O amanhã não está à venda

Ailton Krenak

Resenhas - O amanhã não está à venda

starwhismes 12/04/2024

Leitura necessária
Já tinha um grande interesse pelos livros de Ailton mas depois que ele se juntou a Academia de letras senti que precisava ler pra ontem! e lá fui eu!!
Ailton nos conta sobre seu isolamento durante a pandemia e trás reflexões pertinentes sobre como chegamos até aqui e até onde iremos.
O amanhã não está à venda e quanto mais rápido levantarmos essa pauta ambiental em nossas comunidades mas talvez teremos esperança de um futuro verde.

Gabriele 12/04/2024

Airton Krenak conta sua experiência durante a pandemia, isolado em sua aldeia e trás reflexões de como chegamos nesse momento da humanidade e como nos vermos separados da natureza está afetando a todos e fazendo a gente imaginar como pode ser nosso futuro.

Yasmim668 11/04/2024

Um tapa na cara
Esse livro deveria fazer parte da alfabetização de todo mundo. Quantos ensinamentos, reflexões e exemplos. É uma leitura necessária demais

camistozs 09/04/2024

Leitura extremamente breve
É um relato de Ailton Krenak, no início da pandemia de COVID-19, sobre o isolamento social. Há uma breve reflexão, muito interessante, sobre como as comunidades indígenas se encontram isoladas do Brasil, no sentido de serem abandonadas e evitadas pelos governos e instituições - não no sentido de isolamento físico.
Ao longo do texto, o autor faz uma reflexão sobre o mal que o ser humano faz ao planeta e ao meio ambiente, e sobre o porquê da população urbana ter sofrido grandemente os impactos da pandemia e do isolamento social.
Ler esse texto, agora em que retomamos nossa rotina, me fez perceber o quanto deixamos o tempo passar e esquecemos de coisas que nos impactaram muito na nossa vida.

Bia 09/04/2024

Reflexão sobre a incompetência da humanidade
"Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro."

Um livro curto mas que trás reflexões para o momento em que estávamos vivendo em 2020 e 2021. E sinceramente acho que voltamos a normalidade e muitos esqueceram quantos se foram e não tiraram nada com isso.

Katita 07/04/2024

Precisamos ouvir os povos indígenas. Livro traz a reflexão da nossa relação com o meio.
Livro necessário.

Eliza 07/04/2024

Para o homem pensar no que está fazendo.
Fui procurar alguma coisa disponível do Ailton para ler porque ele entrou para a ABL e até então só o conhecia por meio de entrevistas. Achei esse ensaio grátis na Amazon e peguei para ler e agora quero ler tudo o que esse homem escreve. Estou apaixonada e fascinada!!! ♡
O ensaio é a junção de três entrevistas que o autor concedeu na pandemia e retratam as incertezas daquela época e a necessidade de conscientização do homem de seus hábitos e principalmente a importância da preservação do meio ambiente. Eu amei ter lido, super rápido e é um incentivo à leitura.

Paula1844 04/04/2024

O texto traz reflexões escritas durante a pandemia de covid-19, com a proposta de repensar as formas de viver no mundo atual. Passados quarto anos da pandemia, acho que continuamos falhando para que a humanidade tenha longevidade.

Eduarda 03/04/2024

O amanhã não está à venda
Muito bom. Já havia lido essa fala de Krenak em outro livro do autor, mas a releitura valeu a pena. Fala forte e de extrema importância.

Santos128 30/03/2024

Tocante
É um livro que mostra o ponto de vista de um indígena em relação à pandemia da Covid-19. Faz o leitor refletir sobre muitas coisas daquela época e como isso refletia e ainda reflete na população e relações sociais.
Eu com certeza recomendo, apesarde ser uma leitura bem rapidinha tenho certeza que vai alcançar seu coração.

Luzia103 29/03/2024

Krenake como sempre sendo cirúrgico, principalmente sobre falar do processo de afastamento na pandemia. Linguagem fácil de compreender ele abordou questões do capitalismo na modernidade e o quanto o ser humano já não é humano. Somos substituíveis tão rápido quanto produzimos matéria de trabalho.

Diogo518 27/03/2024

Não valeu nada a pandemia
Dizer que ?alguns vão morrer? é uma banalização da vida, mas também uma banalização do poder da palavra.

Ingrid976 26/03/2024

O amanhã não está a venda, Ailton Krenak
Um texto rápido gostoso de ler porém triste.
Triste pq sobrevivemos a pandemia e nada mudou, continuamos egoístas, narcisistas e mercenários.

st st 24/03/2024

Krenak
Excelente leitura, tem outras na minha lista. Simples, curto e direto. Muito reflexivo também. Recomendo