A Velha Loja de Curiosidades

Charles Dickens

Resenhas - A Velha Loja da Curiosidades

1 | 2 | 3 | 4 | 5

DeCardoso 21/05/2022

Abaixo da minha expectativa.
Quando comprei o livro, estava com uma sede absurda para consumir a história.
A ideia da história contada no livro é muito boa, mas acho que a forma da qual foi escrita, deixa a leitura arrastada.
Fica num vai e volta de núcleos de personagens em que os protagonistas acabam sendo deixados um pouco de lado, o que me desmotivou bastante na leitura.
Quando eu começava a embalar o ritmo de leitura, sempre um ou dois capítulos seguintes quebravam novamente o meu ritmo. E isso fez com que eu demorasse um pouco mais que o necessário para concluir o livro.
Os personagens são interessantes e cativantes, somente a ordem de acontecimentos (vai e volta) que deixou a história mais cansativa.
Mas quem sou eu pra falar de Charles Dickens?
Não é a toa que Um Conto de Natal é uma das minhas histórias favoritas na vida.

saliasch 11/05/2022

O livro pode não ser ruim para todos, mas particularmente tive muita dificuldade em engatar na leitura pelo tipo de escrita, pelas voltas e ?fugidas? do núcleo principal, pela muitas narrativas e descrições , para mim, desnecessárias.
Ressalto que o livro apenas não se encaixou em meu estilo de leitura, mas se a história fosse mais objetiva e escrita de forma mais vivaz, tem um enredo bom.

Lirieudo 26/03/2022

Não me conectei
O livro na minha opinião foi muito pra fora dos protagonistas. Não me conformo em ter dois personagens muito relevantes, que são a base da história, mas que ficam simplesmente escondidos em boa parte da história. Me decepcionei porque tinha altas expectativas e acho que por isso, esse livro não é pra mim. Triste.

Elisio Rebouças 22/03/2022

Um clássico é sempre um clássico
Deixo vocês com uma parte do livro que junto a sinopse vale mais do que qualquer resenha.
?O homem de alta ascendência pode amar os corredores e as propriedades de sua herança como parte de si mesmo, como troféus de seu nascimento e poder; suas associações com eles são associações de orgulho, riqueza e triunfo. O apego do pobre ao seu humilde lar, que já foi ocupado por estranhos antes, e amanhã outros vão ocupar novamente, tem uma raiz de mais valor, cravada profundamente em um solo mais puro. Seus deuses domésticos são de carne e osso, sem liga de prata, ouro ou pedras preciosas. Ele não tem propriedade senão nas afeições de seu próprio coração; e, quando valoriza pisos e paredes nus, apesar dos trapos, da labuta e da escassa comida, aquele homem tem seu amor pelo lar vindo de Deus, e sua rústica cabana se torna um lugar solene.
Oh! Se aqueles que governam os destinos das nações se lembrassem apenas disso, se pensassem somente como é difícil para os muito pobres ter gerado em seus corações aquele amor ao lar do qual nascem todas as virtudes, quando vivem em densas e esquálidas massas onde a decência social é perdida, ou melhor, nunca encontrada, se ao menos se afastassem das avenidas principais e das casas grandes e se esforçassem para melhorar as habitações miseráveis nos caminhos onde apenas a pobreza costuma caminhar, muitos telhados baixos apontariam mais verdadeiramente para o céu do que os mais altos templos?

livroscit 17/03/2022

A Velha Loja de Curiosidades
Vou deixar aqui, minhas considerações sobre essa maravilhosa leitura, que fiz junto com um grupo de Leitura Coletiva. Quando soube que o livro escolhido seria A Velha Loja de Curiosidades de Charles Dickens, não pensei duas vezes. 📚🧭

Foi minha primeira oportunidade de ler uma obra dele, mas já tinha buscado informações a respeito dele e de seu estilo tão peculiar .⌛

