Flow

Flow Mihaly Csikszentmihalyi

Resenhas - Flow

Felipe1503 06/05/2024

Um livro bom para refletir sobre como se comportar e como interpretar as coisas da vida que acontecem com você ao seu redor. Porém, eu achei a leitura um pouco massante e achei ruim a forma q o livro foi organizado ( letra pequena e pouco espaçamento ), parecia que eu tava lendo um texto da faculdade.

Le_deleitura 03/05/2024

A felicidade não é algo que acontece. Não é o resultado da boa sorte nem do acaso aleatório.

•Flow examina o processo de conquistar a felicidade mediante o controle da vida interior.

(Em meu parfil do instagram @le_deleitura comartilho mais dos livros que leio).

Lulu 08/04/2024

Muito interessante
Não é um livro simples e de fácil compreensão. O autor aborda temas e conceitos complexos da filosofia e da sociologia. Isso deixa a leitura um pouco cansativa, mas, mesmo assim, é um livro muito interessante.

euathos 27/03/2024

Vc já se sentiu em estado de Flow?
Todas as vezes que alguém me via lendo este livro, me perguntavam se era um livro de auto-ajuda e se prestava... Mas como o próprio autor coloca nas primeiras páginas, este livro não tem como fim ser um livro de auto-ajuda, com dicas e regras que garantem a felicidade. "Flow" é na verdade um livro de psicologia, com uma linguagem bem acessível e cheio de exemplos e referências que nos ajudam a entender melhor sobre como nossa mente funciona. No fim das contas, posso dizer que este livro me ajudou bastante, principalmente para entender como sentir fruição nas atividades em que realizo. Outro ensinamento que achei muito interessante do livro é buscar complexidade para vida, por meio da diferenciação e da integração.

Carla.Parreira 02/03/2024

Flow – Guia prático (Mihaly Csikszentmihalyi). Melhores trechos: "...Não existe esperança no passado. Não existe solução a ser encontrada no presente. Tampouco seremos melhores saltando para um futuro imaginário. O único caminho para encontrar o sentido da vida é uma tentativa lenta, paciente, de dar sentido às realidades do passado e às possibilidades do futuro a partir da forma como elas podem ser compreendidas no presente... As intenções concentram a energia psíquica no curto prazo, enquanto as metas tendem a ser de longo prazo, e no fim das contas são as metas que perseguimos que vão moldar e determinar o tipo de pessoa que nos tornaremos. O que faz a madre Teresa de Calcutá ser radicalmente diferente de Madonna são as metas nas quais investiram sua atenção ao longo da vida. Sem um conjunto consistente de metas, é difícil desenvolver um self coerente. É por meio do investimento sistematizado da energia psíquica fornecida pelas metas que se cria ordem na experiência. Essa ordem, que se manifesta em ações, emoções e escolhas previsíveis, com o tempo se torna identificável como um self mais ou menos singular... A melhor solução talvez seja compreender as raízes da própria motivação e, ao mesmo tempo, identificar os preconceitos envolvidos em seus desejos para, com toda humildade, adotar metas que coloquem ordem na consciência sem provocar muita desordem no ambiente social ou material. Buscar menos do que isso significa desperdiçar a oportunidade de desenvolver o seu potencial, e buscar muito mais significa pavimentar a derrota... Ter tempo livre à disposição não melhora a qualidade de vida de ninguém, a menos que se saiba usá-lo de forma eficaz, e isso não é algo que se aprende automaticamente. Feriados e férias são períodos de aumento da perturbação psicológica. Para pessoas que se identificaram com seu trabalho durante toda a vida, a aposentadoria costuma ser uma transição para a depressão crônica... segurança. Normalmente, cada um de nós tende a ser uma coisa ou outra: ou amamos interagir com as pessoas e nos sentimos perdidos quando estamos sozinhos ou encontramos prazer na solidão e somos incapazes de nos relacionar com os outros. Qual desses tipos tem maior probabilidade de tirar melhor proveito da vida? Estudos atuais fornecem evidências consistentes de que os extrovertidos são mais felizes, mais alegres, menos estressados, mais serenos e mais em paz consigo mesmos do que os introvertidos. A conclusão parece ser que a extroversão — que se acredita ser uma característica inata, não adquirida — proporciona melhores resultados na vida como um todo. Nesse caso, porém, tenho algumas ressalvas quanto à forma como os dados foram interpretados. Uma das manifestações da extroversão consiste em dar um toque positivo às coisas, enquanto os introvertidos tendem a ser mais fechados ao descrever seus estados internos. Assim, a qualidade da experiência pode ser semelhante em ambos os grupos, estando a única diferença na maneira de exprimi-la. maneira normal de ser humano. O anormal é ficar encaixotado em uma das pontas desse continuum e experimentar a vida apenas como um ser gregário ou apenas como um ser solitário... Existem pistas suficientes sobre como o universo funciona para sabermos que tipos de ação sustentam o aumento da complexidade e da ordem, e que tipos levam à destruição. Estamos redescobrindo como todas as formas de vida dependem umas das outras e do meio ambiente. A precisão com que cada ação produz uma reação equivalente. O modo como é difícil criar ordem e energia útil, e como é fácil desperdiçá-las no caos. Aprendemos que as consequências das ações podem não ser imediatamente visíveis, mas ter efeitos em conexões distantes, pois tudo o que existe faz parte de um sistema interligado..."

