Yamesh

Yamesh Feu Franco

Resenhas - Yamesh

Elisangela 18/01/2021

Fantástico!
Recebi um convite para ler essa obra e logo aceitei pois esse é meu gênero favorito. O prólogo te prende com um reboliço viciante, o que para mim foi um ponto positivo, já que os capítulos seguinte tendem a ser um pouco mais lentos. Entretanto o mundo "paralelo" é tão bem construído que te faz ansiar por descobrir mais sobre ele. Conta com personagens extremamente carismáticos e cativantes somados a uma escrita leve e divertida, mas muito inteligente. Não tem como não amar.

um livro nos contou 08/10/2020

Resenha por instagram literário @umlivronoscontou
Assim que passei pelo prólogo eu já queria fazer parte dos 51% e nem sabia do que se tratava. Graças a ideia do narrador conversar com o leitor, acho muito instigante.

Aos poucos Austin é apresentado, nerd, geek, seja o rótulo que for usado me identifiquei com ele em várias situações: devorador de café (meu combustível preferido também), amante de séries, e "paranóico" quando se trata de relacionamento afetivo (será que ela me quer, não me quer, quer, não quer?)

As referências a filmes, games, animações e séries são empolgantes. E achei genial o autor ser eclético nas referências, houve desde 9 ½ Semanas de Amor até Guerra e Paz de Tolstói. As referências não são forçadas, ficam naturais e prazerosas de ler. Em várias passagens me peguei rindo, como quando Austin transforma uma simples aquisição de notebook em um embate mitológico.

Austin não só "fantasiava" esses momentos, ele vivenciava acontecimentos que não faziam parte do seu cotidiano, em flashs, como lembranças de um outro plano. Até o dia em que conhece Shay Ann em um encontro inusitado e derepente ele está em Yamesh. Nesse plano ele não é Austin, um programador, mas Rihu, um destemido guerreiro da tribo Natchi. Nessa hora me lembrei do filme Avatar, onde a mente se conecta com outro corpo totalmente diferente do que você esta acostumado. E lá vai nosso protagonista viver Altas Aventuras, tudo aquilo que ele só via como um aficcionado por games. Nessas aventuras ele se depara com rostos conhecidos que para ele representam sentimentos positivos e negativos: desapego, afeto, amor, inveja, ciúmes, destruição, ódio, rancor e guerra.

O que dizer de Yamesh e seu povo? Uma utopia como eles vivem, sem apegos materiais, sem poses, nem os pronomes possessivos eles conhecem. Que vontade de fazer as malas e partir de Malehk (Terra) para Yamesh sem pestanejar! Mas obviamente, lá também existe o Lado Sombrio da Força, que não vai deixar esse paraíso em paz.

Em determinados pontos da leitura fiquei presa nas descrições dos lugares e criaturas, porém o autor auxilia o leitor fazendo referências a locais e jogos conhecidos, basta correr no Google e ter a visualização da paisagem ou criatura bem diante do seu nariz.
🌠.............
Confesso que em alguns momentos eu buguei e não conseguia entender o que estava sendo narrado, porém, maestralmente, tudo é esclarecido ao final do livro.
🌠...............
A Psicologia é assídua no enredo, como Rihu sendo um alter-ego de Austin. Os sentimentos negativos de Austin em Malehk alimentavam outra seres em Yamesh, como uma conexão psíquica entre os mundos. Como se Rihu fosse uma parte não acessada de nosso poderoso cérebro: o inconsciente. Não conseguimos guardar todas nossas experiências e ainda ter consciência delas, mas Austin consegue. E nosso protagonista tem outros poderes mais interessantes.
🌠..................
Tirando a fantasia, Yamesh mostra que devemos acreditar na nossa força interior, que temos poder para mudar situações e pessoas. Cada um tem "sua estrela" e precisava fazê-la brilhar. Porém nos boicotamos quando deixamos dominar por sentimentos negativos de posse, ciúmes, inveja, ódio, rancor. E esses muitas vezes são réplicas de traumas, situações e pessoas que nos afetaram no passado. Mas de todos os sentimentos, Yamesh me provou que a empatia, em um mundo cercado de ódio e rancor, são dons poderosos na incessante busca pela paz. Esse é o verdadeiro poder que devemos almejar, se colocar no lugar daquele que sofre e curar a humanidade com o verdadeiro sentimento de amor: a empatia.
🌠..................
Yamesh tem tudo que uma aventura precisa: cenas de ação, estratégia, comédia, romance, drama e um final surpreendente. Confere, você não vai se arrepender.

