Cotoco John van de Ruit

Resenhas - Cotoco

Lorran 24/08/2010

Cotoco
Se eu fosse me basear no que tenho lido ou ouvido falar sobre o que as pessoas acham - sem ler, claro - do livro tema dessa resenha de hoje para decidir se o leria ou não, ela certamente não sairia. Mas não, pessoal, o livro não é bobo. Nada de fazer caretas e torcer o nariz. Em suas 392 páginas, Cotoco é simplesmente genial.

Na verdade, o nome do livro não é apenas Cotoco, mas Cotoco: o diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos. Perversamente engraçado é a palavra chave. É um humor extremamente aguçado, que te faz sorrir pela franqueza de como o fato é contado. Já me faz vislumbrar um filme com Christopher Mintz-Plasse, Michael Cera, Jonah Hill, Seth Rogen e companhia.*

"Sábado, 22 de janeiro (...) 20h Assisti Uma linda mulher, com a Julia Roberts, na sala comunitária. Ela é realmente perfeita. Fiquei com uma inveja danada do Richard Gere. Depois de me formar, vou sair pelas ruas procurando prostitutas feito a Julia."

John "Cotoco" Milton é um personagem extremamente cativante, e junto com seus colegas de internato conhecidos como "Os Oito Loucos" - Cotoco, Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Man, Lagartixa, Barril e Esponja - participa das mais loucas e excêntricas aventuras. O grupo é tão louco quanto encantador. Só os oito já seriam promessa de boas risadas, mas os pais lunáticos de Cotoco são um caso a parte. São figuras engraçadíssimas.

Mas não só de boas risadas vive o livro. É a saga de um garoto de 13 anos descobrindo a vida, a amizade, o amor, a tragédia e, como diz na contracapa do livro, "a pluralidade da fauna humana". (a essa altura vocês já devem imaginar porque o apelido do garoto é Cotoco)

E no meio disso tudo ainda tem a libertação de Nelson Mandela, que faz Cotoco rever seus conceitos a respeito do certo e do errado. E excelentes bate-papos literários com o excêntrico - claro! - professor de inglês, que nas últimas páginas do livro dá um conselho daqueles:

"'Você é quase um filho para mim, rapaz. Vai superar essa dor, pode ter certeza, e ainda por cima se tornará um melhor homem por causa dela.' E com um tapinha nas minhas costas, emendou: 'Tenha boas férias você também, e lembre: em caso de dúvida, continue lendo. Os livros nunca deixam a gente na mão.'"

Mais uma vez a Intrínseca acertou na mosca.

E, para a minha alegria, descobri que o livro já tem continuação. Spud: the madness continues... e Spud: learning to fly. Tomara que saia logo, viu Intrínseca.

* Eu não tinha visto que já foi produzido um filme sobre o livro, que será lançado em novembro.
Talitiane 20/07/2014minha estante
Eu simplesmente adoro esse livro! Pena que não lançaram os outros volumes em português ;)

FelipePaiuca 28/05/2015minha estante
Acabei de concluir a leitura. O livro é simplesmente incrível. Porém, aquilo que acontece no final me deixou meio perturbado.

janaynah29 12/07/2015minha estante
Muito interessante essa resenha. Deu-me vontade de ler esse livro.

Ana Claudia Car 26/10/2015minha estante
Ao contrário, do que eu li sobre esse livro, ele não é apenas "engraçadinho", ele fala de amizades verdadeiras, amadurecimento, e amor.
cotoco é um livro encantador, e o final me fez cair aquela lágrima discreta.

Jéssica Maria 24/06/2020minha estante
Qual o nome do filme baseado na obra?

Dy Rocha 09/02/2011

Sabe quando aperta o peito um acabar?!
Pois é. Não preciso dizer mais nada.
Esdras Castiliano 02/03/2011minha estante
tá, me convenceu.

nanahxis 03/08/2011minha estante
Verdade! Eu estou a menos de 40% de acabar e já to ficando triste...

Rafael 21/01/2012minha estante
FATO! A Intrínseca precisa continuar lançando esta série!

