Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Yasmin 06/11/2010

Livro muito bem escrito, Cornelia é mestra, mas achei bem desapontante o desenrolar dos acontecimentos.
Não gostei, não está a altura dos dois primeiros.

Renata Mascari 12/08/2012

Morte de Tinta
Enfim, terminei Morte de Tinta, tive alguns probleminhas de rítmo no início do livro, talvez por ele ter a tarefa de amarrar todas as pontas soltas da trama, demora um pouco para embalar, mas é isso ai, cheguei ao fim e agora vou fazer um breve resuminho. Não conto a história toda porque não é esse o objetivo do blog, e sim fazer com que as pessoas se interessem pelos livros.

Bom, no último livro da trilogia Mundo de Tinta, Mortimer, que até então era apenas um encadernador, assume a personalidade de Gaio, o salteador, o herói daquele mundo, criado por Fenoglio nas canções que escrevia para o povo colorido. Mo tem que lutar não apenas contra os vilões da história, mas também contra o próprio personagem que interpreta, pois começa a se confundir com ele e se esquecer quem é no mundo real.

Fenoglio, o autor de Coração de Tinta, tem que combater Orfeu que em poder de seu livro, usa suas palavras e passagens para reescrever e manipular a história, criando personagens distorcidos e aliando-se aos vilões.

Meggie descobre com Farid as alegrias e as decepções do primeiro amor, enquanto sua mãe Resa está grávida de um novo herdeiro e mesmo assim não para de ajudar e proteger Mo.

Coração... Sangue... Morte...

De três palavras depende a vida de Mo e de Meggie.

Sinceramente estou com DPL (Depressão Pós Livro), fiquei tanto tempo ligada à história na leitura da trilogia, que hoje, ao terminar Morte de Tinta, me senti triste. = (

Mas fiquei muito feliz em ter a oportunidade de lê-los e conhecer essa história maravilhosa, agradeço a minha amiga Aline por ter me apresentado ao Mundo de Tinta me emprestando os dois primeiros livros.
É claro, agora já comprei a trilogia para mim, rs, mas tudo teve início por culpa dela.

Bom, por enquanto é isso. Vou começar a leitura de mais um livro e ao seu término, volto com mais um resuminho.

Até mais = )

Juliana.Bragiato 03/06/2024

Chegamos ao terceiro volume da série Mundo de Tinta.
Em Morte de Tinta, a cabeça de Mo está a prêmio, pois foi como um encadernador de livros que ele condenou Cabeça de Víbora a uma vida eterna de dor e podridão.
Enquanto ele e seus aliados buscam uma fora de sair dessa situação e acabar com a ameaça que Cabeça de Víbora é, Orfeu continua modificando Coração de Tinta a seu bel-prazer.
Desde ler fadas coloridas, até Unicórnios para que o Pardal, novo governante de Ombra, possa caca-los e exibi-los como troféus.

Reza procurar Orfeu para que ele escreva uma saída para ela, Meggie e Mo, possam voltar pra casa, porém, Orfeu impõe a condição de que Mo chame as Damas Brancas, para que ele consiga trazer Dedo Empoeirado de volta. Ela nega, pois diz que é preço pode ser alto demais. Porém, o obcecado Farid leva o recado para Mo e ele concorda com os termos de Orfeu. Mo tem sucesso e consegue trazer Dedo Empoeirado de volta, mas também volta com uma missão dada pela própria Morte. Ele deve acabar com o Livro em Branco e devolver Cabeça de Víbora para ela ou Mo e Meggie serão levados pelas Damas para sempre. Violante oferece um acordo para Mo pra que juntos possam se ver livres do Cabeça de Víbora e assim um plano audacioso é traçado.

Claro que os acontecimentos não se desenrolam de forma fluida, e temos a história dando voltas e mais voltas até o seu desfecho.
A autora soube costurar bem a história, mas deixou algumas pontas soltas, caso queira escrever um quarto livro.
Continuo achando que li esse livro com a idade errada. Talvez se meu eu adolescente, entre 12 e 14 anos, tivesse conhecido essa série, ela teria amado. Mas meu eu adulto, mantém a nota de 3,5 estrelas.

