O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas -

Léo 30/10/2022

De Tirar o Fôlego
Muuuuuuuuuuuuito mistério! Isso define bastante o livro praticamente quase todo. Repleto de uma ficção científica de tirar o fôlego. Não dá pra parar assim que sua atenção engata na história. Certamente lerei os livros seguintes.

Aline 16/05/2023

O Problema Dos Três Corpos
Um livro com pouco Ibope, infelizmente. Vencedor do prêmio Hugo 2015, uma leitura preciosísima para admiradores da esplêndida ficção científica contemporânea.
O problema dos três corpos transporta o leitor por meio do contato entre civilizações, da astrofísica, da matemática teórica, da física de partículas, dos jogos de computador, da história da China, de questões políticas e ecológicas ? E tudo isso com a roupagem de um suspense policial.
A história se passa na China com passagens durante a guerra fria e atualidade. Muitas referências a história, mitologias e as contribuições dos grandes gênios da humanidade.

Edilinda 06/07/2023

Na obra "O Problema dos Três Corpos", a humanidade faz uma descoberta assombrosa: uma forma de vida alienígena está em rota de colisão com a Terra. Essa revelação dá origem a diferentes facções de opiniões, incluindo grupos que defendem a invasão alienígena como uma potencial salvação para a humanidade.

A obra literária, como todo, é sensacional, abordando assuntos de física e filosofia de maneira notável, vale a pena ser lida.

Natalia Reis 05/07/2023

Nunca achei que ia gostar de um livro tão teórico
Preciso começar falando que essa não é uma leitura para todo mundo. O livro, O problema dos três corpos traz no título um problema que, aparentemente, existe na física da vida real. Pasmem!
A história do livro é complicada de explicar sem acabar entrando em detalhes que possam ser considerados spoliers, então vou tentar só falar os pontos positivos e negativos na leitura.
Gostei das personagens apresentada, confesso que o Da Shin foi o meu prefiro de todos apesar da prepotência dele. E o fundo sendo a revolução cultural chinesa foi algo novo para mim, pouco sabia e muitas vezes tive que parar a leitura, pois me pegava curiosa com acontecimentos apresentados no livro.
O jeito que o autor sustenta e leva o mistério ao decorrer do livro também foi algo que me fez ficar vidrada na história.
Mas como nem tudo são flores, preciso confessar que a leitura se tornou maçante em muitos momentos pelo excesso de explicação científica que fez com que eu me desprendesse do enredo e isso afetou bastante minha experiência e minha leitura, principalmente no capítulo sobre o Sofons.
Eu definitivamente recomendo a leitura e vou continuar essa trilogia.

@leoruanoliveira 12/04/2024

Excelente ficção
Ótima leitura de cabeceira, pra passar o tempo e refletir sobre a vida. A grandeza do universo. Estou lendo antes de ver a série

Carlos531 09/01/2022

Um dos melhores livros que já li!
Se você gosta de thriller político, história, drama e, claro, ficção científica, não deixe para ler depois este livro!

Instigante, triste, acelerado, misterioso, são alguns adjetivos que podem ser utilizados para elogiar está obra, que muito me surpreendeu pela escrita, pesquisa e personagens que chamam muita atenção quando apresentados. Todos eles têm sua importância, e cumprem incrivelmente seu papel na trama do livro.

Se você não conhece este livro, que é o primeiro de uma trilogia, procure, compre e leia! Vocês vão se surpreender com esta incrível história.

Boa leitura para todos, um abraço e até a próxima!

urbenave 05/12/2022

Instigante, mas?
A ideia principal do livro é boa, mas envereda por complexidades teóricas desnecessárias, às vezes. Trechos em que se apela para uma leitura dinâmica são comuns e isso nem prejudica a compreensão.
De qualquer forma é um livro interessante e é o primeiro livro escrito em lingua não inglesa a ganhar o prêmio Hugo.

Vale a leitura e deixa a gente curioso a respeito do restante da série.

Lais.Souza 01/05/2024

Cheguei nesse livro por meio da série, e digo que o livro é 1000x melhor. Já havia gostado da série mas a história original é algo expendido.
Tendemos a achar que uma ficção científica será sempre complicado de entender, mas o trabalho de simplificar que o autor faz nesse livro é maravilhoso. Além do cenário ficcional bem construído, os temas sociológicos e antropológicos são bem explorados e entrelaçados com os conceitos da física.
A escrita é fácil e boa de ler, o livro não fica maçante, pelo contrário, é repleto de dinamismo.