RP 20/03/2012minha estante
eu tô lendo devagar porque estou achando meio chato o livro...esperava algo super engraçado que eu ia rir alto lendo... :(

Dy Rocha 26/03/2012minha estante
Olha eu não vou mentir não, tem uma parte do livro que fica meio cansativo. Por que isso? Primeiro porque não é ó um romance de entretenimento, ele tem muito da historia da africa do sul, então se alguém espera só gargalhadas, pode ficar desapontado em alguns pontos do livro. Nada, é claro, muito prolongado. Ainda acho que a intrínseca deveria continuar a serie, e com certeza é um daqueles livros que vou recomendar para meus filhos. S2

Tom 30/03/2020minha estante
Pois é!
Senti a mesma coisa.

Cláudia 13/02/2012

O diário inicia no dia em que John esta tentando sair da garagem de casa com seus pais excêntricos para iniciar a viagem até o internato para garotos onde ganhou uma bolsa de estudos. O garoto além de inteligente, talentoso e engraçado é modesto pois insiste não fazer sentido ter recebido a tal bolsa, e essa é só uma das razões para adorar ele. Na escola ele logo conhece os colegas de quarto que juntos serão os 8 loucos - Rambo, Cachorro Doido, Simon, Vern, Lagartixa, Barril, Esponja e claro John será Cotoco, por sua resistência em entrar na puberdade rsss.

A narração é contada toda em forma de diário, é claro, e isso aproxima bastante o leitor. O professor de inglês - Guv - é um dos personagens que rouba a cena, apesar de ser perturbado é muito legal e bom amigo; os monitores também acrescentam bastante a história, cada um da sua maneira; ah e a Avó dele - Wombat - ela é hilária.

Claro que em uma escola de garotos um dos assuntos principais são as meninas/mulheres, e isso fica por conta da professora de Teatro - Eva (Sra. Wilson), da Sereia (filha da amiga da mãe do Cotoco), Amanda, Christine e a Julia Roberts.

Já ia esquecendo de comentar um fato importante, a história se passa em 1990 na África do Sul, época em que Nelson Mandela saiu da prisão e essa parte política também é abordada no ponto de vista desses jovens. Cotoco que vivia completamente alheio a essa realidade se junta a Sociedade de Assuntos Africanos, e isso abre a mente dele.

Então nesse 1º ano letivo de Cotoco vamos acompanhar a evolução dele como pessoa, fazendo amigos, lendo vários livros (inclusive O Senhor dos Anéis ou O Melhor livro de todos os tempos), descobrindo novos talentos e o amor (quem sabe) - e tentando não morrer de vergonha dos momentos que os loucos e os pais fazem ele passar ele. Esse livro é garantia de diversão (não se engane tem drama também), recomendo!

Flávia 09/02/2013

Ótimas risadas
O livro trata-se de um diário, literalmente, de um menino de 13 anos de idade durante um ano da sua vida. Esse menino, vulgo Cotoco, ganha uma bolsa de estudos em um importante colégio da África do Sul, que funciona na forma de internato. Lá, ele forma, com mais sete amigos de dormitório, os “Oito Loucos” – grupo divertidíssimo de meninos completamente diferentes, que têm que aprender a lidar com o colégio, com as normas, os trotes, os garotos do terceiro ano, os monitores, e eventualmente, com as meninas.

Os “Oito Loucos” são: Esponja, Lagartixa, Vern, Rambo, Barril, Cachorro Doido, Simon e o próprio. Os apelidos já são algo a parte.

“Assisti a “Uma linda mulher”, com a Júlia Robert. Ela é realmente perfeita. Depois de me formar, vou sair pelas ruas procurando prostitutas feito a Julia”.

Além disso, conhecemos os pais de Cotoco, que são fora do comum. Excêntricos, estabanados, festeiros, espalhafatosos. Ah, e claro, a perua deles (o carro mesmo) que se torna, de certo modo, famosa.

A história, por ser na forma de diário, é contada em primeira pessoa. E é hilária a maneira dele perceber o mundo lá fora. Uma criança costuma ser muito mais simples que um adulto. Ele narra o seu dia a dia no colégio e em casa, e é bem preciso. As aventuras de um garoto de 13 anos podem parecer simplórias para um adulto, mas consigo imaginar e sorrir. São façanhas inesquecíveis.

