Pachinko Min Jin Lee

Resenhas - Pachinko

Mii Lima 11/05/2021

Impossível dar menos de 5 estrelas
Eu amei tanto, com certeza vai ficar marcado pro resto da minha vida
Não sabia como os coreanos sofreram durante a colonização japonesa, aprendi demais com essa leitura e, apesar de achar que algumas partes eram desnecessárias pra história, eu amei muito acompanhar os personagens, Sunja é incrivelmente forte, batalhadora, amei o Isak, o Noa, o Solomon, Kyunghee... eles ganharam totalmente meu coração. Foi incrível do início ao fim, uma experiência inesquecível!

manda 17/01/2024

Pachinko
Esse livro é uma obra prima histórica. Personagens reais, vidas reais, relações reais.
Se eu tivesse que fazer uma crítica seria para os capítulos de personagens secundários que apenas serviram para arrastar a leitura.
A geração de noa e mozasu é a minha fav!
mgimenes 17/01/2024minha estante
Nossa eu to doidinha pra ler esse! Achou que valeu a pena então?

manda 18/01/2024minha estante
Valeu sim! Mas admito que foi uma leitura bem demorada

Bribslucas 06/04/2022

Transcende gerações
Tanto aprendizado coube neste livro e, a partir dele, tanto potencial a mais para procurarmos saber mais.
Um acontecimento histórico, cultural e antropológico.

Daiane 20/01/2023

QUE LIVRASSOOOOO!
O desenvolvimento dos personagens, a passagem dos anos, a cultura, a história, os romances. É um dos meus favoritos agora, simplesmente.
Nunca imaginei que iria gostar de histórias longas, mas essa me surpreendeu muito.
Principalmente sobre como a cultura influencia as pessoas, as diversidades superadas e a força das mulheres.

honey 24/06/2023

Absurdamente incrível. é um daqueles livros que os personagens tem muitas camadas e tudo é bem cru, profundo e doloroso. o entendimento de cada um e as lutas em uma sociedade tão complexa mexeram ao extremo com meu coração. queria esquecer tudo pra ler de novo como a primeira vez

Nando 14/01/2022

Já estou com saudades, mesmo tendo acabado de ler.
Pachinko foi uma experiência muito bela, enriquecedora, e apaixonante.
Foi minha primeira leitura do ano, e foi uma ótima escolha, pois pude me apegar a muitos personagens, pude ficar feliz, triste, esperançoso, com medo, enfim, pude sentir um misto de várias emoções e sensações diferentes com essas leitura.
Pachinko tem uma escrita simples, e apesar de ser grande, sua leitura não é difícil. Todas as vezes que o peguei para ler tive dificuldade em parar, a forma como a autora escreve e constrói a narrativa, te envolve e prende de uma forma que vc não quer mais se soltar. Ele me fez refletir bastante, e ajudou me ajudou a enriquecer, repensar, solidificar, e trazer luz a alguns pensamentos e ideias que tinha. Apesar de ainda precisar de um tempo pra por meus pensamentos em ordem, já que faz pouquíssimo tempo que acabei de ler esse livro, essa leitura já é definitivamente é umas das mais importantes do meu ano.
Ecklezia_Carvalho 14/01/2022minha estante
Já estava na minha lista, mas dps de ler a sua resenha, eu fiquei mais interessada e esse será o primeiro livro desse autor (a)?

caroukruger 18/01/2021

Lindo lindo lindo
Comecei lendo sem muitas expectativas e me apaixonei pela história de Sunja e sua família que se segue durante tantos anos.
Depois de ler as primeiras 100 páginas me senti obrigada a engolir toda a narrativa. É aquele livro lindo, que quando acaba fica faltando algo no seu dia.
Amei acompanhar as tradições coreanas no Japão, amei conhecer a cultura, suas comidas e lugares. Recomendo para todo mundo que deseja uma narrativa leve com assuntos relevantes, históricos e culturais.

