Yamesh

Yamesh Feu Franco

Resenhas - Yamesh

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

Fantasia nacional
Esse livro mescla fantasia, distopia, mitologia e realidade, com um toque de bruxaria. E nos leva a outra dimensão, com uma variação de espaço e tempo.

Nós acompanhamos as descobertas, os medos e a evolução de Austin.

A descrição de Yamesh tem uma riqueza de detalhes surpreendente. E, sem nos darmos conta, viajamos para lá e mergulhamos nos costumes, nas lutas e no estilo de vida dos Natchi.

Um outro ponto interessante, é que o autor traz reflexões e críticas sobre o comportamento do ser humano, como o conceito de posse e o egocentrismo.

Fala sobre o poder da mente e da consciência, sobre coragem, amor, amizade e lealdade. E traz aventuras, lutas e descobertas.

É fluido, leve, instigante e te faz refletir e questionar. Afinal, o mundo pode ser bem mais do que imaginamos.

Jbaclg 20/09/2020

Fantasia diferente
Esse livro é bem diferente dos que já li. Fantasia Nacional.
O autor fala com o leitor, algo que raramente vejo em minhas leituras, por isso achei bem esquisito mas depois me acostumei. O autor faz muitas referências à cultura Pop, por vezes chega até a pesar a mão nesse recurso, mas, no geral, foi algo que gostei.
O autor nos leva a questionar alguns conceitos da sociedade ,como casamento, bem e mal, alguns desses questionamentos achei válido, outros nem tanto. Nos capítulos finais, ele faz várias reflexões a respeito das diversas dores que a vida pode ter e como podemos lidar com isso.
O sistema mágico foi algo que me intrigou bastante, pois apenas nos capítulos finais consegui ver mágica mesmo. Ao longo do livro, achei tudo voltado para o espiritual, uma espécie de fé, não vi elementos mágicos , apesar dos personagens se referirem muito à mágica.
Acredito que não é meu estilo de fantasia, mas é um bom livro.

Anne10ssica 05/12/2020

Poderia se chamar também onde nasce o devaneio
A história é ok, os cenários são bem descritos, os coadjuvantes são bem carismáticos, os vilões são confusos e o livro contém reflexões legais sobre a vida. Apesar do livro contar com um glossário no final, você consegue compreender todos os termos na leitura, sem precisar consultá-lo, e eles enriquecem MUITO toda a imersão no universo de Yamesh.
Eu estava entrando no universo da história, entendi que toda a trajetória foi feita pra o Austin se tornar uma pessoa melhor, mas aquele ar de superioridade e quase perfeição no final é ridículo. Como se ele só tivesse absorvido as qualidades boas das pessoas, e se tornado quase um ser imaculado, quando na vida real, geralmente, é o contrário que acontece. Quando terminei, eu fiquei com a sensação de ter lido o diário de um louco parte 2. rsrs
A função do protagonista também ficou meio confusa, a ponto de me questionar se ele era realmente essencial no desenvolvimento da história. Ele agiu mais como um coach do que alguém que realmente fez alguma coisa.
Achei muito exagerado o sentimentalismo das pessoas, a ponto de acharem-se donos das outras já logo no primeiro encontro, ou já não poderem mais viver sem a outra, mesmo tendo convivido com ela algumas semanas no máximo. Confesso que tive que pular todas essas cenas pra continuar a leitura.
Kara e Anton são os melhores personagens desse livro, que eu vou recomendar bastante para meus amigos que gostam desse gênero.

Lalalias 27/12/2020

Uma viagem ao desconhecido - Yamesh
Livro de fantasia que se preze nos faz viajar pra lugares desconhecidos não é mesmo? Pois temos isso em Yamesh. Acompanhando as aventuras inesperadas vivenciadas por Austin (ou Rihu), embarcamos num mundo novo que dá título ao livro "Yamesh", podemos sonhar em embarcar nessa viagem, aprendendo sobre ocultismo, sem deixar de sermos confundidos por um narrador muito do astuto e irônico (ainda estou presa na sua fala do último capítulo). Gostaria de uma continuação para quem sabe ler o melhor desenvolvimento de personagens como a Shay e até mesmo do próprio protagonistas, por mundos ainda não explorados.