YhasCipri 17/12/2015

Sobre Morte de Tinta
Depois que Meggie entra no Mundo de Tinta escrito por Fenoglio, sua vida e esta história começam a ter reviravoltas intrigantes, principalmente quando seu pai assume o papel de Gaio, um nobre ladrão que luta contra Cabeça de Víbora, um tirano sanguinário que teme a morte e obriga Mortimer, pai de Meggie, a encardenar um livro que o torna imortal

14/01/2016

o ultimo livro daTrilogia de tinta
fantastico!!! adorei a trilogia, acompanhar e fazer parte da vida dos personagens, seus desdobramentos e caminhos seguidos

Renata 10/02/2018

Morte de Tinta - Cornelia Funke
Coração de Tinta nunca esteve tão perto de ser absorvido pela maldade como em Morte de Tinta. Após os eventos do livro anterior, com Dedo Empoeirado tendo seu trágico fim, Fenóglio perdeu quase que completamente as rédeas de seu livro, com Orfeu alterando cada vez mais o cenário e disposto a tudo para moldar o mundo fantástico a seu bel prazer.

Com as adversidades aumentando, Mo encarna Gaio, personagem das canções de Fenóglio para o povo colorido, e se une a luta contra os vilões. Entretanto, mais e mais Mortimer torna-se Gaio e vai perdendo sua antiga personalidade. Nem mesmo Meggie é capaz de impedir que isso aconteça. Com Resa grávida e seu pai tomando um caminho sem volta, Meggie ainda precisa enfrentar os problemas envolvendo o primeiro amor e novas decepções. Com várias histórias em paralelo acontecendo ao mesmo tempo, pouco a pouco o leitor confere o desfecho inesquecível escrito por uma verdadeira barda.

Esse livro foi uma mistura de emoções tão grande que isso por si só surpreende. Desapeguei de Meggie após o último livro, e foi o momento certo porque ela ainda deixa a desejar. Na verdade, o romance em que foi envolvida é que me trouxe essa sensação, então foi ótimo outros personagens tomarem mais espaço. Quem ainda não deixa de conquistar é Dedo Empoeirado. De longe, ele é meu favorito e foi muito bem construído para ser exatamente isso. Não se apaixonar por ele é quase impossível.

A narrativa pode não conquistar de início. Gosto de ver a primeira parte do livro como uma pegadinha, mas logo a estória pega impulso e o desfecho é delicioso, arrebatador, perfeito, COMPLETAMENTE viciante. Acredito que nunca uma fantasia foi tão bem pincelada, tão repleta de mensagens subliminares que tratam de nos dar uma lição.

Morte de Tinta ter tantas páginas talvez seja desnecessário, mas a obra é de um encantamento tão grande que mesmo em sua imperfeição a autora acerta. Da saga, esse foi o que eu mais demorei para finalizar, não por ser ruim, mas pela dificuldade em desapegar e já sinto saudades. Foi o melhor da série e deixou claro algo que já era visível: Funke entende o poder das palavras e soube como usar e abusar disso. O resultado foi uma trilogia mágica e imortal.

TatáVasconcelos 25/04/2018

Não Se Pode Apagar o Que Já foi Escrito
O último capítulo da história de Meggie Folchart, filha do encadernador Mo, que, como seu pai, possui o dom de trazer as palavras à vida, começa exatamente do ponto onde terminou Sangue de Tinta. Farid se alia a Orfeu, lido por Meggie para dentro do livro com o único objetivo de resgatar Dedo Empoeirado das garras da morte. No entanto, o sujeitinho tem planos muito mais audaciosos para si mesmo no mundo de Fenoglio.

Escrevendo para si as maiores riquezas do reino, e conquistando a simpatia dos novos senhores de Ombra, Orfeu adia cada vez mais os planos dos mocinhos.

Todavia a história não está mais interessada no que mãos humanas podem escrever sobre ela.

Um acordo firmado com a morte em pessoa acaba enviando de volta o Dançarino de Fogo em sua versão Mega Power 2.0, e o conectando ao encadernador que, cada vez mais assumindo o personagem que Fenoglio criara para ele naquele mundo, se arrisca numa perigosa viagem ao Castelo no Lago, onde espera desfazer a magia que tornou Cabeça de Víbora, o grande vilão de Coração de Tinta, imortal.

