Yamesh

Mih 25/08/2020

Fantasia de Qualidade
Título: Yamesh - Onde Nasce a Consciência
Autor: Feu Franco

Trata-se de uma fantasia brasileira de ótima qualidade!

Os personagens são incríveis, diferentes entre si e isso instiga e aumenta as possibilidades na mente do leitor.

Austin é um rapaz nerd, muito introspectivo e inseguro.

Um dia conhece Shay por obra do destino ou nada é coincidência e ela o apresenta ao mundo de suas crenças.

Em um ritual guiado por Shay, Austin entra em gnose e é guiada para uma "outra realidade".

Indo parar em Yamesh e agora ele não é mais Austin o introspectivo ele é Rihu o grande guerreiro da tribo Natchi.

E vai ter que aprender a explorar e conhecer a mente de Rihu onde agora também hospedara sua consciência.

Uma jornada de conhecimento onde o personagem irá amadurecer muito e também terá que aprender a dominar sua técnica de gnose.

O universo criado é fantástico e a trama continua até o fim com descobertas e surpresas para o deleite dos leitores.

O livro é ótimo, bem escrito à história é amarrada a leitura flui muito bem de maneira entendível.

O autor faz várias referências ao mundo da cultura pop, encaixando feito luva com a personalidade de Austin.

É leve e divertido, e a narrativa te envolve e convida a fazer parte conversando diretamente com o leitor.

E nos faz ter uma ótima reflexão sobre os nossos sentimentos.

Não vou dar detalhes pois não quero estragar a surpresas que terão nesta jornada.

Conta-me
Já ouviu falar desse livro?
Ficou curiosa para conhecer mais dessa fantasia?
Deixe um comentário

Instagram : @comquallivroeuvou

site: https://comquallivroeuvou.wixsite.com/website

Aelita Lear 12/08/2020

Tem como ir para Yamesh?
Yamesh é uma fantasia que conta a história de Austin, um jovem inseguro e sem muitos conhecimentos ocultos, que é surpreendido quando conhece Shay, mulher misteriosa e cheia de segredos. No primeiro encontro com a garota, Austin é levado para uma realidade alternativa, Yamesh, e descobre um mundo totalmente novo.
O livro demonstra conceitos muito interessantes, como Magia do Caos, Gnose e Servos, e leva ao leitor um conhecimento sobre eles, fazendo-o questionar sua própria realidade. Num jogo interessante de participação do personagem, o autor brinca com nossa própria mente e nos faz querer ler mais e mais.
Já no prólogo eu percebi que esse livro seria ótimo, e no decorrer dele eu percebi que o autor veio para ficar, já que demonstra exímia noção de escrita. A leitura é bem agradável e bem feita. O livro é cheio de ilustrações no meio, fiquei admirada com a perfeição da diagramação.
Ele é cheio de frases interessantes, bonitas. É um tipo de livro que você precisa grifar para guardar todas elas. Uma das que eu mais gostei foi: "E esse foi o momento em que aprendi que o destino não chega sem a cumplicidade da vontade e do instinto".
O final é surpreendente e interessante, recomendo demais a leitura!

Evaldo7 28/02/2021

Um livro não tão comum, como estamos acostumados.
DLL21: De autor Brasileiro nunca lido.

Yamesh é um livro que aborda a história de Austin, um programador com uma vida normal e um emprego normal. No entanto a partir de um encontro inesperado, teve a sua vida transformada ao adentrar um mundo repleto de aventuras inesquecíveis e fantásticas.

A história é apresentada pela experiência de Austin, onde vamos conhecendo a sua rotina, sua forma de pensar e também seus receios. No inicio da leitura, confesso que fiquei um pouco confuso pela mistura dos eventos que vai acontecendo. No entanto acredito que a proposta do Feu Franco é era nos fornecer em pequenas doses homeopáticas aspectos do fantástico mundo que foi concebido pelo autor, para nós leitor vivenciarmos as experiências e as novidades de um mundo novo.

Com o decorrer das aventuras e conforme vamos avançando e desbravando esse novo universo, já ficamos mais familiarizados e "naturalizados" com os personagens.

