Os registros estelares de uma notável odisseia espacial

Os registros estelares de uma notável odisseia espacial Becky Chambers

Resenhas - Registros Estelares...

Thay'OSF 19/06/2022

Adorei essa saga
O mais legal desses livros foi que não são continuações em si. Cada um se desenvolve ao redor de personagens distintos. E a descrição da saida da Frota do Exodo da terra, das naves onde vivem, da forma que vivem, das espécies de outros sapientes. É tudo tão detalhado que parece que tudo isso realmente existe.
Luciana 22/07/2022minha estante
Da para ler o terceiro sem ter lido o primeiro e o segundo?

Thay'OSF 22/07/2022minha estante
Dá sim.
Eles não fazem muitas associações... e as que fazem, são explicadas de forma que não se perde o sentido.

Obrigada!

Luciana 22/07/2022minha estante
Achou qual dos três melhor?

Thay'OSF 22/07/2022minha estante
Com certeza esse. Porque descreve tão bem a cultura da Frota do Êxodo, descrevendo como foi o contato e a convivência com os demais sapientes da Galáxia. Nos fazem oensar que tudo realmente aconteceu por causa da riqueza de detalhes e descrições

Gui.Marques 17/09/2021

Um ótimo desfecho da trilogia, apesar de cada livro ser praticamente uma história independente. E especialmente nesse eu fiquei surpreso com os assuntos abordados. Foram situações pesadas e complexas, que é nítido o quanto podemos transpor para a nossa realidade atual, nos levando a refletir mais e mais.
Obrigado Becky por me proporcionar esses três livros impressionantes e únicos.
(Aaah como queria debater tudo isso com alguém..)
Veregirl 18/09/2021minha estante
Como sempre suas resenhas são fantásticas, parece que a maré das boas leituras veio aí

Gui.Marques 18/09/2021minha estante
Obrigado!! Simm, e espero que continue kkk não quero cair na ressaca dnv

Veregirl 19/09/2021minha estante
Pelo visto, está procurando um parceiro de debates...faz muito bem

Gui.Marques 19/09/2021minha estante
Está mais para "sentindo falta de um parceiro de debates"

Veregirl 19/09/2021minha estante
Tbm sinto muita falta do meu

alinneasilva 04/06/2024

Apesar desse livro ser o menos empolgante pra mim e o que menos me conectou com os personagens, ele ainda me deixou com um quentinho característico dos livros dessa série.
Eu amo muito a ideia de comunidade e diversidade que esses livros trazem, é uma das coisas que mais gosto em ficção cientifica, sejam livros ou séries/filmes.
Nesse aqui, temos uma situação bem utópica que é como os exodonianos tentam viver: num mundo onde todos tem onde morar e ninguém passa fome (como bem lembrado por Sawyer), onde ninguém é melhor do que ninguém e as pessoas contribuem para a comunidade e usufruem dela em igualdade. E é interessante ler como existem visões diferentes sobre essa forma de vida.
Gosto muito de ver humanos (e outras espécies) sendo "humanos": amando, falhando, mudando de ideia e se abrindo pra viver coisas diferentes. E os personagens desse livro tem bastante disso, o que proporciona a bela jornada de encontrar satisfação em coisas inesperadas.
Tháta 04/06/2024minha estante
vc tem canal no youtube ou twitch, se tiver me manda....

alinneasilva 05/06/2024minha estante
tenho não...

Mateus.Caixeta 24/02/2024

"Os Registros Estelares..." é tranquilo e deslumbrante
Infelizmente não vai dar pra colocar o título enorme desse livro na resenha (e que baita título hein). Aqui não vai ser uma resenha super aprofundada da história e nem nada do tipo. Já deu pra perceber que eu me comprometo mais pra fazer resenha de livro que eu não gostei ou achei medíocre, do que livros que foram ótimos, isso porque eu não consigo expressar tudo que está dentro da minha cabeça em forma de palavras.

A Becky Chambers é uma baita autora, que consegue entregar um simples bem feito. Tanto em narrativa, personagens, ideias e desenvolvimento. E é nesse simples, que ela consegue entregar o ouro das histórias que ela escreve. São tramas mais cotidianas, que não precisam de grandes plots, só bons personagens já é o suficiente aqui. E foi nesses personagens que ela conseguiu entregar livros tão bons na minha opinião. Sério, me conectei facilmente com a maioria.