Renata_ Pandora 04/06/2023

Matemática e física como nós conhecemos nunca existiu de verdade e que não sabemos nada sobre o universo que nos cerca. Em meio a revolução eles estavam buscando vida extra terrestre. Aí vem os suicídios e a carta da Yang " Todas as provas apontam para uma única conclusão: a física nunca existiu nem jamais existirá. Sei que o que estou fazendo é irresponsável. Mas não tenho escolha."
Aqueles eventos de contagem regressiva me deu angústia e me deixou perturbada de verdade. Essa força era real e estava mexendo com Wang e comigo.
O jogo de VR super instável e sem padrão, era sobre evolução científica das espécies, se mostrou se o mundo "real" Trisolares, cavando nossa evolução, se preparando para impedir nosso avanço.

Silvia Sousa 16/10/2023

Olhe para cima kkkkk
Se me perguntarem vou falar a vdd e uma leitura fácil??! Não , não é! Mas nem por isso vc deve deixar de ler, física, matemática e tudo que envolve esses assuntos nunca me chamou a atenção(minto uma vez, a muito tempo li um livro chamado O Teorema do Papagaio, recomendo a leitura ??). Mas voltando a este livro, como disse não é uma leitura fácil se vcs é como eu e não curte exatas, nos trechos de explicações sobre físicas etc eu confesso que boiei um pouco, mas a trama em si e fascinante, e me prendeu, até mesmo me apeguei a uns personagens como um policial que muitos querem acerta a cara dele, assim com um certo cientista (na minha mente ele é fofo) e é claro não poderia meu odeio eterno a umazinha aí que nem vale a pena mencionar. E é isso! Agora partiu livro 2???

lala monts 01/04/2024

Eu n sei absolutamente nada sobre física quântica porem eu gostei o livro ele foca bastante nesse lado da matemática,astronomia e essas coisas e eu não sei nem matemática básica direito mais o livro sempre deixa no roda pé explicando para pessoas burras como eu do que os personagens estão falando. Queria que o livro focasse mais nos alienígenas porem como é uma trilogia acho que eles possam aparecer mais

Elvis23 04/04/2024

O Problema dos Três Corpos, primeiro livro da trilogia homônima do autor chinês Cixin Liu, é uma obra de ficção científica épica que tece uma complexa narrativa entre a ciência, a história e a filosofia.

A história se inicia durante a Revolução Cultural Chinesa, acompanhando a astrofísica Ye Wenjie, que se envolve em um projeto secreto do governo. Através de eventos misteriosos e intrigantes, ela se conecta com uma civilização alienígena de um planeta chamado Trissolaris, onde o caos climático impera.

Thiago Leôncio 05/12/2022

Incrível
Cinco estrelas e favoritado.

Que livro incrível, simplesmente sensacional. Todos os elementos e fatos da narrativa são conectados de forma magistral pelo autor. Adorei a mistura de ficção científica com contexto histórico da revolução chinesa. Certamente um dos melhores do ano, e quem sabe uma das melhores ficções que já li.

Renata 21/02/2023

Ficção cientifica raiz
Esse livro me faz recordar classicos da literatura cientifica, como Asimov. As partes cientificas são explicadas de forma mais simples, para facilitar a compreensão dos leitores. Entretanto, pode ser um pouco cansativo para quem não tem interesse nos temas abordados. Outro ponto positivo e chama a atenção, é o contexto histórico em que se passa parte da história. É interessante observar, do ponto de Vista de um chines, as consequencias para cientistas e cidadaos comuns da revolucao cultural na China. Outro ponto a se comentar é o Estilo oriental de escrita do autor, que pode causar estranheza para quem não teve contato previo. Mesmo assim, pela nostalgia, tensão e história, é um livro que realmente o prêmio Hugo.

Queila 10/09/2023

A leitura é um grande desafio para entender as noções de matemática e física quântica, mas é, ainda assim, instigante para saber o desenrolar da história. O livro nos faz refletir que estamos sempre prontos a julgar e condenar toda a humanidade pelo erro de alguns, enquanto, somos ingênuos de achar que habitantes de outros planetas com conhecimentos avançados tem a moral mais elevada.