E uma estratégia que achei muito legal, foi a questão de romper 4º barreira. Em alguns momentos sentimos o protagonista falando com a gente, o que facilita a imersão na história.

Os personagens apresentados são incríveis, com histórias incríveis e também a representatividade que cada um manifesta durante as histórias.

E claro, as referências que são usadas e empregadas nos discursos dos personagens são incríveis o que facilita mais uma vez a imersão .

E agora Feu Franco, fico ansioso para continuar a jornada.

"Eu estava no limiar entre os dois mundos ou dois tempos. Os perfumes tocavam melodias, meu sentidos se misturavam, e as rosas cantavam, os sons exalavam. O vento, aquela brisa derramava o sabor do carinho. As plantas tocavam a amizade, o barulho cheirava a desejo, e o ar invadiu, meus pulmões, inundando-os com a vontade de voltar a Yamesh e corrigir a bagunça que havia causado.

Felipe 06/10/2020

J.R.R. Tolkien, C.S Lewis e outros autores de fantasia são vistos como cânones no estilo em todo o mundo. Em contrapartida, no Brasil há um parco estímulo à formação de escritores, o que tem como principal consequência o fato de narrativas fantásticas haverem sido enquadradas na Literatura de baixo escalão durante muito tempo. Nesse contexto, “Yamesh: onde nasce a consciência” emerge como uma história inovadora pertencente a um patamar superior ao da maioria dos livros de fantasia publicados no nosso país.

Na trama, Austin é um programador de softwares que trabalha na empresa Ninatec. Sua vida é simples. Em certa ocasião, não consegue assistir ao episódio de uma série na Netflix por problemas com o pagamento da assinatura. A situação se agrava no momento em que o seu computador decide quebrar.

Com o tempo, esses problemas foram sendo resolvidos. Enquanto isso, Austin instalou um aplicativo em seu celular. Certo dia, ele conhece Shay e em pouco tempo entra no estado de gnose. A partir desse estado, em momentos de dor, medo ou meditação o protagonista da história é levado a Yamesh.

Em Yamesh, Austin assume a forma de Rihu, um guerreiro de feições indígenas destinado a participar de uma grande guerra com vistas a defender a sobrevivência de sua tribo. Em Yamesh, a noção de tempo é distinta da Terra. Dias na Terra equivalem a minutos em Yamesh, por exemplo.

A narrativa de Feu Franco é coesa e fluida. Isso permite que uma leitura mais rápida seja feita sem prejuízos na compreensão da história. Ela ocorre em primeira pessoa. Narrar uma história nessa pessoa do discurso a tornaria parcial e não contemplaria o ponto de vista de diversos personagens caso ela fosse escrita por um autor destituído de talento.

Em “Yamesh”, o uso da primeira pessoa do discurso é um recurso que apreende a atenção do leitor, isso sem mencionar o diálogo entre autor e leitor em alguns momentos do enredo. Além disso, ao narrar a história em primeira pessoa, Feu Franco não se esquece de expor a perspectiva de personagens importantes.

Outra característica marcante da narrativa reside em sua intertextualidade. Livros, filmes, séries e animes são mencionados ao longo de todo o enredo. Stephen King é um autor habituado a inserir referências à cultura pop em seus livros, e acredito que ele tenha inspirado esse aspecto da narrativa de "Yamesh".

Conclua a leitura da resenha no blog.
Caso tenha gostado da resenha e deseje ler outras nos mesmos moldes, siga-nos no instagram: @literaturaemanalise

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2020/10/resenha-yamesh-feu-franco.html

Larissa.Candido 23/04/2021

Uma viagem sem sair do lugar
Uma aventura em um lugar totalmente diferente, com povos diferentes, animais e palavras totalmente novas, (de inicio isso se torna um pouco confuso mas depois que você pega o jeito a leitura flui de uma maneira sem igual), isso é o que podemos definir de uma forma mais básica o que é Yamesh.

A história toda é contada pelo jovem Austin, um programador junior, que logo no início já expõe alguns de seus problemas como a falta de dinheiro e tempo. Após Austin conhecer Shay, uma mulher misteriosa e que gosta de magias, Austin é levado para um lugar totalmente novo onde ele está no corpo de um guerreiro, com o nome de Rihu.