site: INSTAGRAM @umlivronoscontou

Gi 07/10/2020

Fantasia brasileira INCRÍVEL
Ontem à noite terminei essa leitura e, diferentemente do que costumo fazer, decidi esperar um pouco para criar minha resenha. Esse é um livro que precisa ser digerido, tanto que, durante a leitura, optei por um ritmo mais lento para absorver a tonelada de informações que recebi.
Li esse livro à convite do autor Feu Franco, e até então nunca tinha visto esta obra. Fiquei curiosa com a sinopse, porém, ainda assim, demorei um pouco para iniciar a leitura.
Fantasia no Brasil, é um gênero escasso, há diversas obras desse gênero, porém, em sua grande maioria, são de autores internacionais, assim, fiquei muito encantada ao encontrar uma fantasia tão profunda e intrigante por um autor brasileiro.
Este é um livro, onde você ficará confuso em diversos momentos (atenção com isso, pois o autor adora te confundir propositalmente), o autor (ou a personagem do livro que controla nosso querido Feu Franco) interage com o leitor e isso torna a leitura inda mais divertida.
Gostei muito das personagens, o empoderamento das mulheres dessa obra é fantástico (Kara você tem o meu coração). Agora, falando do nosso protagonista, teve momentos que quis socar ele? Com certeza. Porém, achei o Austin alguém muito "gente como a gente" em alguns sentidos, como com os erros que ele comete e, apesar de saber que está errado continua, ter seus acessos de raiva, se deixar levar pelo momento, ser impulsivo, nem sempre ser um bom amigo. Lógico, que, em vários aspectos, sua realidade não tem nada a ver com a nossa e não podemos nos identificar, mas esses detalhes onde nos identificamos com a personagem fazem toda a diferença.
Sobre o vilão, eu só queria dizer que eu SEMPRE SOUBE que tinha algo de errado com aquela pessoinha e que ela era o vilão. Porém eu não imaginava que aquele vilão era vilão naquelas proporções, então foi surpreendente nesse aspecto.
Esse universo criado pelo autor é incrível, bem detalhado, complexo e, às vezes, confuso. Demorei um pouco para entender o que estava acontecendo e lidar com aquela tonelada de informações, até agora têm coisas que eu não entendi, porém me diverti muito com esse universo.
Pelo o que entendi, esse é um sci-fi com fantasia (que eu gostei muito e super indico). Façam essa leitura e juntem-se, assim como eu, aos 51%.

Marcelo Martins 01/08/2020

Indescritível
Como falar de um livro tão espetacular em uma quantidade limitada de palavras?

Yamesh, do autor brasileiro Feu Franco, é uma joia rara da literatura nacional. É um livro fantástico, e não por se tratar de uma obra de fantasia, mas por conseguir despertar diversas emoções ao leitor ao longo do desenvolvimento da narrativa.

Ao adentrar nesse universo, conhecemos Austin, um jovem programador de computadores que ao conhecer Shay, uma jovem mulher independente, forte e interessante, sofre um acidente que acaba o levando a Yamesh. O que é Yamesh afinal de contas? Isso meu caro leitor, você terá que descobrir se aprofundando nessa história fenomenal.

Ao longo da trama, experimentamos um conjunto de sensações que emocionam durante a leitura. Presenciamos a evolução de Austin como personagem e como ser humano, pois é fácil se identificar com ele e sentir seus medos, receios e insegurança, da mesma forma que podemos experimentar sua força, coragem e sensatez em outros momentos.

Yamesh, apesar de ser uma obra de fantasia, aborda com qualidade temas relevantes que às vezes não recebem a devida atenção das pessoas, como espiritualidade, equilíbrio, empatia e inteligência emocional. É possível notar a sensibilidade do autor ao descrever os sentimentos, que em algumas passagens do livro podem provocar lágrimas ao leitor.

Eu poderia falar muito mais sobre Yamesh, mas além de ter a limitação de texto que posso expor aqui, não quero estragar a sua experiência, pois você precisa conhecer essa história.

Faça essa viagem, tenho certeza que não irá se arrepender.

---

Gostou da resenha? Corre lá no Instagram e confere a página @lerdepoisdos30. Resenhas, indicações, dicas de leitura e conteúdo literário para você!

