Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

Gabs.Almeida 29/05/2024

Excelente final, eu amei o último capítulo (quase chorei). O único motivo que eu tirei uma estrela, é que durante algumas partes do livro a história foi muito arrastada em personagens que eu não gosto muito (cof, cof, Fenoglio), fora isso foi um final muito satisfatório

Soliene.Teixeira 10/03/2023

Já sinto saudades do mundo de tinta
Gente, eu acho incrível como a Cornélia consegue juntar beleza, magia e maldade intensas num lugar só e ainda pensar num intrincado de possibilidades que a história pode tomar! Eu não imaginava que o plot viria justamente de quem veio!

Tudo está fervilhando no nosso amado mundo de tinta e não é nenhum exagero: príncipe tirano imortal, príncipe bonzinho morto, personagem foda no mundo dos mortos... Uma desgraça só!

Ainda assim, o mundo de tinta continua fantástico e a Cornélia conseguiu pensar em diversas possibilidades para atrapalhar o bem, o que é muito esperto da parte dela, porque ao invés de um romance previsível e genérico, temos uma narrativa cheia de complexidades cujos acontecimentos se aproximam muito da realidade.

E no fim, você acaba ficando com saudades do mundo de tinta e dos personagens que ela tão bem plantou em nossos corações. Já sinto falta de Dedo empoeirado, dos homens de vidro, de Mo e Meggie e Farid... Ah, acho que não seria ruim se eu conseguisse ler a mim mesma para dentro do mundo de tinta, afinal!

Caroline 10/04/2023

Um final maravilhoso para uma trilogia maravilhosa
Além de acrescentar muitos novos elementos para a história, o último livro da trilogia fecha com chave de ouro essa história tão rica, conforme o passar do livro a história vai ficando mais instigante, e exercitando a imaginação do leitor, terminando de forma muito satisfatória... Recomendo muito para quem gosta de fantasia

Juliana.Bragiato 03/06/2024

Chegamos ao terceiro volume da série Mundo de Tinta.
Em Morte de Tinta, a cabeça de Mo está a prêmio, pois foi como um encadernador de livros que ele condenou Cabeça de Víbora a uma vida eterna de dor e podridão.
Enquanto ele e seus aliados buscam uma fora de sair dessa situação e acabar com a ameaça que Cabeça de Víbora é, Orfeu continua modificando Coração de Tinta a seu bel-prazer.
Desde ler fadas coloridas, até Unicórnios para que o Pardal, novo governante de Ombra, possa caca-los e exibi-los como troféus.

Reza procurar Orfeu para que ele escreva uma saída para ela, Meggie e Mo, possam voltar pra casa, porém, Orfeu impõe a condição de que Mo chame as Damas Brancas, para que ele consiga trazer Dedo Empoeirado de volta. Ela nega, pois diz que é preço pode ser alto demais. Porém, o obcecado Farid leva o recado para Mo e ele concorda com os termos de Orfeu. Mo tem sucesso e consegue trazer Dedo Empoeirado de volta, mas também volta com uma missão dada pela própria Morte. Ele deve acabar com o Livro em Branco e devolver Cabeça de Víbora para ela ou Mo e Meggie serão levados pelas Damas para sempre. Violante oferece um acordo para Mo pra que juntos possam se ver livres do Cabeça de Víbora e assim um plano audacioso é traçado.

Claro que os acontecimentos não se desenrolam de forma fluida, e temos a história dando voltas e mais voltas até o seu desfecho.
A autora soube costurar bem a história, mas deixou algumas pontas soltas, caso queira escrever um quarto livro.
Continuo achando que li esse livro com a idade errada. Talvez se meu eu adolescente, entre 12 e 14 anos, tivesse conhecido essa série, ela teria amado. Mas meu eu adulto, mantém a nota de 3,5 estrelas.

Rafaela.Lobato 02/07/2023

Morte de tinta
Começado a história a partir dos eventos do último capítulo do Sangue de Tinta, o livro Morte de tinta conta com muitas reviravoltas que te faz pensar de como aquilo é possível, confesso que esperava que o final fosse diferente, mas não quer dizer que foi ruim.