Com Yamesh quase entrando em guerra, Rihu deve fazer suas escolhas como paz ou guerra, e principalmente entender como aquele mundo funciona, já que a mente de Rihu traz apenas alguns pontos ao jovem Austin.

Confesso que no inicio me senti um pouco perdida na questão do novo vocabulário e fatos, foi necessário parar um momento para que eu lesse com mais calma e precisão, mas isso não diminui o fato do livro te prender e te fazer querer entender um pouco mais sobre aquele mundo, trazendo consigo diversas reflexões a cerca do comportamento humano. Outro ponto muito interessante é o rompimento da 4° parede, onde o narrador "conversa" com o leitor trazendo uma empolgação maior para a continuação da história.

Gostei bastante do livro, dos personagens e principalmente da escrita. Acredito ser uma boa leitura pra quem queira viajar em uma aventura sem sair do lugar!! Muito sucesso pra você Feu, espero poder viajar mais vezes para Yamesh em outras oportunidades, e observar Malehk de longe!!!!

ToniBooks 18/06/2022

Um mundo em gnose
Confesso que tive uma certa resistência em ler uma ficção/fantasia de um autor brasileiro, pois a maioria dos romances ficcionais que chegam em nossas mãos são traduzidos de línguas estrangeiras, notadamente do inglês. Mas Feu Franco se saiu muito bem. Yamesh - Onde Nasce a Consciência - pode ser considerada uma saga psicológica, com elementos fantásticos e recheada de mundos e personagens místicos. Gostei.

Rafa 29/05/2020

Muuito bom
Com a narrativa na primeira pessoa o personagem e típico nerd chamado Austin, narra uma verdadeira aventura ao ter de lidar com seus problemas banais do dia a dia ao mesmo tempo que busca entender uma "ligação mental" com um guerreiro (Rihu) de outro planeta chamado Yamesh e que encara problemas ainda maiores.

Graças a forma que o Austin encara as coisas e ver tudo a sua volta, sempre com um comentário bobo ou uma referência no "estilo Austin de ser", mesmo nos piores momentos kkk deixa a narrativa bem leve e cativante.

Instagram: @rafaelfernandes_br

Naosoualoucadoslivros 23/10/2020

Ser ou nada ser?
[...] Olhei para trás e, da mesma forma que tinha ficado feliz ao ver os muros de Montseny se aproximando dias antes, senti a alegria de estar rumando ao meu destino, de ter algo pelo que lutar, de acreditar que posso fazer a diferença para aquelas pessoas. E assim avistei os mesmos muros se distanciando e representando, para mim, um limiar de aspirações. Entrei cheio de medos e inseguranças; saí mais cheio ainda, porém, agora também com propósitos.
?? Austin, um rapaz qualquer, sem muitas expectativas de vida, vivia e para ele até que estava bom. Tinha seus amigos Jean e Kelly, sua mãe e ok. Bastava. Trabalhava como um ciberescravo e já é demais estar feliz com isso, não queria aquilo pro resto da vida, almejava abrir sua própria empresa com o Jean. Ah, também queria um alguém pra chamar de seu, sabe... Ele então meio que encontra e desencontra e... No meio de tantas coisas estranhas que acontecem, descobrir quem ele é, acaba por ser um mistério. Dois mundos ou mais? Pessoas ligadas por estrelas? Personalidades mescladas? Dois caminhos ou vários? Compromisso, respeito e honra são chaves mestras, nesse universo mirabolantemente cabuloso que é Yamesh.
[...] E, quando a cumplicidade e a sinceridade envolvem o entusiasmo de dois seres tão diferentes e tão iguais, um novo universo se cria e o velho se expande.
?? Esse livro proporciona uma experiência diferente com a leitura, muitas aventuras, pistas, segredos... Informações e mais informações, ficar desatento não é uma opção. Com personagens reais, irreais (talvez?!), místicos... Yamesh te impulsiona a pensar quem és e o que os outros veem em você.