Link para o livro na Amazon: https://amzn.to/33cQnGx

Ruh 08/08/2020

Já quero continuação kk
Leitura bem fluida, é escrito em primeira pessoa e de forma bem interativa, possui várias referências não só a cultura pop como alguns fatos históricos também, não conseguir me conectar muito com personagem principal, mas a Shay - menina que ele encontra no App de relacionamento- eu adorei, bem espontânea e cheia de atitudes, adoraria um conto ou talvez um livro sobre ela.

Rosângela Castro 08/08/2020

Simplesmente amei!
Uma história muito bem construída, riquezas de detalhes que me fez viajar totalmente pelo universo criado pelo autor.
Sabe quando você faz uma leitura e se vê dentro da história?
Pois é! O @feu_franco me fez sentir assim.
Uma ficção muito bem construída com riquezas de detalhes, tanto dos lugares, quanto dos personagens e principalmente dos sentimentos do protagonista Austin, tudo de forma muito envolvente. Confesso, ele me fez rir várias vezes. Eu amei as referências de filmes, series e músicas. Tudo Perfeito!
Austin é cara aparentemente comum com um emprego não muito interessante, mas que ele gosta, apesar das cobranças e acúmulos de relatórios para entregar. Formado em programação, leva a vida entre altos e baixos. Aos olhos de todos, passa batido entre a multidão. Mas não se engane...
Por um aplicativo de relacionamento tem seu encontro com Shay, e logo de cara encanta pela moça por sua beleza e jeito de ser. Por acaso ou destino descobre que são vizinhos e o encontro acaba no apartamento dela. Ao entrar nota que Shay é uma pessoa diferente, não só por ser uma mulher muito atraente, mas ela tende ao misticismo. Ele se permite entrar no mundo dela e fica totalmente impressionado. (Ri muito com a cueca rasgada). Como num passe de mágica, tudo muda. Após um ritual de magia e um constrangedor tombo, Austin acorda em outro lugar, em que o tempo passa diferente, com povos de culturas diferentes e com uma nova identidade e a partir desse momento começa verdadeiras aventuras e descobertas. Experiências que ele jamais imaginou que poderia um dia viver.
O que eu posso dizer é que realmente estou muito feliz pela oportunidade de conhecer e me encantar por essa história, pelas aventuras e aprendizados que Austin adquiriu nessa jornada cheia de batalhas e reviravoltas emocionantes que o fez crescer e aumentar sua autoconfiança.
O Autor abordou de forma extraordinária através dos personagens, sentimentos que nos rodeia a todo instante como: ciúmes, inveja, posse e também sobre assuntos como: religião, psicologia e sentimentos que muitas vezes estão ocultos dentro de nós. Além da importância da lealdade e união.
Feu escreveu essa ficção realmente para nos entreter, foi divertido a leitura. Amei fazer parte dos 51%.

Likka 19/10/2020

Sabe aquele livro que aguça a sua curiosidade desde o início? Então, foi assim com "Yamesh".

Austin é um personagem bem divertido e um pouco atrapalhado. Ele é um jovem comum de uma cidade do interior de Goiás que trabalha na área de programação e tem uma rotina monótona na empresa em que trabalha. Porém, tudo muda depois de um encontro inesperado com Shay, uma garota cheia de atitude e envolta por muitos mistérios. Então, quando Austin menos espera, ele se vê em outro corpo em um lugar desconhecido.

É fácil se envolver com a  história e os personagens, todos possuem características muito autenticas e são divertidos de conhecer. A paisagem e os lugares são tão bem descritos que a sensação é de que estamos assistindo a um filme. Em alguns momentos o narrador conversa diretamente conosco, como se ele estivesse em nossa mente, o que é muito divertido e nos faz sentir ainda mais parte daquele universo.

O livro mistura fantasia, ocultismo e ciência, bem como retrata vários sentimentos como ciúmes, rancor e inveja, trazendo uma série de reflexões e ensinamentos. Além disso, o autor faz diversas referências à cultura pop, como filmes, animações, séries e games, o que envolve ainda mais o leitor.

"Yamesh" te fará questionar a sua percepção da realidade e será uma aventura inesquecível!

Aline 21/10/2020

Um mundo da fantasia!
Algum tempo atrás foi indicado esse livro para leitura e para mim foi um grande desafio, porque é muito diferente do que costumo ler. Comecei a ler algum tempo atrás, li apenas 10% e hoje me propus termina-lo e até mesmo surpreendi porque não consegui larga-lo.

