A Troca

A Troca Beth O'Leary

Resenhas - A Troca

rafa 20/05/2021

Esperava um pouco mais
É um bom livro e tem um ótimo enredo, mas é completamente previsível e parado. Você consegue desvendar todo o livro sem esforço, achei que no final seria mais um livro levinho que a gente lê apenas pra passar o tempo, mas foi extremamente chato de se ler, se tivesse algo que motivasse mais, provavelmente eu teria devorado. É uma pena, tinha muito mais potencial. Se fosse levar em conta tudo isso, acho que daria 2 estrelas, mas o enredo é muito bom.

Izabela 21/01/2021

No ano passado li outro livro dessa autora que estava muito em alta (Teto para Dois) e dei uma leve quebrada de cara, uma vez que, por mais que eu tenha gostado muito, não achei aquilo tudo que tanto estavam falando (e um dos lados da narrativa me cansou enquanto eu lia, mas isso não aconteceu com esse livro agora, pelo menos, rs). Pensando nisso, não estava planejando ler ou comprar esse livro tão cedo, mas numa das promoções de final de ano ele acabou vindo parar aqui em casa (que vê até pensa que fui obrigada a comprar, rs) e eu resolvi dar mais uma chance para a autora. Que é uma ótima autora! Maravilhosa mesmo. Escreve muito bem e tudo mais, mas acho que ela não é muito para mim mesmo. Ela tem uma escrita que me lembra muito o jeitinho da Sophie Kinsella (que eu amo!), mas alguma coisa nos livros dela me parece meio lento. Eu levei uma eternidade (ou, pelo menos, foi o que pareceu) para sair das cem primeiras páginas aqui. E muitos outros trechos ao longo da história me fizeram sentir a mesma coisa, meio parado, sabe? Em resumo, é um livro bom, mas muito lento. Por isso, ele ficou com quatro estrelas. Inclusive, vai sair uma adaptação para o cinema dessa história e acredito que vai ser fantástica, porque a história é muito boa e no cinema não tem como ser lento, ou seja, acho que vai ser bem legal mesmo. Foco. Vamos focar na história em si e, depois, volto a comentar as loucuras da minha cabeça e minha opinião sobre o livro em detalhes.

Leena está no limite de um ataque. Após passar por um ano muito complicado em sua vida pessoal, ela está sentido todos os efeitos que isso pode ter em sua vida profissional. Ela vive para trabalhar e sempre tenta entregar muito mais do que seria humanamente possível. Como ela é uma ótima funcionária, apenas está em seu limite após viver alguns traumas, sua chefe resolve que ela precisa de férias (na verdade, ela é obrigada a ter férias, porque ela não tirava algum dia para descansar já tinha mais de um ano e isso poderia até mesmo dar problema na empresa). É aí que a cabeça dela entra em parafuso. Férias? Como assim? Ela estava trabalhando tão bem. Qual o motivo de quererem afastá-la do trabalho? Ela não estava entendendo que o corpo dela estava pedindo por limites.

Enquanto isso, bem longe da agitada Londres, Eileen também estava precisando mudar algumas coisas em sua vida. A avó de Leena estava com a cabeça toda bagunçada desde que seu marido a deixou. Com quase oitenta anos, Eileen está cansada de só ficar focada na vida dos seus amigos (por mais que ela ame isso) e está afim de dar mais uma chance para o amor. E é aí nesse momento que a ideia de trocar de vida aparece. Leena acredita que as duas precisam mudar um pouco os ares e viver um pouco da vida uma da outra. Ela precisava da calma da cidade pequena da avó (por mais que a avó tenha milhares de atividades para fazer diariamente) e a avó precisava das oportunidades de vida e de amor que Londres tinha para oferecer. Elas trocam de endereço, de celular e de afazeres. É incrível como trocando tudo, elas acabam se conhecendo ainda mais.