Bianca | @arteespressa 20/07/2020

PUTA MERDA, QUE VIAGEM DOIDA
Iniciei a leitura com baixas expectativas e mordi a língua. O autor possui uma escrita ótima, nos conduz pela trama com as explicações devidas, nos apresenta novos termos e sempre exemplifica pra que ele fixe em nossa mente.
Um dos muitos pontos positivos que me fizeram grudar na história (e dar muitas gargalhadas) foi a mania do protagonista em associar o seu cotidiano com filmes, séries e jogos que consumimos. É muito fácil se identificar com ele.
O livro é narrado em primeira pessoa, mas eventualmente surgem interlúdios onde o narrador conversa com o leitor. Spoiler: o narrador é o protagonista contando seu passado. Ficou confuso? Eu sei. De nada.
Feu conseguiu fechar o enredo, unir as pontas e ainda deixar um indício de que pode vir uma continuação. Espero que venha mesmo, porque já estou com saudade desse universo. Amei essa leitura. Agradeço ao @feu_franco por ter entrado em contato comigo, Yamesh ficará pra sempre na minha memória. Embora o teor altamente nerd, é uma leitura que recomendo a todos: leve, divertida e viciante.

site: https://www.instagram.com/p/CC4Q9nAFrjf/
Matheus 21/07/2020minha estante
Já coloquei na minha lista!

Bianca | @arteespressa 21/07/2020minha estante
Vai adorar

Joana 04/07/2020

Matei um preconceito
Sim, eu tinha preconceito com fantasia brasileira, mas depois de ler esse livro e perceber a profundidade da mensagem que ele passa para o crescimento humano eu mudei. De forma simples somos jogados a acompanhar a trajetória de Austin em uma evolução que muitos precisam passar em nossa sociedade e isso tudo em um mundo novo e original. Quero saber mais é mais de tudo isso.

Rah (@literal.iza) 24/08/2020

Onde nasce a consciência?
O livro é incrível. Leitura leve e fácil, que te prende do início ao fim. Viagem entre mundos, a mesma mente em corpos diferentes, mistério, amor, amizade. Muito, muito bom mesmo. Recomendo!!!

Josy @estantedajosy 07/09/2020

Uma viagem louca e fantástica definiria bem a experiência da leitura desse livro.
Mesclando a fantasia com a realidade, o protagonista desvenda um novo universo repleto de elementos fantásticos e momentos de grande reflexão. As referências ao universo nerd é algo que eu achei mais interessante, mesmo que muitas das vezes eu não tenha entendido kkk. O diálogo nos permite nos sentir dentro do universo criado e desvendar os novos mistérios junto ao protagonista, que narra a trama. Com uma dosagem perfeita de realismo e fantasia, cheio de reviravoltas, a história instiga e cativa, se torna uma história indispensável para um fã de fantasias.

Veja a resenha completa em:

site: https://www.estantedajosy.com.br/2020/09/resenha-yamesh-onde-nasce-consciencia.html

Maselha Alves 25/08/2020

Minhas impressões
Conheci Yamesh através de um convite do próprio autor Feu Franco e confesso que quando captei que era fantasia percebi que era além do que eu imaginava, pois não era somente um mundo novo, mas que eu faria parte dele porque alguém estaria em mim, estar em mim não quer dizer a pessoa e sim aquilo que irei absorver e só em saber que o "Austin" estará em mim está sendo uma tipologia que eu mesma terei que descobrir. Por falar em tipologia o livro há muito disso e cabe a nós converter para a realidade, em tempo real, contemporâneo talvez? e esta mescla é uma montanha-russa cheio de altos e baixos, trazendo afinal uma tipologia entre sonho vs realidade, conversão de ódio em amor e uma jornada interligada em outro mundo trazendo conexão e conjunção daquilo que é executado.

