Bruxa Natural

Bruxa Natural Arin Murphy-Hiscock

Resenhas - Bruxa Natural

Brunna Fernanda Freire 09/05/2021

Um ótimo livro para iniciantes e/ou curiosos sobre o tema.
Dentre os livros da coleção Magicae lançados até agora este é o único que verdadeiramente tem uma ligação com a Arte (aqui me refiro com o conhecimento ligado a bruxaria).
É um bom livro introdutório, de modo geral, e tem bons ensinamentos (principalmente de encantamentos e receitas) mais para o fim do livro.
Porém é, em grande medida, superficial. A diversos livros que eu indicaria para pessoas realmente interessadas no caminho da bruxaria (ou melhor dizendo, nos caminhos), que acredito que seriam melhores, principalmente se o interesse for voltado para a bruxaria ritualistica e/ou religiosa.
Mas se você está apenas curioso ou quer um livro que te dê uma leve introdução, então gostará deste livro.
Leonardo Galvão 11/05/2021minha estante
Olá Brunna! Poderia me indicar alguns livros realmente bons sobre o tema?

Tainara.Barthman 12/05/2021minha estante
Indica pra nóssss ??

Brunna Fernanda Freire 12/05/2021minha estante
Claro!
Livros como:
- Wicca a Religião da Deusa, do autor Claudiney Prieto
- Wicca para todos, do mesmo autor.
- Bíblia das Bruxas, dos autores Janet e Stewart Farrar
- Paganismo: uma introdução da religião centrada na terra, dos autores Joyce e River Higginbotham.
Esses são alguns dos livros introdutórios mais interessantes, deles você pode fazer uma pesquisa para outros, mas é preciso lembrar que a Wicca é apenas um dos caminhos existentes e, talvez, a única que é de fato uma Religião.
Espero ter ajudado!

Brunna Fernanda Freire 12/05/2021minha estante
Agora, saindo do misticismo também temos bons livros sobre a história da bruxaria em si, mas esses são mais acadêmicos - digamos.
Livros como:
- Grimório das Bruxas (que acabou de sair pela Darkside na coleção Magicae).
- A história da Bruxaria, dos autores Jeffrey Russel e Brooks Alexander
- Mulheres e a caça as Bruxas, da autora Silvia Federici.
- Calibã e a Bruxa, da mesma autora.

pantherinha 16/05/2021minha estante
Único problema é que boa parte dos livros que temos para prática é voltado para Wicca. Ajuda bastante quem quer seguir a bruxaria natural, mas sempre vamos ter que fazer uma "limpa" em alguns ensinamentos, pois não vamos seguir. Acho que no caso de Bruxa Natural é exatamente sobre não focar em uma religião.

Brunna Fernanda Freire 16/05/2021minha estante
Então, eu concordo e discordo, tipo, óbvio que se trabalhar com livros baseados na Wicca tem que retirar tudo baseado na Religião (se isso não for algo que você queira seguir), mas o próprio livro de Bruxa Natural (que se diz não seguir a Wicca ou a religiosidade) tem diversos trechos que são sim, puramente, religiosos e baseados na Wicca.
Como quando ao fazer o juramento se fala na "Senhor e Senhora", ou mais ainda demarcado nos Rituais Sazonais quando se diz "Deusa donzela da primavera... Jovem deus do sol" e em várias outras passagens também.

Brunna Fernanda Freire 16/05/2021minha estante
Ou seja, o livro Bruxa Natural "finge" não ser religioso para atrair mais leitores, mas ele é sim, bastante inclusive. Você precisa trabalhar com ele da mesma forma que com livros da Wicca Tradicional, para tirar os elementos religiosos - se esta for sua intenção.
É preciso lembrar que a Bruxaria tem muitos caminhos e a maioria é solitário, sendo que você mesma constrói a estrutura de sua prática e não tem problema nenhum com isso.

pantherinha 16/05/2021minha estante
Nossa! Não sabia que era assim. Pela descrição e o título, parecia ser bem mais amplo e sem base religiosa. Eu vi algumas resenhas mas não comentaram sobre isso.