Mauricio Louz 28/02/2024

Bem mais ou menos
Interessante e até certo nível bom, mas nada que vale a pena ler tantas páginas, afinal ele fala muito sobre a experiência de Flow porém ele não mostra como alcançar essa experiência de uma forma palpável. Nessa linha o livro ?A única coisa?, é muito melhor e muito superior. Realmente acredito que existem muitos livros muito melhores em que a pessoa pode dedicar o seu tempo e Flow não vai mudar significativamente nada na sua vida.

Soda Káustica 24/02/2024

O livro junta e sintetiza diversas ideias que eu já tinha visto em outros lugares (estoicismo, minimalismo, etc.) e trás uma abordagem mais científica, mas que não deixa de ser muito filosófica e meio abstrata

Audrey 15/02/2024

Os primeiros 2/3 do livro achei bem interessante, mas o final ficou massante de ler.
Autor trás vários exemplos de como diversas pessoas realizaram feitos e passaram por dificuldades e desafios e entraram em estado de Flow.
Que o desafio, o que gera esforço mental, alimenta a alma e enriquece a vida, como por exemplo, praticar um esporte, competir, desenvolver habilidades e hobbies. Ao passo que todas as atividades passivas (ver TV, ficar em redes sociais e outras coisas fáceis que não requer esforço mental) sugam a energia vital da alma.

Ingrid145 15/11/2023

Ruim
Prolixo, desatualizado e baseado em clichês e opiniões muito mais do que em pesquisa. O livro poderia ter um terço do tamanho real dele. Não recomendo.

Gustavo.Morsch 18/10/2023

A felicidade não é aleatória
O livro traz insights maravilhosos. Já havia assistido uma dezena de vezes o TED, mas a oportunidade de mergulhar nos pensamentos do professor foi maravilhoso |

“Descobri” que a felicidade não é algo que acontece. Não é o resultado da boa sorte nem do acaso aleatório. Não é algo que o dinheiro pode comprar ou o poder consegue controlar. Não depende de eventos externos, mas, antes, de como os interpretamos. A felicidade, na verdade, é uma condição para a qual devemos nos preparar, que deve ser cultivada e defendida particularmente por cada um. Quem aprende a controlar sua experiência interior é capaz de determinar a qualidade de sua existência, que é o mais perto que podemos chegar de ser felizes.

Italo.Salvador 24/03/2023

Flow
A felicidade é antes de tudo, sobre a qualidade de experiência;
Sua vida tem muito mais significado quando se tem um propósito;
O livro trás diversos insides, esses que citei foram os mais me marcaram, porém tem outros incríveis. Ótima leitura, recomendo para todos que querem ter um self mais complexo.

Leonardo455 13/03/2023

Onde está o ponto ideal dos prazeres?
Fazer uma cirurgia, praticar esportes, estudar, é possível encontrar prazer quando se está sob pressão?
Segundo o psicológico Mihaly Csikszentmihalyi, sim. Quando estamos sob pressão, mas dominamos as habilidades necessárias para executar a tarefa com excelencia, temos a oportunidade de entrar em "flow" ou "fluxo", isto é, realizar a atividade de forma a estar tão imerso nela que esquecemos todo o resto do mundo e entramos em um estado de concentração e êxtase que o nosso cérebro recebe estímulos positivos a cada minuto da imersão.
O autor nos apresenta muitos exemplos de atividades geradoras de "flow" e também aquelas que na visão dele são prejudiciais para uma saúde mental positiva. Porém o livro acaba sendo prolixo, poderia ter sido escrito em metade das páginas que foram usadas.

Eduardo 31/01/2023

Mais que comprometimento, FLOW!
Muito interessante os estudos apresentados com seus resultados sobre engajamento jo trabalho...
O Flow é um status de engajamento máximo!
Eu acho que todo mundo deveria experimentar essa sensação!

Rapha 30/10/2022

O Flow está na complexidade
Esse livro aborda um tema que é complicado de trazer para o "entendimento rápido", é necessário refletir sobre, ele fala sobre felicidade. Mas diferente de alguns livros que romantizam demais esse tema, esse tenta trazer de forma que possamos analizar porque umas pessoas ficam felizes ao fazer x e porque outras não ficam.

O "flow" - que a meu ver pode ser conto como um estado de presença intensa - pode acontecer em diversos momentos, mas o principal ponto desse estado de presença é que deve haver uma complexidade para que possamos nos envolver inteiramente no momento, e essa complexidade conecta nossos pensamentos em ações e em emoções, formando assim um flow.

Ao decorrer do livro ele mostra como surgem as "experiências de flow". O que mais me chamou a atenção foi que ele fiz que é possível criar essa experiência, mas que só pode ser criada com um fortalecimento da consciência do indivíduo, como se fosse um domínio dos nossos pensamentos.

Achei um livro interessantíssimo e acredito que voltarei a lê-lo novamente pois é riquíssimo.

Carolina.Silva 26/08/2022

O autor define o flow como um estado de profunda fruição, ou seja, condição na qual o indivíduo se encontra tão envolvido em uma atividade, que ela é suficiente para o satisfazer.
Ao longo do livro ele discorre sobre os fundamentos para se alcançar o flow.