Dos 3 livros dessa série, esse foi o que eu estava com as expectativas baixas, um pouco por opiniões externas e também pelos últimos livros em si. Pra se ter uma breve noção, o primeiro livro está entre o meu top 3 de melhores livros da vida, além do segundo também ser um favoritado. Pouquíssimos autores conseguiram esse feito comigo, com isso, eu meio que não estava esperando que esse fosse se sair tão bem quanto os outros. E realmente, ele não foi o meu favorito, mas está ali bem próximo aos outros dois.

O primeiro livro é sobre uma longa jornada, que tem "found family", a autora também entrega muito sobre os outros alienígenas que existem nesse universo, sendo o meu maior ponto positivo a criatividade dela. O segundo vai por outro viés, onde mostra o passado das personagens, e como isso converge ao que elas são na trama atual do livro, o que autora faz esplendorosamente, é o desenvolvimento das personagens.

Já no terceiro livro, ao qual estou fazendo a resenha, acredito que seja sobre várias engrenagens, que fazem uma máquina funcionar. Os personagens não interagem tanto entre si como nos últimos livros, é uma coisa individual, quase como se fosse contos. Tem 6 pontos de vista de personagens que são totalmente diferentes entre si, mas que se complementam de uma forma muito bonita. Não teve nenhum pov que eu não tenha gostado, todos foram essenciais pra história. Só teve um que poderia ter um pouco a mais, porém é compreensivel que a autora tenha feito da forma que fez.

O meu maior ponto positivo do livro são os diálogos, principalmente no final que ficam primorosos, até me emocionei com alguns. Eu amo o cuidado e gentileza que a Becky tem com os seus livros, dá pra ver que ela escreve com prazer. Os diálogos conseguiram amarrar o final de todos os personagens. Adorei o final de todos eles, fez sentido com a história que ela queria contar.

O livro não é nenhum arrebatamento, porém ele é gostoso de ler, de se desprender da vida real e degustar uma ficção científica simples, entretanto bem feita.

Como já disse a lenda, Isabela Buscov "É muito bonito, é muito silencioso, é muito discreto, é muito contido. E eu AMEI!"
juju.salless 24/02/2024minha estante
ameiiiiii

Mateus.Caixeta 24/02/2024minha estante
Obggg

Kaka 03/01/2023

??
Comparada á outras história da Becky chambers, essa é a que menos tem acontecimentos extravagante.

Não que as histórias delas tenham acontecimentos e reviravoltas mirabolantes, ou o clichê de livros de ficção científica (e particularmente, isso é o que eu mais gosto nas histórias dela, sem esse clichê de guerras espaciais ou algo do tipo), mas são histórias sobre os personagens, sobre suas vidas contidianas nesse mundo incrivel e tão bem feito criado pela autora, quando se trata de criação de personagens, ela arrasa, e nesse livro não seria diferente. Adoro como ela consegue criar personagens diversos, a personalidade, os diálogos, parece tudo tão realista, incrível.

Cada personagem construído tão diferente um do outro.

Nesse livro, confesso, que demorei pra entender para onde a história estava indo, o que ela queria contar com essa história, porque como eu disse antes, aqui tudo é bem contidiano, você acompanha a vida desses personagens, que tem vidas normais(embora, vivam no espaço, né), mas chegando pro final do livro eu fui entendendo o porque dessa construção, e mais uma vez, adorooo como ela consegue abordar temas diversos de forma simples e bem feita, sem deixar óbvio do que se trata, mas você entende.

Ela sempre consegue me deixar reflexiva depois que leio as histórias dela, e é incrível, sério.
Pode ser uma história que não agrade muita gente por ser né, sem grandes acontecimentos, mas eu amei.

Uma escrita fluída e rápida, e uma narrativa maravilhosa, como sempre.
Kaka 27/01/2023minha estante
Escrevi tudo errado, meudeus

Larissa3354 05/05/2024

Um dos primeiros livros de sci-fi que leio, a experiência foi muito boa, mas sinto que a autora explica os termos com o decorrer do livro e não quando são introduzidos. Essa técnica não me agradou muito, mas a escrita é muito boa, os personagens são bem interessantes também. É uma boa história, mas não diria que foi incrível.
cristian_yuri 05/05/2024minha estante
Se você estiver inciando em sci-fi, seria uma boa começar com I, robot, do Isaac Asimov

mauricio.sperb 23/02/2023

Mais um livro perfeito, dessa série perfeita!

