Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Eduarda 09/07/2021

Bom!
Antes de tudo: a descrição da criatura é completamente distinta da figura que temos nos filmes (e devo dizer que isso ajudou muito na criação da atmosférica de horror). A Criatura não tem nome, não tem uma identidade, não se sabe se Frankenstein a criou com o cérebro de um homem culto, de um psicopata ou de uma criança... o que sabemos é que esse ser foi trazido à vida para então ser rejeitado.

Mary Shelley tem uma capacidade INCRÍVEL de narrativa, ela sabe construir o clima e sabe desenvolver muito bem os personagens e a história contada por eles. Confesso que me surpreendi quando me peguei tão imersa na história (contada através de cartas), mal podia esperar para chegar a hora de sentar e ler os relatos de Frankenstein sobre o "monstro" que havia criado e sobre seu desejo ardente de vingança.

Fran 30/03/2020

Achei que soubesse muito sobre a história, mas percebi que não sabia nada. A escrita é leve, o que me surpreendeu bastante, e envolvente. Não senti vontade de largar o livro em momento algum e foi muito interessante ir avançando as páginas e quebrando todos os conceitos que eu achava ter sobre esta obra.

Gabriela.Maria 28/12/2021

Frankenstein não é um livro ruim. A escrita é super tranquila de compreender e a história é envolvente, no entanto, o livro é tão falado como se fosse muito incrível que entrei nele com uma expectativa muito alta, mas não achei ele absurdamente incrível. Claro, acho a idéia da autora muito boa e super inteligente ao escrever esse livro, a história também contém mensagens interessantes. Gostei do livro, mas não algo que chegue a cinco estrelas, porém vale a pena a leitura sim.

blacktonks 01/04/2021

É impossível não se encantar com ele, o Monstro.
Confesso que não conhecida nada além do senso comum quando fui mergulhar no romance de Mary Shelley, e, de verdade, a cada página virada uma explosão de sensações me invadia.
O livro é perfeito. Mary conseguiu me fazer chorar ao ler o relato do monstro, suas dores e agonias, e sentir muita raiva pelo descaso de Frankenstein (bundão desgraçado, te odeio). Eu esperava de verdade uma história de terror/suspense, bem estilo Allan Poe, mas me peguei em um romance existência que me levou ao limbo da minha própria existia.

Só não concordei com o nome "O Prometeu moderno" (descobri que quem deu esse nome foi o marido da Mary), Frankenstein não merecia esse título, Prometeu não abandonou sua criação e foi útil para a humanidade, coisa que Frankenstein não foi.

Ao concluir o livro me perguntei sobre como eu reagiria caso visse o Monstro. Depois concluí que sairia correndo e não fiquei muito feliz com a minha própria resposta, na verdade eu queria ser amiga do Monstro, debater Goethe com ele quem sabe...

Obs: as letras dessa edição são muito pequenas.

Fernanda 20/08/2021

" Aprenda, senão pelos meus conceitos, ao menos com o meu exemplo, o quanto é perigosa a aquisição do conhecimento, e o quanto mais feliz é aquele que acredita que sua terra natal é o mundo, em relação àquele que aspira a tornar- se maior do que sua natureza permite."

Esse livro foi completamente diferente do que eu esperava e isso foi maravilhoso, adorei essa experiência de leitura e a maneira como a autora escreve.

JuliaStark 05/05/2020

Muito mais que um clássico de terror
Ao iniciar o livro imaginei que esse seria apenas mais uma história para as pessoas ficarem com medo. Mas ao decorrer do mesmo percebi o quanto havia me equivocado.
Frankenstein retrata o que a vingança e o preconceito podem fazer com uma pessoa\criatura e choca ao mostrar como nos aproximamos tanto da criação da qual o próprio criador chamou de mostro.

Pri Paiva 26/01/2022

História atemporal. Clássico da literatura inglesa.
Victor é um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Criador e criatura se enfrentam: são opostos e, de certa forma, iguais. Humanos!

Durante a leitura não tem como não ficar indignado perante ao abandono do criador à sua criatura.
Muito de um Deus pode ser entendido no papel de Victor.
O livro explora sentimentos perturbadores da criatura ao mesmo tempo que mostra o quanto humano podemos ser dadas as circunstâncias a que somos expostos.

A necessidade de se provar e ser querido aos olhos dos que nos deu a vida é forte e triste ao mesmo tempo.

Este clássico da literatura é referência, um verdadeiro marco do romance gótico e de terror.

A história é daquele tipo que podemos considerar eterna.

Nesta edição temos ainda outros contos da autora, que são ótimos e cheios de enlaces.

Amei a leitura.
Terminei o livro com a sensação de engasgo e muito reflexiva.
Só digo uma coisa: leiam!
booksdudaaz 26/01/2022minha estante
eu sou completamente apaixonada nesse livro!!1

Bruno Marcolino 27/06/2020

Frankenstein
Para minha surpresa a escrita, apesar de ser um livro de 1823, não é de dificil leitura, mas ainda tem seus floreios quanto as palavras. Aqui acho que pesa muito o trabalho de tradução, então, parabéns e obrigado Santiago Nazarian! A estrutura de capítulos curtos deixa tudo mais dinâmico, gosto muito disso.

Apesar de tudo isso, há um pequeno problema no ritmo da narrariva, na minha percepção, na transição do final de cada volume para o início do subsequente. Esse me deixando bastante empolgado com os acontecimentos e este esfriando essa empolgação. Além disso, algumas percepções do Victor me aborrecem por me mostrarem um pensamento "burro" do mesmo, mas talvez isso seja devido ao estado em que se encontrava.

