vai para a escrita. Em geral, eu gosto de leituras diretas ao ponto e com frases e pontos para pensar, mas isso aqui foi muito além do necessário. Você começa refletindo e duas páginas depois acaba ou se perdendo com as trezentas referências filosóficas ou metáforas, ou então perde o gosto da coisa porque se estende ao ponto de não haver uma pausa na leitura sem parecer totalmente superficial.

Poucas cenas se salvaram e mereceram o destaque das pautas filosóficas, mas a grande maioria foi colocada tantas vezes que se tornou exaustivo. Em algum ponto, eu deixei de me apegar com a protagonista, em outras eu conseguia criar empatia. Não apenas Nora, mas os personagens em geral tinham pontos legais mas que eventualmente me deixaram com preguiça, e ficou maçante de ler os capítulos.

Acho a ideia de viajar entre mundos e encontrar diversos caminhos que poderiam ter sido vividos uma ideia interessante, mas conforme a leitura progrediu, eu senti que foi tudo com um baque muito rápido, e às vezes parecia que não saia do lugar. De qualquer forma, gosto da figura da Senhora Elm, e também das mensagens que o livro tentou passar. Mas está longe de ser o melhor que li sobre o tema de reflexão, arrependimentos, depressão e ausência de amor.

Dora62 14/05/2024

?Tu não precisas de entender a vida. Tens apenas de a viver.?
Amei o livro, fiquei super envolvida na história (os capítulos pequenas ajudaram imenso nisso) é uma história linda, apesar de começar de forma trágica.
Não sei mesmo que dizer tou sem palavras, esperava tudo menos isto, estou a chorar imenso ahaha.
Recomendo MUITOOOOOOO