Que sensação boa que dá toda vez que pego esses livros pra ler. Sempre um aprendizado, uma reflexão, um choro...

Diferente do último livro, que eram vários pequenos contos separados, este são várias personagens com estórias incríveis que vão se interligando ao longo do caminho. Muito bem escrito, difícil não criar um carinho imenso por todos os humanos e todos os alienígenas que acompanhei dessa vez, ansioso pelo próximo!
Fabricio.Santana 08/03/2023minha estante
Ainda não tive oportunidade de ler essa série.

Ruan Lipe 12/02/2022

Decadência da série, ou eu que estou chato mesmo?
Quando falaram para a Becky Chambers que era boa no relacionamento dos personagens, acho que ela levou a sério demais.

Houve uma quebra de expectativa enorme, esperava por uma odisseia espacial, e recebi uma história intimista numa frota exodiana. Poderia ser uma ótima experiência com personagens cativantes e bem desenvolvidos?

Podia, mas não foi. O enredo é muito chato, não me importei com os drama e a vivência de ninguém. E tirando o problema desses individuos, que eu não me importei, o livro não tem mais nada a desenvolver.
A escrita é ótima para um YA, e o universo é muito bem construído, mas, NAN.

Chega, a série foi de 5 pra 2 estrelas.
Anna 08/10/2022minha estante
Concordei! Tô achando tãããão chato....uma pena

Raquel.Euphrasio 24/05/2021

Qual o sentido da vida? Eu não sei!
Mas esses personagens tentaram me dizer, cada um do seu modo, com sua historia, com suas crenças, trabalhos...
Se eu descobri qual é? Não!
Mas não importa, agora tenho muitas mais opções de respostas, e mais importante tenho mais um livro para amar e chamar de favorito!
Tai 25/05/2021minha estante
amg sobre oq é essa serie?

Tha 30/11/2020

Mais uma vez Becky Chambers entregando um livro sensível que deixa o coração quentinho. Esse livro foca mais na cultura dos humanos da Frota do Êxodo e tem o ponto de vista de pessoas com personalidades bem diferentes e diferentes gerações, o que faz com que cada situação seja vista a seu próprio modo. Gostei muito de saber mais sobre a cultura exodoniana. Esse livro entrou facilmente para a minha lista de favoritos, a escrita da Becky é incrível e ela fala com tanta simplicidade e ao mesmo tempo tanta verdade. Esse é um livro sobre tradições, mas também sobre mudança e crescimento. É acima de tudo um livro sobre descobrir seu lugar no mundo e como a história tem um papel importante nesse processo e no processo de construir o futuro.

lasthours 03/12/2020

Eu amo com todas as forças esse universo que a Becky Chambers criou, então específico é tão bem elaborado que você pode acreditar facilmente que seria um futuro possível.

A forma como este livro nos faz ver como viver em sociedade está muito além do existirmos ao mesmo tempo, como nossas vidas e ações podem estar ligadas a vida de outra pessoas, mesmo quando não temos contato direito com elas, como nossas ações e escolhas, por menores que sejam, tem uma influência, um impacto no todo.

Pra mim, dos três esse foi o mais emotivo, o que mais nos liga com os personagens, mesmo que você demore um pouco pra entendê-los, entender porque estamos lendo o que estamos lendo, a forma como ela entrelaçou a vida deles é tão a(e)fetiva que você se vê envolvida em todos os momentos, ri e também chora com eles. E esse livro em específico, nos leva a uma reflexão sobre nós, como vivemos e como vemos a vida é também a morte.
O lema da Êxodo que ela apresenta aqui, foi TUDO, pois o ciclo da vida nunca foi tão bem explicado e de maneira tão simples.

A estória que a Becky nos traz, não são apenas estórias, é literalmente o universo, e como são infinitas as possibilidades.

Murasakibara12 03/12/2020

Resgate da humanidade
Depois de experienciar todo o território alienígena nos dois livros anteriores, nesse imergimos na odisseia da humanidade. Uma narrativa para relembrarmos os ideais que deveriam existir nas nossas sociedades e tambem para refletir sobre os impactos das mudanças de geração. Se temos no 1o muita liberdade, no 2o pertencimento, aqui nos deparamos com melancolia e comunidade, e um senso forte não mais de emoção, mas de esperança.