O enredo é despretensioso e divertido, não há um momento clímax. Na verdade, o tempo todo surgem situações inusitadas. A escrita, fluida. O humor retratado é aquele mais puro e franco, embasado na vida de crianças. Não há sarcasmo ou humor negro (o que particularmente costuma me agradar mais), ou piadas literais, mas é igualmente engraçado. Eu ri alto inúmeras vezes, seja pelas situações em que os “Oito Loucos” se metiam, pela forma de Cotoco contar algo que havia acontecido ou pelas visitas de Wombat, a avó dele e seus atritos com o genro. A única coisa que me desagradou foram as partidas de críquete ou rúgbi, mas apenas pelo simples fato de desconhecer ambos esportes.

“Fiquei me olhando no espelho (...), cabelo desgrenhado, corpo esquelético, nenhum músculo, nenhuma barba, nenhum cabelo no saco. Deus deve estar rindo de mim.”

De modo sutil, a situação política da época é mencionada. A libertação de Nelson Mandela, as discussões para por fim ao Apartheid, o atrito entre partidos políticos CNA e PLI. Não é o objetivo do livro, mas de vez em quando, ele nos lembra da segregação racial.

Folhas amarelas, boa diagramação, tamanho e espaçamento da fonte OK.
Eu, não costumo achar graça, rir de piadas com facilidade. Mas, esse livro me encantou. Recomendo para quem tem bom humor, que busca risos de uma comédia pura, ou faça como eu, que fui de coração aberto para aceitá-lo e não me arrependo.

DL 2013 (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/) - FEVEREIRO lIVROS QUE NOS FAÇAM RIR
Gustavo 09/02/2013minha estante
Flavia,
Gostei muito da sua resenha! Acho que vc tem uma sensibilidade muito boa pra perceber os detalhes do livro. Vc expressou com muita fidelidade a essência do livro, aquilo que ele quer transmitir.
Fiquei rindo ao relembrar as passagens que vc colocou rsrs.
Parabéns pela resenha!
Um abraço!

Flávia 09/02/2013minha estante
Poxa... Assim, fico até encabulada... Mas, obrigada!!!!

Jacy Coelho 11/02/2013minha estante
não li Cotoco, mas concordo com Gustavo. Muito boa sua resenha!!

Flávia 11/02/2013minha estante
Obrigada, Jacy. Quando tiver a oportunidade, leia. No mínimo, é uma leitura agradável.
Beijos

May 15/02/2013minha estante
Vendo pelo seu ponto de vista o livro parece ótimo mesmo, mas eu não consegui ler ele inteiro :( parei na metade e me forcei a chegar até ela. Sério, não ri, não gostei nem nada :(

Flávia 15/02/2013minha estante
Huahuahua, e eu que achava que não conseguia rir... Eu fui muito de coração aberto pra esse livro, mas sem criar expectativas. Talvez por isso tenha gostado tanto.
Beijos

LUA 18/02/2013minha estante
Flávia,
Sua resenha me deu vontade de ler.
Gostei muito.

Flávia 18/02/2013minha estante
Oi, Lua. Obrigada. Vale a pena. Beijos

Michelle Gimene 19/02/2013minha estante
Você captou bem o espírito do livro na resenha: leve e bem-humorado. Até agora não consegui visualizar uma partida de críquete. Toda vez vez que Cotoco falava das casinhas eu imaginava os garotos jogando "taco"...rs

Flávia 19/02/2013minha estante
Huhauhauhauahuhahau, eu também. A sorte que não eram partes extensas. Nem rúgbi eu sei como funciona.

Flávia 25/02/2013minha estante
Oi, Kai! Obrigada! Pois é, humor é algo muito particular. Mas, eu não sou de rir e gostei do livro. Mesmo que vc não gargalhe, vai sorrir.