O que achei interessante na obra é que comigo, cada personagem ganha minha "simpatia" em alguns momentos devido a sua argumentação ou relato de acontecimentos por sua própria boca, o que mostra, ao meu ver uma escrita envolvente da autora. E quanto a história, vingança é algo que me prende bastante, e ter isso em ambos os presonagens e direcionada de criatura para criador e de criador para criatura, deixa tudo mais interessante. Por fim, ainda temos a melancolia das reflexões quanto essa vingança; quanto ao estado da vida e morte. Foi uma ótima leitura.

Cah_Censi 12/03/2021

Magnífico
“Esse clássico é de uma sensibilidade e genialidade que eu certamente terei que resenhar novamente em outro momento para fazer jus ao impacto dessa leitura. – (12/03/2021)”

E aqui estou, reescrevendo minha resenha:

Bom, por onde começar?

Talvez pelo que mais me impactou no livro:

O imenso abismo entre o livro e o mito e as incontáveis adaptações cinematográficas. Por já ter assistido vários filmes e histórias, acreditei que ler o clássico seria só uma questão de floreio, afinal, o que mais poderia conter no livro que já não houvesse sido representado centenas de vezes?
Resposta: Muita coisa!

Se você acha que conhece a “história” de Frankenstein, leia o livro. Ainda estou abismada com tamanho contraste. Por exemplo: A frase do “está vivo! Está vivo!”ou o próprio assistente Igor, nunca existiu no livro. E o nome do “monstro”? Para ele ter um nome, a relação teria que ter um mínimo de proximidade, o que não também acontece.

A história original está mais para um drama / romance sobre a relação criador monstro (ou melhor, a falta dela) e todo o sofrimento decorrente dessa situação. Ou seja, é uma história sobre uma forma aterrorizante de vida, dor e sofrimento. Afinal, Victor Frankenstein atinge seu tão sonhado objetivo de criar a vida a partir da morte, mas, fica horrorizado com sua criação e o abandona a – totalmente ignorante - para se virar sozinho sem compreender nada sobre o que ele é ou porque não há outros como ele.

A história retratada pela visão do “Monstro” é bem pesarosa e de uma sensibilidade incrível.
Essa autora era realmente genial e “sofrida”, certamente. Aliás, recomendo muito ler sobre a história dessa autora e como esse conto foi criado. É surreal! – Drácula (ou melhor, Carmilla) que o diga! haha.

Bom, não vou contar mais nada sobre o livro porque essa experiência de expectativa x realidade foi maravilhosa e eu ainda estou fascinada com toda essa genialidade de Mary.

Essa edição é uma versão comentada, o que proporcionou uma experiência ainda mais incrível com esse clássico.

A leitura é fluida mas é um clássico, então já sabem neh!? Apesar de antigo, a linguagem não é tão rebuscada mas é diferente e romântica.

P.S: Moral da história: Assim como Jurassic Park , Frankenstein tem uma moral bem clara:
Não ressuscite corpos! – Nem reviva os dinossauros, por favor. rsrs
Thiago 13/03/2021minha estante
É bom saber, tá na minha infinita lista de livros que quero muito ler.

Cah_Censi 13/03/2021minha estante
Essa edição comentada fez toda a diferença, caso a sua nao seja, da uma pesquisada sobre a vida da autora e como Frank foi escrito antes. Vai fazer muito sentido quando você ler sobre "a dor do monstro" . Achei emocionalmente bem pesado mas, genial.

Jane.FAlix 03/10/2022

Frankenstein
A gente lê esse livro achando que é apenas terror, mas Frankenstein está muito além disso.
A dor de uma vida marcada pelo desprezo e falta de amor é o grande mote dessa obra clássica e bela.

Alan.Felipe 15/10/2021

Triste e Melancólico
Sempre tive a curiosidade em ler clássicos do terror/gótico, esse é meu primeiro, e é bem diferente do que se vê em filmes e na cultura pop.

A história ocorre por meios de cartas e relatos que Robert Walton manda para sua irmã a Sra. Saville, onde em uma viajem de navio encontra Victor Frankstein, que é quem conta toda a história.

Não é terror, é bem melancólico e no final terminei sentindo mais pena do monstro do que do próprio Victor Frankstein.

Alessandra 05/12/2020

Obra de arte
Maravilhosa! Mary Shelley tem uma escrita incrível, amei a construção dos personagens, senti um misto de sensações por cada um deles ao longo da leitura, especialmente a respeito do "monstro" criado por Victor Frankenstein.
Essa edição da darkside é perfeita, traz ao final do livro os contos sobre a imortalidade, escrito por Mary Shelley. Recomendo muito!

Katy 28/03/2022

É bom porém depende
Por se tratar de um clássico eu esperava mais. Não é ruim, mas tem partes bastante arrastadas com divagações confusas da autora. É uma leitura válida pra quem quer se distrair.

Davyd 15/04/2021

"it's alive!"
Depois de ter assistido a tantas adaptações cinematográficas e lido tanta obra derivada, eu realmente achei que o livro não teria como me surpreender de forma alguma. Não poderia estar mais enganado. O livro é bem diferente do que imaginei e eu adorei.
Claro, tem seus elementos de horror, afinal, trata-se de um zumbi com mais de dois metros de altura, feito com partes de cadáveres, de olhos amarelos e tals. Mas, mais do que isso, é a jornada de um ser extremamente sensível, inteligente, que só quer ser aceito, amado e poder amar.
Frank se sente só e busca companhia e aceitação, no entanto, só encontra rejeição, violência e sofrimento no mundo cruel no qual foi largado sozinho.
A escrita de Shelley é de extrema qualidade e torna a leitura muito mais interessante.
Enfim, adorei. Vale muito a pena ler o livro.