Bia Amaral 14/04/2024

Lindo!
Romance geracional que acompanha família coreana que imigra para o Japão durante a ocupação. Sensível, complexo, cheio de reflexões! Chorei bastante e amei demais!!
Thayná S. 14/04/2024minha estante
Insuperável, apenas

bibi159 05/06/2022

caraca
se tornou meu favorito? que livro, senhoras e senhores. estou embasbacada e admirada, não achei que fosse gostar tanto quanto gostei

Felipe 12/03/2023

Ao longo de quatro gerações de uma família de etnia coreana, a autora costura temas pertinentes de pertencimento, pátria e identidade em um ambiente discriminatório que enxerga os coreanos como inferiores, desleixados e passionais. A colonização, a pobreza, o sofrimento pela sobrevivência e a guerra acompanham o cotidiano dessa família até que eles experimentam a riqueza através do pachinko, um tipo de jogo caça-níquel. E então o desfecho da história subverte a nossa expectativa: a discriminação não os abandona nem mesmo na bonança. Não importa quão ricos, estudados e competentes os coreanos possam ser, eles ainda serão coreanos sujos aos olhos da sociedade japonesa. A autora brilhantemente acrescenta ainda uma nova variável nessa equação: distantes da pátria-mãe e nascidos no Japão, eles são vistos com desconfiança até mesmo pelos coreanos do continente. Torna-se, então, muito fácil se sensibilizar com o drama pessoal e coletivo apresentados na narrativa; os personagens, tão diferentes entre si, nos lembram que as adversidades da vida existem muitas maneiras. Enfim, uma excelente leitura, recomendo muito.

Larissa1218 11/05/2022

?A história falhou conosco, mas não importa?
Pachinko é incrível, a história geracional tocante e dolorosa de coreanos e seus percalços na tentativa de uma vida melhor, desde a colonização japonesa até o final dos anos 80. Fome, pobreza, guerras, criminalidade, regimes totalitários - tudo isso é retratado na vida dessa família que representa milhões que viveram o mesmo. Milhões com quem a história falhou, é importante nunca esquecê-los.

Suzy 02/11/2023

Genial
Pensei muito sobre o que escrever aqui, mas não cheguei a uma total conclusão. A obra é densa, intensa e realista. Somos levados a acompanhar uma família coreana ao longo de gerações, a história tem como pano de fundo um cenário de colonização (a invasão japonesa na península coreana), guerra (2° grande guerra e guerra das Coreias), o pós-guerra e a reconstrução política e econômica do Japão e das Coreias. Tendo em vista o cenário, é óbvio que a história tocaria em pontos sensíveis e que podem gerar gatilho (violências, suicídio, preconceitos). Buscando discutir sobre identidade, nacionalidade e dignidade humanas, temos uma obra tão única e que chama atenção para algo que nós ocidentais estamos acostumados a não dar tanto espaço, então é importante encará-la com os olhos e mente abertos.

Acho que a obra poderia ter sido bem mais brutal caso fosse, diretamente, tratado sobre as "mulheres de conforto" (termo que se caracteriza como um eufemismo para as meninas e mulheres que foram obrigadas a servirem de "escravas sexuais").

Caio Dantas Cabral 06/04/2021

pachinko é uma obra-prima e aqui te conto porque
a premissa parece ser simples, porém é tão complexa e necessária: min jin lee disserta em pachinko a história de quatro gerações de uma família coreana: desde o ?nascimento? dela na coréia em um período de colonização pelo Japão, até as décadas atuais, distantes de sua pátria-mãe.

3 PONTOS Q ME FIZERAM AMAR:

? Escrita da autora: min jin lee possui uma das escritas e estilo de narrativa mais fluidas que já li em um livro. mesmo tratando sobre assuntos extremamente importantes, ela transpassa entre eles de forma tão clara e simples, mas em momento algum desconsiderando ou negligenciando algum aspecto da cultura coreana e japonesa.