Hanns 08/11/2023

Maravilhoso
Eu simplesmente amo essa trilogia, ficará gravada em meu coração com fogo e finalmente teremos paz sobre o final.
Dito isso, #justiceforDedoEmpoeirado para sempre, oooo bixinho que sofre viu. Amei, vale muito a pena cada segundo desse livro.
helo.s 17/11/2023minha estante
E o pior? quando a gente pensa q ele vai ser feliz acontece alguma coisa kkkk agr lançou lá na Alemanha o livro 4 e lá vai o dedo empoeirado sofrer de novo kkk ?

Hanns 18/11/2023minha estante
MENTIRA, EU NÃO ESTAVA SABENDO DISSO, mulher pelo amor de Deus o Dedo Empoeirado por acaso bateu na mãe da CORNELIA???

Giulia 14/12/2020

Maravilhoso
Morte de Tinta, o último da trilogia Mundo de Tinta.

Livro extremamente criativo, e que torna real aquilo que todo leitor deseja: que a história lida seja verídica, que aquele mundo tão apaixonante que se esconde entre as páginas seja tão real quanto aquele em que vivemos

Nesse livro temos o desfecho de todos os personagens queridos e inclusive um pouco do futuro de alguns.
A morte ou grande Mutação, como prefere ser chamada, está presente em todo o livro e pra mim mostra a fluidez das coisas e como na verdade representa a esperança e a renovação. Pois sem morte não há vida.

Vale muito a pena a leitura

Yuririn 25/02/2021

Da metade pro final o livro faz valer a pena e fica beeem legal
O começo do livro foi cansativo, pois até a página 300 mais ou menos só há contextualizações sobre como estão as personagens e as desgraceiras que estão acontecendo no Mundo de Tinta. Mas depois disso, a história volta a ser muito boa como no primeiro livro da série. O desenrolar da história com suas reviravoltas e resoluções captou minha atenção. Achei o final satisfatório em meio a "tantas possibilidades", como diria Fenoglio. E admito que foi realmente bom ter continuado a leitura mesmo que no início não lembrasse direito das personagens. Adorei o que aconteceu com Farid, Doria, alguns dos antagonistas e com os protagonistas. Praticamente todos tiveram algum tipo de final e gostei disso.
PS: Preciso expor que depois de me irritar tanto, pulei na cadeira por causa do Jacopo. Finalmente piá!

Haddie 22/09/2021

Amei
Achei super interessante esse último livro!cheio de acontecimentos inesperados que não dava vontade de largar o livro!

Guilherme 17/10/2021

Melancólico
Assim como o nome indica, a história assume contornos muito sombrios do que no começo da trilogia. Até mesmo a cor da capa dita o clima da história, que vai se tornando cada vez mais opressiva, como a neve que aos poucos se torna uma nevasca. A história fecha de forma satisfatória, porém abrindo possibilidades para continuações, já que a história em si (dentro do livro) vai se expandindo por conta própria, sendo estimulada por todas as mudanças que ocorrem pela magia dos Línguas Encantadas.

Patty 08/01/2022

Morte de tinta...
Livro incrível, se você tá aqui provavelmente já conhece os dois primeiro livros da saga, e não tem como deixar o final de fora, principalmente esse sendo, na minha opinião, o melhor entre os 3, pra quem gosta de fantasia, a saga coração é simplesmente perfeita, cheia de criaturas místicos, romances, heróis e vilões, e uma conexão incrível com os personagens. Super recomendo

Carol L. 19/01/2022

Eu demorei muuuuuito para terminar esse livro. Não que a história seja ruim, é boa, mas é muito arrastada. A autora é muito descritiva, então a história demora para desenrolar. E no final, achei que a Meggie teria um papel mais importante no desfecho.
Mas é um ótimo livro, e vale a experiência. O mundo de tinta é lindo, um universo maravilhoso.

Carlabevilac 22/01/2022

Bye bye...
Está aí uma trilogia que deixará saudades. Obra prima da Cornelia. Adeus Dedo Empoeirado, adeus Língua Encantada... Adeus Mundo de Tinta.