Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

raposoreads 18/04/2021

A trilogia Mundo de Tinta, a minha favorita inclusive, é uma das mais belas declarações de amor à literatura feitas por um autor contemporâneo. As citações de obras que vão do clássico ao pop, escolhidas com esmero pela autora para abrir cada capítulo dos livros, mostram que Cornelia Funke cresceu cercada do poder arrebatador da palavra escrita. Talvez por isso, muitos de nós, leitores, tenhamos um pouco da bibliófila Elinor Loredan, a tia-avó de Meggie, ansiosa para que os livros abram o portal e a deixem entrar no universo de encanto.

Rafaela.Lobato 02/07/2023

Morte de tinta
Começado a história a partir dos eventos do último capítulo do Sangue de Tinta, o livro Morte de tinta conta com muitas reviravoltas que te faz pensar de como aquilo é possível, confesso que esperava que o final fosse diferente, mas não quer dizer que foi ruim.

Fer 03/01/2022

O fim
Apesar de não ter gostado tanto da leitura do livro em si, suas últimas 200 e poucas páginas foram boas, finalmente eu gostei da história, senti que todas a milhares de tramas haviam finalmente se encontrado e terminado.

Muitos momentos são memoráveis, enquanto outros bem esqueciveis, mas ainda assim foi um bom fim para a trilogia.

Caroline 10/04/2023

Um final maravilhoso para uma trilogia maravilhosa
Além de acrescentar muitos novos elementos para a história, o último livro da trilogia fecha com chave de ouro essa história tão rica, conforme o passar do livro a história vai ficando mais instigante, e exercitando a imaginação do leitor, terminando de forma muito satisfatória... Recomendo muito para quem gosta de fantasia

_ingrid_ 06/02/2023

Gostei do final que a autora deu pra essa história, teve um final um pouco aberto, e seria legal uma continuação com o filho do Mo e da Resa conhecendo o outro mundo. E com explicações de algumas coisas, tipo de onde surgiu o poder de dar vida às palavras.

davicezarborges 20/02/2022

Obra perfeita.
Melhor fechamento, para uma trilogia. Leria novamente, e várias e várias vezes. Simplesmente gostei muito mesmo da trilogia completa.

HeloDf 24/06/2022

Fim
De todos os livros esse com certeza foi o melhor. Mais desenrolado, acontecendo as coisas com mais fluidez.

Manuela.Toazza 27/07/2022

Quem nunca quis entrar num livro!?
Por mais q tenha sido uma leitura demorada pra mim, eu amei essa trilogia do começo ao fim.
Elinor é o meu espirito animal, sem tirar e nem por, o jeito que ela fala dos livros preciosos dela, e como protege eles.
Mo é outro q precisa ser guardado num potinho e protegido a todo custo.

Amei os personagens, a história e o mundo.

A autora escreve tão bem que em alguns momentos é como se tu estivesse dentro do livro, vendo a historia acontecer e como se quase pudese tocar e sentir as coisas ao redor.

Juliana.Bragiato 03/06/2024

Chegamos ao terceiro volume da série Mundo de Tinta.
Em Morte de Tinta, a cabeça de Mo está a prêmio, pois foi como um encadernador de livros que ele condenou Cabeça de Víbora a uma vida eterna de dor e podridão.
Enquanto ele e seus aliados buscam uma fora de sair dessa situação e acabar com a ameaça que Cabeça de Víbora é, Orfeu continua modificando Coração de Tinta a seu bel-prazer.
Desde ler fadas coloridas, até Unicórnios para que o Pardal, novo governante de Ombra, possa caca-los e exibi-los como troféus.

Reza procurar Orfeu para que ele escreva uma saída para ela, Meggie e Mo, possam voltar pra casa, porém, Orfeu impõe a condição de que Mo chame as Damas Brancas, para que ele consiga trazer Dedo Empoeirado de volta. Ela nega, pois diz que é preço pode ser alto demais. Porém, o obcecado Farid leva o recado para Mo e ele concorda com os termos de Orfeu. Mo tem sucesso e consegue trazer Dedo Empoeirado de volta, mas também volta com uma missão dada pela própria Morte. Ele deve acabar com o Livro em Branco e devolver Cabeça de Víbora para ela ou Mo e Meggie serão levados pelas Damas para sempre. Violante oferece um acordo para Mo pra que juntos possam se ver livres do Cabeça de Víbora e assim um plano audacioso é traçado.