Leo 07/12/2020

Esse foi um livro que eu li há muito tempo e era 5 estrelas no meu coração, essa semana decidi dar uma releitura e não que eu tenha me decepcionado, mas o livro acabou caindo para 4 estrelas.
Continua sendo um livro MUITO engraçado, chorei de rir em vários momentos, mas tem muitas "brincadeiras/ trotes" bem pesados que o autor usa como escape para comédia que não funciona muito bem.
Fora vários comentários homofóbicos, misóginos, racistas que incomodam muito durante a leitura, certo que o livro se passa em uma época onde as pessoas exasperavam esses tipo de pensamentos, mas o autor podia ter colocado de uma forma conscientizada, com uma lição no meio e não apenas pra incomodar.
(ex: por que não colocou o cotoco ou a mãe dele para confrontar os pensamentos racistas do pai do cotoco e da vó wombat, por que não desenvolver o personagem do Julian que supostamente é homossexual com o cotoco escrevendo em seu diário que não via nada de mais nisso e que os outros eram idiotas por falarem qualquer besteira sobre, mas não, vamos taxar o Julian como o louco com parafuso a menos e pervertido)
E o que foi aquela cena DESNECESSÁRIA do Pike com o cotoco??? foi apenas pra causar horror porque não tem uma importância pro desenvolvimento da história, saber que o Pike era um doente psicopata a gente já sabia, e o pior foi acontecer o que aconteceu pra depois deixar isso de lado????
Pra finalizar os 8 loucos podia muito bem ser resumido a 7 porque o Simon é um inútil que na história toda só serviu pra ser bom nos jogos escolares (oh coisona)
No geral é um livro bom, engraçado, e que te faz refletir em alguns pontos, tenho muito carinho por cotoco

Angelica75 05/09/2022

?Cotoco.
Cotoco entregou o que eu esperava do livro. Curiosidades da vida (em forma de diário) do John ?Cotoco? Milton principalmente no ambiente de sua nova escola.
Oito amigos loucos, algumas confusões, uma família disfuncional, piadas inerentes à época -1990 (nem sempre engraçadas), a voz do livro é a de Cotoco, com escrita típica da idade dele no livro: 13 anos.
Recomendo para uma diversão
Passageira, leia pensando que tudo se passou em 1990.

Deisy 06/05/2021

Razoável
Cotoco é um menino de 13 anos, sul africano, branco e que vai para um colégio interno no ano de 1990. Ano em que a África do Sul começa a caminhar para o final do absurdo regime de segregação racial, aparthaid.
A primeira coisa que me chamou a atenção ao ler é que o autor realmente consegue narrar como um menino de 13 anos. Parece simples, mas não é. É muito difícil para um adulto raciocinar como uma criança, frequentemente, os escritores caem em estereótipos e acabam soando ou excessivamente maduros ou demasiadamente infantis para a idade do personagem. O autor conseguiu a medida certa.
Esse livro esteve por anos na minha lista de livros para ler e a promessa é que seria um livro engraçadíssimo. Realmente, é engraçado, ri alto em vários momentos, mas, obviamente não o tempo todo.
Duas coisas me interessaram na história, a primeira é a crítica social, é ter a visão do fim do aparthaid de uma criança (branca) sul africana e a visão dos adultos que estão ao em torno dela. A segunda coisa é o humor. As tiradas são muito legais e a união das tiradas com a crítica social é ótima.
Entretanto, a minha experiência de leitura ficou aquém da minha expectativa, apesar das risadas esporádicas achei o livro arrastado, as peraltices dele e dos amigos na escola não me interessaram nenhum pouco. A vida de um menino de 13 anos em um colégio interno não é tão interessante assim e ler o diário com essa rotina chata dele foi um tanto maçante, apesar do alívio cômico de alguns trechos.

Gustavo 05/02/2013

Resenha “Cotoco – O diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos” – Jonh van de Ruit.
Desafio Literário 2013 – Fevereiro – Tema: Livros que nos façam rir.

O que torna algo engraçado? Essa é resposta certamente é um tanto quanto subjetiva. Creio que dependa do “estado de espírito” no momento, do senso de humor, da personalidade, etc. Mesmo levando-se em conta tudo isso (e confesso que meu estado de espírito não anda lá muito bom), achei Cotoco um livro muito engraçado. Isso não quer dizer que eu ria a cada página do livro, mas ele é de um senso de humor extraordinário, e nos leva a imaginar cenas engraçadíssimas, como se estivéssemos assistindo a um filme.

O livro conta a história de John Milton, um garoto de 13 anos que recebe uma bolsa de estudos para um tradicional internato para meninos da África do Sul. Ele tem um diário, e é este diário que lemos ao longo de todo o livro. No começo fiquei meio confuso com os dias e horas em que cada cena se passa, mas com o passar do tempo isso se mostrou irrelevante e só me reportei aos dias quando se fazia necessário ao entendimento da passagem do tempo.