Enquanto esses heróis se preparam para a luta, Meggie, Fenoglio e os ladrões liderados pelo Príncipe Negro terão sua própria guerra para lutar: proteger as crianças de Ombra de serem levadas pelos homens do Cabeça de Víbora para trabalhar nas minas de prata.

O acaso que colocou o livro novamente nas mãos de seu autor acaba revelando inúmeros caminhos para ajudá-los na luta; mas Fenoglio já deveria conhecer a esta altura os perigos de unir sua pena à Língua Encantada de Meggie.

O auxílio de um personagem impensável; palavras que Fenoglio sequer lembrava de ter escrito; e um feitiço aprendido há muito com uma das mentes mais perversas do Mundo de Tinta, serão as mais poderosas armas dos nossos heróis para vencer o capítulo final.

A última canção do Gaio poderá ter um final feliz. Mas resta aos nossos queridos personagens reconhecer que há muito deixaram de ser meros forasteiros no mundo do outro lado das páginas. Afinal, já dizia Dorothy em O Mágico de Oz: “Lar é o lugar onde seu coração está”.

site: https://admiravelmundoinventado.blogspot.com/2018/04/nao-se-pode-apagar-o-que-ja-foi-escrito.html

Mariáh 23/07/2018

Cheguei ao fim da trilogia Coração de tinta e ele me conquistou cada vez um pouquinho mais. Seus personagens (principalmente os homens rs) são os heróis mais antigos, uma mistura de Robin Hood com ladrões perversos, sem falar das fadas, duendes e os homens de vidro. Nessa serie tem de tudo um pouquinho, aventuras, lutas, laços de família e romance. Os vilões são tão bons (e de dá muita raiva) quanto os heróis, não tem como você não se perder nessa trilogia.

LER ETERNO PRAZER 21/09/2018

Em Morte de tinta, último volume da trilogia Mundo de tinta, com a ajuda de Dedo Empoeirado, Farid, Resa e Violante, Mo enfrenta o mais terrível de todos os vilões, o Cabeça de Víbora, numa batalha final, de vida ou morte.
Mas, antes dela, personagens já conhecidos dos livros anteriores vivem suas aventuras. Fenoglio, o autor de Coração de tinta, tem que combater Orfeu, plagiador que se utiliza de passagens de seu livro para reescrever e manipular a história. Meggie, ao se apaixonar por Farid, se depara com as alegrias e decepções do primeiro amor. Resa, mãe de Meggie, traz em seu ventre um novo herdeiro. E Mortimer(Mo) , nosso herói, que no Mundo de tinta assume a personalidade do Gaio, tem que lutar contra o próprio personagem que interpreta, já que pouco a pouco começa a se confundir com ele e a se esquecer de quem é no mundo real.  Nesse último volume, acompanharemos as consequências do que acontece em Sangue de Tinta (segundo volume da trilogia) e onde todos os fios soltos irão se amarrar!!
Morte de tinta é uma mistura de emoções tão grande que isso por si só surpreende. Suanarrativa pode não conquistar logo de início. Mas logo a estória pega impulso e o desfecho é delicioso, arrebatador, perfeito, completamente viciante. Acredito que nunca uma fantasia foi tão bem pincelada, tão repleta de mensagens subliminares que tratam de nos dar uma lição. Claro que ainda existem ainda muitas trogias de fantasia para que eu leia, mas essa me pegou legal. De toda a trilogia Morte de tinta, foi o que eu mais demorei para finalizar, não por ser ruim, mas por tive pouco tempo para concluir a leitura. Mas com certeza ele foi o melhor da série e deixou claro algo que já era visível: Cornélia Funke entende o poder das palavras e soube como usar e abusar disso. O resultado foi uma trilogia mágica fantasticamente maravilhosa!
Para quem é fã do gênero mais que indigno!

Obs : Para quem já viu o filme Coração de tinta(que é o primeiro livro da trilogia) por favor não tomem por base essa adaptação pois ela está muito longe de chegar a próximo que dirá de alcançar todo o encantamento da obra escrita!!