O livro é uma delícia e acredito que o filme vai ser surreal de bom, mas eu achei ele muito lento. Como comentei antes, o começo parecia que não ia para frente de forma alguma. Adorei a Eileen e ela é incrivelmente mais animada que a neta, mas em muitos momentos a história é bem previsível e clichê (o que não é ruim, mas já sendo lenta isso pode dar uma leve preguiça na hora de ler). No geral, os personagens secundários roubam toda a cena, tanto no interior quanto em Londres. Eileen e Leena não mudam apenas as suas vidas, mas também dos amigos e conhecidos uma da outra. Acompanhar todo o entorno delas foi a parte que mais gostei, de fato. É um livro para ler e não se preocupar com nada, o que é muito bom, e por isso mesmo ficou com as quatros estrelas. Ah, tem vlog de leitura desse livro lá no canal e eu comento mais coisas também.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Dubieux 03/07/2021

A troca
Comecei a ler esse livro pensando que a história seria totalmente diferente do que ela de fato é.
Em alguns momentos (principalmente no começo) a leitura ficou um pouco massante, só queria ler para terminar logo o livro.
Mas no meio, o livro já melhora muito. Começa a ficar mais interessante, e eu voltei a ler pq queria muito saber o que aconteceria.
Levando em conta que esse não é meu gênero preferido, gostei bastante.

Lucas Whitethorn 12/01/2021

Muito bom, final ótimo!
Esse livro é ótimo, as duas personagens principais são muito interessantes, e os outros personagens tbm são muito bons, e o final do livro foi bem emocionante.

Kleyssi Melo 25/01/2021

"Tenha uma boa vida. E certifique-se de que seja a vida certa."
Que história mais gostosinha de ler. As Cotton são pessoas mais fortes do que elas pensam. E as Eileen conseguiram me conquistar.

- É uma história sobre o que fica para aqueles que perderam alguém, e como cada um lida a sua maneira com a perda. É sobre como muitos de nós em vários momentos de nossa vida, ficamos em nossa zona de conforto, e não percebemos como necessitamos de uma mudança, e largar aquilo que nos faz mal. É sobre como há muitas pessoas por aí, precisando de apenas um "Oi, como você está? Quer tomar alguma coisa, e conversar?", e como isso pode fazer a diferença na vida deles e na nossa. E mesmo sendo esse tipo de história, é bem leve e fluida, foram abordados sem deixa-la "carregada".

- Não é uma história de romance, mas até o pouco de romance que aparece, me fez gostar, pois foi bem desenvolvido dentro do que podia, sem exagero, e sem sobrepujar o tema principal.

- Gostei de ver o desenvolvimento da Leena, em busca de curar as cicatrizes que tinha, e se reconhecer. Só há um pequeno detalhe sobre o relacionamento dela, que eu acho que poderia ter sido melhor desenvolvido para o desfecho.

- E amei a vó Eileen, que mesmo sendo uma senhora de 79 anos, ainda tem a força de um furacão, tão incrível e espontânea, que só dá para saber o que estou falando, se você ler. rs

- E POSSO DIZER COM TODA CERTEZA, ELE É MELHOR DO QUE "Teto para dois". rsrs (Por favor, não me critiquem, é só minha opinião. rsrs)

» Nota 4/5. Favoritado. SZ

Resenha completa no bookstagram: @beco.da.k

site: https://www.instagram.com/beco.da.k/

.ká 17/03/2021

Acolhedor
A dualidade que o título 'A Troca' tem em seu contexto, transcende a troca física de vida, vai além, falando sobre a troca que está intrínseca no dia a dia, ao conhecer novas pessoas, no convívio e no aprofundamento das relações. Beth pode não aprofundar os assuntos delicados que trás em seu livro, mas a forma como ela escolheu os pautar, de modo acolhedor, pode tocar pessoas que estão passando por coisas parecidas, trazendo luz a esses assuntos e abrindo espaço para mudanças de pensamento e até de comportamento.
Esse livro, em uma escrita fácil, fluida, cheia de graça, trás novas perspectivas e nos faz olhar para lugares que por muito, deixamos passar diariamente. Eu amei, foi um abraço e um apontamento para lugares que precisam ser vistos com mais cuidado e carinho, leitura muito necessária.

Beatriz2371 31/12/2020

Clube Intrínsecos
O que dizer, sabe aquela Leitura que quando iniciada a gente pensa. Ixi, essa vai ser complicada .. por não achar interessante, mas com o passar das páginas você se vê tão envolvida que lê praticamente todo o livro em um dia ?
Essa foi minha experiência com essa história. Obrigadaaaaaa intriseca por mais essa maravilha .. ??

Releitura desse livro que eu amoooo, que história leve e gostosa. Que me faz esquecer o agora e viajar através dela.

Simplesmente amo essa história. Em ver o desenvolvimento e a forma como as Leena vão se abrindo ao decorrer de cada página.

