Morte de Tinta

Morte de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Morte de Tinta

juilha 14/01/2024

Boa conclusão de trilogia
Como todos os livros da trilogia Mundo de Tinta, o principal ponto que me faz gostar de Morte de Tinta é a escrita. Sério, o livro é MUITO bem escrito, dá pra prazer de ler. Os vaivéns da história, com múltiplas visões de personagens, deixam a leitura interessante, mas o livro não é particularmente cativante. Não me senti presa ao livro, mas isso não faz dele ruim. É um bom livro que fecha bem a trilogia e não deixa pontas soltas, desenvolvendo muito bem os personagens. Num geral, vale a pena ler a trilogia Mundo de Tinta.

Luh2201 07/01/2024

Único defeito é que acaba
Continuei apaixonada pelo dedo empoeirado, acho que ele merecia um livro só pra ele.
A história acabou de forma maravilhosa, por mais que eu tenha ficado com aquele desejo de quero mais.

Ana Carolina 30/12/2023

Torturante
Hoje, após dois anos tentando terminar esse livro, cheguei ao fim da história. Agora posso dizer que essa leitura foi torturante e de nada valeu prolongar até o final.

Me apaixonei pelo mundo de tinta desde o Coração de Tinta, e com o segundo livro eu definitivamente passei a amar essa história, com personagens bem elaborados, uma proposta diferente... No primeiro livro, achei a história bem desenvolvida com um caminho único a ser seguido e agradável de ler. Já no segundo, me surpreendi com a imaginação fértil da Cornelia e fiquei super feliz por poder me aprofundar mais na lore dos meus personagens favoritos. Mas em Morte de Tinta, parece que a história inteira se perdeu, o conceito inicial ficando esquecido e tomando rumos totalmente aleatórios.

Posso afirmar que não consegui absorver nem 80% dessa história, de tanta baboseira e uma infinidade de personagens e histórias ocorrendo ao mesmo tempo, além do óbvio sentimento de que os personagens venciam por puro protagonismo, afinal, como pode diversas vezes tudo ocorrer ao acaso para os protagonistas se safarem? Pra mim, não passou de uma enrolação sem fim, como se a autora não soubesse mais de onde tirar motivos para o herói vencer no final e passasse a inventar as reviravoltas mais mirabolantes possíveis.

Infelizmente foi uma péssima experiência, pois nem os personagens mais cativantes conseguiram fazer valer a escrita arrastada da autora. Fui até o final somente para ver onde ia dar, mas recomendo não prolongar a leitura além do primeiro livro.

Thaisa 07/12/2023

"Morte de Tinta", último livro da trilogia "Mundo de Tinta", encerra a história de Mo Folchart, um encadernador de livros que possui o extraordinário poder de trazer personagens e coisas de dentro de um livro ao lê-lo em voz alta, enquanto pessoas e objetos reais são transportados para a obra como troca; e após sua filha, Meggie, descobrir que tinha o mesmo poder do pai, ela acaba entrando no mágico mundo do livro "Coração de Tinta", cheio de beleza e morte. Mo, junto de outros personagens, encontra uma forma de ir atrás de Meggie e nós, leitores, conhecemos mais desse universo, desde os elementos mágicos e lindos até os vilões dessa história, espalhando fome, violência e sofrimento o tempo inteiro.
O "Mundo de Tinta" sempre foi muito importante pra mim - tanto que eu tenho uma tatuagem de "Sangue de Tinta" que mistura a figura do duplo do Gaio (nome que Mo recebe e que faz com que ele se transforme em uma figura temida na história), o amor pela literatura e, claro, a importância dessa obra na minha vida, que tanto me acompanhou e me abraçou nos momentos mais difíceis que vivi. No entanto, estava apreensiva quanto a ler esse último livro por ser o único que eu ainda não havia relido... Mas que ótima experiência foi embarcar novamente nessa obra e não me decepcionar nem um pouco - muito pelo contrário!
A escrita de Funke é simplesmente maravilhosa, fluida e imersiva, capturando o leitor com uma narrativa incrível e misturando a fantasia desse universo com temas tão reais e necessários: quando jovem, confesso que o que mais me encantava eram os personagens e seus arcos, como se desenvolvem e se transformam ao longo da narrativa, mas também a magia presente em cada canto da cidade de Ombra...
Nessa releitura, vi como a trama carrega muito mais do que isso, entrando em temas como a maneira com que os poderosos tratam os trabalhadores, as mulheres, as crianças, os artistas; como as pessoas querem lutar contra o sistema, mas o medo as impede; como a sociedade ignora e maltrata aqueles que não se encaixam no padrão; como a depressão, a ansiedade e a morte traumatizam pessoas e as impactam para sempre, de forma pungente e dolorosa.
Eu adorei retornar para esse mundo, acompanhar personagens que eu tanto amo e compreendê-los melhor agora, já adulta, além de ver tanto o lado bom quanto o lado ruim que todo lugar carrega - e como a saudade e a depressão são reais em qualquer universo, nos machucando e nos modificando ao longo do tempo.
"Morte de Tinta" é o final perfeito de uma trilogia perfeita; e é perfeita não por expôr apenas as coisas boas e lindas, mas por mergulhar na dor dos personagens, na dura realidade que as pessoas subjugadas enfrentam e na essência que nos carrega e que constrói nosso caráter.
No fim dessas páginas, eu só posso enfatizar que foi difícil fechar esse livro e dizer adeus à "Coração de Tinta" e tantos protagonistas incríveis. Porém, mais do que nunca, tive a certeza que essa trama estará para sempre comigo: na minha mente, no meu coração, na minha pele. E que lindo saber disso!

