Ed Mort

Ed Mort Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Ed Mort e Outras Histórias

Antonio Maluco 28/02/2024

Contos
O livro conta várias histórias de vários personagens brasileiros e de um detetive particular brasileiro Ed Mort

matheusbrnd 25/11/2023

Mort. Ed Mort. Está na capa do livro.
Irreverência, um humor que se apoia nos exageros e em situações caricatas para transmitir surpreendentemente diversas mensagens e temas. Ri bastante com boa parte desse livro mas, infelizmente, como sofrem todas as coletâneas de contos e crônicas, essa aqui é especialmente inconstante.

Crônicas como "Os profissionais liberais e a morte", "De ressaca" e "A metamorfose" são highlights da obra. Isso sem contar com Mort. Ed Mort. Que sem sombra de dúvidas é a melhor história contada aqui, economizando palavras mas transmitindo tanto na ambientação e caracterização dos personagens. Ed Mort é carismático, um herói tragicômico que vive no absurdo em tudo que diz e faz, um detetive quase malandro, quase galanteador, quase detetive.

Pro fim do livro senti que a qualidade dos contos foi diminuindo, um final bem fraco para um livro que não é ruim. Se tudo aqui tivesse a genialidade de Ed Mort e de algumas outras sacadas do Veríssimo seria, sem dúvidas, uma obra prima.

Fernandohorse 11/07/2023

Este foi o primeiro livro que li de Veríssimo na vida, ainda na adolescência. Reler agora e revisitar suas histórias, principalmente de Ed Mort, foi uma delícia. Sempre leves e divertidas, sem deixar de ser ácidas na medida certa, Veríssimo nos entrega observações da nossa sociedade brasileira como ninguém.

Gabriel501 08/02/2023

Engraçado
Um livro cômico pra se distrair de um dia ruim, conta a história de um detetive todo ferrado nos anos 70 ou 80, muito bom kkkkkkk

Maharet Sys 21/01/2023

Eu chorei de rir!!
Eu amei o livro! Tem histórias que me fizeram chorar de rir!!!
Acho que de todas elas, duas não gostei muito - o que não significa desgostar.

É um ótimo livro pra manter na cabeceira e selecionar uma história "alá f0d4-s3" pra ler antes de dormir.
Também houve contos, como o do calendário e a necessidade humana de contar datas, que me fizeram refletir.

Super aconselho!

Giovanna 22/08/2022

Não vi nada de extraordinário
Um livro de leitura rápida, mas sinto que não consegui me apaixonar pela escrita de Veríssimo.
O livro mostra contos de um detetive chamado Ed Mort, um detetive que nunca (ou quase nunca) é pago pelos seus serviços prestados. Ed Mort é desajeitado, divide seu pequeno escritório com 17 baratas e um rato albino chamado Voltaire e tem que lidar (em sua maioria) com esposas que contratam seus serviços pois seus respectivos maridos desapareceram.
Os contos não mudam, acabam sendo previsíveis, então confesso que não foi lá uma leitura que conseguiu me conquistar.
Pretendo ler outros livros de contos do Veríssimo para ver se mudo minha opinião sobre a escrita do autor.

Luciano @cubomatematica 11/05/2022

Uma leitura leve para tempos difíceis. E como este livro é da década de 70 acho que esta é a melhor fase do autor.
O livro intercala contos do detetive Ed Mort com contos de tema livre. O que mais gostei foi o que ele descreve uma festa de aniversário de criança... chorei de rir.
Depois de ver os filme coloco minhas impressões aqui.

Douglas.Moreira 28/11/2021

Perdeu um pouco o encanto
Alguns contos são ótimos e me arrancaram risadas espontâneas. Mas diversos deles já não têm mais sentido nos tempos de hoje. Seja por tratar de tecnologias da época iu seja pela forma que alguns personagens foram estereotipados. A leitura é rápida, e realmente o autor escreve muito bem.

Gio 21/01/2021

Interessante
O livro narra diversas histórias curtas, porém divertidas. O personagem protagonista de mais de 3 histórias é "Mort. Ed Mort. Está na plaqueta". Um detetive particular praticamente falido.
Todas as demais são envolventes e humorísticas, possibilitando, não apenas uma leitura rápida, como também deliciosa.

Esther Zambotti 04/04/2020

O fantástico mundo de Luis Fernando Veríssimo
Lembro da primeira vez que li uma crônica do LF Veríssimo, mas não lembro se foi num jornal, folhetim ou livro. Ela contava a história de um homem que, ao chegar em casa de madrugada, bêbado e sonolento, notou uma vizinha que dançava nua na sacada do apartamento. Atônito, passou a assistir a sua formosura, ansioso pelo amanhecer desvendar a beleza da vizinha que, por fim, não passava de uma samambaia e uma cortina esvoaçantes. Com esse mesmo humor inteligente e sarcástico, LF transcorre as histórias de Ed Mort e tantas outras... Uma leitura para se perder no tempo.

Pizza 27/01/2019

Bom passatempo
Ed Mort é um detetive esperto (para resolver os casos) e não tão safo na hora de cobrar.
Vira e mexe se mete em situações perigosas e acaba levando a pior. Solitário, e metido a conquistador, tem como seus únicos companheiros dezessete baratas e uma ratazana albina.

O conteúdo é bom, as histórias são até engraçadas e com desfechos curiosos. Mesmo se não tivesse o nome do autor, saberíamos que os contos são do Veríssimo.

As histórias são muito fluidas e simples. Dessa forma você lê tudo bem rápido. São apenas 75 páginas.

Se você quer se divertir sem muito compromisso e conhecer mais um dos clássicos do Veríssimo, recomendo.

Luiza.Cassol 04/11/2018

contos
"o sucesso errado é o pior tipo de fracasso"

A genialidade do Veríssimo se manifesta nesse livro por meio dos seus contos inteligentes.

Mr. Jonas 03/02/2018

Ed Mort
Um dos personagens mais populares de Luis Fernando Verissimo, o detetive Ed Mort apareceu pela primeira vez em 1979, no conto "A armadilha”, para nunca mais sair de cena. De língua afiada, coração mole e sempre sem um tostão no bolso, saiu das páginas dos livros, virou filme e, mais recentemente, minissérie para a televisão no canal Multishow, com Fernando Caruso no papel do detetive trapalhão.