Brunna Fernanda Freire 16/05/2021minha estante
É porque são características soltas no texto que você precisa prestar atenção e reconhecer, estudo a Bruxaria a vários anos (sou historiadora), por isso presto bastante atenção nos textos.
O livro tem um juramento, tem uma oração, tem rituais, tem altares (aos elemetos), e tem diversos trechos que eu lia e pensava: "opa, isso é Wicca" ou "e essa religiosidade aqui?".
Mas ele é o livro "menos" wiccano sim, só que não está totalmente livre. Como eu disse, é ler ele e adaptá-lo para o que for melhor para você, como todos os outros livros que recomendei também.

Liz 23/05/2021minha estante
Eu ñ consigo ler por que ñ aparece como fais para aparecer para ler??

Brunna Fernanda Freire 23/05/2021minha estante
Oi Liz! O que você não consegue ler?

pantherinha 23/05/2021minha estante
Liz, não tem como ler o livros no app.

Liz 23/05/2021minha estante
Sério meu deus desculpa ?

Brunna Fernanda Freire 23/05/2021minha estante
Falei com ela no privado sobre isso.

Ana Carolina 23/06/2021minha estante
Na verdade ela mais cita a Wicca mesmo, altar aos elementos é da bruxaria natural, se fosse á deuses é que seria Wicca.

Brunna Fernanda Freire 23/06/2021minha estante
Mais ou menos, a Wicca é uma religião ligada a natureza, altares aos elementos são extremamente comuns, não apenas altares a Deusa e ao Deus, na verdade é até esperado que você os possua.

Ana Carolina 23/06/2021minha estante
Sim, mas quero dizer que não é algo singular da religião Wicca, pois os elementos estão ligados a prática da bruxaria natural.

Brunna Fernanda Freire 23/06/2021minha estante
Novamente, sim e não, os elementos são ligados - e bastante - a prática da Wicca, é preciso lembrar que a Bruxaria natural foi criada a partir da Wicca (retirando apenas o aspecto religioso) e que a base da Wicca é a Natureza e o relacionamento que temos com ela, sendo apenas que a Natureza é considerada divina e personificada na Deusa.

Ana Carolina 23/06/2021minha estante
Mas não faz o livro ser sobre Wicca, que também novamente volto a afirmar, só é bastante citada.

Brunna Fernanda Freire 23/06/2021minha estante
Ana, eu não disse que o livro É da Wicca, especificamente, mas que possui sim uma vertente religiosa quando finge não ter, quando compõe um discurso dizendo que não teria. Ele utiliza de características religiosa e da Wicca em vários momentos, para além da simples citação, já que compõe rituais e até mesmo orações, juramentos, etc... baseados na religiosidade.

Bruna 11/12/2021minha estante
Amei as indicações?!?! SIIIMMM obrigada

Elivania 14/05/2022minha estante
Como que ler os livros não tô conseguindo

Victoria 20/12/2022minha estante
Oii Bruna quais as suas indicações sobre bruxaria natural?

Brunna Fernanda Freire 20/12/2022minha estante
Oi Victoria, então, todo tipo de bruxaria é natural, já que todas são voltadas para a Natureza e para a Terra, por isso você pode ler qualquer um e pegar aquilo que lhe interessa. Dito isto temos poucos livros 100% focados nisso e a maioria tem bastante de magia cerimonial também. Os poucos livros que contém em maior grau esse assunto são: Este mesmo livro de Bruxa Natural; A Casa da Bruxa Natural da mesma autora; Manual de magia com as ervas de Bruno Gimenes e Patrícia Cândido; Bruxaria Natural de Paige Vanderbeck; e Bruxa Intuitiva de Temperance Alden tem um pouco também. Mas como eu disse, todo e qualquer livro de Bruxaria vai tratar da Natureza, então são úteis também contanto que você adapte para a sua prática e realidade.

Victoria 20/12/2022minha estante
Perfeito ?? muito obrigada

Leia Preta Leia 12/02/2023minha estante
Pode me indicar outros? Gostei desse, mas já sabia bastante sobre o que o livro cobriu.