Coisas de Mineira 23/12/2020

No terceiro volume da série “Wayfarers”, “Os registros estelares de uma notável odisseia espacial”, Becky Chambers conseguiu me encantar ainda mais com a sua escrita e a história! Neste livro, estamos dentro da Frota do Êxodo, um conjunto de naves de humanos que tem muita história para ser contada, afinal, foram com elas que os últimos terráqueos deixaram o planeta terra em busca de refúgio no espaço. Na história, acompanhamos a trajetória de algumas pessoas a partir de um acidente que ocorreu muitos anos antes: Tessa, Isabel, Eyas, Kip, Sawyer.

Antes de mais nada, esse livro poderia sim ser lido separadamente, assim como os outros da série, mas as histórias são tão boas e tem um encaixe tão perfeito que isso é uma coisa que eu não aconselho (mas é a decisão de cada um). Principalmente porque essa história se passa durante os acontecimentos finais do primeiro livro “A longa viagem a um pequeno planeta hostil”. Uma das personagens, Tessa, é irmã de Ashby, o que faz com que ela comente sobre ele na história e diga sobre algumas coisas que aconteceram no primeiro livro. Mas não há spoilers, ela apenas passa o assunto por cima, com alguns comentários.

“(…) E pensar também era estranho. Ele podia pensar sobre o que estava pensando. Será que isso queria dizer que havia uma parte separada dele? Uma parte pensante e uma… parte pensante do pensamento?”

Ao contrário dos outros livros de Becky, esse livro não tem bem uma história, um acontecimento central. Cada um dos personagens está vivendo seus próprios dramas e dilemas. No primeiro livro temos a tripulação de Ashby indo para um planeta distante, temos um foco na história, apesar dela explorar os dilemas de cada um na tripulação. No segundo volume, vemos uma IA presa em um corpo físico e como ela e todos os personagens envolvidos lidam com isso, além dos dilemas de cada um, ainda temos uma história central.

Nesse volume não! Há um acontecimento que marca de alguma forma a vida deles (que está no prólogo), mas eles não estão rumando a nada, muitos deles nem se encontram, apesar de estarem na mesma nave. Em “Os registros estelares de uma notável odisseia espacial”, vemos mais os dilemas de cada personagem e uma busca por conhecer quem eles realmente são e o que eles realmente querem. Além disso, conhecemos também como é a vida dos humanos que vivem dentro das naves, e um pouco da história deles.

Acho que essa parte foi muito importante para a série. Apesar de já termos visto outros humanos nos livros anteriores, ainda não sabíamos exatamente como eram as coisas na Frota do Êxodo. Sabe a empatia? O respeito pela decisão dos outros? Ainda não sabemos tudo o que aconteceu para eles terem tido que sair da terra (apesar de ser bem óbvio, já que vivemos em um mundo real em que estamos acabando com a natureza, infelizmente), mas o pouco que ela traz na história é o suficiente para entender como esses humanos vivem.

“A constância era um conforto, um lembrete de que qualquer coisa desagradável pela qual você tivesse acabado de passar era apenas passageira, um piscar de olhos dentro de um esplendor vasto e lento.”

É interessante também ver a dinâmica que Chambers criou para essa sociedade que sobreviveu. Valores que tem como pilar principal o compartilhar com os outros e usar apenas o necessário. Quero deixar claro que nem tudo nesse mundo da Becky é perfeito, é por isso que acho que os livros dela são tão encantadores. Temos as perfeições e as imperfeições dos seres (não apenas os humanos), tornando a história mais próxima da nossa realidade, quando falamos de sentimentos, caráter (apesar de ser uma ficção científica).

Acho que já falei sobre isso antes, mas é muito bom reforçar. Becky escreve sobre pessoas, sejam de espécies diferentes ou não, ela fala sobre a essência delas. Acho esses livros da Becky um hino à igualdade, à um mundo melhor (apesar desse mundo ainda ter defeitos), mais tolerante e inclusivo. Ver como diversas espécies e planetas diferentes convivem e tentam lidar com as suas diferenças, sempre se tratando com respeito, é maravilhoso! Vou ressaltar aqui mais uma vez, eu não sou fã de ficção científica, sempre acho difícil ler livros desses gêneros, mas eu definitivamente, leio até a lista de compras da Becky!