As minhas impressões sobre este livro foi bem equilibrado consegui intercalar minhas teorias com expectativas de acordo com o que ia sendo desdobrado, gosto quando o livro não só foca na história, mas sim no contexto todo como havia dito no meu registro de leitura no instagram Yamesh é um livro rico e cheio de detalhes e em cada detalhe é importante para para compreender este mundo e o personagem Austin/Rihu. Para esclarecer a palavra Ascensão combinaria com o Austin porque cada missão feita, as escolhas certas e erradas do Austin faz com que ele acrescente de quem se deve tornar, enquanto estivermos vivos sempre iremos ascender pra aprimorar, enriquecer quem desejamos tornar ou destinados a ser e é nesse sentido que me fez amar esta Fantasia em Yamesh Austin sabia lidar com todas as coisas porque além de está interligado é um novo mundo para ele enquanto na sua terra só faz merda porque não consegue justamente ampliar sua mente, então Yamesh não é um lugar apenas para viver em tempos passados, se aventurar e sim reavaliar quem és, absorver de suas ações para ajudar o seu futuro usufruindo de tudo o que almeja. Não somente ele, mas como todos os elencos também obteram esta evolução e por o(a) leitor(a) está lendo também evolui por fazermos parte disto.

Onde nasce a consciência vem justamente nesta longa viagem que você acaba captando fragmentdos de cada parte e isto é colocado ou relocado na sua consciência que são o que a pessoa em si aprende, usufrui daquilo que ler, do que acredita e do que acha o correto de fazer, o Austin sabe de todas suas reações? só saberá lendo, porém saiba que nossa consciência poderá ser compartilhada por quem você menos espera. Creio eu que qualquer um pode obter a ideia de Yamesh diferente, mas eu acredito muito em ligar duas vidas (passado e presente) se examinar, rever seus desejos, projetos, sonhos, decepções para poder enfrentar e seguir o futuro sem medo de errar; para Austin conquistar o que tanto almejou desde o início do livro precisou se conectar, entrar em outra dimensão e perceber o que os seus olhos não compreendiam.

Nossos pensamentos são tão poderosos, porém necessita recarregar nele ideias novas, aventuras, riscos e medos, aquela adrenalina que te penetra e que você acaba descarregando numa veracidade que nem imagina obter é assim que este livro te faz, é assim que o Austin/Rihu sentem, descubram e você nunca conseguirá sozinho(a) precisará de uma outra consciência para prosseguir e nisso vem outra tipologia que são pessoas cheios de conhecimentos que fazemos dali uma relação boa compartilhando todos os aprendizados, lições e na maioria os erros porque são através dele que fazemos o correto, pois foi a única maneira correta a se fazer. Outra parte que me chamou atenção foi em eu poder compreender os pensamentos do Austin e a forma de como ele evoluiu sem mesmo se perceber e quando caiu em si o mundo que descobriu, dos processos que se tornou queria voltar novamente para salvar, conquistar porque somente em Yamesh seria o mundo perfeito não somente para obter o que necessitava, mas sim a sua missão que foi entregue a ele desde o início assim como temos uma missão em nossa vida. Lembrando que nem sempre poderá voltar lá novamente por este motivo devemos aproveitar o ambiente, o lugar e o mundo para onde vamos e estamos destinados a ir e seguir.

-Ei é de lá que vem a consciência e bem vindo ao Yamesh agora você também faz parte e a sua missão agora é se aprofundar e descobrir qual elemento fará parte de você e o que a consciência tornará em você para você.

site: https://maselhaalves.blogspot.com/2020/08/yamesh-onde-nasce-consciencia-do-autor.html

Sophia Lincy 10/08/2020

De outro mundo!!!
Quando minha jornada em Yamesh teve início, eu pensei que sabia o que iria encontrar, mas fui surpreendida com o mundo criado aqui.

Nosso protagonista, Austin, tem uma vida pacata, trabalhando em uma empresa de tecnologia, até o dia em conhece Shay, uma mulher linda, misteriosa e ligada a Magia do Caos, que lhe apresenta ao ocultismo e, exatamente, no meio de um ritual, Austin acaba indo parar em Yamesh, ao menos, sua mente vai. Nessa nova realidade, Austin é Rihu, um forte guerreiro, com toda uma vida nesse planeta e Austin precisa entender essa ligação com Rihu e como poderá retornar a sua vida na Terra.

