R.U.R

R.U.R Rogério Pietro
Karel Čapek

Resenhas - RUR: Robôs Universais de Rossum

Murasakibara12 09/07/2021

Dois lados da mesma moeda narrativa
Esse livro contém uma peça tcheca escrita em 1920 que criou a palavra robô, e uma dramatização da mesma feita pelo tradutor e remasterizada para ser algo mais atual. Ambas contém os mesmos temas importantes, os mesmos acontecimentos e as mesmas personagens, mas o desenvolvimento ocorre de forma muito diferente e a fluidez é não é igual. A história tem muitas frases boas e referências interessantes, tem umas partes um pouco demoradas, mas a evolução é bem emocionante. A ligação com os personagens humanos é melhor no romance, mas a versão dos robôs e a crueza da história aparece mais na peça.
A edição é impecável.

Fabio Di Pietro 08/07/2021

Bela crítica
A edição é composta por uma adaptação, acompanhada pela peça original traduzida diretamente do tcheco.
A adaptação é bem construída, situa a peça nos dias atuais e consegue emplacar um ambiente plausível (mas não dotado de uma incongruência ou outra que apenas um leitor mais crítico de ficção irá se incomodar).
A peça tem um ar mais apocalíptico, com tons filosóficos, mas não prende tanto pela história, mais pela moral e crítica.
A mensagem é que não há luta de classes, mas uma luta entre opressor e oprimido, sendo que o oprimido passará a ser opressor se vencedor. Nada mais humano que isso.
Consegui fazer paralelos com a Revolução dos Bichos ou Fazenda de Animais.

Tamires Cancela 05/07/2021

O livro físico está lindíssimo e esse clássico em formato de romance, ficou maravilhoso! É uma obra que nos trás muita reflexão? Adorei!

Amanda.Contiero 03/07/2021

Um presente de leitura!
Eu to impressionadíssima com essa leitura. Quanta reflexão sensacional é instigada ao leitor! Uma edição linda, com narrativa intensamente envolvente.
Dividido em duas partes:
Na primeira encontramos uma adaptação romanceada em prosa escrita por Rogério Pietro. Na segunda parte uma tradução fiel a obra de Capek, criador do termo Robô.
Amei o destaque sobre o poder da tomada de consciência associada com a educação...Culminando uma verdadeira revolução! Fantástico. Um orgulho ter esse preciosinho em nossa literatura, tão pertinho de nós. Amei a leitura e super recomendo!
resenha completa em: @psicologaliteraria

Luiz.Guilherme 03/07/2021

Incrível!
O livro me lembra muito um jogo que joguei (Fallout 4) em que existe uma questão extremamente parecida: Os robôs merecem direitos como nós ou não? É uma questão deveras complexa. Minha decisão, assim como no jogo, foi apoiar as pessoas que defendem os robôs e torcer pra alguma rebelião acontecer. É um livro magnífico! Cativante do início ao fim.
Nanna 03/07/2021minha estante
Tem uma série assim também! Eles são chamados de sintéticos, só que o inesperado aconteceu, alguns desses sintéticos desenvolveram consciência... Sente dor psíquica(?). E agora? A série é bem legal, principalmente quando chega nessa questão de direitos e porque dentro do plot, alguns desses sintéticos eram usados para fins sexuais. É bizarro e desumano o que alguns humanos são capazes de fazer! Nunca tinha ouvido falar nesse livro, definitivamente vou ler um dia.

Luiz.Guilherme 03/07/2021minha estante
Olha, leia sim. Eu li numa leitura coletiva que o Rogério Pietro, que adaptou a peça original do Karel Capek (também tem a peça original nesse livro) para um romance, e fez com maestria sem igual. Um livro muito envolvente e foi o meu primeiro de ficção científica e eu simplesmente amei, por ser totalmente apaixonado por ficção científica mesmo. Acho que essa é uma questão muito louca e que um dia pode vir a ser real. Será que no dias que nós conseguirmos construir robôs funcionais como os seres humanos, nós os deixaríamos na função de escravo? Trabalhando para nós, nos servindo, sem direito nenhum a liberdade. Será que eles ligariam para isso? Será que eles iriam se rebelar contra nós? São questões muito loucas de se pensar.