? Estilo de narrativa: iniciando-se em 1917, a narrativa percorre por cada uma das gerações dessa família coreana dando um foco a cada um dos integrantes; viajando de década em década, o leitor vai observando o crescimento, amadurecimento e morte de cada um deles, vivenciando cada uma das lutas e dilemas que cada um passou, assim como as mudanças e evolução de ambas as nações, coréia e japão, que se apresentam como dois personagens cruéis nessa história.

? Contexto-histórico: min jin nesse livro insere as lutas de uma família coreana tentando sobreviver em um país colonizado, e tempos depois tendo que se mudar para o país colonizador. Com o passar das décadas, a narrativa vai apresentando ao leitor cada um dos conflitos políticos, as relações entre colonizado x colonizador, além de ter conhecimento e compreender um lado das duas Guerras Mundiais que não é discutido nas escolas ou em qualquer outro espaço de conhecimento.

dividido em 3 partes, pachinko é um retrato de uma nação que não possui nação. Se tornou um dos livros mais marcantes que já li na vida, 5 estrelas, favoritado e merecedor de toda panfletagem por aí. É lindo, tocante, delicado, sensível, real e cruel.

min jin lee, obrigado por essa carta de amor, família, identidade, preconceito e pátria; você escreveu um clássico do século XXI.
Dani 06/04/2021minha estante
Preciso ler urgente!

Caio Dantas Cabral 06/04/2021minha estante
SIM! É INCRÍVEL!! ?

Drica 29/04/2021minha estante
Eu estou ainda terminando a leitura, mas estou amando a escrita e a história! Depois eu volto pra te dizer o que achei!

Ga.bis :3 21/02/2021

"A história falhou conosco, mas não importa."
Já comecei esse livro com essa frase, batendo na minha cara, e foi isto.

Acompanhar a trajetória de Sunja e de sua família me fez sentir de tudo um pouco, sentia a angústia, a tristeza, tudo junto com eles e foi uma jornada única e inesquecível.
A escrita é incrível, é simples e fluída, me fez adentrar mais na história, me importar com tudo que estava acontecendo e o que poderia vir a acontecer. Uma história emocionante, repleta de coisas importantes e pesadas mas desenvolvida com um toque de leveza, o que não tira nem um pouco o peso dessa obra, pelo contrário contribui bastante para narrativa.
Eu amei muito esse livro, sofri como uma condenada, mas valeu cada página, cada lágrima, nunca chorei tanto com o final de um livro. Enfim, recomendo demais, apenas leiam Pachinko.?

Lagado:) 10/03/2022

Pachinko
"Há de se tirar o chapéu, mas que profissional, mas que competência, mas que cuidado, MAS que CRITÉRIO" - Isabela Boscov.

Uma história linda, comovente e cheia de cultura, eu amei demais acompanhar a trajetória dessa familia, a Min conseguiu adicionar os saltos temporais na história com maestria, normalmente saltos temporais me desconectam dos personagens, aqui foi diferente, a cada capítulo eu me envolvia mais e mais e torcia a cada parágrafo para que eles conseguissem uma vida melhor.

Eu gostei muito de embarcar na cultura asiática, apesar de todos os conflitos dos Coreanos no Japão, é uma cultura rica e linda, eu nunca havia lido um livro assim, e quero ler muitos mais e espero que sejam tão avassaladores e arrebatadores quanto Pachinko.

Uma escrita muito boa, fluída, rápida e comovente, se a autora publicar ou tiver publicado algum outro livro com certeza irei le-lo, e estou muito ansioso para a adaptação da AppleTV.

-----------------------------------------------------------------------

"Você é muito corajoso, Noa. Muito, muito mais corajoso do que eu. Viver todos os dias na presença daqueles que se recusam a reconhecer sua humanidade exige muita coragem."
Vinicius39 10/03/2022minha estante
quero muito ler esse livro!!