Jonh “Cotoco” Milton tem uma família excêntrica. Sempre o deixam envergonhado em público. Seus amigos também não são nada normais. Conhecidos como “os oito loucos” do colégio, sempre se metem em encrenca e confusão. Mas no decorrer do livro, percebemos que essas maluquices são minimizadas pela amizade e afetividade que cresce entre eles. Além disso, o próprio Cotoco vai percebendo o amor que seus pais nutrem por ele, e que se utilizam até mesmo de suas próprias maluquices para fazê-lo feliz. Percebemos que ser esquisito não é tão esquisito assim. Afinal de contas, “depois de um tempo, tudo o que é esquisito fica normal” (pág. 92).

Acompanhamos a vida de Cotoco por todo um ano. As brigas de colégio, o abuso dos alunos mais velhos, a primeira namorada, o primeiro beijo, o primeiro conflito amoroso, a luta por uma vaga no elenco de uma peça (a passagem sobre a apresentação é emocionante), os jogos de Críquete (ainda não sei como se joga isso rsrs), os fins de semana com os pais... Não vemos favorecimento por parte do autor com relação à Cotoco. Ele tem a voz bonita pra cantar, joga críquete bem , é um bom amigo... Mas também tem o bilau pequeno (daí “cotoco”), é péssimo no rugby, algumas vezes é covarde. A história se passa no fim do regime Apartheid, e temos uma leve ideia de como era a sociedade na África do Sul nesse período. “Acho que é a primeira vez que recebo instruções de uma pessoa negra” (pág.18), comenta cotoco logo no início do livro. Acompanhamos a libertação de Nelson Mandela da prisão, e o “burburinho” que isso provocou. Vemos que apesar de algumas pessoas acharem que a África do Sul passaria a ser um caos, o sentimento geral era de esperança de que melhores dias viriam, e que possivelmente Mandela seria fundamental nesse processo.

O livro tem passagens muito engraçadas. Outras são meio que forçadas, mas cumprem o objetivo a que o livro se propõe. Destaco o professor de inglês Guv, que insere Cotoco nos grande clássicos da literatura e tem tiradas ótimas. O conflito de Cotoco com suas namoradas também é muito interessante. Fica a recomendação de sua mãe: “As meninas são muito complicadas, Johnny. Não perca seu tempo tentando entendê-las. Ouça o que elas têm a dizer e depois dê um jeito de descobrir o que elas querem” (pág.225). O velho professor Crispo também deixa lições importantes: “depois de certa idade, Milton, são as pequenas coisas que nos deixam felizes.” (pág.125).

Enfim, o livro é muito divertido, com passagens emocionantes, delicadas, que nos mostram que o que somos hoje é resultado daquilo que vivemos no passado. Todas as nossas angústias, nossos sentimentos, nossas amizades, nossos amores, nossa relação com a família, moldam nosso caráter e nos fazem ser o que somos hoje. Portanto, curta ao máximo o presente. Erre. Acerte. Arrisque-se. Seja cauteloso. Ame. Odeie. Brinque. Estude. Equilibre tudo isso na sua vida, e faça as escolha corretas. “Lembre-se menino: Deus nos deu o maior presente de todos. Não estou falando do amor, nem da saúde, nem da beleza, tampouco da vida. Estou falando do poder de escolha. É esse o maior presente que Deus nos deu.” (pág. 389).
Jacy Coelho 05/02/2013minha estante
Ah, é isso que eu espero que seja um "livro que me faça rir" - é um livro levinho, divertido, mesmo que faça só aquele esboço de sorriso quando você está lendo...

Michelle Gimene 06/02/2013minha estante
Adorei a resenha, Gustavo.
Concordo com tudo o que você disse sobre a definição do que é ser engraçado. Quando leio, não preciso gargalhar para considerar algo engraçado. Se me deixar com aquela sensação de leveza e um leve sorriso nos lábios, posso dizer que o conceito de engraçado foi atendido com sucesso.