O mundo da fantasia é algo interessante, porque deixamos o lado real em busca do imaginário, onde tudo é possível e podemos ser quem quisermos, mas também enfrentamos as mesmas dificuldades e desafios que encontratos no mundo real, esse paralelo entre os dois mundos muito despertou minha atenção e a forma que os personagens foram descritos e tudo que eles representam e suas importâncias na historia, acabou me prendendo totalmente.

Não importa o mundo qual somos presos, o ser humano sempre terá seus momentos de fraqueza, incertezas, decepções, decisões, realizações, sentimentos e fortalecimentos para lutar pelo aquilo que acredita e sonha.

Assim como Austen foi transportado para uma outra dimensão e por mais confuso que fosse teve que lhe dá com as mesmas sensações do mundo real, ele tinha um propósito e lutou com unhas e dentes para realizar-lo, preso entre a realidade e a fantasia, foi um guerreiro, estrategista, amigo, forte e não desistiu para que fosse cumprido sua missão, aprendeu a valorizar e entender o que a vida tem de melhor e pior, soube como é importante o poder das escolhas e as consequências que elas traram para o futuro.

Parabéns ao autor pela história, realmente você conseguiu me surpreender, a história é muito boa e muito reflexiva.

@le.leituras 13/08/2020

Yamesh: onde nasce a consciência
Uma fantasia nacional que me cativou desde as primeiras páginas!

Logo de cara já adorei o fato dos capítulos terem nomes de livros/filmes/séries/músicas e jogos. E as referências continuam por todo o livro, o que facilitou minha conexão com a história.

Austin é um nerd que acaba indo parar em um mundo totalmente diferente, depois de uma situação muito inusitada. Lá ele descobrirá sua ligação com Rihu, um grande guerreiro e terá que ajudar a restabelecer a ordem e o equilíbrio em Yamesh.

Vamos aprendendo tudo sobre Yamesh e sobre viagens pra outros mundos, junto com o protagonista, de forma que, mesmo que a princípio temos a impressão de que vamos ficar loucos com tantos termos novos (Clofinon, Doormat, Dashuri, Feyla, Lakmi, Whaka, Xheloz, Zuehrah?) , conseguimos adentrar muito facilmente na história.

Adorei a ideia da Sincronicidade Entre Mundos: tudo o que acontece em Yamesh influencia de alguma maneira o que acontece em Malehk (Terra) e vice-versa.

Se você, assim como eu, curte histórias como Avatar e John Carter: entre dois mundos, vai amar esse livro.

Feu Franco criou um universo com suas próprias criaturas, mitologia, crenças e culturas. Mas, além da fantasia, pude sentir uma forte crítica à sociedade, o que deixou a história mais interessante ainda!

O livro tem momentos de aventura, mistério e tensão, mas também é cheio situações engraçadas! Eu adorei e recomendo muito

Não é preciso fazer planos mirabolantes, táticas metódicas ou até estratégias cósmicas. Às vezes, as coisas simplesmente acontecem.

Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que enfrenta o medo. Por isso, tem que fazer aquilo que acha que não consegue.

Beatriz Araujo 16/09/2020

Adorei
Acabei de terminar o livro e ainda to com a cabeça explodindo, então perdão se essa resenha ficar um pouco jogada e sem ordem kkkkkkkk simplesmente achei incrível o que o autor fez, o jeito q ele conversa com a gente durante e até depois da leitura deixa aquela sensação de que é tudo real! O início pra mim foi mais complicado, o que acho normal em livros de fantasia, porque ainda tava me familiarizando com todo o universo, mas, depois que consegui entender, o livro voou!!! Tudo bem desenvolvido, super bem encaixado, até mesmo a parte que eu tinha ficado irritada com o personagem principal teve uma importância mais na frente, e foi ótimo ver ele crescendo. No início, eu achava q podia já falar com propriedade que as partes em yamesh eram minhas favoritas, mas olha, agora já não sei dizer, gostei muito de quando ele ia, mas tbm ficava super curiosa pra ver o q ia rolar na volta... Mas enfim, adorei, leiam!! E quero livro 2!

Minhas.Versoes 03/12/2020

Autoconhecimento
A história é sobre Austin, um programador iniciante, cheio de problemas comuns aos jovens de início de carreira: pouco dinheiro e pouco tempo disponível para os afazeres além do trabalho. Sonha em criar uma empresa própria junto com o amigo Jean, que vivia no mesmo apartamento até pouco tempo, até decidir ter relacionamento sério com a namorada Kay. Já Austin é solteiro, decide gastar o pouco tempo livre em um aplicativo de namoro e ali encontra a mulher responsável por começar a mudar sua vida e transformá-lo no narrador de sua própria história.
Yamesh: Onde Nasce a Consciência é uma aventura de fantasia cuja narrativa mescla a ficção e a realidade, fazendo do protagonista alguém capaz de conversar com o leitor ao revelar a própria história. Possui representatividade. É um livro bem interessante.