“Todos nós dependemos de sistemas frágeis com um milhão de peças interligadas que podem ser facilmente danificadas e um dia falharão.”

Ela consegue falar sobre assuntos que são extremamente necessários, de uma forma incrível. Como o respeito pelos pronomes de cada um, por exemplo, a orientação sexual, além das diferenças entre as culturas e a empatia das pessoas. E tudo isso é feito com uma naturalidade e uma leveza, que o leitor não consegue estranhar nem os pronomes neutros que são ditos para algumas espécies.

Agora, já posso começar a exaltar as edições belíssimas que a dona Darkside traz para nós? Não só apenas histórias maravilhosas, mas ela consegue fazer uma diagramação encantadora em todos os livros (que são de capa dura!). Nessa série, ela tem mantido as capas da edição original, que tem zero defeitos e combina totalmente com a história. Se ela continuar mantendo as capas, já posso dizer que pelos spoilers do site da autora, o quarto livro será minha capa favorita!

Becky Chambers é filha de cientistas espaciais, e tem os pais como fontes de várias informações para as suas histórias. “Os registros estelares de uma notável odisseia espacial” foi indicado para prêmios respeitados como o “Hugo Awards 2019” e o “Locus 2019”, além de ter sido incluído na vitória do “Hugo Awards 2019” de melhor série. A série “Wayfarers” já conquistou vários fãs da ficção científica, e eu com certeza estou incluída nessa legião de fãs. O quarto volume da série, intitulado de “The galaxy, and the ground within”, tem previsão de lançamento lá fora para fevereiro de 2021 e a única coisa que posso pensar é: DARKSIDE TRAZ ESSE LIVRO LOGO PARA O BRASIL, POR FAVOR!

“Do solo, nos erguemos. De nossas naves, nós vivemos. Nas estrelas, sonhamos.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/os-registros-estelares-de-uma-notavel-odisseia-espacial/

Ana Elisa Dotta Maddalozzo 27/12/2020

Resenha Os Registros Estelares de uma Notável Odisseia Espacial
A série Wayfarers é a minha favorita do gênero ficção científica. Nesse terceiro volume, Becky Chambers nos presenteia mais uma vez com uma história repleta de aventura, ciência e reflexões. As discussões abordadas pela autora foram o estopim para que eu amasse essa saga futurista que foi vencedora do importantíssimo Hugo Awards.

Conforme vamos acompanhando a rotina da Frota do Êxodo (humanos que deixaram uma Terra devastada e foram habitar naves especiais), somos convidados a ponderar sobre diversas questões. Abaixo, listo as principais delas:

Luto: cada personagem e espécie lida com a morte de maneira diferente. Para alguns, esse nada mais é do que um ato natural da nossa trajetória, e um cadáver é apenas um eco do que a pessoa fora um dia. Para outros, o corpo é utilizado na compostagem a fim de garantir honrarias ao falecido, uma vez que servirá para nutrir a terra que alimentará seus descentes.

Registros: como o próprio nome da obra deixa a entender, aqui vemos a importância de documentar a história de uma sociedade, pois é através dela que poderemos verdadeiramente nos conhecer e evitar que os mesmos erros do passado sejam cometidos.

Sensação de pertencimento: na concepção de certos indivíduos, a realização pessoal está em seguir as antigas tradições; para outros, esse sentimento advém de mudanças drásticas. O essencial é buscarmos a concretização de nossos sonhos, por mais difíceis que pareçam.

Além disso, divagações sobre xenofobia, sexualidade, evolução e valores morais também são abordadas nessa trama.

"Abandonamos a Terra. Abandonamos os oceanos. O ar. Nós vimos todas essas coisas diminuírem atrás de nós, encolhendo até virarem um pontinho de luz. E foi então que entendemos o que precisaríamos fazer para sobreviver."

Luciana 27/12/2020

Estrelas! Mais um livro bom da Becky, é uma autora que escreve sobre cotidiano de uma forma sensível, sempre tocando em temas como respeito e diversidade.
É sobre vida e o viver da forma que te faça feliz!