@biblioteca.da.alma 03/07/2021

Tá passada?
Confesso que comecei esse livro com um certo receio, pois ficção científica nunca me pareceu a minha praia, então precisei sair da zona de conforto. Porém adorei ter feito essa escolha.

A obra é uma adaptação para romance da peça teatral do Karel ?apek, e eu achei que ela foi adaptada de uma maneira INCRÍVEL, não poderia ter sido melhor. Ao final do romance, também há a tradução literal da peça do autor. Admito que tive mais dificuldade nessa parte da peça, pois prefiro romance.

No entanto, ao ler a peça de teatro você percebe que a essência da história foi mantida na adaptação, e os detalhes também. E tudo mais que foi acrescentado no romance foi feito de uma maneira muito cuidadosa, para não perder o sentido do enredo. E eu simplesmente amei isso.

Os personagens são interessantes, a história também, e bem criativa, me cativou demais.

Sol 02/07/2021

A adaptação da peça é muito boa, prendeu minha atenção e me fez querer saber o que vinha na sequência em cada capítulo. Achei que foi coerente com a peça, e deu um toque de contemporaneidade.

Betta 02/07/2021

Uma leitura bem interessante
Gostei bastante dessa discussão sobre a criação dos robôs e como poderia afetar o mundo no sentido geral, será que os robôs promoveram uma rebelião? Será que os robôs gerariam desemprego? O que poderia acontecer? Não temos como de fato saber, mas temos os robôs bem presentes na nossa rotina e a todo o lado, mas não é os robôs como nós livros.

Ricardo.Barroso 29/06/2021

Um marco da ficção científica
Peguei o livro num financiamento coletivo e a qualidade da edição me surpreendeu. A história é muito boa e envolvente, embora um pouco clichê se você já viu outros livros de robôs, mas esse é a inspiração para todos os outros.
Com todo respeito ao ?apek, para mim, a versão em romance adaptada melhorou muito a obra. Se eu começasse a leitura pela peça não teria entendido boa parte do enredo. Talvez seja porque não estou acostumado a ler peças teatrais, onde tudo tem de ser explicado em diálogos fechados. A relação dos personagens com a Helena na peça é no mínimo estranha...
De qualquer forma, foi uma ótima decisão da editora e do autor/tradutor em colocar as duas versões, pois se complementam e passam a mensagem sem negar o registro histórico original.

Gabriel.Chiquito 27/06/2021

Marco histórico na ficção científica
É uma obra bem diferente dos sci-fi atuais, da pra notar que muito do livro não é detalhado por serem apenas suposições bem generalizadas do futuro, e que o foco principal é justamente criticar a mecanização do mundo. Esse livro é dividido em 3 partes: prefácio e textos de apresentação, uma releitura em forma de romance, e o roteiro original traduzido.

A primmeira parte, com o prefácio e os textos de apresentação, é dedicada a contextualizar e mostrar a importância histórica de RUR no cenário da ficção científica. São textos que traçam a história das obras que criaram os elementos que inspiraram ?apek, além de explicar a importância da obra após seu surgimento. Essa parte pode conter alguns spoiler para pessoas que não conhecem nada da história, como aconteceu comigo, mas é muito interessante e é importante ler para entender a obra, mesmo que seja depois.

A segunda parte é uma releitura em forma de romance, na qual a peça é adaptada para os dias atuais, com as tecnologias presentes e os efeitos da globalização. Isso faz com que ela fique um pouco diferente do roteiro original em diversos pontos e altere personagens importantes. Tem uma premissa muito boa, mas não é uma história muito coesa, tem muitas pontas soltas e pouco detalhamento. Mas mesmo assim, essa parte me empolgou muito por conta do cenário apocalíptico criado e do suspense com o desenrolar da história, além de ter referências a Star Wars, a revolução dos bichos e vários outros.

A terceira parte é o roteiro da peça traduzido do original. Talvez por ser apenas um roteiro, essa parte teve a história mais desconexa que o romance, focando muito na questão filosófica e emocional da obra. Ela discute muito sobre Deus e como o poder é capaz de corromper. Nela tbm fica bem nítida a crítica de ?apek a mecanização da sociedade e que sua fórmula para a sobrevivência da civilização é o amor.

Lucianalg 27/06/2021

Extraordinário
Livro extraordinário e pouco conhecido. Reflexões sensacionais: o que é a humanidade, quem é Deus, o poder que corrompe a todos e muito mais.