Fercury 20/11/2023

Esperava muito mais
Amei coração de tinta, achei que fosse gostar da trilogia toda e não foi o que aconteceu.
Fiquei curiosa para ler o terceiro livro achando que daria um fechamento pra história e me decepcionei!
Foi uma leitura cansativa e por vezes pensei em desistir, capítulos muito longos, detalhes excessivos em coisas que não eram importantes e muitos personagens, alguns pouco desenvolvidos e outros desnecessários.
As coisas só começam a dar certo no final e que, por sinal, odiei..

Aline MSS 19/11/2023

O mais longo da trilogia
É um ótimo fechamento pra trilogia, mas a autora se estendeu demaisssss nesse final.???? Os 2 primeiros livros te garantem uma leitura mais rápida, já nesse terceiro a quantidade de descrições cansam demais o leitor e mtas coisas poderiam ter ficado de fora.

O diferencial dessa trilogia é a quantidade de vilões presentes na história. Você espera um conto de fadas e recebe luta por sobrevivência, amor fraternal e o poder da amizade segurando todo o ciclo. Os personagens são apaixonantes!

O 1°livro é um pouco repetitivo e aparenta ser algo mais infanto-juvenil, o 2°traz uma história mais amadurecida com mais plot twists e nesse 3° a autora finaliza bem a história sem perder a magia, apesar de se estender além do q deveria.

Recomendo pra quem gosta de Harry Potter, Percy Jackson e O Labirinto do Fauno.

Li a trilogia via e-book e curti bastante. Também recomendaria a versão impressa pra quem curte mais, pois as ilustrações são bem feitas.
É uma ótima opção de presente p/ jovens leitores! ?
Fabio 21/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Aline!!!?

Aline MSS 21/11/2023minha estante
Obg, Fabio. ??

Hanns 08/11/2023

Maravilhoso
Eu simplesmente amo essa trilogia, ficará gravada em meu coração com fogo e finalmente teremos paz sobre o final.
Dito isso, #justiceforDedoEmpoeirado para sempre, oooo bixinho que sofre viu. Amei, vale muito a pena cada segundo desse livro.
helo.s 17/11/2023minha estante
E o pior? quando a gente pensa q ele vai ser feliz acontece alguma coisa kkkk agr lançou lá na Alemanha o livro 4 e lá vai o dedo empoeirado sofrer de novo kkk ?

Hanns 18/11/2023minha estante
MENTIRA, EU NÃO ESTAVA SABENDO DISSO, mulher pelo amor de Deus o Dedo Empoeirado por acaso bateu na mãe da CORNELIA???

Carolaine 09/10/2023

Fim de uma trilogia incrível
Neste último livro fiquei imersa mais uma vez, este é aquela história que me prendeu do início ao fim. Ver o desenrolar foi emocionante!

Fabrício Lôbo 20/10/2023minha estante
Já achei o segundo uma bomba! Amei o primeiro. Nem me atrevi na época a encostar nesse último volume.

Julinho 11/11/2023minha estante
Desnecessário eu já achei o segundo, mas dava pra passar o tempo, o que não é o caso desse terceiro

Sem estante 16/08/2023

Fiquei sem palavras
O livro é bom, a história é boa, mas enrola demais pra chegar num lugar que foi bom, mas bom não é ótimo.É como se a autora tivesse que atravessar a rua, mas ela vai lá longe e faz um contorno e volta pra dar no mesmo lugar.

Eu gostei do livro, gostei da história, mas a Meggie tirou pra fazer raiva na gente. Uns trem nada haver, uma detalhação de coisa que não acrescenta nada na história. Não deixa de ser bom, mas fica cansativo por causa do tanto que ela enrolou. Se tivesse sido metade com esse desfecho e a outra metade contando o depois teria sido mais interessante. Única coisa que eu de fato não gostei foi do fim do Orfeu. De resto é bem bom.
EuSouRose 16/08/2023minha estante
Há tempos estou enrolando pra ler esse livro. Amei os outros, mas concordo com vc em relação a enrolação. Pior q li outro livro da Cornelia e é enrolado também. Uma pena.

Sem estante 16/08/2023minha estante
vale a pena a leitura, mas vai testar sua paciência

helo.s 17/11/2023minha estante
O fim do Orfeu foi assim pq vai lançar um 4º livro c ele sendo o vilão

Sem estante 17/11/2023minha estante
Já quero ler o livro sobre o Orfeu

anniechase_br 19/07/2023

Que final foi esse?!
A trama é muito boa, os personagens são muitos e, por vezes, sub-desenvolvidos e mal interpretados. O romance é fraco e dispensável, apesar de eu ter gostado. As aventuras são muitas e angustiantes.
A leitura em si foi boa mas cansativa, devido aos capítulos longos.
O final é horrível. Odiei.

No geral, é bom.

Recomendo.