Tigre 26/03/2021

Simplismente Inspirador
Yamesh é de fato impressionante. A forma como na "orelha" do livro e nas primeiras páginas somos confrontados diretamente pelo narrador, com nomes, personagens e termos completamente desconhecidos é simplesmente genial! Todos esses elementos só fortalecem mais a clara ideia de que há algo que não sabemos, de que existe um universo de descobertas possível e de que o narrador sabe muito sobre nós.

Os personagens são extremamente humanos,com reações e construções de personalidade extremamente naturais. A constante quebra da 4a parede e a linguagem simples, porém eloquente do protagonista ao expor para nós os fatos, são fundamentais para gerar essa aproximação e são feitas com maestria.

Outro elemento notável é a sensação de progresso ao ler o livro. Em nenhum momento nós somos atrasados na narrativa, o protagonista mesmo parado está sempre em movimento e sempre progredindo independente de qual "realidade" ele se encontra. Todos os elementos desse cenário riquíssimo que é Yamesh são completamente coesos e mesmo o místico e fantástico tem uma pitada de científico e de realidade.

A cada frase, cada capítulo, cada desafio, eu me sentia descobrindo mais sobre o mundo (junto ao protagonista). A leitura de Yamesh é completamente imersiva, quanto mais você lê mais você quer ler. Eu obtive tantas respostas mas ainda me mantenho um completo ignorante, pois mesmo no fim dessa jornada as possibilidades são infinitas.

Eu amei estar junto a Austin e Rihu ( e todos os outros), mas para mim a jornada dele está completa. Ainda assim eu aguardo ansiosamente por uma continuação, talvez não mais tomando a Terra ( ou Malehk) como referencial principal e sim outro plano.
Eu anseio, ansiosamente por fazer parte do 51%.

Charlie54 21/10/2020

Universo fantastico!!
Austin é um programador levando uma vida normal, mas ao conhecer Shay ele mergulha em um universo mágico e fantástico.
Por meio da gnose ele viaja para Yamesh e se vê no corpo de Rihu um guerreiro de uma tribo que vive no meio da floresta. A tribo de Rihu está tentando ficar longe de uma guerra que está se aproximando, mas quando Austin assume o lugar de Rihu as coisas mudam.
O começo da história foi lento e confuso, mas depois as situações que nos era apresentado nos fazia querer mais. O autor sempre dava um jeito de falar diretamente conosco e eu achei isso interessante, sem contar todos os personagens carismáticos e bem desenvolvidos que nos foi apresentado.

Nanna - Livraneios 24/05/2020

Muito bom!
Yamesh é um livro grandioso que se disfarça como fantasia. Nele, além de toda a mitologia desenvolvida com cuidado e maestria, o autor também inclui reflexões sobre o comportamento do ser humano - principalmente o conceito de posse - e seus sentimentos. De forma divertida, a trama se desenvolve nessa nova dimensão.
A narrativa desenvolvida por Feu faz com que o leitor avance na obra com sede pelos acontecimentos seguintes e curiosidade para desvendar as questões junto do protagonista. Tudo isso de maneira leve, descontraída e muito didática. Recomendo!

Phael 04/03/2021

Uma escrita e narrativa baseada em referências
Ta ai, um livro nacional repleto de fantasia e para complementar cada capítulo trás consigo um título de referência a alguma série/filme/música/livro/jogo popular.
O livro intercala os tipos de narrativa, uma hora em 1ª pessoa, interagindo com o leitor, outra hora em 3ª falando sobre o próprio autor do livro.
Bem repleto de detalhes a história (não chamo de estória porque seria desrespeito com o trajeto entre dimensões do protagonista) se desenvolve em um tempo ideal pra todos os acontecimentos.
O protagonista não cativa e os nomes são difíceis de se gravar/associar aos personagem, a razão é simples, cada personagem possui pelo menos 2 nomes, por vezes 3, isso faz com que o leitor se perca um pouco (pelo menos no meu caso).
O autor sim cativa, principalmente porque ele se fez coadjuvante na própria arte, chegando a ?diminuir? seu talento em suas últimas páginas, só pra aumentar a trama e instigar.