Nesse livro eu chorei, ri, sofri, tive pesadelos e pedia socorro em vários momentos 😅😅.
Eu sempre sentia que a história caminhava junto comigo, quando terminava a meta e recomeçava, era como não tivesse parado.🤜🤛

Os vários personagens, vão se desenvolvendo de maneira única e surpreendente, em um cenário denso e pesado, mas escrito com muita mestria e sutileza, mesmo abordando temas pesados como os perigos dos vícios.😔

A pequena Nell e seu avô, percorrem um longo caminho. Imagino que Dickens se inspirou em algum momento de melancolia e tristeza, quando criou a Nell. Assim como, não deixou de acreditar na evolução de valores como caráter e honestidade quando criou o Kit, ou até mesmo, na fé que as vezes deixamos de ter em alguém (de caráter duvidoso), quando essa pessoa tem a oportunidade de tirar a fome de uma criança... 🤔

Recomendo essa leitura para aqueles que conseguem se despir de algumas crenças, para poder conhecer o outro lado dos salões de bailes e mesas fartas daquela época, onde quem tem pouco divide, mesmo que seja o fogo para quem tem frio. 😉

Lirieudo 08/03/2022

Uma narrativa com vários desvios
Sei que na época que foi publicado os livros tradicionalmente possuíam vários núcleos que giravam em torno dos protagonistas. No primeiro tomo conhecemos a história da pequena Nell e seu avô que entram em uma longa caminhada devido a alguns problemas apresentados no início do livro. Eles conhecem muitas pessoas que os ajudam, mas acho que o autor peca ao deixar o leitor muito tempo dentro desses núcleos, afastando dos protagonistas. Se fosse mais intercalado acredito que seria melhor. Vamos ver o que nos aguarda no tomo 2.

samelaslm 01/02/2022

Leitura de altos e baixos
Confesso que até um pouco mais da metade do livro tive muita dificuldade com a leitura!

Não conseguia me conectar com a escrita de Dickens e a história acabou ficando por um tempo arrastada. Até mesmo por isso demorei a finalizar o livro!

Só que no dia que estive à procura de alguém com familiaridade com os livros de Charles Dickens para reclamar dele, a leitura começou a fluir kkkkkkkk

Isso, realmente, me surpreendeu!

A partir da metade do livro, a história passou a ser mais interessante e divertida de ler. Além disso, as personagens que já haviam surgido e as recém-chegadas passaram a atrair a minha atenção e a serem extremamente caricatas (eu amei!).

O livro contém muito, de fato, da sátira social de Dickens e nos faz refletir sobre muitos comportamentos da sociedade inglesa do período.

Nesse ponto que citei, ainda me encontro dividida! Acho sensacional a criticidade, porém algumas das situações expostas não faziam parte do meu contexto, então acredito que isso influenciou na dificuldade para me envolver com a história no início.

Sobre as personagens, também acabei não criando uma conexão tão especial com elas, apesar de simpatizar com a maioria e se indignar com as atitudes de outras.

Enfim, ainda incentivo a leitura desse livro, mas não sei se essa seria a mais adequada para o primeiro contato com a escrita de Dickens.

Apesar disso, com certeza, a parte do livro que me prendeu me fez desejar ler o Tomo II e, finalmente, saber como essa história que cruza a vida de diversos personagens irá terminar.

Edna 30/01/2022

Percurso
Quando descobri esse livro foi como um presente pois leria Dickens a vida inteira, mas já li todas elas (em português), fiz algumas releituras e ainda assim com o estilo de crítico social, ele nos envolve,  com seus inúmeros personagens, sem esquecer nenhuma delas embora nós a esqueçamos,  Ele tras à história e finaliza sua história.

Considerado o maior romancista da era vitoriana e reconhecido pelos críticos e estudiosos do século XX como um gênio literário,  nenhuma história tem sequer uma semelhança com as demais, são únicas, incríveis e poderosas algumas ficticias outras com bases em fatos.