A princípio, muita informação vai sendo lançada e pode parecer louco mas é exatamente onde reside a graça dessa leitura, o protagonista está tão perdido quanto nós, então, vamos entendo tudo o que está acontecendo juntamente com Austin.

O mundo distópico, criado por Feu Franco se torna bastante real, à medida em que somos apresentados à cultura de seu povo, suas expressões linguísticas, às criaturas que habitam aquele lugar, é perceptível o empenho do autor em cada detalhe, que trouxe vida à Yamesh.

O livro tem capítulos curtos, o que tornou a leitura fluida e para quem ama uma referência, aqui tem um prato cheio, entre filmes, séries e músicas, que transportam a gente durante a leitura, e isso foi algo que me conquistou.

"— Na verdade, perseguimos este estado porque é onde a verdadeira magia acontece. Onde podemos fazer o contato com o nosso… depende da forma que se chama… subconsciente, plano astral ou mesmo apenas estado alterado de consciência. Meu pai, inclusive, teoriza que podemos acessar outros corpos em outros planetas."

Adriana.Hoff 21/08/2020

Yamesh - onde nasce a consciência, de Feu Franco - @projeto.resenhas.literarias
Yamesh – onde nasce a consciência
Feu Franco (em parceria com @feu_franco )
Ano da publicação: 2020
Páginas: 404
⠀⠀⠀⠀⠀
Você já esteve em Yamesh? Não? Tem certeza?
⠀⠀⠀⠀⠀
Austin é um jovem programador que saiu do interior para morar em uma grande cidade e trabalhar na Ninatec, uma companhia de tecnologia. Enfrentando problemas no emprego, a distância de sua mãe e a recém saída de Jean, seu melhor amigo, do apartamento que dividiam, ele leva uma vida medíocre.
⠀⠀⠀⠀⠀
Em uma noite, tentando enganar o tédio e sem acesso à Netflix, Austin resolve baixar um app de relacionamentos. É lá que conhece Shay Ann, uma misteriosa jovem. E, por incrível que pareça, o caminho dos dois se cruza no dia seguinte, no ônibus, voltando para casa do trabalho.
⠀⠀⠀⠀⠀
Austin sempre teve algumas visões e sensações estranhas, mas, quando ele e Shay são pegos numa tentativa de assalto, tudo se expande. O programador simplesmente consegue salvar a ambos acessando as memórias do assaltante! Como isso aconteceu, ninguém sabe.
⠀⠀⠀⠀⠀
Mais tarde, Shay apresenta a ele algumas técnicas e conceitos do ocultismo, crença que é muito forte para ela. Mesmo cético, Austin aceita participar e se surpreende com os resultados. Entretanto, após bater a cabeça e apagar, ele é levado para um lugar muito distante: Yamesh. Yamesh é a contraparte da Terra, ou seja, todos nós temos uma vida lá também, mas só alguns sabem disso!
⠀⠀⠀⠀⠀
Em Yamesh, Austin é Rihu, um guerreiro da tribo Natchi que tem a importante missão de representar o seu povo em uma competição contra os Sulyah. O vencedor do combate decidirá se ambas as tribos, Natchi e Sulyah, entrarão em guerra com os Wengren, povo acusado de atacar seus vizinhos.
⠀⠀⠀⠀⠀
Austin/Rihu deverá compreender o mundo de Yamesh o mais rápido possível e descobrir suas forças para conseguir agir contra as entidades do mal que assolam o lugar e, consequentemente, a Terra (ou Mahlek, como é chamada do lado de lá).
⠀⠀⠀⠀⠀
Estou impressionada até agora com a criação desse universo, que é meio voltado à fantasia, meio à ficção-científica. Se você gosta de um desses dois gêneros, vai adorar a proposta do autor. Mas já vou avisando, o começo pode ser um pouco confuso, pois são muitos conceitos novos e as explicações demoram um pouco para aparecer.
⠀⠀⠀⠀⠀
Mas não estou reclamando dos vários conceitos e até invenções do autor! Pelo contrário, @feu_franco fez um ótimo trabalho construindo um mundo completo, sem falha alguma, com detalhes impressionantemente verossímeis. Em Yamesh, você conhecerá as forças que regem nossas ações, os Veennot e os Doormat, além de criaturas mágicas, como as Feylas e os Phagas, e um novo esporte, o Bachynir.
⠀⠀⠀⠀⠀
Ao embarcar nesse novo universo, você viverá muitas aventuras e terá de colocar em ação toda a sua força e experiência física. As reflexões que a obra promove também mudarão a forma como você vê a vida, especialmente em relação ao sentimento de posse e suas consequências.
⠀⠀⠀⠀⠀
A leitura é fluida e a linguagem, além de criativa, é deliciosa. Li mais de 1/3 do livro em um dia só! Outro ponto que facilita a leitura são as diversas referências ao mundo geek, que dão um toque moderno à escrita e ajudam na criação de sentidos.