Jess 24/01/2019

Trilogia Coração de Tinta
Toda a trilogia é emocionante! Pra quem ama ler essa é uma ótima indicação, ja que é uma história sobre os livros e sobre aqueles que os amam. Morte de tinta, sendo o último livro, é ainda mais emocionante!

Marriete 30/06/2019

Morte de Tinta ? Resenha Autora: Cornélia Funke Editora: Seguinte ISBN: 9788535917062 Pág: 574
Meggie, Mo e Resa atravessaram as letras e foram parar no Mundo de tinta. Em seguida, para concluir sua vingança, Mortola os segue com a ajuda de Orfeu. Assim que Mortola se aproxima de Mo, o atinge com um tiro tentando dessa forma matá-lo e vingar a morte de Capricórnio.

Elinor vê seus entes familiares sumirem nas páginas de um livro, e, além de não conseguir acompanhá-los, torna-se prisioneira em sua própria casa. Orfeu a faz de criada e usa sua magnífica biblioteca a seu belo prazer, destruindo os livros raros que ela e Darius tanto se empenharam em adquirir.

No mundo de Tinta trava-se uma nova batalha, Cabeça de Víbora, conhecido também como Príncipe de Prata, o mais ardiloso dos criminosos, deseja subjugar a cidade de Ombra e sua população, já que Cosme e o príncipe Porcino não estão mais no trono. Só que não conseguirá seus intentos sem luta. Ao lado da Feia, mulher de Cosme, estão o Príncipe Negro e os ladrões. E claro que Fenoglio ainda dará um jeito de apimentar um pouco mais as coisas trazendo um novo personagem.

Em Morte de Tinta o mundo criado por Fenoglio demonstra que sobrevive sozinho, independente das palavras de seu criador, e, mesmo com elas, às vezes os rumos da história são totalmente contrários ao resultado desejado. Vingança, desejo de poder e crueldade são alguns fatores que façam com que os heróis desse mundo se unam para demonstrar sua força e resistência.

Morte de Tinta é o terceiro e último livro da Trilogia Mundo de Tinta, e, como tal, traz em suas páginas o encerramento de uma história que encantou muitos leitores. Nele a autora encontra espaço para ué nossos queridos Mo, Meggie e Resa ainda vivam mais uma aventura digna de nos fazer roer as unhas. Novos personagens aparecem e vemos no decorrer do enredo como cada um deles tem sua importância para o final dessa história. Reviravoltas nos fazem desacreditar em alguns momentos do sucesso de nossos heróis, mas, com toda maestria que possui, Cornélia nos surpreende e nos prende ainda mais a leitura. É um livro digno de filme aliás, todos os três são. Há muito que eu desejava chegar ao fim dessa história e confesso que todas as minhas expectativas foram superadas. Posso dizer que essa trilogia entrou para o rol dos meus livros prediletos.

Recomendo a leitura.
#MorteDeTinta#CorneliaFunke#Resenha#MarryAquinnah#TrilogiaMundoDeTinta#LiteraturaEstrangeira#AutoraInternacional#Fantasua#Mo#Mortimer#DedoEmpoeirado#Meggie#CabecçaDeVíbora#Mortola#Orfeu#AmoLer#Instabooks

Carla 24/04/2022

Se arrependimento matasse
Eu estaria morta! Li o coração de tinta por causa do clube do livro da escola onde trabalhava e acabei comprando os dois livros seguintes achando que eu fosse gostar. Foi a pior coisa que eu fiz, porque o 1o livro é físico, mas os outros 2 são digitais e não tem nem como me desfazer deles. Li os dois na obrigação, senão já teria abandonado há muito tempo.

Fer 03/01/2022

O fim
Apesar de não ter gostado tanto da leitura do livro em si, suas últimas 200 e poucas páginas foram boas, finalmente eu gostei da história, senti que todas a milhares de tramas haviam finalmente se encontrado e terminado.

Muitos momentos são memoráveis, enquanto outros bem esqueciveis, mas ainda assim foi um bom fim para a trilogia.

davicezarborges 20/02/2022

Obra perfeita.
Melhor fechamento, para uma trilogia. Leria novamente, e várias e várias vezes. Simplesmente gostei muito mesmo da trilogia completa.