... " ... Quando as pessoas falam sobre perda, sempre dizem que você nunca mais será o mesmo, que aquilo vai mudar você, que vai deixar um buraco na sua vida. - A minha voz está embargada agora. - E sem dúvida isso é verdade. Mas, quando perdemos alguém que amamos, não perdemos tudo o que essa pessoa nos deu. Ela deixa alguma coisa com a gente." ...

Juliana Briotto 11/08/2021

A Troca
Achei que a história demorou um pouco pra engrenar. Por conta disso, acabei perdendo um pouco a vontade ler... Enfim... gostei muito da relação que Leena tem com sua avó e dá muita vontade de conhecer a cidadezinha do interior da Inglaterra, onde se passa parte da história!

Juliana737 06/11/2020

Divertido e profundo
Nesse livro, a autora traz uma troca pra lá de inusitada entre vó e neta e o bem que as duas podem fazer, por si é impressionantemente profundo, leve e engraçado! Mais do que recomendado!

Yuminie 30/04/2021

É um livro fofo que te deixa com o coração quentinho.
Ótimo para sair de uma ressaca literária.
Leiam!

Yasmin1132 19/10/2022

Muito amorzinho ?
Estava saindo de uma ressaca literária e queria ler algo bem leve. Então junto com uma amiga iniciamos essa leitura.
Fomos comentando algumas passagens conforme iamos lendo.
Um livro muito amorzinho. Apesar de ter algumas partes bem sérias e mais pesadas em relação a alguns traumas das protagonistas, para mim foi uma leitura bem suave e fluída.
Amei como elas ajudavam todas ao redor e pela coragem de sair da zona de conforto e dar uma grande mudada na vida ?

Lindybooks 18/12/2021

Seja a sua versão de vc.....
Eu amei esse livro, ver uma pessoa jovem e outra idosa, duas gerações da mesma familia atras do amor foi facinante, este livro quebra muitos padrões, eu odeio traição mais amei como isso foi tratado nesse livro, uma coisa que eu não gosto nos livros dela é que os começos são muitos chatos, fica um tedio que vc fica um tempão pra ler, tem que ter muita determinação, a gente não tem animo pra ler e acaba demorando pra chegar em um lugar que fica legal,porém, quando chega, fica muito bom, até onde eu saiba ela só escrevu dois livros:
teto pra dois
a troca
eu não li teto pra dois, mais graças a minha amiga eu sei a historia toda, como a gente estuda juntas eu vi como ela demorou para gostar do livro, ela passou a semana inteira falando que tava chato kkkkkk, mais depois ela gostou.
A autora escreve muito bem, a historia foi envolvente e eu simplismente amei, Deus nos deu a vida pra a gente viver ela e viver bem, e o amor não atrapalha só facilita, essa duas eillens realmente me eileenaram como elas chamam kkkkk, achei meio engraçado a senhora querer um relação casul mais blz né, amei com quem ela fica no final, os dois romances já ficam obvios no meio do lvro, vale a pena ler, por mais que tenha laguns assuntos que poderiam ser evitados foi uma boa história.
Trabalhou bem os relacionamentos, mais acho q foi mais fofo da romântico, mais muito bom, realmente vale a pena dar uma olhada!
@lindy

Maria Eduarda 26/02/2023

Eu amei esse livro, confesso q no começo estava meio chato mas assim q os capítulos foram se passando foi ficando cada vez melhor!
A forma q cada um se encontrou a pós a morte da carla foi único, cada um deu o melhor de si para se superar do luto e se descobriu em um lugar melhor.
Dps q o livro começa a ficar interessante a leitura flui bem mais rápido

Cris 08/04/2021

Fofo
Para dias difíceis, uma leitura fácil.
Livro super fofo, conta a história de uma avó e sua neta que trocaram de lugar por dois meses.
Levinho e engraçado, mostra como a vida pode ser encarada de forma diferente.
Tem tudo que um chick list tem que ter e aquece o coração.
Recomendo.

Cinara... 09/08/2023

Clichê também tem limites...
"Bem, não é realmente uma aventura se a gente não toma pelo menos uma decisão imprudente, certo?"

Pois não vi nada de imprudente e demais...
Às vezes preciso de um livro clichê, mas tudo tem limites, no primeiro capítulo eu já sabia do final do livro, tudo previsível, bem chato em várias partes, levei dias pra algo que eu leria em dois dias, tudo parecia mais interessante, tudo era motivo pra eu largar de lado, finalmente cheguei ao fim.
Não me apaguei à nenhum personagem e nenhuma de suas histórias, nada.
Clichê e chato.