Marta Skoober 06/02/2013minha estante
Gustavo, gostei da resenha.
Sempre me falavam do livro e nunca me chamou a atenção, mas agora depois de ler: Destaco o professor de inglês Guv, que insere Cotoco nos grande clássicos da literatura e tem tiradas ótimas.
Acho que vou colocar o livro na lista. ;-)

Flávia 09/02/2013minha estante
Era exatamente isso: eu ficava imaginando as cenas. Sobre a segregação racial, pra mim, uma cena que resumiu bastante isso (mas não coloquei na resenha porque quero que o pessoal se surpreenda ao ler) era: **SPOILER SPOILER a cena que ele olha o banheiro da empregada da casa dele. Impactante, não? *** FIM DO SPOILER

Sua resenha ficou excelente!!!!! Não consegui passar nem metade do que vc. E ainda diz que está horrorosa... AH, rapaz!!! Vamos nos valorizar, hein? rsrs

Hannah 16/02/2013minha estante
Ótima resenha, Gustavo.
E depois vc ainda fala q não ficou boa! Baahhhhhh
Mas tbm achei isso, que as cenas foram descritas de forma a parecem um filme. Acho que um filme desse livro seria hilário :)
Logo no começo do livro, quando li, "... essa é a primeira vez que recebo ordens de uma pessoa negra...¨, achei que o autor fosse falar mais do apartheid e tal.
Não me choquei com a cena do banheiro, como a Flávia disse, mas porque li recentemente A Resposta e isso me lembrou muito um episódio do livro.

Flávia 16/02/2013minha estante
Hannah, eu tb lembrei do filme A resposta. Mas ainda acho impactante, principalmente porque em Cotoco, isso foi citado de forma despretensiosa, mas no fundo, para nos chocar.
Bjs

Priscila 19/02/2013minha estante
Gustavo, ótima resenha!!! Parabéns!

Gustavo 19/02/2013minha estante
Pessoal,
Obrigado pelos comentários! Estou aprendendo com vocês rsrs

Indira 07/03/2013minha estante
Gustavo, adorei a resenha! Estou morrendo de vontade de ler este! Realmente parece um livro que me faria rir, com uma história gostosa.
Parabéns.

=*

Paty 18/02/2014

Todas as indicações que recebi deste livro me falaram do quanto ele era engraçado, uma leitura boa para passar o tempo. Cotoco é, afinal, um livro que conquista. Não me marcou, não entrou para a lista dos meus favoritos, mas estou feliz por ter lido. E indico para qualquer um que queira rir com uma boa leitura.

Gláucia 23/02/2012

Cotoco - John van de Ruit
Um dos livros mais divertidos que li. Trata-se do diário de Cotoco, um garoto vivendo as crises da pré adolescência num colégio interno para meninos e seus professores malucos e politicamente incorretos. Mas prepare-se, pois nem tudo será divertido no mundo de Cotoco. A história se passa na África do Sul no ano de libertação de Nelson Mandela.
Adorei o professor Guv, de literatura que introduziu Cotoco ao mundo da leitura. Livros emprestados por ele e discutidos após sua leitura:
1) Esperando Godot - Bertold Bretch
6) Uma Estação Branca e Seca - André Brink
7) O Velho e o Mar - Ernest Hemingway
8) Oliver Twist - Charles Dickens
Ciça 28/02/2012minha estante
Glaucia, essa sua resenha despertou minha curiosidade, fiquei morrendo de vontade de ler... ainda mais por causa desse professor Guv e das referências a Mandela. Legal.

thass 09/03/2011

LEIA MAIS RESENHAS EM: http://itbookblog.blogspot.com
Pensei em várias formas de começar essa resenha... mas todas envolviam um palavrão.
Portanto, vai começar assim: Que livro F@#$!
Eu estou sem palavras até agora, desde que comecei minha paixão pela leitura, nunca tivera imaginado que encontraria um livro que me fizesse rir tanto! Mas encontrei, e o nome dele é Cotoco.
Mesmo que, antes de começar a ler ele, eu fiquei com um pé atrás, por que eu já tinha tentado ler um livro de humor, mas sempre, acabava com uma ressaca literária do mal.
Eu posso começar falando que não é todo dia que você encontra um livro que vai te divertir tanto! E não é mesmo!
Se você está cansado de ler coisas sobrenaturais, policiais, suspense, e quer rir, Cotoco é uma ótima pedida!
John Milton - batizado como Cocoto - está indo para um internato onde só há garotos. Onde lá conhece seus novos amigos, que no total são 7, e de tanto aprontarem são batizados como "Os Oitos Loucos". Eu até poderia falar sobre cada um, sobre suas personalidades, e sobre o quanto esse grupo de garotos me fizeram rir. Mas em especial, queria falar das duas figuras inusitadas! Que nos proporcionam grandes gargalhadas que são o Vern, e o Largatixa.
Uma pequena definição de Henry Barker - o Largatixa- , por Cotoco:

