O Clube Mefisto

O Clube Mefisto Tess Gerritsen

Resenhas - O Clube Mefisto

hiliandra.faggion 16/08/2022

Não foi o melhor livro da Tess, sobre Rizzolli e Isles.
A maldade existe. Podemos ver nas guerras, nos assassinatos, em ataques extremistas... No dia a dia de qualquer cidade, estado, país... Infelizmente.

Viiny 25/08/2022

Por conta da gripe infernal, demorei a terminar. Porém, finalizei e amei. Amo a escrita da Tess, e essa está muito boa como sempre! O livro é muito envolvente, à ambientação te leva pra dentro da história, é ótimo. Mds esperei tanto pra aquela mulher se lascar e enfim se se lascou, não fiquei super contente por isso, mas fico feliz que ela não destinará mais o veneninho dela nas protagonistas. A história em si, é muito excitante também, a ambientação na Italia e também no inverno de "Bostiinn" é ótimo! Ansioso pra ver se o casal vai se resolver, espero que não! Angela merece mais! ??

Fanny 30/09/2022

O Clube Mefisto: 3,5 ?
Junte uma ex médica mais uma mulher apaixonada por história pagãs e cristã e se deleite com o que virá.

Li o livro sem saber muito sobre o que se tratava, passei longe de sinopse, e mergulhei. Pesquisei brevemente sobre a Tess e fiquei pensando que seria algo maçante cheio de termos médicos mas ela conseguiu filtrar bem o que podia ou não citar. Uma dosadora.

Angelica.Bugari 10/10/2022

Adorei
Simbologia..
Religião

Adoro essa temática e esse livro me prendeu muito..

Adorei o desenvolvimento da história..

Aline221 23/10/2022

Surpreendente!
Sem dúvida o melhor livro que li da Tess desde O Cirurgião. Um livro que realmente deu medo e me prendeu muito. Recomendo a leitura!

Taty 02/11/2022

Admito que li esse livro meio sem muita concentração, então alguns detalhes eu posso ter perdido... Tem uma pegada meio sobrenatural, mas a escrita é muito boa e detalhada. Seguirei lendo essa coleção dessa escritora maravilhosa!

*Si* 10/11/2022

Há mais coisas entre o céu e a Terra...
Um crime brutal. Símbolos satanistas. Um adolescente é adotado pela família do tio após a morte do pai. Uma mulher que passa anos fugindo, se escondendo, se esquivando de uma criatura que não é humana. Assim, três narrativas em pontos de vista diferentes compõem a trama de um suspense eletrizante com uma certeza sobre quem é o assassino, mas o Clube Mefisto, uma organização que tem por objetivo vigiar o mal bem de perto, esconde um segredo que culmina em um final surpreendente, e deixa uma pergunta, será que há anjos caídos entre nós?

Deborah.Nagy 21/02/2023

Envolvente
Excelente livro de investigação policial com sobrenatural. Não consegui parar de ler até terminar. Recomendo

Addicted to Connor Cobalt 04/03/2023

Padrão Tess nunca erra
Como de se esperar de um livro da escritora, houve um enredo parcialmente sobrenatural, capaz de causar arrepios a cada final de capítulo.
Muito bem que estruturado, o ponto de vista da Lily traz muita emoção e se encaixa perfeitamente com o presente. Rizzoli e Isles não tem erro, as duas personagens são maravilhosas.

Brnprado 15/03/2023

Gostei mais do que eu imaginava, eu já estava perdendo o interesse na série, pois não aguentava mais a Maura, mas gostei da mudança de roteiro acerca dos crimes, me fazendo voltar a vontade de ler o restante dos livros.
Mesmo não sendo nada do que eu esperava, fui positivamente surpreendida

MLuíza 04/05/2023

O Clube Mefisto
É a segunda vez que leio esse livro, desde a primeira leitura foi uma decepção, mas dessa vez foi ainda pior porque li depois de ler dois que estão entre os melhores dessa série e esse é o pior.