Will 16/10/2020

Literalmente, uma viagem
"Yamesh: onde nasce a consciência" estaria completamente fora do meu radar, não tivesse o próprio autor me chamado a atenção para o romance. E apesar da demora, cá estou eu resenhando.

A verdade é que o livro a princípio assusta porque o narrador está falando contigo, assim mesmo, segunda pessoa, contigo aí que está lendo, desse jeito bem intimista. Até a data dada no livro, por questão de dois dias não coincidiu com a data em que comecei a ler. No entanto, o que me prendeu inicialmente foram principalmente os nomes dos capítulos, referências a outros jogos, livros, filmes, alguns mais conhecidos que outros, mas que de alguma forma tinham alguma relação com o que se desenrolava no enredo. E essa relação com o leitor permanece: o protagonista, Austin, é um nerd, como tantos de nós aqui, e à medida em que se descortina esse mundo novo (que prefiro não antecipar) as referências dele não são muito diferentes das minhas próprias, e talvez as ideias não sejam tão diferentes das que eu mesmo teria na sua pele. E quando digo isso, refiro-me a referências bem pontuais e, muitas vezes, bem atuais.

Creio que um dos pontos altos do romance é a alternância entre "mundos" - algo parecido com o que acontece com os primeiros "Assassin's Creed". Temos duas histórias que se desenrolam aparentemente em paralelo, e que aos poucos começam a se tocar, o que também me lembrou "A história sem fim" em alguns momentos. Enfim, é uma viagem de nerdices, fantasia, ocultismo e até um pouco de tecnologia. Se essas coisas te interessam e você não tem muita certeza como podem se misturar, dê uma chance. É divertido, e promete mais.

Pâmela Sampaio 24/09/2020

FANTASIA? FICÇÃO CIENTÍFICA? AMBOS?
Yamesh - Onde Nasce a Consciência é um livro que te conquista aos poucos. Eu demorei para engatar na leitura, mas logo que me envolvi com a narrativa, não quis parar de ler.

A escrita de Feu Franco é boa, o enredo é interessante e prende a atenção de quem está lendo. No todo, eu adorei o livro. Mas tenho algumas ressalvas.

Eu sou daquelas que adora ver referências a outras coisas que gosto dentro de um livro que estou lendo. E Yamesh tem muitas delas. E ainda que eu tenha gostado de vê-las, essas referências se tornam um tanto irritantes em certo ponto, porque são muitas, o tempo todo, em todos os capítulos. Além de ser um pouco de exagero, também poder ser um problema para outros leitores que não estão por dentro da cultura nerd, geek, pop; imagino que seria algo que poderia fazer alguém desistir de ler a obra.

Yamesh é um livro grande, cerca de 400 páginas. E eu sinto que não precisava disso tudo. Há coisas, situações, descrições, que não foram essenciais para a história, e poderiam ter sido retiradas. Ou seja, sinto que o livro poderia ter sido mais conciso, menor.

Mas no fim, Yamesh é uma boa leitura. E fico feliz em saber que há escritores brasileiros se aventurando por esse gênero (ou gêneros) com tanta qualidade de escrita e narrativa.