"Voltando pela mesma escadaria, passamos pelo ser humano mais branco que já vi em toda minha vida. Na penumbra, a brancura dele parece reluzir de um modo estranho. (...) e (...) E lá está o brancão reluzente, que eu já tinha visto na escada (o cara parece está à beira da morte; aliás, acho que há cadáveres com aspecto mais saudável que o dele.)"

E Cotoco falando sobre Vern - o futuro Rain Main:

"Meu companheiro de cubículo é um esquisitão chamado Vern Blackadder, que parece ligeiramente retardado. Tem o péssimo hábito de arrancar tufos enormes do próprio cabelo."

Então com base disso, vocês já devem imaginar o quanto de besteiras esse pessoal vai aprontar! Cotoco também passa um lição bem legal para agente: Fazer pensar numa questão essencial para a nossa vida, que é a amizade.
O humor de John é inteligente, ele é sarcástico, conseguiu criar personagens muuuuiiito legais, as roubadas que Cotoco passa são super divertidas, a familia dele é "maluca de pedra" (como ele mesmo diz) e claro, com um final chocante que faz qualquer um derramar algumas lágrimas ):
Eu não sei mais o que dizer, a não ser: Vocês tem que ler Cotoco!

"No ponto de ônibus em Westville, mamãe chorou ao se despedir, mas felizmente não fez nenhum escândalo, como ficar acenando com um lencinho no ar ou sair correndo atrás do ônibus. | Pág. 165"

Li 28/02/2013

DESAFIO LITERÁRIO 2013 - FEVEREIRO - LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR * LIVRO 3
Sinopse: África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.

No desafio literário de 2012, um dos temas foi escritores africanos. Vi várias pessoas lendo este livro... Achei que era um drama (na verdade pensei que o "cotoco" se referisse a membros amputados) e eu detesto dramas, então nem me interessei. Este ano, quando Vivi colocou o título na temática de fevereiro, fui procurar ler a sinopse... E me animei!

Cotoco é um livro divertido e fácil de ler...
Tentei não torcer muito o nariz para as opiniões racistas de um ou outro personagem, TENTEI colocar na cabeça durante a leitura que o texto se ambienta em 1990, durante a queda do apartheid e a libertação de Nelson Mandela, então as opiniões políticas e afins daquela época para muitos era abertamente racista e preconceituosa mesmo.
Outra coisa que me incomodou na história foram as partes do diário que envolviam animais ou pelo menos algumas delas...

Fora isso, achei ler uma história adolescente onde o protagonista é um menino normal (não um vampiro, nem lobisomem, nem nenhuma criatura mítica, para variar) muito interessante, principalmente por ter um vislumbre do universo masculino, suas inquietações e questionamentos e notar que a adolescência é difícil para todos, mas divertida também...
"Falando em francês, ou algo que parecia francês, o Guv deu a maior bronca no Barril e mandou que nosso obeso amigo comesse sua cópia do conto[The Suit - Can Themba]. Mais ou menos quatro segundos se passaram até que o Barril percebesse que ele não estava brincando, e uns 1.004 até que terminasse de engolir as 25 páginas de texto. (...)
A não ser por uns barulhos esquisitos no estômago, o Barril não sofreu nenhum efeito colateral depois de devorar sua boa literatura. No entanto, falou que as ilustrações tinham sido mais difíceis de engolir."
Ri muito lendo os comentários do tipo "eu sou o cara", de Cotoco e lembrei que eu mesma escrevia besteiras deste tipo quando tinha a idade dele! Até hoje lembro de alguns comentários ferinos que fiz comparando algumas pessoas a mim e morro de vergonha... Somos tão idiotas nesta faixa de idade... rs

Uma coisa legal também é a boa quantidade de livros citados na história. As opiniões de Cotoco sobre eles e suas discussões com o professor de inglês ajudam bastante na hora de sabermos se é interessante anotar a dica ou não.