Santos 26/03/2023minha estante
Um ótimo livro para iniciantes, mas o conteudo é fraco,(minha opinião) ensina coisas que muitas pessoas não irão conseguir fazer, não ensina a fazer círculo mágico, não explica sobre sabbat etc. (É a minha opinião)

Brunna Fernanda Freire 01/04/2023minha estante
Os Sabbath são mais vinculados a religiosidade, principalmente Wicca, o como o livro se propõem a se "afastar" dessa característica eles não colocaram.
O mesmo com o círculo mágico, que é mais vinculado com a magia cerimonial, que é outro tipo de vivência, diferente da natural, logo também não aparece no livro.

Thayssa.Pereira 10/04/2023minha estante
Como q eu faço pra ler

Brunna Fernanda Freire 10/04/2023minha estante
Não dá para ler pelo skoob Thayssa aqui só uma rede social para falar de livros.

Maria12588 24/06/2023minha estante
Como ler ??

JakelineThiesen 07/09/2023minha estante
O livro ensina a fazer feitiços e a aprendizagem das ervas? Foi isso q me falaram em resenhas mas queria saber c é mesmo isso.

Brunna Fernanda Freire 07/09/2023minha estante
Oi Jakeline, a resposta é sim e não, o livro tem poucas informações sobre trabalhar diretamente com ervas, sendo apenas algumas poucas páginas dedicadas a isso, se seu objetivo é aprender a utilizá-las te recomendo o livro "Manual de magia com as ervas - de Bruno Gimenes e Patrícia Cândido" como uma ótima introdução, qualquer coisa mais profunda você pode ir atrás de livros de medicina e nutrição que tenham essa pegada natural também e fazer um grande apanhado de livros de bruxaria que citam o uso de ervas.
Sobre os feitiços, a resposta é a mesma, é ensinado alguns sim, mas bem poucos e de forma introdutória, até porque esse livro é o primeiro de três dessa autora ao discutir o tema de Bruxa Natural.
Além de que todo caminho da bruxaria é também um caminho natural, até porque essa é a base de tudo, então qualquer livro que não seja muito focado em magia cerimonial pode te oferecer bons conhecimentos sobre feitiços, espero ter te ajudado.

JakelineThiesen 07/09/2023minha estante
Vou fazer uma última pergunta, ao todo, quais assuntos ele aborda? Tipo fala um pouco sobre cristais, ervas, feitiços? Ou é história da bruxaria com alguns ensinamentos?

Estou querendo dizer sobre o livro Bruxa Natural

Brunna Fernanda Freire 07/09/2023minha estante
Certo, o livro não fala da história da bruxaria, inclusive tem livros muito bons sobre o assunto que já citei em comentários anteriores, o livro também não trabalha com cristais.
O livro é fino, menos de 250 páginas, então ele vê tudo de forma simples e superficial, serve apenas como uma pequena introdução ao assunto de uso da natureza (estações do ano e ervas, por exemplo) no caminho da bruxaria.

Brunna Fernanda Freire 07/09/2023minha estante
A ideia da Coleção Magicae da Darkside é que cada livro discute um pouco o assunto, ou seja, é preciso ter TODOS eles (mais alguns importantes que são de outras editoras) se quiser realmente compreender e por em prática o assunto, nenhum livro sozinho vai servir 100% para alguém que queira seguir este caminho.

Brunna Fernanda Freire 07/09/2023minha estante
Minha recomendação final é: leia tudo que puder sobre o assunto, de tantos livros quanto conseguir tem acesso, e depois crie a SUA versão do caminho, veja o que dá mais certo para você, o que sua intuição dita como o mais indicado, e desenvolva SEU próprio livro (o tal Grimório ou Livro das Sombras, dependendo de qual versão da Bruxaria você siga).

carolineazevedos 05/04/2024minha estante
Na bruxaria natural você não é obrigada a seguir a religião Wicca ou umbanda ou qualquer outra. Religião e espiritualidade são coisas distintas. O que realmente vale é a intenção. Eu por exemplo, acredito em Deus do cristianismo como Pai e em Gaia como Mãe. A intenção que você coloca nas suas práticas e vivência vale muito mais do que qualquer religião entitulada.

lesbee 30/12/2021

Muito bom e completinho!
Serve como um ótimo grimório. Comprar a versão física e deixar na estante para futuras consultas, é a melhor escolha.