Eram 4 horas da manhã do dia 17 de janeiro de 1841 quando Dickens terminou de escrever A velha loja de curiosidades, cujo proprietário um idoso e sua neta Nell e de tão endividados se veêm nas mãos de um terrível agiota Quilp e toda a história será vivida à partir do momento em que fogem e pretendem viver como andandes e vamos encontrando pessoas, em pequenos acampamentos de trupes, artistas de ruas, e até um museu de cera são pessoas  que os acolhem  e fazem a história.

O final é avassalador, trouxe alguns trechos:

"Esses laços raramente duram muito. Eu sei que as flores de verão mais efêmeras sobrevivem mais tempo do que eles."

"É que embora ñ possamos desviar o vento, podemos abrandá-lo; podemos temperá-lo, se assim posso duzer, às ovelhas tosquiadas."

"...inteligência, o que significa que o uso de cada faculdade, quando dignamente empregado, eleva o homem acima dos animais e  ao contrário, quando seu uso é degradado, afunda-o muito abaixo deles."

Marcos Aurélio 23/01/2022

Uma loja pare revisitar
A curiosidade levou-me à loja, a loja as histórias, as histórias aos personagens, e então, simplesmente me deixei levar... Foi o primeiro encontro com Dickens, terminei a leitura em êxtase.

Parabéns Charles Dickens. Não apenas os jovens em idade deixam centenas de virtudes quando partem, mas os jovens em espírito, como você...

"Nos passos do destruidor surgem criações brilhantes que desafiam seu poder, e seu caminho escuro se torna um caminho de luz para o céu".

A Velha Loja de Curiosidades traz personagens capazes de despertar paixão e ódio, como o Velho e Dick. Uma história de amor, persistência e peregrinação da menina Nell Trent e seu avô, na luta incansável pela sobrevivência e paz.

Os últimos capítulos me tocaram profundamente, pelo momento que vivo. Por vezes me vi no livro, ao lado do Velho, "deixe-a vir amanhã".

Dickens constrói os personagens sob a luz das leis, da sobrevivência, "justiça", natureza, e "divina".

Ao longo do caminho, Nell e o avô encontram dificuldades, sempre superadas pelo amor daqueles que pouco têm, e muito compartilham...

Foi uma visita incrível, eu voltarei sempre que puder à loja.

JurúMontalvao 25/01/2022minha estante

Cristina 03/01/2022

Foi meu primeiro livro de Charles Dickens, é uma verdadeira viagem à Inglaterra do Século XIX, um drama da sociedade, personagens ricos em detalhes, uma história emocionante.

Marcos Aurélio 29/12/2021

O demônio do século XIX
Uma história com muitas surpresas e mudanças de rumo. Eu gosto deste estilo, nada pode é previsível. O primeiro contato com Charles Dickens, é preciso entender o ritmo do escritor para se desfrutar da leitura.

Nell Trent é uma adolescente que vive sob cuidados do avô, doente sob vários aspectos. Afinal, quem cuida de quem? A Loja de Curiosidades que era um refúgio, passa a ser uma prisão.

O irmão de Nell, Dick e seu escudeiro Awiveller são interesseiros, assim como o demônio Daniel Quilp. O trio à espreita, aguarda o momento certo para atacar a suposta riqueza do velho, ainda que para tal seja preciso destruir a vida da menina.

Por sorte Nell e o velho encontram boas pessoas pelo caminho, como Kit, ex funcionário do velho, amigo e apaixonado pela moça.

Talvez a grande riqueza, de que Dick, Swiveller e Daniel Quilp esperam se apossar não seja financeira. E talvez eles jamais entendam o real e verdadeiro valor.

Cristina 28/12/2021

Uma verdadeira viagem pela Inglaterra do Século XIX, seus costumes, valores.

Dickens apresenta a realidade dura das camadas mais pobres, a condição desigual e submissa das mulheres, numa reflexão bastante atual.