O que eu gosto de suspense é a trama, aquela sensação chocante e arrepiante que me deixa pensando "p0rr4a, as pessoas são capazes de qualquer coisa" e Tess vinha entregando isso com maestria, então essa trama foi totalmente desconexa disso. Tem a maldade? Tem, mas associada ao sobrenatural, o que me desagradou muito, talvez ela devesse ter lançado esse livro de outro jeito, independente da série assim como outros que tem nessa pegada.

Outra coisa é Maura, profissionalmente ela é f0d4a e tinha tudo para ser uma personagem completamente f0d4a, mas está cansativa, num desenvolvimento muito confuso. É como se a autora estivesse colocando todo o bom desenvolvimento na Jane e tentando fazer o mesmo com a Isles, mas não conseguindo.

Dou duas estrelas porque, apesar da trama terrível, a escrita da Tess continua muito bem feita, só não foi bem aplicada. Enfim, é uma leitura importante para a série porque vão ter referências nos próximos volumes e tem livros futuros em que Tess volta a arrasar, então vale a pena passar por esse.

Leila171 07/05/2023

Transitando entre a materialidade objetiva de uma investigação criminal e os mistérios de religiões muito antigas, O Clube Mefisto é mais livro incrível da estadunidense Tess.
Leitura que te prende.

fernandaugusta 19/05/2023

O Clube Mefisto - @sabe.aquele.livro
O sexto livro da série Rizzoli e Isles é um que eu sabia que não me fisgaria. A temática simplesmente não me atrai.

Aqui temos a detetive Jane Rizzoli em um chamado macabro. Uma cena de crime elaborada com o corpo de uma mulher aos pedaços. Na parede, símbolos e uma mensagem em latim "Eu pequei". No chão, uma cabeça, e um círculo ritual.

As evidências direcionam a investigação para algo ligado ao sobrenatural, que atrai o interesse de um grupo de pessoas liderado por um misterioso multimilionário, Anthony Sansone. Ele lidera a chamada Fundação Mefisto, que analisa a presença mais que antiga do Mal nos acontecimentos atuais. Mas ao mesmo tempo que se definem como "caçadores de demônios", a detetive Rizzoli não se deixa enganar e considera todos suspeitos. Especialmente após descobrir que um dos membros da Mefisto é a psiquiatra Joyce O'Donnel, "estudiosa" dos métodos do Cirurgião e de outros monstros tão cruéis quanto ele.

Logo os símbolos vão marcando mais pessoas, inclusive a Dra. Maura Isles, que se vê ameaçada pelo pecado tanto ao se envolver com Sansone, quanto por sua amizade com o padre Daniel Brophy.

Enrolado, né? Pois é. Posso afirmar que a temática ritual aqui exposta é mínima, pois já falei que não gosto do diabo como protagonista de nada. Lendo com uma visão imparcial, acho interessante a autora ter construído seu caso em cima dos livros apócrifos de Enoque e dos Jubileus. E só. Algumas pontas soltas na continuidade dos eventos me incomodaram, mas aí entra o fato de que eu já estava preparada para não me envolver com o mistério em si, e sim com o andamento dos conflitos de Jane e Maura.

Gosto imensamente mais de Jane Rizzoli após este livro. A detetive é durona! Por outro lado, a Dra. Isles esteve apagada, e seu drama pessoal aqui foi o cúmulo do clichê, embora já esperado desde o terceiro livro que a história com o padre fosse render.

Enfim, tanto é visível o quanto esta história gerou controvérsia que Tess colocou um epílogo pessoal no livro, enfatizando sua pesquisa dos livros apócrifos e ressaltando seu objetivo de tentar compreender a origem do Mal, mesmo sem sucesso.

"Tudo que sabemos é que ele existe", finaliza Gerritsen. Nisso concordo com ela e passo adiante para o sétimo livro, ainda bem.

Stephanie.Souza 02/07/2023

Pontas soltas
O suspense nos prende, principalmente ao tentar uma ligação entre as vítimas. Mas de uma hora pra outra, num piscar de olhos, o mistério é resolvido e o plot twist escancarado (???).

Parece que a Tess deu muita atenção em até 80% do livro, e no restante, só quis terminar logo.