É um livro de fácil entendimento e bem explicativo para os iniciantes (como eu). Tem tipo, passo a passo até de receitas magicas... além das de feitiços, essências e outros, claro. Explica sobre sabbats, fases da lua, jardins, flores, chás, banhos, velas, estações, cores, limpezas, cristais, incensos, itens mágicos (e os tutoriais de como fazê-los), a filosofia da bruxaria verde e muito mais. Realmente muito bom.
Juh 30/12/2021minha estante
Vc é bruxa ?? Eu quero mt tirar dúvidas como iniciante

lesbee 30/12/2021minha estante
Sim! eu tô estudando sobre, se quiser eu te passo o @ de umas bruxas confiáveis do insta no pv (e vc tbm pode olhar os livros que já li/vou ler)

Thamiris.Treigher 01/01/2022minha estante
Eu também amei!!

Juh 02/01/2022minha estante
Eu querooo

lesbee 03/01/2022minha estante
vou passar!

Juliana 11/01/2022minha estante
Iesbee, também queria o @ das bruxas confiáveis, plisss? :)
Receio de pesquisar por conta e cair em perfis ciladas hehe

lesbee 13/09/2023minha estante
nossa eu nem lembro se passei os @ ?? só vi agr e faz taaanto tempo

Karol 23/05/2021

Muito bonito e paramos aí.
A intro sobre as bruxas curandeiras é bonita e faz crescer a espectativa, mas depois o livro foi decaindo.

Até para um iniciante seja na bruxaria ou na aromaterapia, é um livro fraco. Se você fizer um chá e abençoar o desinfetante de pinho você já é uma bruxa natural. E detalhe bruxa natural não segue nenhum dogma ou tradição, mas pode estar dentro de qualquer religião (?????) Isso é um desrespeito enorme aos praticantes da arte, que lutam por um reconhecimento e respeito na sociedade atual.

Na parte de aromaterapia, diz o que você pode fazer mas diz ao certo como é meio assim: pomada é uma mistura de cera de abelha e óleo e ervas... Laranja alegria, louro prosperidade... Tá e as medidas de gordura e gotas de óleos, todos óleos pode usar utopicamente??? Aí logo em seguida vem uma receita e outra mas também muito rasa...

É um livro muito bonito, mas de conteúdo fraco, me arrependo de ter comprado na pré-venda. Se quer de verdade saber o que é Bruxaria e ter mais contato com a natureza procure por scott Cunningham.
Lu 11/09/2021minha estante
Olha, acho que a questão é que ela põe ali práticas comuns a qualquer tradição, sem se prender a dogmas. A Wicca NÃO é a bruxaria, tem muitos ramos de conhecimento e prática. Ela é deixa bem claro que tudo na obra se refere ao que tu pode fazer independente de ser wiccana ou de outra tradição. Não tem NADA ali que diga que o livro é de Wicca, porque ele não é. Acho que faltou discernimento aí.

Karol 17/09/2021minha estante
Onde eu citei a wicca na minha resenha???

Não reclamei do LIVRO NÃO SE TRATAR DE WICCA reclamei sobre ele ser RASO em TODOS os aspectos que se propõe abordar.

Tem inclusive temas no índice e no título dos capítulos, que não estão no livro. Fora coisas sem sentido tipo fabricar uma pedra de cimento a base de pedras de cristal (se você já tem o cristal é até ridículo e desrespeitoso com o elemental em si, vc jogar CIMENTO em algo natural e perfeito) fora VARIAS outras tantas incongruências. Isso sim é falta de discernimento

E sim, ainda acho os livros do Scott mais valorosos para praticamentes de BRUXARIA, mesmo sendo um autor WICCANO é mais coerente.

laragsoares 12/09/2022minha estante
Ufa finalmente alguém que concorda comigo hahaha, eu li a versão original em inglês que nem bonita é (exceto pela capa) e achei que parecia livro de auto ajuda pra bruxas iniciantes kkk

Raquel Pepineli 28/08/2022

livro de consulta
é uma leitura interesse, porém muito melhor como livro de consulta (e não propriamente para aprofundar os conhecimentos sobre bruxaria natural). é repleto de receitas e rituais legais, mas é bom estudar mais sobre a bruxaria em si antes de tentar praticar os ensinamentos do livro
lili42 28/08/2022minha estante
eu quase comprei ele uma qnd qria iniciar na bruxaria

Raquel Pepineli 28/08/2022minha estante
ele é legal se você já estuda (o que é meu caso). mas se você nunca viu nada sobre o assunto, pode ser meio vago ?

lili42 28/08/2022minha estante
ahh entendo
tem algum q vc recomendaria pra qm ta querendo começar?