Recomendo a leitura.

@zurcenila 19/08/2020

Resenha (Livro) Yamesh - Feu Franck
?Estou muito feliz em poder trazer mais um livro nesta série de novos autores. Já tinha visto algumas publicações aqui no Instagram e em outras redes sociais sobre esse livro e estava bem ansiosa em conhecê-lo. A história é muito inteligente, mistura gêneros como fantasia e distopia e passeia de forma sensacional pelo universo fantástico e mitológico.
?Esta é a história de Austin, um estagiário da empresa Ninatec que acabou de ser promovido para o cargo de Programador Jr, mas isso é só um detalhe... Gostei muito de essa história ser contada em primeira pessoa e de o narrador conversar com o leitor nos desafiando a entrar em seu mundo e conhecer melhor sua história.
?Em um momento em que tudo dá errado, seus prazos no trabalho estão curtos, seu computador queima, seu pacote da Netflix foi cortado e daí por diante, Austin resolve instalar um aplicativo de namoro no celular e é assim que ele conhece Shay.
?Quando Austin ?vira? Rihu, o guerreiro de Bachinir em Yamesh, com a função de reestabelecer o equilíbrio do lugar, a aventura começa e é inevitável um mergulho de cabeça nessa história.
?Depois de dois dias Austin retorna à Terra e percebe que ?o tempo parou? enquanto ele estava fora. Confuso e bastante curioso sobre a experiência que passou, ele busca entender o que aconteceu e vai contar com a ajuda de Shay e Lloyd (cientista e pai da moça) para descobrir o que aconteceu e todos os outros enigmas que envolvem a história e o atordoam.
?Enveredei com gosto em uma viagem astral, sobre mundos paralelos, evolução do ser, magia, ocultismo à medida que todos esses temas me foram apresentados de forma impecável.
?A história é cheia de reviravoltas, com muitos personagens secundários que se tornam fundamentais para a evolução e desfecho e é preciso estar atento para não se perder na trama. Isso não é uma crítica, é uma característica comum em livros de fantasia.
?A narrativa de Feu é sagaz, com aquele ar cômico inteligente que faz a gente navegar pelas páginas sem perceber o adiantar dos ponteiros do relógio. Eu fiquei encantada com a história, com o tom como ela é contada e é claro com a capa desta edição.. só fico pensando em um livro desses na minha estante! E você? Gosta de histórias fantásticas? Conhece esse autor ou essa obra?

#feufranco #yamesh #resenhaliteraria #novosautores #euleionacional

Thais 29/08/2020

Para quem adora viagens a mundos paralelos e aventuras, essa pode ser uma ótima leitura.

Daniel 29/08/2020

Simplesmente I-N-C-R-Í-V-E-L
É um livro simplesmente I-N-C-R-Í-V-E-L. É muito envolvente e muito bem escrito, exatamente do tipo que me faz ler dezenas de capítulos de uma única vez.
A história é contada em um ritmo muito fácil de acompanhar, o que torna a leitura extremamente prazerosa. O autor consegue conversar com o leitor de uma forma bastante natural e instigante, tanto que em muitos momentos de quebra da quarta parede, me
questionei se o universo de Yamesh não é real.

Existem diversas referências durante a trama, o que pode ser facilmente observado nos títulos dos capítulos. O enredo me lembrou um pouco a história de Avatar (o filme com os aliens azuis) e de Zelda: A Link to the Past pelo personagem transitar entre dois mundos diferentes que estão de alguma forma conectados. Toda a cultura dos Natchi, de uma comunidade unida e com senso de coletivo, me lembram bastante o povo Na'vi de
Avatar.

Algumas questões interessantes aparecem durante a história de uma forma bem natural, como sexualidade, identidade de gênero, empatia, suicídio, colonialismo, assédio ... e provavelmente muitas outras que posso não ter percebido (ou recordado) em um primeiro momento.

O livro pode ser um pouco confuso devido aos vários nomes diferentes do universo Yamesh, mas não foi nada que, particularmente, tenha criado dificuldades na compreensão (e também existe um glossário que pode ajudar).

Definitivamente vale a pena a leitura se você gosta de viver aventuras e fantasias.