O drama da pequena Nell deixa nosso coração apertado, pois ela se depara com pessoas dos mais variados carateres, pessoas bondosas e amigas, mas alguns vilões cruéis e pessoas de índole duvidosa.

Jenni.Castro 17/11/2021

Que história chata! A leitura foi arrastada demais, ainda espero gostar por algum motivo no livro II, mas esse aqui não te prende em momento nenhum.
Bruna Nekel 01/10/2022minha estante
Eu achei que o 2 foi pior ??

NAY 14/09/2021

Definitivamente não esperava esse final
A história começa com uma loja muito diferente de qualquer outra , com curiosidades antigas e muitas de pouco valor financeiro , mas que trazia o suficiente para a pequena Nell e seu avô ! A menina é comparada a anjos e sua beleza apesar de não ser especificado em nada , não há um personagem se quer que não fale do gosto impecável e da beleza dessa menina, por onde ela passa é luz e amável com todos, órfã de mãe e pai a única pessoa que lhe resta é o avô como visto no primeiro tomo.
Nesse segundo tomo o livro acompanha em detalhes a luta e sacrifícios que os dois passam para poder sobreviver depois de terem perdido seu lar , de funcionários de um museu de cera , a dormir no vento e na chuva , fugir de ciganos e de vícios do próprio amor , a jornada não é fácil e o final inesperado ou talvez era esperado diante das situações , mas a esperança de um leitor que acompanha a história pensa que o destino será diferente, comecei curiosa pela maneira que o primeiro tomo terminou , no meio a história fica um tanto arrastada , mas o final é uma reviravolta de mistérios sendo revelados de vilões sendo mascarados ou saindo "ilesos " e o mais triste dos finais ou o mais realista é como se encerra essa história.
Tatiane.Paolucci 24/08/2022minha estante
Ai to indo p/ segundo tomo, eu não sei dizer se gostei ou desgostei do primeiro. Sem dúvida é uma chuva de aprendizado com a Nell, uma lição de compaixão e amar sem esperar nada em troca.
Agora por adorar um spoiler to lendo aqui as resenhas, a sua foi o mais perto do spoiler que eu gosto que encontrei... kkkkk Obrigada, seguirei na leitura, pois apesar dos spoilers sou dificil de abandonar um livro, só se realmente em nada me agrada, mas não é o caso desse que apesar de ser uma leitura arrastada, não descartei por completo por todo o ensinamento que temos.
Mas é triste saber que não terá um final feliz, e que é muito realista..... Mas me faz confirmar meu pensamento de que é um livro que não trocarei, pois fica p/ meus filhos lerem mais tarde se assim quiserem. Assim como tem sido valioso p/ mim pode ser p/ eles.
Obrigada pelas suas palavras, foram um chá de calma para minha ansiedade!!!

NAY 05/09/2021

A pequena Nell , órfã , vive com seu em avô em uma loja tanto quanto diferente , mas o avô temendo que seus dias já estejam contados infelizmente começa a sair todas as noites para conquistar uma fortuna que possa deixar para neta !
Quando na verdade ele se torna viciado em jogos de cartas e perde o pouco que tem, deixando sua casa e loja serem levadas pelo agiota e vilão da trama : um anão, com personalidade tão horrível , quanto sua aparência chamado Daniel Quilp.
Agora com medo e sem destino a menina e seu avô se aventuram pela estrada, onde conhece novos lugares , novas pessoas, mas a tristeza e o vício acaba os encontrando.
Eu particularmente não gostei muito do final desse primeiro livro, mas quem sabe ainda vem muito a ser revelado ni segundo tomo !
Lucas1429 22/09/2021minha estante
Estou na metade do livro e ainda não consegui engatar, estou achando bem chato. Melhora um pouco do meio pro final?

NAY 23/09/2021minha estante
Lucas , eu achei a história interessante e o tomo 2 é um pouco melhor , mas mesmo sim é uma leitura bem arrastada !

1 | 2 | 3 | 4 | 5