Matildes 19/12/2020

Ler é viajar até outras galáxias, muito além da imaginação
O livro já começa com a promessa que vai prender a nossa atenção, nos encantar e, encanta mesmo. Nos levando a um universo desconhecido e tão familiar, uma realidade paralela, não como em outras dimensões, mas sim em outros mundos, em um lugar distante, talvez uma galáxia perdida, como algo do tipo de um teletransporte da consciência. Onde o personagem se aventura conhecendo outras formas de existência humana, compartilhando a vida de outra pessoa nesse outro mundo chamado de Yamesh.

A fantasia encontra um campo fértil desenvolvida entre o ocultismo e a realidade virtual, com uma pegada pós-moderna. O encontro entre uma mística e um programador de software. Com abordagem, digamos necessárias, sobre questões pertinentes à realidade atual, tais como transexualidade, empoderamento feminino, machismo estrutural, posicionamento político, desapego, liberdade e outros conceitos formadores da nossa estrutura social.

É claro que o livro é cheio de referências geek/nerd/hipster, situando o leitor em universos que lhe são familiares e envolvendo-o cada vez mais nesses emaranhados ilusórios mundos convergentes. Tudo isso escrito por um autor brasileiro, com uma linguagem corriqueira do nosso dia a dia, como o cachorro quente da esquina, o prato com feijão, arroz e carne moída, nos remetendo ao conforto da nossa própria casa.

Com todas essas abordagens, circulando por vários temas, ainda penso que a ideia central do livro é a empatia, o poder de se colocar no lugar do próximo sem julgamentos. Saber que cada um tem a sua luta diária, seus erros e acertos, a sua própria história. Que são as escolhas de cada um, ou os desafios enfrentados que formam cada personalidade, das quais afloram qualidades ou defeitos. Tendências a comportamentos obsessivos ou a uma vibe positiva.

Sem esquecer que o livro promete continuação e um convite para acompanharmos a saga :)

Dri 13/08/2020

Que leitura!
Título: Yamesh – onde nasce a consciência
Autor: Feu Franco
Editora: Independente
Nota: 5

Gostaria de começar comentando que o autor foi genial!
Yamesh é um lugar incrível onde o Austin consegue chegar através da Gnose, segundo o livro as pessoas têm suas estrelas tocadas em suas outras metades em Yamesh, mas apenas algumas têm o poder de permanecer mais tempo por lá.
“Te vejo lá às vezes. Inclusive, foi assim que cheguei até você, mas a sua estrela apenas visita sua outra metade.”
Neste outro mundo tem outro cara parecido com ele, é ele, mas tem suas memórias diferentes do Austin da terra fazendo com o que ele tenha lembranças e conhecimentos de Yamesh mesmo sendo a primeira vez que sua mente Austin chegue a esse lugar. Calma, parece confuso, mas você vai conseguir entender!
De início eu fiquei um pouco confusa com a forma que o autor resolveu abordar o leitor, quebrando a quarta parede, onde o personagem conversa com quem resolveu pegar o livro para ler. Porém foi também essa conversa que me deixou ainda mais curiosa para saber o que estava acontecendo.
“Tive que te enviar pequenas mensagens que te influenciaram sem que você percebesse. Não se chateie comigo, não estou te manipulando, você vai entender o motivo.”
O livro aborda muitos conceitos interessantes sobre magia, ocultismo, mundos paralelos, mas todos trabalhados com muito respeito e propriedade. Quando Austin chega à Yamesh, ele descobre que sua mente de nerd está em um corpo de um guerreiro e a partir daí começa a mesclar os dois conhecimentos.
O personagem passa a ir e voltar de Yamesh, mas sempre carregando um aprendizado novo e com esses aprendizados ele sabe o que fazer quando certo fator passa a prejudicar a vida de todas as pessoas em Yamesh.
Outro ponto a se destacar são os títulos dos capítulos, cada um é formado por nomes de filmes, séries, jogos, corroborando ainda mais com o título de nerd do Austin e eu, como não sou boba nem nada, amei encontrar várias coisas da cultura pop que eu acompanho. Ah, o final dá até um nozinho na garganta.
Recomendo muito o livro para quem busca se aventurar em uma história inovadora escrita por um autor nacional.