Arielly.Martins 23/07/2021

Eu não indico para iniciantes
Apesar de muitas pessoas indicarem para quem está se iniciando na bruxaria natural achei ele superficial e não se aprofunda nos assuntos. Indico outros para quem está começando.
cuba 28/07/2021minha estante
Aloha querida, quais você indica??

ari 09/09/2021minha estante
oii, quais suas indicações?

Arielly.Martins 19/12/2021minha estante
O livro naturalmente bruxa de uma autora nacional. Pra quem está iniciando é ótimo!

Thamiris.Treigher 29/12/2021

Amei!
Um guia maravilhoso que desperta a magia que há dentro de nós com a ajuda das dádivas eternas e mágicas da natureza.

Esse livro é a coisa mais linda e nos ajuda a desenvolver e nutrir a prática da bruxaria verde a partir de receitas, exercícios, rituais e orientações com ervas, flores, óleos essenciais e outras magias.

Bruxa Natural nos ajuda a ativar a sabedoria ancestral que corre em nossas veias e a enxergar o potencial mágico no nosso cotidiano, desde as cidades mais urbanas às florestas mais silenciosas. Amei muito e vai ser um livro de cabeceira, para consultar sempre que quiser!
day 30/12/2021minha estante
Uau ! Quero ler

Thamiris.Treigher 01/01/2022minha estante
É muito bom!!

Jace 08/07/2022

Manual
A coleção sobre bruxaria da Darkside está uma fofura, mas é bem superficial para estudo. Na verdade a maioria parece um manual. Tem muitas receitas, sugestões e breves explicações.
Mika 09/07/2022minha estante
Boa noite. Vc está trocando esse livro?

Jace 11/07/2022minha estante
Boa noite, não...

Hope 04/08/2022

muito informativo tem tudo para quem está perdido e quer começar na bruxaria, achei muito necessário sempre q preciso lembrar de algo vou lá e olho pq tem bastante informações mas abrangente.
Yas ð¹ 04/08/2022minha estante
onde você comprou?? me interesso pela bruxaria natural desde 2018 mas nunca peguei um livro para ler

Hope 04/08/2022minha estante
comprei na amazon, vale mt apena serio.

Gabriel Aleksander 09/07/2021

Em "Bruxa Natural" encontramos um guia ideal para a prática da bruxaria natural na contemporaneidade - literagabs.com
Para mim, a parte mais emblemática do livro (e com certeza o momento que ele me ganhou), é quando a autora fala sobre como os livros de bruxaria natural representam apenas a forma daquele autor de se relacionar com a magia, o que não os tornam um conjunto de regras, visto que um dos preceitos principais da bruxaria verde é justamente a construção do seu próprio caminho mágico através das suas experiências.

Por isso que a autora sempre traz todo e qualquer conhecimento em forma de sugestões, sempre encorajando os leitores a irem experimentar o mundo ao seu redor e buscarem entender como a magia funciona.

Então por exemplo, se você encontra em livros que a lavanda é relacionada a tranquilidade e paz, mas na sua vivência essa planta te deixa energizado e disposto, você não está errado e não deve adequar o uso da erva aos manuais.

Definitivamente esse é o ponto que mais me atrai na Bruxaria Natural, e por isso se tornou a vertente que sigo, pois tudo se resume a exaltação da conexão do indivíduo com a natureza, focando na experiência e na experimentação, tudo no que a autora pauta seus ensinamentos nesse livro.