Claro que os acontecimentos não se desenrolam de forma fluida, e temos a história dando voltas e mais voltas até o seu desfecho.
A autora soube costurar bem a história, mas deixou algumas pontas soltas, caso queira escrever um quarto livro.
Continuo achando que li esse livro com a idade errada. Talvez se meu eu adolescente, entre 12 e 14 anos, tivesse conhecido essa série, ela teria amado. Mas meu eu adulto, mantém a nota de 3,5 estrelas.

Soliene.Teixeira 10/03/2023

Já sinto saudades do mundo de tinta
Gente, eu acho incrível como a Cornélia consegue juntar beleza, magia e maldade intensas num lugar só e ainda pensar num intrincado de possibilidades que a história pode tomar! Eu não imaginava que o plot viria justamente de quem veio!

Tudo está fervilhando no nosso amado mundo de tinta e não é nenhum exagero: príncipe tirano imortal, príncipe bonzinho morto, personagem foda no mundo dos mortos... Uma desgraça só!

Ainda assim, o mundo de tinta continua fantástico e a Cornélia conseguiu pensar em diversas possibilidades para atrapalhar o bem, o que é muito esperto da parte dela, porque ao invés de um romance previsível e genérico, temos uma narrativa cheia de complexidades cujos acontecimentos se aproximam muito da realidade.

E no fim, você acaba ficando com saudades do mundo de tinta e dos personagens que ela tão bem plantou em nossos corações. Já sinto falta de Dedo empoeirado, dos homens de vidro, de Mo e Meggie e Farid... Ah, acho que não seria ruim se eu conseguisse ler a mim mesma para dentro do mundo de tinta, afinal!

Chapeleiro 02/02/2023

Um final cheio de reviravoltas
O fim da trilogia do mundo de tinta é muito mais interessante do que eu imaginava.
A história vai ficando cada vez mais interessante e até mais angustiante conforme o final se aproxima; sempre com uma reviravolta que hora ajuda, hora atrapalha nossos protagonistas.
No fim, ainda considero as duas continuações (Sangue de Tinta e Morte de Tinta) um pouco mais fracas que o primeiro livro (Coração de Tinta), mas ainda assim é uma história bem interessante de se acompanhar, valendo muito a pena a leitura
Só gostaria que mais gente pudesse conhecer essa maravilhosa trilogia, que sempre me faz imaginar, como seria se as histórias pudessem se tornar realidade.

Maria1691 13/12/2022

Coração. Sangue. Morte.
Quem eu não gostava acabou sendo útil no fim das contas;
quem eu amava me magoou muito (mais pela sua própria imaturidade, sei que ele teve muitas faltas na sua criação e errou porque queria salvar a primeira pessoa que deu atenção a ele);
gostei muuuuito de uma personagem aí, que tem os ideais de um verdadeiro vilão, mas que não foi um impecilho, pelo contrário, estava do lado dos protagonistas;
Passei muita, muita raiva com uma certa andorinha;
E um carinha aí nem parecia ser o mesmo personagem dos outros dois livros, morrer pelo visto muda mesmo as pessoas;
Não sei se eu faria a escolha dos personagens no final, mas sei que o contrário também seria muito difícil.
Enfim. Eu sempre adorei o a adaptação, que infelizmente só era do primeiro livro, por isso resolvi conhecer o universo inteiro. O primeiro livro, não sei se porque minhas expectativas estavam muito altas, acabou me decepcionando, mas o segundo é o terceiro valeram a pena continuar a leitura. Os três são calhamaços, tenho certeza que pelo excesso de detalhes da autora, mas isso não não um impecilho pois logo que percebi isso corri pro audiolivro, assim poderia fazer outras coisas enquanto imaginava tudo com aquele excesso de detalhes. Agora só me resta o livro de contos.