Enfim, é um livro meio filosófico, muito divertido, mas o final matou o texto... Sei que a vida, o universo e tudo mais tem sofrimentos, mas eu queria ler um livro para divertir, aí lá vem os autores com uma dose de drama para acabar com a história. Mas nada é perfeito! Rs
Gustavo 02/03/2013minha estante
Oi, Live! (até hoje não sei se chamo seu nome corretamente kkkkk)

Parabéns pela sua resenha! Falou de tudo um pouco, e colocou opiniões bem sinceras!

Um abraço!

Flávia 09/03/2013minha estante
Hehehe, "menino normal". E é verdade! E funcionou!

Paty 13/02/2013

Cotoco
A estrutura narrativa é a de um diário, é simples, direta, a leitura flui bem e é gostoso ver o desenvolvimento do Cotoco ao longo do seu ano no internato, nos feriados e férias com a família, nos seus primeiros relacionamentos, sua descoberta sobre as questões políticas e a sua vontade de se afirmar também nesse terreno. Mas devo confessar que achei pesada algumas partes, não quero e nem pretendo cometer nenhum spoiler, mas quem já leu, me diz se sentiu o mesmo ao ler sobre Eva e Rambo, Pike e o Cotoco, á situação um tanto quanto vaga sobre o Rain man. Enfim, entendi que o livro todo se passa pela ótica de um garoto de 13 anos, mas essas coisinhas meio que destoaram pra mim.

Leia mais em: http://almadomeusonho.blogspot.com.br/2013/02/resenha-cotoco-o-diario-perversamente.html
Flávia 16/02/2013minha estante
Oi, Paty. Sim, achei pesadas, mas, quem disse que não pode ser real? Entende? Em muitas situações, as crianças não são poupadas...

Paty 18/02/2013minha estante
Olá, Flávia!
Sim sim, são bem críveis e reais muitas das passagens do livro. Eu que comecei a ler pensando que fosse um livro realemtne voltado para o público infanto-juvenil, com isso na cabeça é que achei meio pesado; mas tudo é uma questão de foco. Em cotoco vejo que o foco foi falar desses temas através do olhar de um menino de 13 anos que é inocente, ingênuo e que vai aprendendo com tudo o que se passa à sua volta. E em meu vídeo eu aidna falo um pouco, meio que em uma analogia, do filme Má Educação, do Almodóvar, isso pra mostrar bem essa coisa toda do foco que é dado à obra! ;oD

Dani 15/11/2011

Eu pensei que iria achar Cotoco engraçadíssimo, só que não foi bem assim. É claro que também não foi como se eu tivesse passado a leitura inteira do livro com cara de Bella Swan, mas mesmo assim não dei nenhuma gargalhada. Por outro lado, achei o livro super bem-humorado, e alguns trechos me roubaram uns risinhos, com todas as esquisitices dos Oito Loucos e, principalmente, da família do Cotoco.

No entanto, a leitura se arrastou um pouquinho para mim. Este ano eu estou com uma ressaca literária das brabas, e Cotoco não me empolgou a ponto de reacender a "chama da paixão". Na minha opinião, as quase 400 páginas do livro poderiam ser reduzidas, já que tem muito do cotidiano do Cotoco que não acrescenta nada muito relevante à história, além do que não há nenhum grande clímax que faça a gente ficar grudado no livro, apenas os conflitos de um garoto de 13 anos.

Ainda assim, duas das coisas das quais eu mais gostei no livro foram a abordagem da situação do apartheid na África do Sul e a mensagem passada no final. Acontece uma coisa muito triste com um personagem, e eu achei legal o jeito que o autor usou para lidar com esse fato.

Resenha completa em: http://danificavel.blogspot.com/2011/07/cotoco-de-john-van-de-ruit.html

Jamile 26/04/2014

Livro Infantil
Como o título do livro já diz é voltado para os pré-adolescentes. No entanto, não é "perversamente engraçado" e sim bem infantil e monótono. O diário de um banana tem a temática parecida porém é uma leitura muito mais interessante e agradável que essa.Não recomendo.