Desse modo, “Bruxa Natural” se tornou um dos livros mais especiais que já li, pois me trouxe conhecimentos que ajudaram a reafirmar o caminho que escolhi seguir, passando a ser uma das minhas indicações primordiais para aqueles que já são iniciados no caminho da magia natural, mas que também se adequa perfeitamente àqueles que ainda estão iniciando ou apenas curiosos com a temática.

“Uma bruxa natural não nega o mundo ao seu redor. A bruxa natural serve ao mundo em que vive. Ela aceita e busca compreender como integrá-lo em sua prática espiritual. A bruxa natural serve de ponte entre o passado e o presente, entre o velho e o novo. O truque é reconhecer a presença da energia verde que existe no mundo de hoje e aprender como reconhece-la enquanto ela funciona.” pág 31

site: literagabs.com
Guttho 09/07/2021minha estante
ual! estou enrolando para ler esse livro há um tempinho, mas depois dessa resenha me deu vontade de pegar ele na estante agora e começar. haha

Gabriel Aleksander 09/07/2021minha estante
Ownnn fico feliz por isso ?? Olha esse livro é fantástico e acrescentou muito na minha prática de bruxaria natural!

Tomlucitor23 26/04/2022

Comecei a ler esse livro a noite, e quase não consigo parar, comecei a ler umas 23h00, e só vim parar as 2h30, de tão interessante que estava a leitura, uma visão de mundo totalmente nova, e tão rápido de ler, que no mesmo dia, a tarde, terminei de ler, fiquei totalmente envolvido nesse mundo da bruxa natural que eu não conhecia, já vou começar a ler o próximo.
Tulio.bandeira 09/06/2022minha estante
Uma delícia mesmo. De uma leveza tamanha ?

Vrodriguues 13/08/2022

tenha um diário de bruxa natural
Sempre me interessei por conhecer outras religiões (mesmo a bruxaria natural não sendo uma), e adorei ter a oportunidade de ler essa obra.

Ele tem bastante informações pra quem desejar entrar no mundo da bruxaria. Ele fala sobre aceitar seu poder pessoal, sobre energias, zodíacos, lua/sol/estrelas, como usar ervas, óleos, cristais, como criar um altar, cuidar do seu jardim, além de várias receitinhas.

Esse livro mostra que a bruxaria natural é uma prática natural e não uma religião (diferentemente do Wicca). Sim, você pode praticar a bruxaria natural mesmo pertecendo a outra religião.

Se você está iniciando na bruxaria, eu te recomendo esse livro, além de ter um gráfico lindo, ilustrações maravilhosas e uma escrita simples, ele vai ser um ótimo guia pra você.

Acho que os únicos defeitos desse livro é ele ser um pouco repetitivo e boa parte das ervas e plantas serem do hemisfério norte o que torna as coisas um pouquinho complicadas, tirando isso, é tudo incrível.
Geovana 14/08/2022minha estante
Esse livro deve ser muito bom. Ele também fala de magia com velas?

Nayonara 15/04/2022

Bastante informativo, é realmente um guia, tem muitos ensinamentos com passo a passo bem definidos.
Tulio.bandeira 09/06/2022minha estante
Simm ?

arifrossi 10/12/2021

Esperava mais
Um livro introdutório a bruxaria? Não e sim.
Se você já pesquisou nem que seja o básico o livro não é para você. Ele é bem introdutório, cagador de regras em algumas partes. Okay você pode pegar só o que te interessa. Mas ainda sim achei meio meh. Vou deixar como referencial apenas para algumas partes adaptando pro que preciso realmente.
Guiberbet 16/12/2021minha estante
Teria um que vc indica

@ine.reads 09/06/2021

Preciso de um caderninho pra começar meu diário, tem ótimos ensinamentos e conhecimentos antigos. Uma coisa que senti lendo esse livro foi uma lembrança forte da minha vó, apensar de não usarem o termo bruxaria muitas coisas que ela me ensinou estão nesse livro, fiquei emocionada vendo como muitos conhecimentos correm através das gerações e ver tudo isso reunido em um livro foi incrível.
@_madumr 09/06/2021minha estante
Anciosissima pra começar ??

tinaventuri 22/06/2021minha estante
Gostaria de editar a resenha, ficou uns caracteres estranhos, alguém pode me ajudar? Obrigada.